Dicas

Como se concentrar para estudar? 15 dicas simples e úteis

Se você tem dificuldade de concentração, esse é o artigo certo para você. O Beduka reuniu 15 dicas simples, porém bastante úteis para te ajudar a concentrar para estudar.

Muita gente não sabe como se concentrar para estudar. Você também é uma daquelas pessoas que sente dificuldade em parar para focar nos estudos? Surta quando vê as matérias em atraso? Não se preocupe! Foi pensando nessas questões que separamos 15 técnicas de concentração que podem te ajudar.

Sabemos bem a dificuldade de encontrar um tempo para os estudos, especialmente para aqueles com rotinas caóticas ou com interações de redes sociais. Com as diversas tecnologias que possuímos, fica cada vez mais complicado se concentrar no que é preciso, certo?

Você pega um livro e, antes de chegar ao meio da primeira página, é interrompido por uma mensagem no email ou um áudio no whatsapp. Ou ainda, acabou uma leitura importante e começou a fazer o seu resumo, mas é interrompido por outra pessoa e perdeu todo o raciocínio. Essas situações são comuns para você?

Para ajudar pessoas que passam pelo mesmo problema, juntamos neste texto 15 dicas simples que vão ensinar como se concentrar para estudar.

Existem várias técnicas de concentração para estudar que servem de auxílio na hora de garantir uma boa nota no vestibular. Por isso, mãos na massa e fique atento a estes conselhos!

Como se concentrar para estudar? 15 dicas simples e infalíveis

Crie um hábito antes dos estudos – Dentro das técnicas de concentração para estudar, criar um ritual como beber água, pegar uma xícara de café ou até mesmo se alongar, auxilia seu corpo a saber a hora de focar no que realmente interessa.

Seja organizado com seus horários – Não basta apenas separar os dias de estudo, uma das nossas dicas de como se concentrar para estudar muito importante é ter um planejamento completo. Defina o que será estudado naquele dia, a quantidade de horas e o momento de revisão.

Reconheça e respeite seus limites – Saber a hora de descansar é vital para seu corpo e mente. Se estiver sobrecarregado com algum tema ou mesmo com a pressão das provas: pare e descanse. Tome o tempo que achar necessário para, só então, retomar os estudos.

Use canetas coloridas, marca textos e post-it – Esta pode ser uma das técnicas de como se concentrar para estudar mais incomum, mas não se preocupe. Ao utilizar cores, desenhos e materiais para estudo, você estará dando mais atenção a um tópico do que apenas escrevendo o mesmo de qualquer forma.

Ouça músicas para ajudar na concentração – A música serve de apoio na hora dos estudos, mas tudo que é demais se torna um exagero. Na hora de escolher uma playlist para estudar, é recomendável evitar músicas da sua língua ou que possuem um ritmo mais acelerado como pop e rock. Elas podem se tornar uma distração.

Escolha um local tranquilo e livre de desatenção – Para saber como se concentrar para estudar é preciso reconhecer a importância de um lugar quieto e calmo para seu aprendizado. Um local barulhento ou com muitas pessoas transitando pode te afastar do real objetivo.

Desligue o celular e evite as redes sociais – Essa dica era previsível, certo? Ainda que a curiosidade aperte e você queira apenas ‘dar uma olhadinha’ no que anda rolando nas redes sociais, desligue o celular. Um vídeo engraçadinho pode te levar a outro, e outro, e… quando você menos perceber terá perdido horas cruciais de estudo.

Assista a vídeo aulas para tirar algumas dúvidas – Com tantas plataformas de vídeos e canais para estudo, fica difícil não encontrar uma aula sobre aquele tema que não sai da sua cabeça. Procure variar de conteúdo e canal.

Dê atenção ao seu sono – Além das sempre recomendáveis 8 horas de sono, estudos apontam que um cochilo durante a tarde pode ser vital para o seu aprendizado. Para isso, os pesquisadores recomendam um cochilo com duração média de 20 minutos. Cuidado para não exagerar!

Um bom resumo é sempre bem-vindo – Copiar o conteúdo inteiro das aulas ou dos livros se torna algo maçante e muitas vezes uma sobrecarga para os estudos. Separe os tópicos principais e mantenha o foco neles.

Revise as matérias que aprendeu no dia – Uma das técnicas de contração para estudar essencial é sempre revisar. Ao finalizar um tópico importante, não deixe para revisá-lo depois. Isso pode gerar acúmulo de matéria e, por fim, você se sentirá perdido.

Pratique a escrita à mão – Alguns estudos apontam que escrever à mão te ajuda a fixar mais os conteúdos do que apenas digitá-los no computador. Ler e escrever do jeito tradicional são tarefas complexas, o que força o nosso cérebro a trabalhar mais.

Leia em voz alta – Esse tipo de método dentro das técnicas de concentração para estudar tem trazido grandes resultados para a memorização, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Waterloo, no Canadá. Ao ler em voz alta, também damos atenção a detalhes que poderiam passar despercebidos em uma leitura silenciosa.

Divida seu tempo em pequenos blocos – Uma das melhores dicas de como se concentrar para estudar é tirar alguns minutos de descanso entre um tópico e outro. Por exemplo, a cada 40 minutos, faça uma pausa de 10. Beba uma água e tente descansar durante esse intervalo.

Alterne a maneira de estudar – Outra forma bastante eficaz no processo de como se concentrar para estudar é saber a hora de mudar de método. Existem pessoas que preferem utilizar a mesma forma de estudo, entretanto, você pode evitar a rotina ao alternar apostilas, vídeo aulas, etc.

Cada pessoa tem um comportamento diferente. Por isso, nem todas as dicas de como se concentrar para estudar vão funcionar com você. Algumas vão gerar resultado, outras não. Teste todas elas para encontrar a melhor forma de otimizar o seu tempo e ampliar o seu aprendizado.

Preparamos aqui uma série de dicas para os estudantes que vão prestar o ENEM:

Além das dicas de como se concentrar e dos textos acima, você pode aproveitar para testar os seus conhecimentos com as nossas questões sobre a Idade Média, sobre a Semana de Arte Moderna e sobre Platão.

Já escolheu para qual área você vai prestar o vestibular? Se ainda tem dúvidas, aqui temos um texto que explica como descobrir a sua vocação.

Beduka é um buscador de cursos e faculdades privadas e públicas. Temos em nosso site o cadastro de todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

O estudante que fizer uma pesquisa por determinada faculdade ou curso vai encontrar informações como avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Agora que já detalhamos aqui várias dicas de como se concentrar para estudar, aproveite para ver também:

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador