Biologia

Teorias sobre a origem da vida: Descubra o que é Biogênese e Abiogênese

Quais as teorias sobre a origem da vida?Quais as teorias sobre a origem da vida?
Sala do Saber - melhor cursinho online

As principais teorias sobre a origem da vida na terra são a criacionista, a panspermia, biogênese e abiogênese e a da evolução química, além da teoria do big bang. Confira os detalhes de cada uma.

Este é um assunto muito presente em vestibulares e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desta vez, aqui no Beduka, vamos tratar das teorias sobre a origem da vida, assunto presente nas provas de biologia.

Com o passar dos anos, muitas hipóteses a respeito desse assunto foram estabelecidas. Algumas dessas, baseadas em pesquisas científicas e outras em crenças religiosas. De fato, você sabe quais são as teorias sobre a origem da vida?

Os seres humanos são curiosos por natureza, sendo assim, procuram sempre uma resposta que possa explicar sua origem nesse planeta.

A vida é bastante complexa e as indagações a respeito da origem da mesma são motivos de muitos estudos e debates entre a ciência e a religião, ora estando em comum acordo, ora discordando.

Mas, o que realmente explica a origem da vida? Não é possível encontrar uma única resposta correta, mas de acordo com nossas convicções podemos identificar a que mais se encaixa no ponto de vista pessoal e individual. Vamos lá?!

Teorias sobre a origem da vida

A teoria mais aceita atualmente permanece sendo a do padre Georges Lemaítre, que é a teoria do Big Bang, a grande explosão que colocou o universo em movimento e gerou os elementos químicos que se uniram formando a primeira vida e daí por diante.

Entre Biogênese e abiogênese, a biogênese é mais aceita, considerando que somente uma vida anterior pode gerar outra vida. Ela foi aprimorada com o entendimento de evolução química, que defende a vida surgindo a partir de combinações químicas.

Contudo, não há resposta definitiva.

Resumo da origem da vida

Acredita-se que a Terra tenha surgido cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Já a vida, há aproximadamente 3,4 milhões de anos, segundo fósseis de procariontes (bactérias unicelulares sem envólucro nuclear) encontrados na África do Sul.

Presume-se ainda que as primeiras células eucarióticas (célula com verdadeiro núcleo e membrana nuclear) tenham surgido há 1,7 bilhões de anos e os primeiros organismos multicelulares há 700 milhões.

No início da Terra, a vida ainda não era possível, pois sabe-se que havia muitas colisões entre corpos celestes.

A ciência acredita que foi nesse período que a Lua surgiu. E foi por meio de movimentações planetárias que ela ficou em órbita, ao redor do nosso planeta, tornando-se o satélite natural que hoje é conhecido.

Esse cenário conturbado continuou por muitos anos, até tornar-se estável.

Mas a pergunta que intriga grande parte da humanidade é: como a vida surgiu na Terra? Para responder a essa questão, inúmeras hipóteses surgiram no decorrer do tempo. Detalharemos algumas teorias na sequência deste texto. Faremos um resumo das principais teorias sobre o surgimento da vida.

Ei! Que tal estudar para o Enem com o Simulado Enem do Beduka? É gratuito! Além dele, baixe o nosso Plano de Estudos para se preparar melhor ainda.

O que é abiogênese? E biogênese?

O que é Abiogênese (ou geração espontânea)? É uma hipótese de origem da vida que acredita que há uma “força vital” em alguns tipos de matéria orgânica, o que provocou o surgimento da vida. Aristóteles era um dos defensores desta teoria, pois acreditava que a vida poderia surgir de variadas formas a partir de matéria sem vida.

Essa teoria defende que a vida surge da matéria inanimada. Ainda na modernidade havia uma forte defesa dela. Van Helmont considerava que os cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos. Naturalistas consideravam que os intestinos produziam os vermes e que carne em decomposição gerava moscas.

O experimento de Francisco Redi

Quem a tudo isso contrariou foi Francisco Redi, um poeta e naturalista. Ele negou a geração espontânea e defendeu o início dos organismos vivos pela inseminação de ovos presentes nas matérias inanimadas.

Ele selecionou 8 frascos. 4 foram selados e 4 ficaram abertos em contato com o ar. Esses abertos ficaram com moscas depois de um tempo, mas os fechados, não.

Seu experimento foi bom, mas não pôs fim ao debate por causa do surgimento do microscópio. Assim alegava-se a presença dos micro-organismos.

O experimento de Louis Pasteur

Quem realmente resolveu a questão foi Louis Pasteur que provou definitivamente que a vida surge sempre de outra vida, preexistente. Ele usou infusões em balões de vidro com o pescoço alongado e fazendo curvas os ferveu para que o vapor saísse pelas extremidades. Quando eles esfriavam permaneciam inalterados sem micro-organismos.

Porém, houve presença de micro-organismos nos balões com os tubos quebrados, pois assim tinham contato com o oxigênio. Logo, era o ar que transportava as partículas sólidas com micro-organismos. Assim temos a teoria da Biogênese.

experimento de Louis Pasteur com a infusão fervida em balão de vidro com pescoço alongado.

Teorias científicas sobre a origem da vida e teoria do criacionismo

Criacionismo

O criacionismo considera que a intervenção divina foi a responsável pela origem da vida, criação do planeta e do universo. Inúmeras crenças religiosas acreditam nessa hipótese, e não é impossível que até o meio científico permaneça a considerando.

Uma das formas de se pensar o criacionismo é entendendo que Deus criou o seres já prontos, feitos e desenvolvidos, sem precisar esperar que se relacionassem e fossem passando por alterações no decurso do tempo. Isso contraria todas as pesquisas e experimentos feitos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Contudo, é possível conciliar o criacionismo com as teorias científicas mais modernas sobre o surgimento do universo ou da vida. Atualmente, a posição de muitos cristãos, principalmente cientistas religiosos, é a de que Deus criou toda a matéria que está em constante mudança. Nesse caso, a forma como tudo se deu é assunto para os cientistas. Ter sido em milhões de anos, não muda nesse caso, que houve um criador inicial.

Faça algumas questões sobre a origem da vida e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

O que foi o Big Bang?

Esta é uma das hipóteses sobre a origem da vida ainda muito respeitada na atualidade. De acordo com o padre Georges Lemaítre e o físico russo George Gamow, no início, o universo era um grão que explodiu, sem motivo aparente, e produziu o tempo, a matéria e a energia que existe.

De acordo com ela, o Universo teria surgido a partir de um ponto extremamente denso que passou por uma grande explosão, dando origem ao cosmos em expansão, planetas e tudo que neles existe.

E, como a temperatura era alta, não haviam elementos químicos no universo, sendo assim, surgiram apenas após milhares de anos, tais como o hidrogênio.

A teoria do Fixismo

Até meados do século XVIII, os cientistas acreditavam que espécies independentes haviam surgido na Terra, sem parentesco, e que as características individuais das mesmas permaneceram por muito tempo inalteradas. Dentre todas, essa é a mais desacreditada.

Origem da vida: Teoria da Panspermia (ou Cosmogenia)

Ela foi idealizada pelo grego Anaxágroas e o físico sueco Arrhenius deu continuidade a essa teoria. Ela defende a ideia de que a vida surgiu em outros planetas e foi trazida para a Terra por meio do trânsito de meteoros. Mas isso não resolve o problema realmente, afinal, como ela surgiu antes de chegar à Terra?

Hipótese autotrófica

Esta teoria do surgimento da vida na terra defende que o primeiro ser era autotrófico, que surgiu em condições extrema, mas conseguiu viver em lugares mais protegidos como fontes termais submarinas.

Eles, inicialmente se nutriam a partir da reação de substâncias inorgânicas. O nome disso é quimiossíntese. Após esses, surgiram os capazes de realizar fermentação.

Na sequência os capazes de realizar a fotossíntese (as primeiras plantas) e por último os seres heterotróficos.

  • Hipótese autotrófica: os primeiros seres vivos produziam seu próprio alimento, já que não havia moléculas orgânicas suficientes para alimenta-los. Eles obtiam a nutrição por quimiossíntese – sem energia luminosa – a partir de compostos inorgânicos.
  • Hipótese heterotrófica: os primeiros seres vivos não produziam o próprio alimento e se alimentavam de moléculas presentes no meio ambiente. Eles seriam muito simples e incapazes de sintetizar os próprios nutrientes.

O que a ciência revela sobre a origem da vida?

A partir do século XIX, um grupo de cientistas, curiosos a respeito do assunto, iniciou novas análises a fim de identificar o surgimento da vida na Terra.

Teoria de Oparin e Haldane

Para a grande maioria desses estudiosos, a vida foi iniciada através de reações químicas, das quais foram sendo apresentadas em condições especiais. Essa foi a linha de estudo do bioquímico Aleksandr Oparin, que defendia a teoria da evolução química. O ciêntista escocês John B. S. Haldane chegou, de forma independente, à mesma conclusão.

Nesta teoria sobre a origem da vida, tudo teria começado a partir da evolução de compostos químicos inorgânicos, que se combinaram formando tipos de moléculas orgânicas simples. Elas evoluíram com o passar do tempo e formaram estruturas complexas, dando origem aos seres vivos.

Ainda não sabemos, de fato, como a vida surgiu …

Por volta de 1950, dois pesquisadores, Harold Urey e Stanley Miller, foram responsáveis por um experimento para analisar se reações químicas poderiam provocar o surgimento da vida na Terra. Os estudos trouxeram resultados satisfatórios a partir de metano, amônia e hidrogênio com descargas elétricas e ciclos de aquecimento e condensação de água.

Os testes de Urey e Miller provaram que seria possível o surgimento de moléculas orgânicas por meio destas reações químicas e que tais moléculas são indispensáveis para o surgimento da vida.

Inúmeras observações científicas, realizadas no decorrer dos anos, identificaram a origem das primeiras células, o funcionamento e a estrutura das mesmas. Possibilitando assim, um maior aprofundamento em relação a origem da vida.

Falar a respeito das teorias sobre a origem da vida é um debate que expõe ideias diversificadas e provoca várias análises, desde questões científicas, religiosas até mesmo questão extraterrestre. Cada vez mais a ciência se propõe a investigar essa temática, realizando constantemente novas descobertas.

Essas são algumas das teorias sobre a origem da vida que você pode encontrar em questões de vestibulares ou mesmo na prova do Enem. É um assunto interessante e você pode se aprofundar para conhecer melhor cada uma delas.

Aqui no Beduka estamos preocupados com a sua formação. Produzimos uma série de conteúdos para te ajudar a estudar para os principais vestibulares do país. Em nosso buscador de cursos você pode comparar as faculdades particulares e públicas e verificar qual atende melhor a sua necessidade.

Além disso, por meio de um cadastro simples, você tem a possibilidade de consultar quais as faculdades particulares que oferecem bolsas de estudo e fazer a sua inscrição para conquistar a sua.

Agora que te apresentamos algumas das principais teorias sobre a origem da vida, aproveite para ler também:

Qual das teorias sobre a origem da vida faz mais sentido para você? Use o campo de comentários abaixo e deixe a sua opinião.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

5 Comentários

  • Pra mim foi Deus. Pois até mesmo na teoria do big bang e nas reações químicas.. o ponto é quem criou a química? quem criou esse componentes? E se o universo era um grão denso, quem criou esse grão? Pra mim não faz sentido. algo inteligente teve que intervir para que isso realmente funcionasse, algo que é infinitamente mais inteligente do que a gente e poderoso.

  • Todas as teorias parecem ter um ponto em comum, a base de que algo surgiu do nada e foi se modificando, mesmo hipótese criacionista, que também se configura em mais uma ideia. No fim tudo, é mais literatura de ficção, não há possibilidade de nós mesmos provarmos ou alcançarmos as respostas da origem da vida por nós mesmos.

    • Denis, colocamos a teorias mais aceita sobre a questão para ajudar os estudantes. Contudo, entendemos o seu ponto. Obrigado pelo comentário.

  • Antes de tudo, acredito que seja impossível questionar o trabalho de Deus, pois, Ele é a Inteligência Suprema. Tudo é uma questão de fé, isto é, acreditar. Não estou propondo nenhum tipo de religião ou crença, mas, é necessário que você utilize seu raciocínio para fazer uma analogia entre todas as teorias propostas. Deus é o Criador, isto é inquestionável, as Ciências podem explicar até certo ponto, depois, não mais. Pesquise sobre o que alguns cientistas como Newton, Schrödinger e Einstein escrevem. A Química, a Física, seja a clássica ou a quântica, expõem suas propostas. Veja a simplicidade e/ou a complexidade dos ciclos biogeoquímicos, como o do nitrogênio, do carbono, do fósforo, ou ainda as forças que mantém o universo em equilíbrio, como a Nuclear Forte, a Nuclear Fraca, a Força de Gravidade … tudo é simplesmente fantástico.
    Quero dizer que, todas as teorias podem ser válidas, no entanto, tudo é criado por Deus.