Enem

Como estudar para o Enem? 5 Dicas que você precisa conhecer

Como estudar para o ENEM?Como estudar para o ENEM?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que, geralmente, assustam os alunos. Ainda não sabe como estudar para o Enem ou está tendo dificuldades? Leia nosso artigo com várias dicas para quem irá fazer o exame.

Uma das principais dúvidas dos alunos que estão terminando o ensino médio é como estudar para o Enem. E não é à toa que muitos ficam temerosos, afinal de contas, essa é a prova que pode decidir a carreira profissional de qualquer pessoa.

Faça o nosso Simulado Enem! Ele é online, gratuito, pode ser montado do seu jeito (com a quantidade de questões que você quiser e da área do conhecimento que preferir) e o resultado com gabarito e análise de desempenho sai na hora.

Confira abaixo 5 dicas de como estudar para o ENEM. Você verá que, seguindo elas, ficará bem mais fácil aprender todos os conteúdos.

Veja nesse artigo os temas mais cobrados no Enem de cada matéria. Está imperdível!

Estude sabendo como sua memória se comporta

1 – Você não vai conseguir manter um ritmo de 8h diárias de estudo. São muitos os que começam assim e diminuem o ritmo sem forças até parar. A frustração de não conseguir leva à desistência. Opte por um ritmo menor, mas que dê para manter.

2 – Na internet há muito conteúdo e isso pode fazer com que você se perca. Siga uma estratégia, apenas uma.

3 – O estilo do Enem é único, logo é melhor que se treine com as questões anteriores, não com as de outros modelos de vestibulares, a não ser que seja para dominar algum conteúdo específico.

Ok! Muito estudo, mas se lembrar de tudo que é bom mesmo, nada! Você também tem que trabalhar a memória se quer mesmo saber como estudar para o Enem sozinho.

  • Pense em como você absorve o conteúdo. Isso é mais eficaz. Muitas vezes os que tiram as notas maiores no Enem não são os que mais se mataram de estudar.

Seu cérebro é preguiçoso

Fato 1: a memória enfraquece com o tempo. Isso acontece com todos. Caso já não saiba, em 24h entre 50% e 80% do que foi estudado já estará esquecido.

Fato 2: Se nenhuma revisão for feita, você esquecerá totalmente o que estudou.

Como combater isso? Com revisões constantes, pois isso reativa a memória e faz com que ela não decline como já foi descrito.

Dicas para ativar a memória ao estudar sozinho para o Enem

  1. A primeira revisão deve ser feita já no dia seguinte ao dia de estudo. Se hoje você estudou trigonometria no triângulo retângulo e se programou para estudar história amanhã, reserve um tempo para a revisão de matemática antes de começar os estudos de humanas.
  2. A segunda revisão deve ser feita uma semana depois.
  3. A terceira revisão deve ser feita um mês depois.

Como fazer uma boa revisão?

Com resumos! Simples assim.

Faça resumos escritos, mapas mentais, linhas do tempo, gráficos, conexão entre as matérias

Além disso, conheça a si mesmo.

Que tipo de aluno você é?

Se você quer saber como estudar para o Enem 2019, as dicas de estudo também envolvem o conhecimento interior.

  • Alunos visuais: Falam rápido, aprendem olhando gráficos, esquemas, imagens, etc; precisam de silêncio, pensam em forma de figuras geométricas, tomam notas com muitas setas, sentam-se na frente na sala de aula.
  • Alunos auditivos: Fala mais devagar e explica bem, preferem ouvir a explicação do conteúdo do que ler, repetem as coisas em voz alta, possuem pensamento linear, leem devagar.
  • Alunos sinestésicos: São os mais lentos para falar, aprendem com a prática e com situações da vida real, são mais práticos, ficam pouco tempo parados, fazem longos intervalos nos estudos, sofrem com pouca atenção e precisam estar realizando alguma atividade sempre tocando nas coisas.

Saber qual é o seu tipo ajuda a se preparar da forma mais eficaz. Se é visual, anote muito e faça mapas mentais; se é auditivo, use fones para ouvir aulas; se é sinestésico, use de todas as estratégias.

Resta saber o que estudar para o Enem de cada matéria. Já escrevemos sobre isso:

Como estudar para o Enem pela internet?

Atualmente qualquer assunto é encontrado na internet, principalmente vídeo aulas no YouTube. O único problema é separar o que é um bom material do que é ruim e te fará perder tempo sem agregar muito.

Há muitos que são bons. A dica é não ficar simplesmente procurando o melhor (e muitos vão dizer que são os melhores). Procure aquele com o qual você mais se identifica. É um incentivo a mais gostar da voz e do estilo didático do professor, além da qualidade do vídeo.

Cuidado para não confundir QUANTIDADE de conteúdo com QUALIDADE de conteúdo. Há muitos canais com centenas de vídeos. Será que são todos bons? Muitos são absolutamente superficiais e te fazem perder tempo. Fica a dica!

DICA DE OURO: Inicie por livros didáticos bons e complemente na internet ou use-a só para tirar as dúvidas do que não entendeu com a leitura.

Ouvindo bons professores, anotando o que eles dizem e praticando com questões dos anos anteriores, sua nota com certeza vai aumentar.

Como estudar para o Enem do Jeito certo?

Aprenda como NÃO estudar e você saberá facilmente como estudar do jeito certo.

VOCÊ NÃO DEVE

  • apenas ler;
  • apenas assistir vídeos;
  • apenas fazer questões;
  • apenas discutir a matéria em grupos

Faça tudo isso! Ah e a melhor forma de agregar tudo isso é ensinando outra pessoa.

Como se organizar para estudar sozinho para o Enem?

Antes de mais nada, comece baixando aqui o Plano de Estudos do Beduka.

Estudar é hábito, é constância, é dedicação ininterrupta. Você PRECISA ter horário para fazer suas coisas. Defina isso.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Faça seu cronograma do que estudar cada dia, do que revisar cada dia, do que você fará nas partes desse dia. E é muito importante definir também os horários de descanso.

Em qual horário você sente que rende mais? De manhã, de tarde ou de noite? Escolha o que for melhor. Tem gente que prefere acordar cedo e já começar. Outros terão um péssimo rendimento se fizerem isso.

DICA DE OURO: Diminua o tempo do Facebook, do WhatsApp e do Instagram. Triste neh? Mas é isso aí, afinal passar na faculdade é mais importante. Reduza também o tempo de TV e de Vídeo Games.

É pra reduzir, não pra por fim em tudo. Calma!

Saiba como estudar para o Enem com estas 5 dicas poderosas

Crie um cronogramaA primeira dica para quem deseja se dar bem nos estudos para o ENEM é criar um cronograma.

É muito importante organizar o seu dia para que você tenha tempo para estudar de forma tranquila, mas, também, aproveitar alguns momentos de lazer.

O ideal é usar um app ou quadro. Dessa forma, é possível elencar os horários disponíveis, bem como matérias e assuntos que deverá estudar.

Para te ajudar com seu cronograma temos um Plano de Estudos! Você com certeza vai amá-lo.

Separe as matérias com base nas áreas de conhecimento – A segunda dica de como estudar para o ENEM é separar as matérias a serem estudadas, conforme as quatro áreas de conhecimento da prova. São elas:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

E não se esqueça da redação. O ideal, é dedicar um dia de estudo para cada área. Assim, é possível estudar várias matérias de um mesmo segmento. Aqui você encontra uma lista de livros para o Enem.

Busque fontes confiáveis e atualizadas – Nada de ler qualquer artigo na internet e achar que já está bom. Muito menos conteúdos das redes sociais. Você precisa estudar com base em fontes científicas confiáveis.

Para isso, uma excelente ferramenta é o Google Acadêmico, que possui artigos, teses e monografias científicas. Além disso, vale à pena olhar a plataforma online do Enem e retirar as referências dela para estudar.

Fichamentos – Essa é uma excelente forma de trabalhar a sua capacidade de entendimento e resumo. Por meio dos resumos, você pode anotar o que entender da matéria, ou, simplesmente, fazer uma síntese do conteúdo.

Assim, ficará mais fácil relembrar os assuntos quando você realizar a revisão. A dica é armazenar esses documentos em nuvens, como o Google Drive. Assim, você pode acessar as informações de qualquer dispositivo móvel que se conecte à internet.

Faça simulados – A última dica de como estudar para o Enem é realizar simulados. Por meio deles, você conseguirá testar os seus conhecimentos.

Outra vantagem dos simulados para Enem é que é possível identificar quais são as áreas que ainda precisam ser mais estudadas. Ou seja, você pode focar nas matérias que teve mais dificuldade durante a prova simulada.

O ideal é que você realize eles com uma certa periodicidade. Pelo menos uma vez a cada 15 dias. Assim, ficará mais fácil alterar o seu cronograma de estudos para atender às suas necessidades.

Temos um Simulado Enem perfeito para você! Online, gratuito, com as questões do Enem dos últimos anos e com resultado na hora, além das informações do seu desempenho.

A chave de como estudar para o Enem é dedicação e foco. Tenha em mente que quanto mais tempo desperdiçar, menos chances de ter uma boa nota você terá. Então foque a sua atenção nos estudos e comece a aprender hoje mesmo.

Sobre o Beduka

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você encontra a relação de instituições privadas e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação, com informações detalhes sobre cada curso oferecido, endereços e valores de mensalidades.

Com um cadastro simples você também consegue bolsa de estudo em faculdades parceiras do site. Além disso, temos também a relação completa de universidades públicas com informações detalhadas sobre cursos, avaliações e endereços.

Agora que você já leu nossas 5 dicas de como estudar para o Enem, aproveite para ver também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.