Filosofia

As 10 Melhores Questões sobre Platão com gabarito

questões sobre PlatãoQuestões sobre Platão
Sala do Saber - melhor cursinho online

Platão (428 a.C – 347 a.C) foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Muitas de suas ideias ainda hoje são muito estudadas. Destacam-se a sua teoria do mundo das ideias e o mito da caverna. Que tal estudar as questões sobre Platão para treinar par o Enem e demais vestibulares?

Se você desejar ir para diretamente para alguma parte deste texto, clique num dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre Platão, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Como a Filosofia está presente no Enem?

A filosofia é uma disciplina muito cobrada nas provas das principais universidades do país, inclusive no ENEM, dentro das questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Hoje vamos apresentar aqui algumas questões de vestibular sobre Platão.

Não adianta apenas estudar questões de história ou mesmo matemática. Para conseguir uma boa nota nos vestibulares, é preciso entender bem sobre os pensadores, já que eles aparecem muito nestas provas. Um dos mais presentes é justamente Platão.

Organize seus estudos dando prioridade para o que mais tem dificuldade usando o nosso Plano de Estudos Gratuito.

A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias tem cobrado entre 6 e 10 questões de filosofia nos últimos anos. Não se dê o luxo de perder esses pontos, pois é quase um terço da prova. Veja aqui quais são os filósofos que mais caem no Enem.

Conhecê-lo bem é essencial para garantir uma boa nota em filosofia, o que ajudará a aumentar a sua pontuação e ser aprovado para a tão sonhada universidade. Então para te auxiliar nesse processo, trouxemos uma breve explicação sobre esse filósofo e ainda selecionamos algumas questões de vestibular sobre Platão que já caíram em exames de renomadas universidades. Confira!

Quem foi Platão?

Antes dos exercícios sobre Platão conheça um pouco de sua biografia.

O filósofo Platão nasceu em Atenas. Foi professor de Aristóteles e discípulo de Sócrates. É considerado um dos filósofos mais estudados e conhecidos da atualidade.

Esse filósofo registrou grande parte dos ensinamentos e ideias aos quais temos acesso hoje. Ele imortalizou citações de muitos filósofos da Grécia antiga, tais como Sócrates, Parmênides, Heráclito e Pitágoras.

Platão, desde jovem, se interessou pela área política, mas rapidamente a liderança política de Atenas o decepcionou. Logo abandonou os planos que tinha nesta área.

“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.” Platão

Ele foi o introdutor do método de diálogo na filosofia (dialética). Seus personagens tratam de temas que abrangem diversos âmbitos de nossa vida, seja pública ou privada. Os principais temas abordados são:

  • arte,
  • medicina,
  • sofrimento,
  • prazer,
  • política,
  • justiça,
  • religião,
  • vício,
  • virtude,
  • castigo,
  • natureza humana,
  • sexualidade,
  • amor e
  • sabedoria.

Platão foi um dos mais conscientes filósofos que já existiu. Considerando essa ciência como um sistemático e rigoroso exame dos assuntos políticos, metafísicos, éticos e epistemológicos pelo método dialético, podemos declará-lo como um dos filósofos mais importantes da Antiguidade clássica.

Neste post selecionamos questões sobre Platão, mas o nosso artigo com o resumo de suas principais ideias está logo abaixo. Aconselhamos que se não o tiver lido, faça isso antes de responder as questões.

Agora que você já conhece um pouco da história deste filósofo, separamos abaixo algumas questões de vestibular sobre Platão para você se familiarizar com os assuntos exigidos nos exames. Quer testar o seu conhecimento sobre esse filósofo?

Resolva abaixo questões que selecionamos a seguir sobre sobre Platão. Elas caíram em provas de importantes universidades e também apareceram nos cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Vamos lá?

Abaixo você verá 7 questões de vestibular sobre Platão. Se quiser treinar mais, no mesmo padrão do ENEM, faça o nosso SIMULADO GRATUITO. Ele contém todas as questões dos últimos anos do ENEM e você pode montá-lo do seu jeito.

Revisão feita, faça agora exercícios sobre Platão.

Questões sobre Platão

Questão 1 – (Enem 2015) Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.

RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009

O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de:

a) determinações biológicas impregnadas na natureza humana

b) verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais

c) mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas

d) convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes

e) sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas

Questão 2 – (Enem 2016) Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: “Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o ser em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior”. Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente.

PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972

Na epistemologia platônica, conhecer um determinado objeto implica:

a) estabelecer semelhanças entre o que é observado em momentos distintos

b) comparar o objeto observado com uma descrição detalhada dele

c) descrever corretamente as características do objeto observado

d) fazer correspondência entre o objeto observado e seu ser

e) identificar outro exemplar idêntico ao observado

Questão 3 – (Enem 2016) Os andróginos tentaram escalar o céu para combater os deuses. No entanto, os deuses em um primeiro momento pensam em matá-los de forma sumária. Depois decidem puni-los da forma mais cruel: dividem-nos em dois.

Por exemplo, é como se pegássemos um ovo cozido e, com uma linha, dividíssemos ao meio. Desta forma, até hoje as metades separadas buscam reunir-se. Cada um com saudade de sua metade, tenta juntar-se novamente a ela, abraçando-se, enlaçando-se um ao outro, desejando formar um único ser.

PLATÃO. O banquete. São Paulo: Nova Cultural, 1987

No trecho da obra O banquete, Platão explicita, por meio de uma alegoria, o:

a) bem supremo como fim do homem

b) prazer perene como fundamento da felicidade

c) ideal inteligível como transcendência desejada

d) amor como falta constituinte do ser humano

e) autoconhecimento como caminho da verdade

Questão 4 – (UEPA) Platão: A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor.

Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.

CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17

Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:

a) oligarquia

b) república

c) democracia

d) monarquia

e) plutocracia

Questão 5 – (UNESP) O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura. As produções da pintura apresentam-se como seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio.

O mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam como se pensassem, mas se os interrogarmos sobre o que dizem (…) dão a entender somente uma coisa, sempre a mesma (…) E quando são maltratados e insultados, injustamente, têm sempre a necessidade do auxílio de seu autor porque são incapazes de se defenderem, de assistirem a si mesmos.

Platão, Fedro ou Da beleza. São Paulo; Guimarães, 1998

Nesse fragmento, Platão compara o texto escrito com a pintura, contrapondo-os à sua concepção de filosofia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Assinale a alternativa que permite concluir, com apoio do fragmento apresentado, uma das principais características do platonismo.

a) A forma de exposição da filosofia platônica é o diálogo, e o conhecimento funda-se no rigor interno das argumentações, produzido e comprovado pela confrontação dos discursos

b) O platonismo se vale da oratória política, sem compromisso filosófico com a busca da verdade, mas dirigida ao convencimento dos governantes das Cidades

c) Platão constrói o conhecimento filosófico por meio de pequenas sentenças com sentido completo, as quais, no seu entender, esgotam o conhecimento acerca do mundo

d) O discurso platônico tem a mesma natureza do discurso religioso, pois o conhecimento filosófico modifica-se segundo as habilidades e a argúcia dos filósofos

e) A poesia rimada é o veículo de difusão das ideias platônicas, sendo a filosofia uma sabedoria alcançada na velhice e ensinada pelos mestres aos discípulos

  • Muito bem! Chegamos à metade das questões sobre Platão. Continue praticando seu conhecimento.

Questão 6 – (UEG) O mundo grego no século IV a. C. era marcado por uma estrutura de cidades-Estado dispersas pelo território helênico. Essa fragmentação política levou os filósofos a procurarem estabelecer uma ideia sobre as formas de governo que fossem as mais adequadas. Entre essas ideias, pode-se destacar

a) a democracia racional, defendida por Demócrito

b) a oligarquia comercial, defendida por Sócrates

c) a aristocracia rural, defendida por Heráclito

d) o governo de filósofos, defendido por Platão

Questão 7 – (Enem 2012) Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado). O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas

b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles

c) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis

d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não

e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão

  • Muito bem! Faltam apenas 3 exercícios sobre Platão. Continue!

Questão 8 – (Unespar 2016) Platão, filósofo grego e um dos pensadores mais influentes da história da filosofia, deixou quase toda sua filosofia escrita em forma de diálogos. Na maioria deles, Sócrates é a personagem principal que debate com demais interlocutores os temas relevantes que constituem, de certa forma, o todo da filosofia de Platão. A forma de diálogo pode ser caracterizada como:

a) A demonstração de que Platão e os autores de sua época desconheciam outra forma de escrita;

b) Apenas uma forma que facilitava lembrar o texto, visto que se tratava de uma cultura da oralidade;

c) Uma estratégia adequada que privilegiava a construção do pensamento de forma dialética através da maiêutica socrática;

d)A demonstração de que Platão não dominava completamente os problemas que ele discutia e, por isso, precisava recorrer às ideias de outras pessoas;

e) Uma estratégia pedagógica para facilitar o uso das obras na Academia, escola fundada por Platão.

Questão 9 – (Unespar 2016) A República de Platão é uma das obras mais lidas e reconhecidas da História da humanidade. Seu tema principal é:

a) A construção de uma cidade ideal, que Platão implanta de fato em uma terra distante de Atenas, como nos narra depois em sua Carta Sétima;

b) O conceito de verdade construído na Alegoria da Caverna, o que demonstra que toda a construção da cidade não passa de uma metáfora e que o tema que interessa realmente a Platão não é política, e sim conhecimento;

c) A arte e sua necessária submissão à ciência, como fica claro nos livro III e X em que Platão argumenta não ser a arte uma atividade racional;

d) A ética e a política, embora Platão argumente que a cidade ideal não pudesse ser construída. Ela precisava ser pensada a fim de iluminar os governantes;

e) Uma política que deve ser submetida não aos desígnios das vontades subjetivas mas a um governo estabelecido em bases racionais.

Questão 10 – (Unespar 2015) Platão, em sua obra, A República, fala de uma ética teleológica, isto é, uma ética cujo princípio não é o que realmente se faz, mas o que se deveria fazer. Esta postura de Platão está baseada naquilo que ficou conhecido como Teoria das Ideais, sobre a qual é correto afirmar que:

a) É a teoria em que Platão, através da imagem da expulsão dos poetas da República, define que devemos nos concentrar no mundo sensível, para conhecer corretamente a realidade;

b) É a teoria em que Platão separa o conhecimento em dois tipos: o estético e moral;

c) É a teoria em que Platão define o conhecimento como uma passagem a uma intuição intelectual totalmente diferente do conhecimento dado no mundo sensível;

d) É a teoria em que Platão define as Ideias como entidades imateriais inacessíveis ao intelecto humano;

e) É a teoria atribuída a Platão erroneamente, pela tradição Cristã, na Idade Média, uma vez que Platão nunca pensou as ideias como entidades com existência real.

  • Parabéns, você terminou as Questões sobre Platão. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre Platão

Veja os exercícios sobre Platão resolvidos:

Exercícios Resolvido da Questão 1: d) convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes

Exercícios Resolvido da Questão 2: d) fazer correspondência entre o objeto observado e seu ser

Exercícios Resolvido da Questão 3: d) amor como falta constituinte do ser humano

Exercícios Resolvido da Questão 4: c) democracia

Exercícios Resolvido da Questão 5: a) A forma de exposição da filosofia platônica é o diálogo, e o conhecimento funda-se no rigor interno das argumentações, produzido e comprovado pela confrontação dos discurso

Exercícios Resolvido da Questão 6: d) o governo de filósofos, defendido por Platão

Resposta correta da 7: d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.

Resposta correta da 8: c) Uma estratégia adequada que privilegiava a construção do pensamento de forma dialética através da maiêutica socrática;

Resposta correta da 9: e) Uma política que deve ser submetida não aos desígnios das vontades subjetivas mas a um governo estabelecido em bases racionais.

Resposta correta da 10: c) É a teoria em que Platão define o conhecimento como uma passagem a uma intuição intelectual totalmente diferente do conhecimento dado no mundo sensível;

Apresentamos acima dez questões que caíram em vestibulares e no ENEM. O que achou dos exercícios sobre Platão: fáceis ou difíceis? De acordo com o seu desempenho no teste acima, ele pode entrar ou não em seu plano de estudos para o vestibular.

Platão é um dos mais importantes filósofos de todos os tempos e sempre provocará em você uma reflexão ao ler seus livros.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, temos conteúdos diversos que vão te auxiliar desde o processo de como descobrir sua vocação e como conquistar uma bolsa na faculdade, até dicas de como fazer uma boa redação.

Se você gostou das questões de vestibular sobre Platão, pode se interessar também por:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

3 Comentários