Biologia

Os 10 melhores exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano com gabarito

Os 10 melhores exercícios sobre Sistemas do Corpo HumanoOs 10 melhores exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Fisiologia Humana é um dos assuntos mais cobrados pelo Enem e demais vestibulares. Para alavancar seus estudos em Biologia, preparamos um resumo completo sobre o assunto e uma lista com os 10 melhores exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano com gabarito!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

A prática leva à perfeição e isso todo mundo sabe. Mas e você, já testou seus conhecimentos com exercícios hoje? Não perca mais tempo! Treine com o Simulado Enem do Beduka agora mesmo. É gratuito!

Resumo sobre Sistemas do Corpo Humano

A seguir você verá um resumo sobre cada um dos cinco principais sistemas do corpo humano: digestório, respiratório, circulatório, nervoso e endócrino.

Leia com atenção, pois entender quais são os órgãos e principais funções de cada sistema, será importante para resolver nossa lista de exercícios sobre sistemas do corpo humano!

Sistema Digestório

As principais funções do Sistema Digestório, também chamado de Sistema Digestivo, são:

  • Realizar a absorção dos nutrientes obtidos na digestão dos alimentos; 
  • Transformar as macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos, etc) em moléculas menores.

Além disso, o Sistema Digestório também transporta os nutrientes (água e sais minerais) através dos capilares sanguíneos e elimina os resíduos não digeridos e não absorvidos e restos de células descamadas do trato gastro intestinal.

Os principais componentes do Sistema Digestório são:

  • Boca: onde se inicia a digestão dos alimentos. De forma mecânica (onde os dentes trituram os alimentos) e de forma química (através das enzimas digestivas presentes na saliva).
  • Faringe: canal comum aos sistemas digestório e respiratório. Por ela passa o ar que encaminha-se para a laringe e o alimento que vai para o esôfago.
  • Esôfago: canal que leva o alimento ao estômago através dos movimentos peristálticos
  • Estômago: órgão onde os alimentos são armazenados e misturados ao suco gástrico (formado majoritariamente por ácido clorídrico, que torna o pH do estômago ácido). A principal enzima que age nesse órgão é a pepsina, que tem como função quebrar as proteínas.
  • Intestino delgado: órgão em que ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes que o organismo necessita. É dividido em duodeno, jejuno e íleo.
  • Intestino grosso: local de absorção da água. É dividido em ceco (local de absorção da água), cólon (apêndice) e reto (onde as fezes ficam armazenadas).

Também existem algumas glândulas que auxiliam nas ações do sistema, mas não contam como órgãos participantes. Lembre-se delas quando começar os exercícios sobre sistemas do corpo humano. 

São chamadas de Glândulas Anexas:

  • Glândulas salivares: são estimuladas a secretar a enzima ptialina (ou amilase), que é responsável por digerir parte do amido e outros carboidratos.
  • Fígado: é a maior glândula do corpo e sua principal função é a produção da bile, que auxilia o intestino na dissolução de lipídios.
  • Pâncreas: glândula mista que possui função exócrina (secreta o suco pancreático, rico em enzimas) e função endócrina (secreta os hormônios insulina e glucagon).

Está gostando do resumo? Ainda tem muito mais antes dos exercícios sobre sistemas do corpo humano.

Sistema Respiratório

É o conjunto de órgãos responsáveis pela respiração, que consiste no processo de troca de gases do organismo com o ambiente externo, a partir da obtenção do gás oxigênio (O2) e a eliminação do dióxido de carbono (CO2).

Conheça os principais componentes do Sistema Respiratório:

  • Nariz: principal meio de entrada do ar no organismo humano. No nariz o ar é aquecido, umedecido e filtrado.
  • Faringe: está conectada a boca e as fossas nasais. O ar é inspirado pelas narinas ou pela boca, passa pela faringe antes de chegar à laringe.
  • Laringe: conduz o ar inspirado até a traquéia, além de ser o local onde as cordas vocais se localizam. Elas são capazes de emitir sons durante a passagem de ar, sendo essenciais para a fala.
  • Traquéia: é um tubo que conduz o ar inspirado que vem da laringe e se bifurca em sua região inferior, dando origem aos brônquios.
  • Pulmão: o principal órgão desse sistema, é formado pela traqueia, pleura, brônquio principal e bronquíolos. Além disso, pode ser dividido em lobo superior, médio e inferior.
  • Brônquios: são constituídos por duas ramificações da traquéia, que se ramificam em tubos cada vez mais finos e chegam até os pulmões, os bronquíolos.
  • Alvéolos: são pequenos sacos constituídos por células epiteliais achatadas e cobertas por capilares sanguíneos. É o local onde ocorre a hematose pulmonar.

Leia nosso resumo completo sobre o Sistema Respiratório para entender com mais detalhes cada etapa da respiração e gabaritar nossos exercícios sobre sistemas do corpo humano!

Sistema Circulatório

Também chamado de Sistema Cardiovascular, esse sistema é responsável por levar nutrientes e oxigênio às células de todo o corpo humano, através do sangue. Não precisamos nem dizer que ele é peça central nos exercícios sobre sistemas do corpo humano.

O sistema circulatório é composto por diversos vasos condutores (artérias, veias e capilares) e pelo coração.

Veja as principais funções de cada vaso sanguíneo:

  • Artérias: são vasos que saem do coração e conduzem o sangue para o restante do corpo.
  • Veias: conduzem o sangue de volta dos tecidos para o coração.
  • Capilares: são ramificações microscópicas responsáveis pela troca de substâncias entre o sangue e as células.

O coração é um órgão muscular que age como uma bomba, com a função de impulsionar sangue para os pulmões e para todos os tecidos do corpo humano. 

Ele é formado por: veia cava superior, aorta, artéria pulmonar, átrios esquerdo e direito e ventrículos esquerdo e direito.

Os átrios são cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração e os ventrículos são as cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.

Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso age na coordenação funcional dos órgãos e sistemas do organismo, por meio do armazenamento de informações, da captação de sensação e da efetivação de reações através de mecanismos hormonais e motores.

Esse sistema pode ser dividido em: 

  • Sistema Nervoso Central (SNC): formado pelo encéfalo, cerebro, cerebelo, tronco encefálico e medula
  • Sistema Nervoso Periférico (SNP): constituído pelos nervos e gânglios.

Veja a seguir as funções de cada parte do sistema nervoso para responder os exercícios sobre sistemas do corpo humano:

  • Encéfalo: é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Está contido no crânio e em conjunto com a medula constituem o SNC.
  • Cérebro: principal órgão do sistema e tem a função de controlar ações motoras, estímulos sensoriais e atividades neurológicas como a memória, aprendizado, pensamentos e falas.
  •  Cerebelo: responsável por manter o equilíbrio corporal, controlar o tônus muscular e comandar a aprendizagem motora.
  • Tronco encefálico: é constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.
  • Nervos: são fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo e que apresentam a função de transmitir os impulsos nervosos.
  • Gânglios: são acumulações de neurônios localizados fora do SNC e ficam espalhados pelo corpo.
  • Medula: é a parte mais extensa do SNC. É responsável por promover a comunicação entre o organismo e o sistema nervoso, tendo também a função de coordenar os reflexos.

Sistema Endócrino

É o sistema que tem como função a produção de hormônios para o organismo. 

Os hormônios são substâncias químicas específicas sintetizadas pelas glândulas do sistema endócrino e que funcionam como um sinalizador celular.

Confira as principais glândulas do corpo humano e suas funções:

  • Hipófise: glândula situada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. É responsável por produzir diversos hormônios (TSH, FSH, LH e GSH). É considerada a glândula mestre do organismo humano, uma vez que ela estimula a atividade de outras glândulas.
  • Glândula Pineal: pequena glândula situada na base do cérebro, produz o hormônio melatonina, que pode atuar nos sistemas imunitário e nervoso.
  • Timo: órgão linfóide importante para a defesa imune na criança. No adulto é um órgão vestigial. Produz a timosina e a timopoietina, que atuam na maturação dos linfócitos T.
  • Tireóide: localizada na porção anterior do pescoço, tem seu funcionamento estimulado por um hormônio produzido pela hipófise.
  • Adrenais: são duas glândulas localizadas uma sobre cada um dos rins. Produz os glicocorticóides, os mineralocorticóides e a adrenalina.
  • Testículos: são as gônadas masculinas e produzem o hormônio testosterona que regula o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e estimula a espermatogênese.
  • Ovários: são as gônadas femininas responsáveis por produzir o estrógeno (caracteres sexuais secundários) e a progesterona (desenvolvimento do endométrio)

Quer conhecer mais sobre os outros sistemas? Não deixe de conferir nosso guia completo sobre os Sistemas do Corpo Humano aqui.

Agora que você entendeu tudo sobre os principais sistemas, seus órgãos e funções, responda os 10 melhores exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano!

Exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano

Questão 1 – (ENEM)

Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

Questão 2 – (UFPR)

Para facilitação de seu estudo, muitas vezes o corpo humano é dividido em sistemas. Entretanto as funções fisiológicas desempenhadas pelo corpo não estão dissociadas e ocorrem por meio da integração desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatório, respiratório e imunológico, considere as seguintes afirmativas:

1. O oxigênio (O2), assimilado pelo corpo por meio das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratório, é distribuído pelas hemácias presentes no sangue, ligado a moléculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produção de energia da maioria das células do corpo.

2. As artérias são vasos que transportam o sangue proveniente do coração, podendo, inclusive, transportar sangue venoso, como no caso das artérias pulmonares.

3. O timo, o baço e os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que, entre outras funções, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano.

4. O sistema circulatório é composto pelo sistema sanguíneo, que transporta o oxigênio, e pelo linfático, responsável pelo transporte de CO2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 3 – (UNILINS)

As funções desempenhadas pelos órgãos do nosso corpo devem ser realizadas harmoniosamente. Para que isso ocorra, existem os chamados sistemas integradores, responsáveis pela coordenação de todas as atividades. Tais sistemas são:

a) Circulatório e excretor.

b) Endócrino e nervoso.

c) Nervoso e respiratório.

d) Endócrino e circulatório.

e) Circulatório e respiratório.

  • Estamos apenas no começo dos exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano. Concentre-se e dê o seu melhor!

Questão 4 – (UnB)

Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo.

a) Brônquios

b) Faringe

c) Pulmão

d) Esôfago

e) Laringe

Questão 5 – (PUC-Rio)

Os sistemas celulares do corpo dos heterotróficos pluricelulares (animais) dispõem de dois sistemas de sinalização para integração dos sistemas corporais. São eles:

a) sistema circulatório e respiratório.

b) sistema circulatório e excretor.

c) sistema nervoso e hormonal.

d) sistema respiratório e nervoso.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) sistema locomotor e hormonal.

  • Muito bem! Você chegou na metade da nossa lista de exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano.

Questão 6 – (FUVEST)

Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorre digestão e absorção de nutrientes e de água.

Questão 7 – (URCA)

A sequência das estruturas que formam o sistema respiratório humano da parte externa para a interna é:

a) Fossas nasais – faringe – laringe – traquéia – brônquios.

b) Fossas nasais – laringe – esôfago – traquéia – brônquios.

c) Fossas nasais – laringe – faringe – traqueia – brônquios.

d) Fossas nasais – faringe – esôfago – traquéia – brônquios.

e) Fossas nasais – faringe – traqueia – laringe – brônquios.

Questão 8 – (FUVEST)

No sistema circulatório humano,

a) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

c) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.

d) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.

e) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.

  • Calma, a lista de exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano está chegando ao fim. Vamos com tudo para os dois últimos exercícios!

Questão 9 – (UFC)

O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder às questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da frequência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como consequência das sensações citadas no texto.

a) Suprarrenal e adrenalina

b) Tireóide e adrenalina

c) Tireoide e calcitonina

d) Hipófise e adrenalina

e) Pineal e melatonina

Questão 10 – (PUC-Rio)

A reação do corpo humano a doenças infectocontagiosas é influenciada pelo sistema imunológico. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE elementos relacionados a esse sistema.

a) linfócitos e hemácias

b) plaquetas e leucócitos

c) plaquetas e hemácias

d) macrófagos e linfócitos

e) macrófagos e hemácias

  • Parabéns! Você finalizou nossa seleção dos melhores exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano, não deixe de conferir suas respostas.

Gabarito dos exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano

Exercício resolvido questão 1 – 

Alternativa correta: c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

Exercício resolvido questão 2 – 

Alternativa correta: c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Exercício resolvido questão 3 – 

Alternativa correta: b) Endócrino e nervoso.

Exercício resolvido questão 4 – 

Alternativa correta: b) Faringe

Exercício resolvido questão 5 – 

Alternativa correta: c) sistema nervoso e hormonal.

Exercício resolvido questão 6 – 

Alternativa correta: a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

Exercício resolvido questão 7 – 

Alternativa correta: a) Fossas nasais – faringe – laringe – traquéia – brônquios.

Exercício resolvido questão 8 – 

Alternativa correta: b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

Exercício resolvido questão 9 – 

Alternativa correta: a) Suprarrenal e adrenalina

Exercício resolvido questão 10 – 

Alternativa correta: d) macrófagos e linfócitos

Esperamos ter contribuído com seus estudos com essa lista de exercícios sobre Sistemas do Corpo Humano. Até a próxima!

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? Não deixe de conferir a oportunidade incrível que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Nossa missão é te ver cursando a faculdade dos seus sonhos e para isso sempre trazemos as melhores soluções: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional…

Mas sabe qual é a melhor delas? O Beduka Bolsas!

Na plataforma do Beduka Bolsas você pode encontrar bolsas de estudo nas melhores universidades, com descontos que podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

Garanta seu sucesso profissional, escolha entre mais de 90 opções de cursos. Temos Enfermagem, Direito, Biomedicina e muito mais!

Receba nossos conteúdos diários e gratuitos seguindo o Instagram e o Pinterest! Nessas redes postamos resumos sobre os principais assuntos do Enem e Vestibulares. 

Obrigada por ler até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.