Cursos

Bolsa de estudos em jornalismo: matrícula grátis e 65% de desconto até o final do curso

Bolsa de estudos em  jornalismoBolsa de estudos em jornalismo
Cronograma do que estudar

Seu sonho é trabalhar com a informação, mas as notícias relacionadas a economia te assustam? Nós podemos te ajudar a solucionar esse problema! Vamos de contar formas de fazer uma graduação com bolsa de estudos em jornalismo. Em uma dessas formas, é possível até ter 100% de desconto na matrícula. Descubra como!

Preparamos este artigo incrível para você que deseja descobrir como conseguir uma bolsa em jornalismo. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. Como estudar jornalismo com bolsa de estudo?
  2. Você pode conseguir uma bolsa para jornalismo agora mesmo! Descubra como
  3. Como funciona a faculdade de jornalismo?
  4. Qual a grade curricular do curso de jornalismo?

Está se preparando para fazer o vestibular? Se sim! Treine com o Simulado Beduka.  Ele é 100% gratuito e você ainda pode decidir quais matérias precisa praticar mais!

Como estudar jornalismo com bolsa de estudo?

Enem, Prouni e ingresso direto são as principais formas de conseguir uma bolsa de estudos em jornalismo. Mas temos uma muito mais simples, eficiente e imediata: vamos te contar logo depois de te explicar sobre essas.

Bolsa de estudos em jornalismo através do Enem

O Enem é uma prova realizada em dois domingos consecutivos, com questões objetivas sobre as disciplinas cobradas no ensino médio, mais redação. 

Ele se tornou uma das principais formas de conseguir estudar com bolsa porque diversas instituições aceitam a nota que o aluno tirou no exame. Além disso, elas oferecem, para esses alunos, descontos fixos.

A nota do Enem também é obrigatória para os candidatos que vão tentar uma bolsa de estudo em jornalismo. Abaixo, entenda como o Prouni funciona.

Bolsa de estudos em jornalismo através do Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni), como o próprio nome já diz, é um programa do governo que oferece bolsas de estudos em faculdades privadas do Brasil. Existe um porém em relação ao programa, não basta apenas querer participar. 

É preciso se encaixar em diversos critérios, como os relacionados à renda familiar. E, para que você entenda melhor sobre ele, acesse um de nossos artigos exclusivos sobre o assunto: 

Bolsa de estudos em jornalismo através do ingresso direto

Ingresso direto é quando você trata tudo diretamente com a instituição de ensino. Isso pode ser feito com ou sem a nota do Enem.

Muitas universidades privadas oferecem, através de seus vestibulares, bolsa de estudos para jornalismo e outros cursos, com diferentes porcentagens de desconto. E a maioria delas oferece a escolha de usar nota do Enem como substituta do vestibular. 

Pegue sua bolsa de estudos em jornalismo com o Beduka agora mesmo! (Descontos de até 65%)

Sabemos que é difícil manter as contas em dia no Brasil. E, provavelmente, querer fazer uma graduação, mas não saber como seja um dos cenários mais desesperadores.

Afinal, um curso superior pode abrir as portas para o mercado de trabalho. Por esse motivo, vamos te ajudar a conseguir uma bolsa de estudos para jornalismo.

Sem vestibular, sem burocracia e com início imediato!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

E o melhor! A matrícula tem 100% de desconto.

Cronograma de estudos

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

O que é e como funciona o curso de jornalismo?

O curso de jornalismo é um período de estudo que forma profissionais aptos a atuar nos mais diversos ramos ligados a notícia: jornais, revistas, blogs, sites de informação, rádio e televisão.

Ele dura 4 anos, possui matérias relacionadas a escrita, fotografia, edição, revisão, prática em rádio e TV.  Além de disciplinas relacionadas às ciências humanas e sociais, como sociologia.  

Para receber o diploma, também é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e fazer um estágio obrigatório.  No mais, desde 2009, o curso de jornalismo deixou de ser obrigatório. 

Mas lembre-se! O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso os profissionais formados costumam ser mais requisitados.

Se você quiser saber ainda mais sobre a graduação em jornalismo, nós temos artigos perfeitos para isso:

Agora que você já tem as principais informações a respeito do curso, é só aceitar a bolsa de estudos em jornalismo que o Beduka Bolsas te ofereceu. É uma oportunidade imperdível!

Qual a grade curricular do curso de jornalismo?

O curso de jornalismo tem bastante teoria, como na disciplina de história da comunicação. Porém, é um dos cursos com mais matérias que envolvem prática. Exemplo: técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa.

As faculdades não apresentam grade curricular idênticas, mas como todas elas são regidas pelo Ministério da Educação (MEC), as diferenças não costumam ser tão significativas. Então, dá para ter uma noção do que você vai encontrar na universidade.

As matérias bases do curso são:

  • História da Comunicação;
  • Introdução a fotografia;
  • Fotojornalismo;
  • Narrativas Contemporâneas;
  • Telejornalismo;
  • Mídia Online;
  • Jornalismo Literário, Cultural e Social;
  • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa;
  • Redação Jornalística;
  • Filosofia e ética.

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre como conseguir uma bolsa de estudos em jornalismo tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Vai ser bom para mim .
    Sendo um sonho.
    Uma vez que vivo num Centro de Acolhimento .
    pretendo fazer a universidade fora