BiologiaExercícios

Os 5 melhores exercícios sobre Tecidos Vegetais com Gabarito

Os 5 melhores exercícios sobre Tecidos VegetaisExercícios sobre tecidos vegetais

Botânica é uma das principais áreas de Biologia e está sempre presente nos vestibulares e no Enem.. Um dos temas que a compõem é o estudo sobre tecidos vegetais. Neste artigo você encontra um resumo sobre este tema e ao final do texto os melhores exercícios sobre tecidos vegetais para você treinar o que aprendeu. Não deixe de conferir o gabarito ao final do texto!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

O que são tecidos vegetais?

Tecidos vegetais são conjuntos de células vegetais que possuem formato e função semelhantes. Esses tecidos são responsáveis pela formação do corpo das plantas e por desempenhar funções específicas a partir da sua organização.

Assim como nos seres humanos, para estudar os tecidos é importante classificá-los de acordo com a origem das células que o compõem e as funções que estas executam. Contudo, nas plantas esse processo é um pouco mais complicado pois a diferenciação celular ocorre através dos meristemas.

O que são meristemas?

Meristemas são tecidos vegetais vivos nos quais as células não se diferenciam completamente. Este tipo de tecido é responsável pelo crescimento da planta e pela multiplicação de novas células. 

Os tecidos meristemáticos podem ser divididos em dois tipos. São eles:

  • Tecido meristemático primário: responsável pelo crescimento apical (altura) da planta. Está localizado no topo do caule e no ápice da raiz.
  • Tecido meristemático secundário: responsável pelo crescimento lateral (espessura) da planta. Esse tecido é dividido em câmbio (floema e xilema) e felogênio (periderme). 

Para dicas de estudo e resumos ilustrados, acesse o Pinterest do Beduka!

Quais os principais tecidos vegetais e suas funções?

Epiderme e Periderme:

Ambos os tecidos são responsáveis pelo revestimento das estruturas das plantas. Mais especificamente, a epiderme reveste as folhas, os caules e as raízes mais antigas. Já a periderme é responsável por proteger as raízes que estão em fase de crescimento secundário.

A epiderme pode apresentar anexos importantes. Essas estruturas estão relacionadas com a parte da planta onde se encontram características específicas dela e até mesmo o ambiente onde é encontrada. Confira abaixo:

  • Estômatos: orifício que possibilita a troca de oxigênio para gás carbônico durante a fotossíntese e a respiração.
  • Tricomas: podem ocorrer em plantas xerófitas (plantas que vivem em ambientes secos). Sua função é reduzir a perda de água em forma de vapor pelos estômatos.
  • Acúleos: estruturas de proteção contra herbivoria. Sabe os “espinhos” de uma rosa? Aquilo na verdade são os acúleos.

Parênquima

O parênquima é um tecido vegetal que possui a capacidade de voltar para o seu estágio meristemático. Além disso, esse tecido funciona como um armazenamento de várias substâncias e, a partir delas, ele pode ser classificado da seguinte maneira:

  • Parênquima clorofiliano: armazena clorofila e auxilia as demais células no processo de fotossíntese.
  • Parênquima de preenchimento: funciona como um armazenamento da substância fundamental e preenche os tecidos vegetais.
  • Parênquima de reserva: armazena substâncias essenciais para os processos fisiológicos da planta. Este parênquima pode armazenar amido, óleos, água e até mesmo ar.

Colênquima e Esclerênquima

Colênquima e esclerênquima são tecidos vegetais de sustentação. A principal diferença entre os dois é que o colênquima possui células vivas com capacidade de retornar para sua fase meristemática, enquanto o esclerênquima possui células mortas.

Floema e Xilema

Floema e Xilema são tecidos vegetais vasculares das plantas. Esses tecidos são responsáveis pela condução da “seiva bruta” e da “seiva elaborada”

O xilema é formado por células mortas e elementos condutores (traqueides e elementos de vaso) e sua função é transportar água e sais minerais (seiva bruta) da raiz para outras regiões da plantas. O termo seiva bruta está em desuso, pois essa água foi filtrada na raiz, não sendo “bruta”, mas o conceito pode aparecer para você no vestibular.

O floema é formado por vários tipos de células vivas e sua função é transportar materiais orgânicos e inorgânicos (seiva elaborada) utilizados pela planta. Nesse tecido vegetal é possível encontrar células crivadas e elementos de tubo crivados, que nada mais são que estruturas porosas que auxiliam no transporte das substâncias.

  • Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Exercícios sobre tecidos vegetais

Questão 1- (VUNESP) A análise do líquido coletado pelo aparelho bucal de certos pulgões, que o inseriram no caule de um feijoeiro adulto, revelou quantidades apreciáveis de açúcares, além de outras substâncias orgânicas. Plântulas de feijão, recém-germinadas, que se desenvolveram sobre algodão umedecido apenas com água e sob iluminação natural, tiveram seus órgãos de reserva alimentar (folhas primordiais modificadas) sugadas por outros pulgões. A análise do líquido coletado dos aparelhos bucais destes pulgões também revelou a presença de nutrientes orgânicos. Os resultados destas análises indicam que os pulgões que sugaram o feijoeiro adulto e os que sugaram as plântulas recém-germinadas inseriram seus aparelhos bucais, respectivamente, no

a) parênquima clorofiliano e súber.

b) xilema e cotilédones.

c) esclerênquima e xilema.

d) floema e súber.

e) floema e cotilédones.

Questão 2- (UEPB) As trocas gasosas, ao nível das folhas, ocorrem por meio de numerosas aberturas epidérmicas denominadas de:

a) Parênquimas

b) Ostíolos

c) Estômatos

d) Células-guarda

e) Acúleos

Questão 3- (UNIVAG) O meristema é um tecido vegetal cujas células possuem alta capacidade de se dividir, dando origem aos diversos tecidos vegetais. Com relação a esse tecido e aos tipos de gemas por ele formados, é correto afirmar que

a) o meristema lateral, existente na maioria das eudicotiledôneas, é responsável pelo crescimento em espessura do caule dessas plantas.

b) o meristema apical, também localizado na raiz, tem seu desenvolvimento inibido pelo meristema lateral.

c) é composto por células indiferenciadas, as quais sofrem uma série de divisões celulares reducionais, promovendo crescimento das plantas.

d) o meristema subapical se localiza abaixo da epiderme e auxilia no crescimento do caule, estimulando seu meristema apical.

e) quando as células do meristema resultam da desdiferenciação de tecidos maduros, fala-se em meristema primário.

Questão 4- (FPS)  Nas angiospermas, os tecidos derivados dos meristemas primários são denominados tecidos primários. Em relação a esses tecidos, marque a alternativa incorreta.

a) A epiderme é geralmente uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, aclorofiladas e com grande vacúolo.

b) Os parênquimas são formados por células vivas, com parede celular delgada, e desempenham várias funções, como preenchimento de espaço, assimilação e reserva.

c) O colênquima é formado por células vivas, geralmente alongadas e com paredes espessadas de forma desigual, e é considerado um tecido de sustentação da planta.

d) O esclerênquima é um tecido de sustentação da planta formado por células vivas, com parede celular espessada principalmente pelo depósito de lignina.

e) O xilema é responsável pelo transporte da seiva bruta (água e sais minerais) e o floema é um tecido condutor de seiva elaborada (rica em substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese).

Questão 5- (UDESC) Nos vegetais o conjunto de vasos que conduzem a seiva elaborada constituem o chamado _____, enquanto os vasos que conduzem a seiva bruta constituem o chamado _______. Os vasos condutores do primeiro são constituídos por células ________ enquanto os do segundo por células ________.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto acima.

a) clorênquima – floema – vivas – mortas

b) floema – xilema – vivas – mortas

c) colênquima – xilema – mortas – vivas

d) xilema – esclerênquima – mortas – vivas

e) xilema – colênquima – mortas – vivas

Gabarito dos exercícios sobre tecidos vegetais

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra e) floema e cotilédones.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra b) Ostíolos

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) o meristema lateral, existente na maioria das eudicotiledôneas, é responsável pelo crescimento em espessura do caule dessas plantas.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) O esclerênquima é um tecido de sustentação da planta formado por células vivas, com parede celular espessada principalmente pelo depósito de lignina.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b) floema – xilema – vivas – mortas

Gostou dos nossos exercícios sobre tecidos vegetais? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador