Enem

Cronograma de Estudos para o Enem 2024: Comece a se prepara já!

Cronograma de estudos para o Enem

Não adianta se matar de estudar se você não tiver um plano! Afinal, eficiência supera quantidade, economiza tempo e até mesmo o psicológico. Mas também não adianta ter qualquer plano. Por isso, selecionamos uma equipe que entende do assunto e elaboramos um perfeito para você.

Agora, você não precisa mais caçar assunto e ficar estudando tudo de forma aleatória. O Cronograma de Estudos para o Enem do Beduka 2024 seleciona os conteúdos que mais caem no vestibular e faz um cronograma com dias e horários de estudos necessários para sua aprovação.

Além disso, você vai encontrar nele sugestões de artigos sobre cada assunto, dicas de filmes, livros que mais caem, datas importantes e muito mais! O Cronograma de Estudos 2024 já está pronto e eu tenho certeza que você vai amar!

Inclusive, quer pular todo esse texto e já pedir o seu de uma vez? Fique à vontade: Aqui está o Cronograma Beduka 2024.

Boa sorte, mas se quiser um conselho… fique mais um pouco. Temos muita coisa legal para te falar sobre ele. Ainda mais agora que aplicamos um gigante up grade para esse ano.

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é um cronograma de estudos e para que ele serve?
  2. As 4 dificuldades mais comuns de quem busca um cronograma!
  3. A verdade é que… 
  4. Afinal, qual é o tipo de cronograma que eu preciso?
  5. Tudo sobre o cronograma de Estudos do Beduka para o Enem! (Vantagens e Diferenciais)
  6. Baixe aqui o nosso cronograma de estudos(em breve)

O que é um cronograma de estudos e para que ele serve?

Ter um cronograma é a melhor maneira de você se organizar para fazer qualquer coisa, incluindo estudar. Nosso cronograma de estudos funciona como um cronograma que te mostra quais matérias estudar e em quanto tempo.

E para que alguém iria querer isso? Para melhorar o desempenho nos estudos e no aprendizado, é claro! Assim, você aumenta suas chances de conquistar a sua sonhada vaga!

Ok, agora você deve estar pensando que é bobagem, que já tentou e não adiantou, que não sabe se esse é seguro ou completo e mais um milhão de argumentos para dizer “não”. Mas calma aí.

Todos concordamos que um bom plano precisa realmente ajudar os estudantes nas suas principais dificuldades, não é? Nós já identificamos quais são elas. 

  • Vem cá conferir se você é um dos que passam esses apertos:

As 4 dificuldades mais comuns de quem busca um cronograma de estudos para o Enem

Você pode ser estudante, funcionário da educação, parente de vestibulando ou um antenado nas redes sociais… Qualquer um sabe que uma das principais dificuldades dos alunos é a confiança.

Calma, não vai rolar um discurso motivacional aqui não. Nós sabemos que tem coisas que precisam ser trabalhadas de dentro pra fora. Mas tem outras que uma ajudinha externa é sempre bem-vinda.

Nisso, muitas pessoas vão buscando cursinhos, agendas, planners e influencers milagrosos. 

E com o que a gente se depara? Todo mundo fala que precisa usar um… Cronograma de estudos! 

  • O problema é que eles não te contam algumas coisas:

1. Horários surreais

Deixa a gente adivinhar… a maioria dos planos que você encontra tem uma estrutura mais ou menos assim:

  • Acordar e Café da manhã;
  • Estudar 4 horas;
  • Pausa pro almoço;
  • Estudar 4 horas à tarde;
  • Descansar 1 hora;
  • Praticar 2 horas de exercícios à noite;
  • Livre.

Você entendeu mesmo o que está escrito aí? Leia de novo e faça as contas. 

São 10h de estudos diários! Isso é surreal! 

  • Mesmo quem fica por conta de só estudar não consegue manter esse ritmo. E isso nos leva ao próximo problema:

2. Mais desespera do que ajuda

A longo prazo, um cronograma como esses de 10h e com assuntos jogados soltos é impossível de ser seguido! Raramente alguém consegue ficar mais de 1 semana cumprindo uma rotina dessas.

E aí surgem novas frustrações:

Bate aquele desespero de não conseguir estudar tudo e ir mal, a desmotivação e a vontade de desistir. O estresse costuma gerar até mesmo gastrite (sim, aquela queimação no estômago pode ser emocional). Enfim, problema atrás de problema.

Pra começar, cada assunto tem um tamanho diferente e um nível de dificuldade natural. Além disso, cada pessoa tem um ritmo, uma dificuldade e uma rotina. Há pessoas que só precisam revisar e há outras que precisam aprender do zero.

  • Percebeu como é muito pessoal?

Nós sabemos muito bem disso tudo, então levamos essas diferenças em conta na hora de fazer nosso cronograma de estudos para o Enem. Ops, um spoiler! Mais pra frente vamos te contar os nossos diferenciais.

Retomando, essas duas coisas que falamos não são as únicas dificuldades, né? Vamos ver se você chegou a pensar na próxima:

3. Chatice atrás de chatice

Ninguém aguenta mais aqueles planos que só tem matéria atrás de matéria. Parece que nós saímos da escola mas ela não saiu da gente.

Pera lá, nós sabemos que nem toda escola é chata e nem todos os planos precisam ser também! 

Pense um pouquinho:

É importante ter equilíbrio em tudo o que fazemos, então é fato que não tem como fugir da matéria. É com ela que a gente aprende a parte teórica e os conceitos. Mas não precisa ter SÓ isso.

  • Vamos te dar mais um spoiler: além das matérias, nosso cronograma é cheio de dicas de como estudar de forma lúdica. E a coisa só melhora! 

Vamos ver a última dificuldade e, depois, te contaremos qual é a solução final.

4. Roleta russa 

Já parou para pensar que cada pessoa pode precisar de um cronograma em diferentes momentos da vida?

Tem aquelas que descobrem o mundo da organização no início do ano, mas há outras que encontram só nos acréscimos do segundo tempo. 

  • E o que acontece?

Você sai por aí pesquisando planos de estudo ao acaso, tentando encontrar um que caiba no seu tempo (e até no seu bolso $).

É quase igual a uma roleta russa, porque você tenta a sorte de levar um plano adequado e ainda corre o risco de “matar” o tempo de preparação se for inadequado!

Aprenda a fórmula mágica da aprovação

Essa é a hora em que normalmente alguém te fala “não existe fórmula mágica”, mas na verdade existe sim.

O segredo para conquistar qualquer coisa na vida é ter dedicação, constância e foco!

A combinação desses três fatores foi o que inspirou e continuará inspirando tudo o que o Beduka faz por você. Então, nosso cronograma de estudos para o Enem te ensina a extrair o máximo dessa “fórmula mágica” nos seus estudos.

Nós não podemos te prometer a vaga de mão beijada, mas podemos fazer quase isso!

Estamos aqui para te ajudar a caminhar e mostrar oportunidades incríveis! (e isso inclui o Beduka Bolsas).

No próximo tópico, você descobrirá qual tipo de plano seguir dependendo do seu objetivo e do seu tempo. Mas lembre-se: cabe a você por a mão na massa e fazer acontecer!

Afinal, qual é o tipo de cronograma de estudos para o Enem que eu preciso?

Você vai descobrir agora. 

De modo geral, as pessoas falam em cursos e planos extensivos, semiextensivos, intensivos e até revisionais. Eles só variam conforme o tempo e o foco nos assuntos.

Veja só:

Cronograma de Estudos Extensivos

Os cronogramas extensivos são feitos pensando em quem tem muito tempo para estudar. É pra galera que começa a se organizar no inicinho do ano, em Março ou até mesmo Janeiro.

Por ser mais longo, os conteúdos são mais extensos, cheios de detalhes e a pressão também é menor. Assim, é mais indicado para quem quase não conhece os assuntos ou vai disputar um curso mais concorrido.

Sabia que o Beduka lança um cronograma extensivo no início de cada ano? O Cronograma de Estudos para o Enem de 2024 já está disponível!

Cronograma Semiextensivo

Os cronogramas semiextensivos são feitos pensando em quem perdeu os primeiros meses do ano, mas ainda está no primeiro semestre. 

Ele funciona mais como uma adaptação do extensivo. Normalmente ele começa no mês de Maio, mas é mais usado nos cursinhos pré-vestibular.

E o Cronograma de Estudos Intensivo?

Os cronogramas de estudos intensivos são feitos pensando naquelas pessoas que não conseguiram se dedicar ao longo do primeiro semestre, independente do motivo. Mas, ainda assim, tem muita dedicação e força de vontade para estudar nos próximos meses!

Eles são programados para começar três ou quatro meses antes do Enem. É perfeito para você identificar onde precisa melhorar urgentemente. 

Por causa disso, eles focam nas matérias que mais caem no vestibular. A ideia é a mesma do cronograma extensivo, mas os conteúdos vão direto ao ponto e falam sobre os assuntos mais recorrentes.

Plano Revisional

Os planos revisionais são apenas um lembrete para as pessoas que fizeram o extensivo ou que ainda estão no Ensino Médio. 

Elas só precisam conferir os principais detalhes das matérias e ver se não estão esquecendo de algo. Serve mais para quem estudou o ano todo e só quer dar aquela relembrada básica umas semanas antes.

  • Achou que acabou? Guardamos o melhor para o final! 

Conheça agora os diferenciais dos cronograma de estudos para o Enem do Beduka:

Tudo sobre o Cronograma de Estudos para o Enem do Beduka!

A gente sabe, tem muitos planos sendo oferecidos por aí e até pessoas ensinando a fazer. 

Nós te garantimos que você não vai encontrar nada igual ao Cronograma de Estudos do Beduka. 

Cronograma Personalizado

Lembra que nós falamos sobre as individualidades de cada pessoa? 

O nosso cronograma é dividido por mês e dia, mas também tem uma parte só para os seus dados, suas informações importantes, sejam pessoais ou escolares. 

Ele possui quadros de horários para você preencher de acordo com a rotina que você tem na escola. Não importa se você estuda de manhã, pela tarde ou à noite!

Filmes e séries para assistir até o Enem

Nosso cronograma de estudos considera que o seu descanso também pode ser divertido. Há muitos filmes com temáticas históricas, biológicas, ecológicas ou sociológicas.

Eles podem tanto ser usados para responder questões de provas fechadas, como também podem ser a inspiração que te faltava para fazer uma redação maravilhosa, com referências e intertextualidade.

Livros que caem no Enem

O cronograma de estudos que estamos te entregando também considera autores de literatura que se repetem nas provas e são consagrados nesse mundo literário.

Como sabemos que é muito difícil ler todas as indicações, deixamos alguns resumos prontos com as análises das obras no nosso blog.

Sugestões de temas para redação do Enem

Se vamos estudar todas as matérias, não poderia faltar a rainha do Enem: A redação!

Separamos alguns temas pra você praticar, em níveis variados de dificuldade. Não deixe de escrever sobre nenhum deles, será importante para sua evolução na escrita.

E…vai que uma desses temas cai, hein?

Outros benefícios do nosso Cronograma de Estudos para o Enem

  • Cria uma virtude: virtudes são hábitos positivos que adquirimos por repetição. Você quer ser um bom estudante? Então o nosso cronograma te ajuda a ter um hábito diário de estudo! Isso irá transformar todas as áreas da sua vida, direta ou indiretamente.
  • Evita o esquecimento: ficar em contato com as matérias, estudando e fazendo exercícios, vai fazê-las grudar igual chiclete na sua mente!
  • Aumenta a motivação: não dá uma satisfação você ir se monitorando e vendo que você está dando check nas matérias todas? É muito motivador ver o nosso progresso e ter algo do lado para mostrar qual é o próximo passo!
  • Você pode imprimir: tem gente que gosta de ver tudo online, e nosso cronograma pode ser acessado até offline se você baixar. Mas que tal imprimir? Assim, você pode fazer dele uma mega agenda, anotar, rabiscar, e o que mais quiser! Só não pode deixar ele esquecido de canto, tadinho…
  • É fácil de usar: Usar um app ou ler planos confusos costuma precisar de um esforço e de tempo. O nosso cronograma foi pensado para ser simples e intuitivo, além de ter frases que te guiam dentro dele!
  • Uma surpresa especial: Esse Cronograma de 2024 terá vários extras que os Planos anteriores não tiveram. Não podemos contar aqui, então você vai ter pegar o seu para descobrir.

Venha pegar o seu Cronograma de Estudos Enem do Beduka!

Quer sair na frente dos seus concorrentes? Cronograma de Estudos para o Enem 2024

O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa universitário, postamos mais de 200 resumos que fazemos diariamente e ainda tem os stories para conferir. Segue a gente lá!

Um último aviso:

É essencial fazer exercícios daquilo que se estuda. Isso ajuda a fixar melhor o assunto. Outra boa opção é fazer o nosso Simulado Enem Gratuito, ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser!

Gostou de conhecer o nosso Cronograma de Estudos para o Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

133 Comentários