Faculdades

Quais são as melhores universidades de São Paulo? Veja o top 10 do ranking

QUAIS-AS-MELHORES-UNIVERSIDADES-DE-SÃO-PAULO-Melhores universidades de São Paulo
Sala do Saber - melhor cursinho online

São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de alunos em universidades do país. É também o local com maior corpo acadêmico envolvido em pesquisas científicas e com destaque internacional. É em São Paulo que estão as melhores universidades do país.

Instituições como: a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unifesp) contam com grande prestígio dentro e fora do Brasil.

Se você tem interesse em estudar nesse estado, confira abaixo a relação das melhores universidades de São Paulo. Aproveite a lista para ver qual está dentro das suas expectativas.

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores universidades de São Paulo?

Para saber quais as melhores universidades de São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Não houve atualizações no ranking desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades.

Melhores universidades de São Paulo

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  3. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  4. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  5. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  6. Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  7. Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC)
  8. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)
  9. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
  10. Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Veja agora os detalhes das melhores universidades de SP

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade é composta 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

A USP é a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na oitava segunda posição mundial entre as 3290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas.

Entre as universidades públicas brasileiras tem o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação, sendo responsável também pelo maior número de mestres e doutores do mundo, bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. Além disso, possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia

A faculdade é uma das melhores do Brasil e do América Latina, sendo responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2015, o QS World University Rankings a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo, além da 11ª melhor universidade com menos de 50 anos de existência do planeta

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

A Unesco apontou a UNESP como a segunda universidade brasileira em números de artigos científicos de nível internacional, sendo responsável por 8% da produção científica nacional, ao lado da Unicamp e atrás apenas da USP.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos. Além disso, possui campus nas cidades de Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino.

Seu corpo acadêmico é formado por 99,9% de mestres ou doutores. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva. 

5ª – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Santos, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco.

Em 2016, a Unifesp se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posição. 

6ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

A Universidade Presbiteriana foi fundada em 1870 como Escola Americana e em 1952 se tornou uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campinas e Barueri. Desde sua fundação, a instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país.

Em classificações internacionais, como o QS World University Rankings, a Universidade Presbiteriana Mackenzie figurou na 84ª posição entres as Universidades da América Latina e na 181ª entre as Universidades dos países presentes no BRICS. Já no ranking publicado pela Times Higher Education a Universidade foi classificada na posição ”61ª – 70ª”, dentre as universidades da América Latina.

7ª – Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC)

Fundada em 2005, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Santo André. Além disso, possui campus em São Bernardo do Campo. A instituição é a única universidade federal brasileira com 100% de professores doutores.

A faculdade foi avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC como a melhor universidade do Estado de São Paulo, sendo avaliada como a 1ª no ranking de cursos de graduação entre todas as universidades do Brasil.

8ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus em Sorocaba. A faculdade possui reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição.

Em 2018, o QS World University Rankings classificou a PUC SP como sendo a 21ª melhor universidade da América Latina. Segundo o mesmo ranking, ela também é considerada a 5° melhor universidade do Brasil, apresentando-se como 1° colocada entre as universidades privadas brasileiras.

9ª – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Fundada em 1941, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Campinas. É a mais antiga universidade do interior paulista, e a segunda maior da cidade de Campinas. Está classificada entre as melhores universidades privadas do país, integrando programas de pós-graduação e cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento.

10ª – Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Guarulhos, Mauá, São Bernardo do Campo e Osasco.

A instituição conta com mais de 150 mil alunos em cursos de graduação nas modalidades Licenciatura e Bacharelado presencial, semi presencial e ensino a distância.

Gostou de saber quais as melhores universidades de São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet.

Estude sem grandes custos com bolsas de até 70%! Acesse Beduka Bolsas e consiga o melhor desconto do país.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.