Dicas

Como estimular a criatividade? E a imaginação? Veja dicas práticas

Como estimular a criatividade?Como estimular a criatividade?

Para ser mais criativo leia mais, pois antes de começar a inventar você tem que primeiro imitar os que já inovaram antes de você. Busque exemplos e faça atividades diferentes.

As pessoas buscam como estimular a criatividade, como se fosse algo muito distante ou difícil de conseguir. Alguns acreditam que a criatividade é um talento natural que só tem aquelas pessoas que já nasceram com este dom. Pode até ser verdade que alguns sejam mais criativos, mas todos podem trabalhar para melhorar esse lado.

Neste artigo abordaremos:

  • O que √© criatividade
  • Como estimular a criatividade
  • Dicas para ser mais criativo
  • Dicas para estimular a mente
  • As categorias da imagina√ß√£o e do processo criativo

O importante é saber como estimular a criatividade diariamente para que ela apareça quando você mais precisar. Precisamos dela para estudar uma matéria nova, para resolver problemas inusitados, para pensar em como apresentar um trabalho ou até no ambiente profissional.

Inclusive, segundo estudiosos da neurociência, a criatividade vem de um agrupamento criativo de diversas atividades já feitas e que ficam armazenadas pelo cérebro e não de um ponto específico. Ou seja, ela é reflexo de uma série de experiências que vivenciamos.

Quando voc√™ √© criativo, consegue ver al√©m do que est√° em sua frente. Sua mente √© capaz de imaginar solu√ß√Ķes diferentes e inovadoras para problemas ou situa√ß√Ķes que parecem muito mais complicados do que realmente s√£o.

E quando não possuímos este dom? Para pessoas que encontram dificuldade nessa área, separamos uma série de dicas de como estimular a criatividade.

Ei! Estude para o Enem com o Simulado Beduka. √Č gratuito!

O que é criatividade?

Antes de entender como estimular a criatividade das pessoas devemos nos perguntar: o que é criatividade?

Simples! √Č um ato de intelig√™ncia que cria, inova ou inventa algo na arte, na ci√™ncia, etc. De tudo o que voc√™ j√° tem na cabe√ßa, voc√™ faz novas combina√ß√Ķes e cria algo diferente. Quem consegue fazer bem isso, soube desenvolver seu processo criativo.

Quem quer ser criativo está procurando uma solução para um problema, quer descobrir formas diferentes de fazer a mesma coisa, inventar uma nova forma de usar o que já existe e produzir mais usando menos. Evoluímos através da criação.

Por acaso isso é de nascença? Não, isso é estimulável e neste artigo te ensinaremos como estimular a mente para que ela esteja mais treinada na imaginação e crie muitas coisas.

Com as dicas para estimular a criatividade você será capaz de enxergar além do comum e pensar no que não está acessível aos olhos.

Como estimular a criatividade?

Use a imaginação em seu auxilio.

Gregg Fraley, famoso escritor americano sobre os temas de criatividade, imaginação e inovação, criou uma classificação das pessoas segundo a capacidade imaginativa.

De qual grupo você é?

  • Zumbis: As pessoas desse grupo n√£o usam a imagina√ß√£o, nem se lembram de ter essa possibilidade. Meditar em uma ideia pode ajudar a imaginar mais.
  • Sonhadores: Esses vivem na pr√≥pria cabe√ßa. Tem muitas ideias, mas colocam poucas em pr√°tica. N√£o usam suas ideias para pensar num problema espec√≠fico. Neste caso √© necess√°rio um pouco mais de m√£o na massa.
  • Gerenciadores: S√£o t√£o ocupados em resolver os problemas que n√£o acessam os pensamentos mais profundos. Precisam desenvolver a consci√™ncia e a percep√ß√£o.
  • L√≠deres: √Č o grupo mais criativo segundo Gregg Fraley. Eles conseguem reunir os pensamentos mais profundos com a for√ßa da a√ß√£o.

Estando mais acostumado a usar bem a imaginação, quais são as outras dicas?

Como ser criativo?

1. Busque conhecimento – Ter a mente aberta para descobrir coisas novas, ler sobre
assuntos diferentes e explorar caminhos diversos sempre agrega conhecimento e
experiência. Dedique-se a assuntos que você ainda não conhece muito bem, alimente o apetite por conhecimento.

Com isso, seu cérebro acumula mais atividades e é capaz de ter ideias
criativas nos momentos mais difíceis.

Para ajudar com isso uma boa pr√°tica √© estar em contato com pessoas diversificadas, com ideias, profiss√Ķes e culturas diferentes.

2. Enxergue o problema – As situa√ß√Ķes que exigem que voc√™ aumente a criatividade normalmente s√£o desafiadoras. Antes de qualquer coisa, enxergue o problema para pensar depois na solu√ß√£o criativa. Se isso n√£o for pensado primeiro, voc√™ pode se desgastar pensando na solu√ß√£o para um problema que nem mesmo existe.

3. Valorize suas ideias РNão deixe suas ideias se perderem, mesmo que pareçam ruins num primeiro momento. Pode ser que depois uma outra se junte a ela e você tenha um bom resultado. Para não se esquecer de nada, anote.

4. Anote tudo РSabe quando você, do nada, tem aquela ideia que parece ser ótima, mas umas horas depois não se lembra mais e acaba ficando frustrado? Pois é, se você quiser saber como estimular a criatividade, precisa valorizar os momentos em que ela surge. Quando ela brotar em sua mente, anote em algum lugar!

N√£o precisa ser em papel, pode ser no seu celular. √Č importante manter tudo sempre registrado, n√£o s√≥ porque cria um tipo de arquivo de ideias, mas tamb√©m porque evita repetir algo que j√° utilizou antes.

5. Explore diferentes m√≠dias – Quando for apresentar um trabalho ou at√© mesmo estudar, n√£o se prenda apenas √† produ√ß√£o textual. Procure m√ļsicas que te desafiem, que tenham a ver com o tema; veja document√°rios e v√≠deos que agreguem mais informa√ß√Ķes; analise fotografias!

Ter contato com tudo isso n√£o apenas vai ati√ßar sua criatividade, como tamb√©m dar√° ao seu trabalho um ar mais moderno e din√Ęmico, bem melhor de se entender e de se apreciar.

6. Valorize as suas emo√ß√Ķes – Todos os seus sentimentos podem te despertar para alguma ideia brilhante. Sabia que uma boa parte das pessoas mais criativas do mundo utilizam suas emo√ß√Ķes para criarem? A tristeza, a felicidade, o amor, a frustra√ß√£o‚Ķ Todos os tipos de emo√ß√Ķes podem estimular a criatividade, voc√™ s√≥ precisa se abrir a isso.

Essa dica de como estimular a sua criatividade é importante pois valoriza algo que pertence exclusivamente a você. Pode pegar esse sentimento ou estado de espírito e analisá-lo: que imagens mentais ele te passa? Reflita e o utilize para novas ideias, por menores que sejam.

Se tiver sentimentos ruins ou negativos, avalie-os e ao invés de ficar mal por causa deles, use-os ao seu favor. Isso serve até como terapia.

7. D√™ um tempo – Se voc√™ j√° tentou v√°rias t√©cnicas para estimular a criatividade e n√£o deu certo, tudo bem. Fa√ßa um intervalo. Pare de ler, pare de pesquisar, pelo menos por um tempo. √Č importante ter per√≠odos de √≥cio e de tranquilidade para relaxar a cabe√ßa e recuperar as energias. Depois disso, volte ao trabalho e use toda essa nova energia!

8. Tenha um grupo de amigos e colegas РConversar sempre estimula a criatividade. Seja no trabalho ou na escola, cerque-se de pessoas diferentes de você e não tenha medo de ouvi-las. Também não limite os assuntos, por mais polêmicos que sejam.

9. Exercite o c√©rebro – Para combinar muitas ideias √© preciso t√™-las na cabe√ßa, sen√£o n√£o adianta tentar aumentar a criatividade. Veja muitos filmes, leia muitos livros, participe de desafios, fa√ßa coisas incomuns, participe de brincadeiras l√ļdicas, treine o racioc√≠nio l√≥gico, mude o caminho pra casa, olhe para as coisas de outro √Ęngulo, etc. Em outras palavras, d√™ uma de doido! Rsrsrs

As pessoas normais ao seu lado não vão entender, mas também não enxergarão as mesmas coisas que você.

10. Trabalhe РAlgumas coisas só enxergamos colocando a mão na massa. As vezes é preciso realmente anotar pra continuar pensando sobre. Dependendo da ideia é preciso dar forma, cor, movimento. Quando vemos acontecendo é que percebemos outras possibilidades. Então, tire seus projetos do papel e dê vida a eles. Essa é uma importante dica para ser mais criativo.

Falando mais especificamente do trabalho, uma forma de como estimular a sua criatividade é mudar a sua rotina. Faça as atividades por ordens diferentes, organize seu espaço de uma outra maneira, aceite críticas de colegas e chefes e aprenda a utilizá-las para expandir sua mente e jeito de fazer as coisas.

Ser criativo pode ser um dom para algumas pessoas, mas também pode ser desenvolvido naquelas que encontram dificuldades nesta área. Tudo depende de esforço e força de vontade.

Quem foi Machado de Assis? Como fundou a Academia Brasileira de Letras?

Fatores fundamentais para estimular a criatividade

Primeiro: Aceite o desafio de tentar mesmo sabendo que pode n√£o dar certo e prepare-se para isso.

Segundo:

Desbloqueie o gênio criativo

Como?

  • Aposte (Isso significa que voc√™ tem que testar as ideias que teve antes de descarta-las);
  • Questione;
  • Baseie-se nos cl√°ssicos (Eles s√£o a refer√™ncia, aumentam o repert√≥rio, embasam teorias e √© sempre bom seguir os exemplos que j√° deram certo);
  • Pergunte v√°rias pessoas;
  • Rabisque (A qualquer momento uma ideia genial pode surgir se voc√™ estiver se esfor√ßando, por isso anote para n√£o perder);
  • Sonhe acordado;
  • Tenha foco em dominar uma habilidade por vez e evite distra√ß√Ķes ao fazer um trabalho;
  • Exercite-se;
  • Descanse ‚Äď J√° ouviu falar em √≥cio criativo? Pois √©, vem no momento de repouso. O seu sono deve ser de qualidade;
  • Busque a perfei√ß√£o por etapas;
  • Pe√ßa ajuda!

Viu como ser criativo não é algo possível apenas para um grupo seleto de pessoas? Não use mais essa desculpa! Você é tão capaz quanto os outros, basta saber por onde começar.

Veja algumas quest√Ķes sobre a Semana de Arte Moderna.

Os 7 padr√Ķes da criatividade segundo a neurocientista Dra. Shelley Carson no livro ‚ÄúO c√©rebro Criativo: CREATES

Conex√£o ‚Äď Envolve concentra√ß√£o e foco para ligar o que n√£o estava relacionado.

Raz√£o ‚Äď Buscar na mem√≥ria, de forma consciente, a solu√ß√£o para um problema.

Visualiza√ß√£o ‚Äď √Č equivalente √† imagina√ß√£o. N√£o h√° palavras, voc√™ ‚Äúenxerga na mente‚ÄĚ a sua ideia.

Absor√ß√£o ‚Äď Absorver e registrar novas ideias.

Transforma√ß√£o ‚Äď √Č o que transforma sentimentos e sensa√ß√Ķes ruins em produ√ß√£o criativa.

Avalia√ß√£o (Evaluate) ‚Äď Filtrar para eliminar o que n√£o tem valor.

Corrente (Stream) ‚Äď Entrada num processo em que as ideias v√£o surgindo sem dificuldade.

7 padr√Ķes da criatividade segundo a neurocientista dra. Shelley Carson

Aumente a velocidade de geração de ideias com palavras cruzadas, sudoku, xadrez, prática de escrita diária, leitura frequente.

Para estimular a criatividade no cotidiano

Diariamente, além de tudo que já explicamos, use e abuse de

  • Educa√ß√£o art√≠stica
  • Jogos
  • M√ļsica

Nós apresentamos a você técnicas de como estimular a criatividade. Tente aplicar aquelas que fazem sentido na sua rotina e depois avalie o seu desempenho.

Temos aqui no Beduka uma s√©rie de conte√ļdos preparados especialmente para te ajudar nos estudos e tamb√©m na constru√ß√£o da sua carreira. Descubra como escolher a profiss√£o certa, entenda qual a sua voca√ß√£o e aprenda como passar no vestibular.

Voc√™ pode ainda resolver algumas quest√Ķes de vestibular sobre a Idade M√©dia e sobre a Semana de Arte Moderna.

O Beduka √© um buscador de universidades particulares e p√ļblicas que surgiu em 2017 e apresenta uma rela√ß√£o completa de institui√ß√Ķes reconhecidas pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC). Por meio de uma pesquisa simples voc√™ encontra informa√ß√Ķes sobre cada curso, avalia√ß√Ķes, endere√ßos e valores das mensalidades das universidades privadas.

Agora que você já sabe algumas técnicas de como estimular a criatividade, aprenda também:

Este conte√ļdo foi √ļtil para voc√™? Envie sua opini√£o por meio dos nossos coment√°rios. Voc√™ pode tamb√©m compartilhar este artigo sobre como estimular a criatividade com seus amigos atrav√©s das redes sociais.

Aproveite e curta a nossa p√°gina no Facebook.

Ei? O melhor Plano de Estudos da internet é nosso. Baixe o Plano de Estudos do Beduka.

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de reda√ß√£o do Beduka √© composta por pessoas de v√°rias forma√ß√Ķes, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a forma√ß√£o de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu coment√°rio!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador