Redação

Como fazer uma redação nota 1000?

COMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEMCOMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM
Sala do Saber - melhor cursinho online

A produção escrita do Enem te preocupa? Calma, nesse artigo te daremos algumas dicas de como fazer uma redação nota 1000 para que você consiga se sair bem e, quem sabe, atingir a nota máxima.

A produção escrita no Enem coloca muito medo nos alunos e não é para menos: pouquíssimos estudantes conseguem alcançar a nota máxima. Em 2018, por exemplo, apenas 55 candidatos alcançaram esse sucesso. Separamos aqui algumas dicas de como fazer uma redação nota 1000. Vamos lá!?

Não desanime! Você tem tudo o que precisa para chegar ao topo: inteligência e esforço. Para ajudar a escrever uma redação nota 1000, nós preparamos dicas importantes para você não vacilar na hora da prova!

Aqui no Beduka já explicamos:

Antes de explicarmos como fazer uma redação nota 1000, precisamos deixar claro que esta parte do Exame Nacional do Ensino Médio exige que o candidato desenvolva um texto dissertativo-argumentativo (veja nosso guia completo para fazer cada etapa da redação), que precisa ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ei! Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

As 5 competências da redação do Enem

Competência 1 – Domínio da norma culta da língua escrita

Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Com certeza a redação nota 1000 tem que ser impecável na gramática. As expressões e conectivos têm de estar corretamente usados, as palavras escritas corretamente, a acentuação e uso de vírgula devem estar certíssimos também.

Competência 2 – Entendimento da proposta da redação e aplicação dos conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o assunto

Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Primeiro: Você precisa demonstrar que entendeu o tema. Será avaliado se durante a escrita você manteve o foco ou se o perdeu e acabou falando de outra coisa. Seja fiel ao tema.

Segundo: A argumentação tem que fazer sentido e tem de haver, claro, uma argumentação num texto dissertativo argumentativo. Defenda sua ideia, use comparações, exemplos, conceitos, citações (alusão histórica e citação filosófica), etc.

3 – Saber relacionar e organizar fatos, argumentos e opiniões para defender seu ponto de vista

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Essa é a competência que avalia a coerência e coesão no seu texto, se tudo está bem articulado. Se há introdução, desenvolvimento e conclusão, se os conectivos estão bem usados nas suas devidas funções e muito mais.

Além disso,  essa competência verifica se a ligação entre os argumentos faz sentido.

4 – Conhecimento para articular o texto

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Dessa vez o peso maior da avaliação fica para o sequenciamento das ideias, por isso ela se parece um pouco com a 3. É preciso saber quando começar e quando terminar um parágrafo. O mesmo vale para cada frase.

5 – Elaboração de propostas de soluções para os problemas abordados

Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Respeitando os direitos humanos e as diferenças culturais e sociais é preciso pensar e propor uma forma de resolver o problema em questão.

Top 6 dicas de como fazer uma redação nota 1000 no Enem

Separamos aqui algumas orientações para você usar na hora que for elaborar o seu texto no Enem. Confira!

1 – Tenha uma estrutura clara

A quantidade de linhas disponíveis para a sua redação é 30. Isso quer dizer que, para ter uma estrutura organizada, você precisa fazer de 4 a 5 parágrafos, sendo que cada um deve ter aproximadamente 5 linhas cada.

Planeje-se sempre para uma quantidade total de 20 a 25 linhas. Dessa forma, você consegue desenvolver bem os seus pontos ao mesmo tempo em que ainda tem algumas linhas sobrando se precisar acrescentar algo.

Para isso, não se esqueça de usar o rascunho. É muito importante! Já pensou ir escrevendo direto e perceber que a estrutura não está adequada? Pelo rascunho você consegue ter um controle maior do espaço que necessitará para argumentar ou desenvolver cada parágrafo.

2 – Mantenha a impessoalidade – Jamais escreva na primeira pessoa (usando “eu” ou nós”)

Apesar de ter que apresentar seu ponto de vista sobre os temas propostos, é preciso que o texto seja impessoal, ou seja, não utilize a 1ª pessoal do singular ou plural (ex: “eu acho” ou “nós pensamos”).

Procure escrever utilizando substantivos no plural, para dar um ar de coletividade e não individualidade.

Por exemplo, prefira usar “as pessoas fazem” ou “os cidadãos conseguem”.

3 – Atenção para a caligrafia e cuidado com o tamanho da letra

Esta é uma das dicas mais importantes de como fazer uma redação nota 1000. É claro que o conteúdo da dissertação é o que mais conta no final, mas é essencial que o avaliador consiga entender o que você escreveu para dar a nota, não é mesmo? Sem contar que, dependendo de sua letra, você pode economizar ou perder linhas.

Procure reduzir a sua caligrafia, mas não exagere. Não precisa desenhar as letras, só preste atenção para não passar a impressão de que estava escrevendo algo sem cuidado e rápido.

4 – Não se esqueça da proposta de intervenção

Quer garantir 200 pontos na avaliação? Faça uma boa proposta de intervenção! Isso quer dizer que você precisa propor soluções realistas e claras para os problemas apresentados. Concentre-se no contexto social e econômico do assunto escolhido.

Se você quer saber como fazer uma redação nota 1000, é preciso dar muita atenção a este tópico. Qualquer deslize pode fazer você perder 20% da nota final. Aponte quais órgãos poderiam ajudar nesta resolução, assim como quais atividades específicas precisam ser feitas para resultados bem-sucedidos serem obtidos.

Treine fazer propostas de intervenção também. Com isso podemos te ajudar:

Use a imaginação, mas não fantasie muito. Veja aqui algumas atitudes que podem estimular a sua criatividade.

5 – Esteja sempre antenado: fique por dentro das ATUALIDADES

Saber o que está acontecendo no país e no mundo é essencial para realizar uma boa redação. Se você acha que pode argumentar apenas com base no enunciado e no texto apresentado pelo Exame, está enganado.

Você precisa de uma boa base de informações para conseguir pensar em fatos e soluções. Ler jornais e revistas (online ou não) é importantíssimo para agregar valor aos seus argumentos.

As redações que foram nota mil continham referências a livros de autores como Machado de Assis e a mitos gregos clássicos para realizar comparações e fazer alegorias, dentre outras. Por isso, esteja antenado a isso também, pois é importante relacionar temas atuais a outras obras por meio da intertextualidade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Aqui você tem uma lista de livros que são recomendados para prova do Enem e também algumas questões sobre Platão. Estes materiais podem servir de apoio para defesa dos seus argumentos na redação.

Esteja por dentro das Atualidades. Acompanhe os jornais e as revistas para não perder o que acontece no Brasil e no mundo. Assim não te faltarão argumentos para qualquer tema que aparecer.

Neste mesmo artigo, mencionado acima, abordamos a importância de se respeitar os Direitos Humanos na redação. Fique atento a isso para não perder os preciosos pontos.

6 – Lembre-se de manter a coesão

Muitas pessoas perdem pontos decisivos porque não conseguem manter a coerência no texto. Sua redação não é um remendo de várias frases soltas, ela é um corpo que se completa. Portanto, tudo precisa estar conectado e com sentido entre si.

Para esta última dica de como fazer uma redação nota 1000 você não deve ter medo de explorar os diferentes conectivos. Estude bem as preposições e conjunções para utilizá-los como precisar durante o Exame.

Dica Bônus: Utilize dados de porcentagem e estatística na redação

Fizemos vários materiais para ajudar os estudantes que vão participar do ENEM:

Além disso, você também pode pesquisar na internet o tema das últimas edições do ENEM e coloque em prática estas dicas de como fazer uma redação nota 1000. Este tipo de atividade vai te dar mais confiança e experiência para elaborar o melhor texto possível.

Organize-se com o Plano de Estudos do Beduka.

Exemplo de redação nota 1000 para você se inspirar

Essa é a redação do Lucas Felpi de 17 anos que fez a redação do Enem 2018. Ele inclusive fez uma citação usando a série Black Mirror. Veja aqui algumas séries que podem te ajudar no Enem.

No livro “1984” de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das novas tecnologias, internautas são cada vez mais expostos a uma gama limitada de dados e conteúdos na internet, consequência do desenvolvimento de mecanismos filtradores de informação a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmund Baüman, vive-se atualmente um período de liberdade ilusória, já que o mundo digitalizado não só possibilitou novas formas de interação com o conhecimento, mas também abriu portas para a manipulação e alienação vistas em “1984”. Assim, os usuários são inconscientemente analisados e lhes é apresentado apenas o mais atrativo para o consumo pessoal.

Por conseguinte, presencia-se um forte poder de influência desses algoritmos no comportamento da coletividade cibernética: ao observar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, o indivíduo tende a continuar consumindo as mesmas coisas e fechar os olhos para a diversidade de opções disponíveis. Em um episódio da série televisiva Black Mirror, por exemplo, um aplicativo pareava pessoas para relacionamentos com base em estatísticas e restringia as possibilidades para apenas as que a máquina indicava – tornando o usuário passivo na escolha. Paralelamente, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público, para direcioná-lo, torná-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.

O Beduka te ajuda no vestibular

O Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que conta com uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Por meio de uma pesquisa simples o estudante encontra informações detalhadas de cada universidade e dos cursos oferecidos, avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Com essas dicas, você aprenderá como fazer uma redação nota 1000! E não se esqueça de escrever sempre. Afinal, é a prática que conduz à perfeição.

Além das 06 dicas de como fazer uma redação nota 1000, você pode aproveitar para ver também:

Você já decidiu que área vai estudar na faculdade? Conte para nós nos comentários!

Beduka também está no Facebook e Instagram. Nos acompanhe pelas redes sociais para ter acesso a muitas dicas, resumos, e muito mais!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.