X

Qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura? Vantagens e desvantagens

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Aprenda qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura, pois só assim você acertará na escolha do curso. Imagina se escolhe errado? Cada uma possui suas possibilidades, vantagens e desvantagens.

Hoje vamos falar aqui sobre as diferenças entre bacharelado e licenciatura, termos frequentes em sites de faculdades.

Você está aí prestes a concluir o ensino médio, ou mesmo já saiu da escola, e surgem várias siglas na sua frente: EAD, FIES, Prouni, Fuvest, graduação, vestibular, bacharelado, licenciatura. O que elas significam? Não se assuste. Estes são temas frequentes no universo da educação.

Cursos de graduação em geral

Voltando ao início de tudo, no Brasil existem três tipos de cursos de graduação quando falamos sobre o ensino superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Os três têm em comum a emissão de um diploma que permite participar de concursos públicos e fazer pós-graduação, só podem ser cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e exigem certificado de conclusão do ensino médio.

Hoje o nosso objetivo é ajudar você que não sabe quais as diferenças entre bacharelado e licenciatura e que segue em dúvida sobre qual faculdade é melhor para o curso escolhido. Aliás, se você ainda não sabe o que estudar, leia nosso artigo e saiba como descobrir sua vocação.

Resumo da diferença entre bacharelado e licenciatura

Podemos resumir da seguinte forma:

Enquanto um bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado e seguir carreira acadêmica, a licenciatura é indicada para quem quer se tornar professor e ministrar aulas em escolas de ensino fundamental e médio.

Mas este é um raciocínio raso, vamos nos aprofundar nesse tema?

Continue lendo nosso artigo até o final para compreender melhor as diferenças entre bacharelado e licenciatura e qual é a modalidade que mais se adequa ao seu perfil. Vamos lá?

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

Enfim, bacharelado ou licenciatura? Vamos definir cada um e depois resumir a diferença entre eles para te ajudar.

O que é bacharelado?

A melhor forma de aprender a diferença entre bacharelado e licenciatura é entender cada um deles separadamente. O estudante que se forma como bacharel pode atuar no mercado de trabalho exercendo a profissão escolhida, da mesma forma que um licenciado, sem poder, no entanto, lecionar.

A base curricular pode até ser a mesma entre bacharelado e licenciatura em algumas instituições, porém, a partir de um determinado momento, o aluno que optar pelo primeiro tipo de formação passará a ter um contato mais abrangente com a área escolhida e as possibilidades de carreira.

Neste caso ele terá contato com matérias que facilitarão o exercício da sua carreira. Por exemplo, o aluno que decide cursar direito, que só existe na modalidade bacharelado, aprenderá como desenvolver sua carreira atuando como um advogado ou juiz.

O bacharel recebe, durante a graduação, um foco também para seguir carreira em pesquisas. Caso goste, ele poderá optar por seguir a vida acadêmica por meio de um mestrado, doutorado, etc.

Uma coisa importante a se destacar é que a grande maioria dos cursos superiores de graduação oferecem o título de bacharel ao formando após a conclusão dos estudos.

Exemplos de áreas que oferecem cursos de bacharelado

Bacharelados podem ir de 4 a 6 anos de duração. Normalmente, formam profissionais aptos a trabalhar, mas não necessariamente professores.

  • Medicina: 6 anos
  • Jornalismo: 4 anos
  • Direito: 5 anos
  • Odontologia: 5 anos
  • Medicina Veterinária: 5 anos
  • Engenharia Elétrica: 5 anos
  • Arquitetura: 5 anos
  • Fotografia: 4 anos
  • Ciência da Computação: 4 anos

O que é licenciatura?

Continuando o tema da diferença entre bacharelado e licenciatura, vamos detalhar a segunda opção agora. A formação em licenciatura tem como objetivo principal a formação de professores para atuar no ensino fundamental e médio.

Vale destacar que para atuar no ensino superior, além da licenciatura, o profissional precisa ter pós-graduação e, em várias instituições, mestrado ou doutorado.

Você precisa saber que nem todo professor é um pedagogo, mas todo pedagogo é um professor. Destacamos isso pois existe uma confusão em que as pessoas acreditam que para ministrar aulas sempre será exigido o diploma de pedagogia. Isso não é verdade!

Para ser apto a lecionar no ensino médio e fundamental, o professor precisa ter uma licenciatura na área em que deseja ministrar. Caso a sua opção seja ensinar alunos em cursos superiores, você pode até ter feito um bacharelado na área escolhida, mas todas as instituições exigirão uma pós-graduação ou mestrado.

O estudante que escolher um curso de licenciatura poderá ter uma base curricular parecida com a do bacharelado, mas terá contato também com disciplinas ligadas à: didática, metodologia de ensino, psicologia e pedagogia.

O objetivo da licenciatura é a formação de novos educadores.

Algumas faculdades já revelam no início do curso se ele é da modalidade bacharelado ou licenciatura. Outras, optam por um curso mais híbrido, dando a possibilidade do estudante escolher qual o formato da sua graduação no decorrer dos anos.

Vale destacar que algumas áreas acabam formando mais alunos em licenciatura, como são os cursos de história, geografia, letras, educação física e química, justamente por causa do reduzido mercado de trabalho nestas áreas. Os profissionais que se formam atualmente são absorvidos, em sua grande maioria, por instituições de ensino fundamental e médio.

Exemplos de áreas que oferecem curso de licenciatura

Licenciaturas podem durar de 3 a 4 anos. Caso você já seja bacharel na área e queira apenas a licenciatura em si, pode durar mais 1 ou dois anos.

  • Pedagogia: 4 anos
  • Educação Física: 4 anos
  • Biologia: 4 anos
  • Matemática: 4 anos
  • História: 4 anos
  • Português/ Literatura: 4 anos
  • Geografia: 4 anos

O que bacharelado e licenciatura têm em comum?

A semelhanças entre estas modalidades de graduação são:

  • Ambos são cursos do ensino de Nível Superior
  • São oferecidos em faculdades públicas ou privadas
  • São encontrados presencialmente ou na modalidade EAD

Bacharelado ou licenciatura? Qual curso escolher?

Já vimos qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura, agora é hora de pensar e escolher. Cabe analisar as oportunidades de atuação dentro da área escolhida.

Veja em qual modalidade a profissão escolhida tem mais chances no mercado de trabalho. Será que você tem o dom para ser um educador? Consegue lidar com a pressão dos alunos?

Veja o caso do profissional formado em química.

Ele pode ministrar aulas para alunos no ensino médio caso opte por uma licenciatura, mas também atua no mercado científico, em laboratórios e indústrias de diversos segmentos.

Agora que você já sabe as diferenças entre bacharelado e licenciatura, se atente também às exigências de algumas instituições de ensino, pois algumas obrigam o acadêmico a escolher entre bacharelado ou licenciatura antes mesmo de realizar o processo seletivo para ingressar no curso.

Mas se você pretende exercer funções como arquitetura, administrador público, advocacia, engenharia ou medicina, saiba que estas áreas exigem um diploma de bacharel.

E aí, já tem em mente o curso que pretende fazer? Compartilhe conosco suas ideias através dos comentários.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre bacharelado e licenciatura, aproveite e leia também:

Sobre o Beduka

Aqui no Beduka você pode pesquisar faculdades particulares e públicas e seus cursos para encontrar aquele ideal para o seu objetivo. Confira informações como endereço, notas do MEC e também os valores de mensalidades das instituições privadas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Cursos
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.