CursosProfissões

Tudo sobre a profissão de psicologia

Tudo sobre a profissão de psicologiaTudo sobre a profissão de Psicologia

Psicologia é um dos cursos que você tem interesse? Ainda não sabe muito sobre a área? Leia nosso artigo com todas as informações sobre essa profissão e tenha todas as dúvidas sanadas!

A palavra psicologia tem a sua origem do grego: psique (que significa “mente, alma”) e logos (estudos). Os estudos nesta área buscam analisar as relações entre mente e corpo de forma integrada. Desta vez, aqui no Beduka, vamos detalhar tudo sobre a profissão de psicologia.

Um psicólogo estuda os fenômenos comportamentais e psíquicos do ser humano.

Ele:

  1. Previne;
  2. Diagnostica;
  3. Identifica as causas dos problemas dos comportamentos inadequados;
  4. Trata distúrbios.

Os principais métodos se dão por interação e observação de seus pacientes.

Vamos falar aqui tudo sobre a profissão de psicologia, área do nosso amigo ouvinte e conselheiro para diversas situações. Ficou curioso? Leia com atenção e descubra se você tem o perfil para ser um psicólogo.

Características básicas de um psicólogo

Quem deseja seguir a profissão de psicologia precisa ter um gosto apurado pela leitura, se dedicar ao estudo de teorias e ter ótima capacidade para análises de textos. São muitos conteúdos para fundamentar sua linha de atuação e o estudante/profissional entrará neste ciclo eterno de aprendizado.

Outro pré-requisito fundamental é sentir prazer em ajudar as pessoas. O profissional precisa ser um bom ouvinte e atencioso para poder auxiliar aqueles que o procuram com seus dilemas e conflitos internos. Será ele o guia para que os pacientes entrem em um processo de autoconhecimento e aperfeiçoamento.

Outro ponto de destaque é a confidencialidade. O psicólogo se torna um profissional muito fechado, já que ele não pode compartilhar informações sigilosas de seus clientes para outras pessoas. Sim, nada de fazer aquele textão nas redes sociais sobre um atendimento que fez ao paciente x, y ou z.

Pronto, se você já leu as principais características do profissional de psicologia, agora neste artigo em que apresentamos tudo sobre sobre a profissão de psicologia vamos passar para o segundo estágio, que é a parte da formação acadêmica.

Como funciona o curso de psicologia?

A formação neste curso permite ao aluno dois tipos de habilitações: bacharelado e licenciatura. A graduação em psicologia dura em média 5 anos e é oferecida somente de forma presencial.

Ao longo dos dois primeiros anos, o aluno estuda princípios gerais para se inteirar sobre os conceitos mais abrangentes, conhece teorias e informações sobre os principais pensadores e profissionais renomados da área.

Na segunda parte do curso, já no terceiro ano, o estudante tem contato com conteúdos mais específicos e também tem contato com casos práticos por meio de estágio supervisionado.

Veja, abaixo, algumas das áreas que serão estudadas em psicologia:

matérias do curso de psicologia
  • Psicologia do desenvolvimento da personalidade
  • Psicologia das Organizações
  • Psicologia do Esporte
  • Psicofarmacologia
conteúdos de psicologia
  • Sociologia
  • Antropologia
  • Anatomia
  • Fisiologia
  • Neuropsicológica
  • Psicopedagogia
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
áreas de estudo da psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Neurofisiologia
  • Psicologia Social
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Escolar-Educacional

Como visto, o curso de psicologia é bem abrangente. Ele permite uma formação mais ampla para que o profissional possa atuar no setor público, em hospitais e postos de saúde, mas também em instituições privadas.

As áreas ensinadas podem variar de acordo com o perfil da universidade escolhida. A maioria das instituições exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também a realização de um estágio supervisionado.

Profissão de psicologia – Mercado de trabalho

Para atuar na área, o profissional precisa ter um diploma de curso superior emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ser registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

As áreas de atuação para o psicólogo são amplas. Ele pode exercer a profissão em consultórios, hospitais públicos e privados, no setor de recursos humanos ou ainda na preparação de atletas em esportes de alto desempenho.

Detalhamos abaixo, neste artigo em que abordamos tudo sobre a profissão de psicologia, algumas das atividades que podem ser exercidas:

  • Clínica: Atende pacientes em grupo ou individualmente, analisando e ajudando na superação de dificuldades cognitivas, emocionais ou até mesmo comportamentais
  • Esportiva: Prepara e acompanha psicologicamente atletas para as competições
  • Hospitalar: Auxilia no processo de recuperação mental de pacientes que estão em hospitais e também de seus familiares
  • Educacional: Auxilia pais e professores a resolver problemas na aprendizagem do aluno, ajudando também na elaboração de programas educacionais
    Organizacional e do Trabalho: Atua diretamente nos processos do departamento de recursos humanos, colaborando na seleção de novos profissionais e na avaliação de desempenho
  • Orientação Profissional: Auxilia estudantes a escolher a profissão mais adequada ao seu perfil com aplicação de testes vocacionais e outras atividades

Agora que você já sabe “quase” tudo sobre a profissão de psicologia, vale fazer uma análise e checar se tem as características para seguir nesta área e encontrar uma boa faculdade para sua formação.

Você é livre de preconceitos? É honesto? Tem mente aberta? É persuasivo? Se a resposta para uma das perguntas for não, então é melhor você procurar outra área para a sua formação. Estes são fundamentos básicos para tornar-se um bom psicólogo.

Veja abaixo o vídeo sobre a profissão de psicologia, da série Beduka Profissões, no qual a psicóloga Juliana Batista conta detalhes sobre a área.

Agora que você acabou de ler o nosso artigo em que revelamos tudo sobre a profissão de psicologia, aproveite e veja também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador