Cursos

O que se estuda em pedagogia? Descubra agora

O que se estuda em pedagogia? Descubra agoraO que se estuda em pedagogia? Descubra agora

Em pedagogia estuda-se sobre a estrutura e organização do sistema educacional, psicologia da educação, sociologia da educação, gestão da educação, didática, alfabetização e letramento, ensino das matérias da educação básica, literatura infantil,  filosofia da educação e técnicas de avaliação e aprendizagem.

A área de pedagogia foi a 2ª mais buscada por alunos que fizeram o ENEM e tentaram uma vaga nas instituições federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2017. Hoje vamos falar sobre o que se estuda em pedagogia e detalharemos melhor as atividades desta área.

Se você é daqueles que pensa que todo professor é um pedagogo, este conteúdo será esclarecedor: não, nem todo professor é um pedagogo, mas todo pedagogo é um professor. O pedagogo obtém formação para atuar em sala de aula no início da formação escolar, já professores de áreas específicas como história, química ou biologia, por exemplo, necessitam de uma graduação com licenciatura naquela disciplina.

Antes de entrar nos detalhes sobre o que se estuda em pedagogia, é preciso destacar que este é um curso superior que tem como finalidade a formação de professores para atuar na educação infantil (pré-escola) e nos primeiros 5 anos do ensino fundamental. Mas não é só na sala de aula que este profissional irá atuar, na sequência deste texto você verá outras possibilidades profissionais para o pedagogo.

Durante o ensino básico, quando os alunos começam os estudos sobre língua portuguesa, matemática, estudos sociais e ciências, eles serão assistidos por um pedagogo.

Porém, ao iniciar o quinto ano, o aluno passará a ter contato com várias outras áreas e também precisará aprofundar os conhecimentos nos conteúdos em que já teve contato. Justamente neste momento entra em ação professores formados em áreas como geografia, história, química, biologia e sociologia, dentre outras.

Como destacamos acima, o pedagogo tem uma grande importância no processo inicial de aprendizado, mas depois sai de cartaz e dá destaque para outros profissionais.

Estude para ser aprovado em pedagogia com o nosso Simulado Enem. É gratuito!

E o que faz então o profissional formado em pedagogia?

quais as responsabilidades do pedagogo

É exigência básica para se manter uma escola, faculdade ou universidade, um pedagogo. É este profissional o responsável por:

  • implementar um sistema de ensino
  • monitorar o corpo docente
  • organizar plano de atividades escolares
  • organizar diversas atividades administrativas do local.

Além de aprender mais sobre a função de pedagogo, o graduando também conhecerá outras profissões que ele poderá exercer. É possível, por exemplo, atuar no segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O profissional formado em pedagogia poderá ainda trabalhar em empresas para auxiliar na implementação de atividades educacionais e ainda acompanhar a evolução do aprendizado dos funcionários.

Outra possibilidade de atuar fora do ambiente escolar é o trabalho em ONGs, com orientações de crianças e jovens, bem como no RH de empresas. As opções são bem variadas para quem deseja formação em pedagogia.

Resumo dos locais onde o pedagogo pode atuar:

O que um pedagogo faz? Onde ele trabalha?
  1. Escolas públicas e privadas;
  2. Editoras de livros didáticos;
  3. Assessorias especializadas;
  4. Educação a distância
  5. Empresas e indústrias, principalmente no RH, treinamento e desenvolvimento;
  6. Organizações não-governamentais
  7. Hospitais

Descubra qual é a nota de corte Sisu e ProUni para o curso de Pedagogia nas faculdades do Brasil em Beduka.com.

Disciplinas e Habilidades – O que se estuda em pedagogia?

Um dos grandes diferenciais do curso de pedagogia é que você pode aplicar o seu conhecimento em diferentes áreas. Isso porque, a grade é bem diversificada, abordando temáticas essenciais para o futuro profissional.

Os profissionais da pedagogia trabalham com educação e aprendizagem.

Como é o currículo do curso de pedagogia?

Entre as habilidades e disciplinas ensinadas ao longo do curso estão:

O que se estuda em pedagogia? – Estrutura e Organização do Sistema Educacional

Nessa disciplina, o aluno irá aprender como funciona o sistema educacional brasileiro, suas leis e normas. Ele ficará por dentro de todas as normas de ensino da educação básica, bem como políticas de coordenação aplicadas dentro da gestão.

Além disso, ele também irá se aprofundar no funcionamento das avaliações educacionais.

O que se estuda em pedagogia? – Orientação

Na parte de orientação, você verá como guiar crianças, jovens e adultos dentro do ambiente escolar. O estudante irá conhecer melhor as técnicas de psicologia que são aplicadas dentro da profissão.

Mais do que isso, ele desenvolverá a habilidade de entender os problemas e questionamentos dos indivíduos e, a partir de uma análise, buscará saídas e soluções para cada dificuldade.

O que se estuda em pedagogia? – Técnicas de ensino

Outra disciplina dentro do curso é a de didática. Nela, você irá conhecer os principais métodos de ensino e como aplicá-los de maneira correta dentro do ambiente escolar.

Além disso, o aluno também aprenderá como lecionar as matérias básicas do currículo escolar: geografia, matemática, língua portuguesa, história e ciências naturais.

O que se estuda em pedagogia? – Técnicas de avaliação

Nesta etapa do curso de pedagogia, o futuro profissional aprende formas de verificar o desempenho dos alunos. Nessa disciplina, o estudante de pedagogia será inserido dentro dos sistemas de avaliação e aprenderá como identificar qual o mais eficaz para aplicar no ambiente escolar em que estiver atuando.

O estudante também desenvolverá a habilidade de identificar possíveis limitações das crianças, jovens e adultos e, assim, criar um sistema de avaliação mais efetivo, que seja adaptado para essas necessidades específicas.

O que se estuda em pedagogia? – Gestão da educação

Outro assunto abordado dentro do curso de pedagogia é a gestão da educação. Nesta área, você conhecerá como é feita a administração de instituições escolares. Dentre as temáticas tratadas estão os modelos de organização em estabelecimentos privados e públicos.

É preciso ter em mente que a grade curricular e as temáticas envolvidas no curso de pedagogia pode variar de acordo com a instituição escolhida. Ou seja, dependendo da faculdade, as matérias podem sofrer alterações e ter especializações diferentes.

Entretanto, as temáticas acima costumam ser itens obrigatórios no currículo da grande maioria de faculdades e universidades.

Lista referência do que se estuda em pedagogia:

  1. Alfabetização e Letramento;
  2. Avaliação de Aprendizagem;
  3. Avaliação Institucional;
  4. Didática;
  5. Educação de Jovens e Adultos;
  6. Educação e Economia Política;
  7. Educação Popular;
  8. Ensino de Artes;
  9. Ensino de Ciências Naturais;
  10. Ensino de Educação Física;
  11. Ensino de Geografia;
  12. Ensino de História;
  13. Ensino de Língua Portuguesa;
  14. Ensino de Matemática;
  15. Estrutura e Organização do Sistema Educacional;
  16. Filosofia da Educação;
  17. Gestão da Educação;
  18. História da Educação;
  19. Informática Aplicada à Educação;
  20. Libras (Língua Brasileira de Sinais);
  21. Literatura Infantil;
  22. Organização da Educação Básica;
  23. Orientação Educacional;
  24. Pedagogia nas Instituições não Escolares;
  25. Pesquisa e Prática em Educação;
  26. Planejamento Escolar;
  27. Psicologia da Educação;
  28. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
  29. Psicologia Institucional;
  30. Sociologia da Educação;
  31. Supervisão e Orientação Pedagógica;
  32. Técnicas de Avaliação da Aprendizagem;
  33. Tecnologia e Novas Mídias;
  34. Teoria e Prática da Educação Profissional;
  35. Teoria e Prática da Gestão Escolar;
  36. Teoria e Prática do Currículo;

Esta lista está de acordo com o Guia da Carreira.

Organize-se para estudar com o plano de estudos do Beduka.

Se quiser se aprofundar sobre cada instituição, aqui no Beduka você pode pesquisar faculdades e cursos e ver o que cada um tem de diferente e analisar qual está mais adequado ao conteúdo que quer se profissionalizar. Depois de escolher as escolas superiores que mais gosta, o ideal é marcar uma visita para conhecê-las pessoalmente.

Sobre o Beduka

Beduka é um comparador gratuito de cursos e faculdades que surgiu em 2017. Trazemos em nosso site uma lista completa de cursos com endereços e valores de mensalidades em universidades particulares. Além disso, o estudante tem acesso a uma série de bolsas de estudo em instituições parceiras.

Você conferiu neste artigo o que se estuda em pedagogia, aproveite para ver outros materiais que preparamos aqui:

Veja um especial com opiniões de especialistas em educação

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador