Redação

Como fazer uma redação nota 1000?

Como fazer uma redação nota 1000?Como fazer uma redação nota 1000?

A produção escrita do ENEM te preocupa? Calma, nesse artigos te daremos algumas dicas de como fazer uma redação nota 1000 e consiga se sair bem e, quem sabe, atingir a nota máxima.

A produção escrita no ENEM coloca muito medo nos alunos e não é para menos: pouquíssimos estudantes conseguem alcançar a nota máxima. Em 2018, por exemplo, apenas 55 candidatos alcançaram esse sucesso. Separamos aqui algumas dicas de como fazer uma redação nota 1000. Vamos lá!?

Não desanime! Você tem tudo o que precisa para chegar ao topo: inteligência e esforço. Para ajudar a escrever uma redação nota 1000, nós preparamos dicas importantes para você não vacilar na hora da prova!

Aqui no Beduka já explicamos:

Antes de explicarmos como fazer uma redação nota 1000, precisamos deixar claro que esta parte do Exame Nacional do Ensino Médio exige que o candidato desenvolva um texto dissertativo-argumentativo (veja nosso gruia completo para fazer cada etapa da redação), que precisa ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ei! Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

As 5 competências da redação do ENEM

o que é avaliado na redação do enem

Competência 1 – Domínio da norma culta da língua escrita

Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Com certeza a redação nota 1000 tem que ser impecável na gramática. As expressões e conectivos têm de estar corretamente usados, as palavras escritas corretamente, a acentuação e uso de vírgula devem estar certíssimos também

Competência 2 – Entendimento da proposta da redação e aplicação dos conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o assunto

Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Primeiro: Você precisa demonstrar que entendeu o tema. Será avaliado se durante a escrita você manteve o foco ou se o perdeu e acabou falando de outra coisa. Seja fiel ao tema.

Segundo: A argumentação tem que fazer sentido e tem de haver, claro, uma argumentação num texto dissertativo argumentativo. Defenda sua ideia, use comparações, exemplos, conceitos, citações (alusão histórica e citação filosófica), etc.

3 – Saber relacionar e organizar fatos, argumentos e opiniões para defender seu ponto de vista

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Essa é a competência que avalia a coerência e coesão no seu texto, se tudo está bem articulado. Se há introdução, desenvolvimento e conclusão, se os conectivos estão bem usados nas suas devidas funções e muito mais.

Inclusive essa competência verifica se a ligação entre os argumentos faz sentido.

4 – Conhecimento para articular o texto

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Dessa vez o peso maior da avaliação fica para o sequenciamento das ideias, por isso ela se parece um pouco com a 3. É preciso saber quando começar e quando terminar um parágrafo. O mesmo vale para cada frase.

5 – Elaboração de propostas de soluções para os problemas abordados

Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Respeitando os direitos humanos e as diferenças culturais e sociais é preciso pensar e propor uma forma de resolver o problema em questão.

Top 6 dicas de como fazer uma redação nota 1000 no Enem

6 dicas de como fazer uma redação nota 1000

Separamos aqui algumas orientações para você usar na hora que for elaborar o seu texto no ENEM. Confira!

1 – Tenha uma estrutura clara

A quantidade de linhas disponíveis para a sua redação é 30. Isso quer dizer que, para ter uma estrutura organizada, você precisa fazer de 4 a 5 parágrafos, sendo que cada um deve ter aproximadamente 5 linhas cada.

Planeje-se sempre para uma quantidade total de 20 a 25 linhas. Dessa forma, você consegue desenvolver bem os seus pontos ao mesmo tempo em que ainda tem algumas linhas sobrando se precisar acrescentar algo.

Para isso, não se esqueça de usar o rascunho. É muito importante! Já pensou ir escrevendo direto e perceber que a estrutura não está adequada? Pelo rascunho você consegue ter um controle maior do espaço que necessitará para argumentar ou desenvolver cada parágrafo.

2 – Mantenha a impessoalidade – Jamais escreva na primeira pessoa (usando “eu” ou nós”)

Apesar de ter que apresentar seu ponto de vista sobre os temas propostos, é preciso que o texto seja impessoal, ou seja, não utilize a 1ª pessoal do singular ou plural (ex: “eu acho” ou “nós pensamos”).

Procure escrever utilizando substantivos no plural, para dar um ar de coletividade e não individualidade.

Por exemplo, prefira usar “as pessoas fazem” ou “os cidadãos conseguem”.

3 – Atenção para a caligrafia e cuidado com o tamanho da letra

Caligrafia na redação nota 1000 Enem

Esta é uma das dicas mais importantes de como fazer uma redação nota 1000. É claro que o conteúdo da dissertação é o que mais conta no final, mas é essencial que o avaliador consiga entender o que você escreveu para dar a nota, não é mesmo? Sem contar que, dependendo de sua letra, você pode economizar ou perder linhas.

Procure reduzir a sua caligrafia, mas não exagere. Não precisa desenhar as letras, só preste atenção para não passar a impressão de que estava escrevendo algo sem cuidado e rápido.

4 – Não se esqueça da proposta de intervenção

Quer garantir 200 pontos na avaliação? Faça uma boa proposta de intervenção! Isso quer dizer que você precisa propor soluções realistas e claras para os problemas apresentados. Concentre-se no contexto social e econômico do assunto escolhido.

Se você quer saber como fazer uma redação nota 1000, é preciso dar muita atenção a este tópico. Qualquer deslize pode fazer você perder 20% da nota final. Aponte quais órgãos poderiam ajudar nesta resolução, assim como quais atividades específicas precisam ser feitas para resultados bem-sucedidos serem obtidos.

Treine fazer propostas de intervenção também. Com isso podemos te ajudar:

Use a imaginação, mas não fantasie muito. Veja aqui algumas atitudes que podem estimular a sua criatividade.

5 – Esteja sempre antenado: fique por dentro das ATUALIDADES

Saber o que está acontecendo no país e no mundo é essencial para realizar uma boa redação. Se você acha que pode argumentar apenas com base no enunciado e no texto apresentado pelo Exame, está enganado.

Você precisa de uma boa base de informações para conseguir pensar em fatos e soluções. Ler jornais e revistas (online ou não) é importantíssimo para agregar valor aos seus argumentos.

As redações que foram nota mil continham referências a livros de autores como Machado de Assis e a mitos gregos clássicos para realizar comparações e fazer alegorias, dentre outras. Por isso, esteja antenado a isso também, pois é importante relacionar temas atuais a outras obras por meio da intertextualidade.

Aqui você tem uma lista de livros que são recomendados para prova do ENEM e também algumas questões sobre Platão. Estes materiais podem servir de apoio para defesa dos seus argumentos na redação.

Esteja por dentro das Atualidades. Acompanhe os jornais e as revistas para não perder o que acontece no Brasil e no mundo. Assim não te faltarão argumentos para qualquer tema que aparecer.

Neste mesmo artigo, mencionado acima, abordamos a importância de se respeitar os Direitos Humanos na redação. Fique atento a isso para não perder os preciosos pontos.

6 – Lembre-se de manter a coesão

Muitas pessoas perdem pontos decisivos porque não conseguem manter a coerência no texto. Sua redação não é um remendo de várias frases soltas, ela é um corpo que se completa. Portanto, tudo precisa estar conectado e com sentido entre si.

Para esta última dica de como fazer uma redação nota 1000 você não deve ter medo de explorar os diferentes conectivos. Estude bem as preposições e conjunções para utilizá-los como precisar durante o Exame.

Dica Bônus: Utilize dados de porcentagem e estatística na redação

Fizemos vários materiais para ajudar os estudantes que vão participar do ENEM:

Pesquise na internet o tema das últimas edições do ENEM e coloque em prática estas dicas de como fazer uma redação nota 1000. Este tipo de atividade vai te dar mais confiança e experiência para elaborar o melhor texto possível.

Organize-se com o Plano de Estudos do Beduka. É gratuito! Baixe-o aqui.

Exemplo de redação nota 1000 para você se inspirar

Essa é a redação do Lucas Felpi de 17 anos que fez a redação do Enem 2018. Ele inclusive fez uma citação usando a série Black Mirror. Veja aqui algumas séries que podem te ajudar no Enem.

No livro “1984” de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das novas tecnologias, internautas são cada vez mais expostos a uma gama limitada de dados e conteúdos na internet, consequência do desenvolvimento de mecanismos filtradores de informação a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmund Baüman, vive-se atualmente um período de liberdade ilusória, já que o mundo digitalizado não só possibilitou novas formas de interação com o conhecimento, mas também abriu portas para a manipulação e alienação vistas em “1984”. Assim, os usuários são inconscientemente analisados e lhes é apresentado apenas o mais atrativo para o consumo pessoal.

Por conseguinte, presencia-se um forte poder de influência desses algoritmos no comportamento da coletividade cibernética: ao observar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, o indivíduo tende a continuar consumindo as mesmas coisas e fechar os olhos para a diversidade de opções disponíveis. Em um episódio da série televisiva Black Mirror, por exemplo, um aplicativo pareava pessoas para relacionamentos com base em estatísticas e restringia as possibilidades para apenas as que a máquina indicava – tornando o usuário passivo na escolha. Paralelamente, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público, para direcioná-lo, torná-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.

O Beduka te ajuda no vestibular

O Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que conta com uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Por meio de uma pesquisa simples o estudante encontra informações detalhadas de cada universidade e dos cursos oferecidos, avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Com essas dicas, você aprenderá como fazer uma redação nota 1000! E não se esqueça de escrever sempre. Afinal, é a prática que conduz à perfeição.

Além das 06 dicas de como fazer uma redação nota 1000, você pode aproveitar para ver também:

Você já decidiu que área vai estudar na faculdade? Conte para nós nos comentários!

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador