Profissões

Raio-X do Beduka: o melhor teste vocacional e de personalidade

raio-x-do-beduka-teste-vocacional-e-de-personalidadeRaio X do Beduka: Teste vocacional e de personalidade

O Raio-X do Beduka é um teste vocacional inovador, pois primeiro ele faz um mapeamento do seu perfil, para depois indicar as profissões que mais combinam com o seu estilo. Ele foi desenvolvido a partir da metodologia DISC. Essa teoria já foi amplamente estudada e é embasada cientificamente sendo mundialmente aceita,  principalmente entre psicólogos, com assertividade acima de 95%. Saiba o que é e como funciona neste artigo.

Introdução

A principal função do Raio-X do Beduka é ajudar os estudantes numa fase crucial de suas vidas, a escolha profissional. Por meio do teste, é possível perceber quais são as características mais marcantes da personalidade de cada um. Ele ajuda no autoconhecimento e sugere profissões e carreiras.

Dessa forma, é possível compreender quais são as profissões que estão melhor relacionadas ao jeito de ser de cada pessoa. 

Por exemplo, há pessoas que necessitam de se comunicar, se expressar, dialogar e se relacionar para sentirem que estão vivendo bem. Seria contraditório que alguém com essas características trabalhasse em funções que não lidam com outras pessoas, sozinhas, apenas em frente a uma tela de computador, fazendo cálculos, por exemplo.

Por outro lado, imagine uma pessoa muito introspectiva, que prefere o silêncio e não lida bem com o público. Não é recomendado a alguém assim, trabalhar  lidando diretamente com grandes públicos.

Estes exemplos são básicos, pois o Raio-X do Beduka é ainda muito mais profundo e considera diversas outras características e variáveis para indicar corretamente as profissões adequadas para cada pessoa. Por isso, é  o melhor teste vocacional e de personalidade voltado para estudantes que existe no Brasil. Isso foi possível com a utilização da teoria DISC

Ele foi desenvolvido para mapear o perfil de cada pessoa, e a partir do jeito de ser de cada uma, indicar as profissões mais adequadas. Isso faz toda a diferença! Outros testes vocacionais que existem na internet, muitas vezes gratuitos, não consideram a personalidade da pessoa

Geralmente fazem apenas perguntas básicas sobre o que as pessoas gostam. Gostar apenas não é suficiente, é preciso ter aptidão e as habilidades necessárias para exercer determinada profissão, sob pena de ser um profissional mediano e frustrado.

Ninguém quer isso, não é mesmo? Por isso  RAIO-X do Beduka se diferencia de tudo que existe no mercado. Ele traz um conceito de mapeamento de perfil utilizado em empresas do mundo todo para contratação de funcionários, a fim de que cada pessoa esteja na função correta e feliz dentro das empresas. Um funcionário fazendo o que gosta, além de feliz, traz muito mais retorno para a empresa. Agora isso também disponível para os estudantes, através do RAIO-X do Beduka. Explicaremos logo abaixo como ela funciona. 

O que é a metodologia DISC?

O Raio-X do Beduka está baseado na metodologia DISC para ser um TESTE VOCACIONAL mais assertivo. Mas, que teoria é essa.

Tudo começou com William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard. Ele analisou os estilos comportamentais das pessoas a partir de suas respostas emocionais. Seus estudos foram publicados no livro “As Emoções das Pessoas Normais” em 1928. Desde então seus estudos vêm sendo estudados e aprimorados.

Ele percebeu 4 tendências básicas no comportamento humano: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CAUTELA. São essas tendências que guiam o Raio-X do Beduka, para que seja um dos melhores testes de personalidade e também um dos melhores testes vocacionais.

Para ficar fácil de se entender, vamos começar com a explicação das letras que compõem, o nome DISC, originalmente inglês. Elas representam 4 padrões de comportamento que podem ser combinados para descrever o perfil das pessoas.

dominancia-influencia-estabilidade-e-cautela-DISC

D – DOMINÂNCIA

Esta é uma das características mais marcantes em líderes natos. Esse aspecto descreve pessoas que buscam por resultados, por metas. São geralmente indivíduos que buscam controlar os ambientes ao seu redor, impacientes, dominantes, exigentes, determinados, diretos, decisivos, práticos, executores, curiosos, autoconfiantes, competitivos, rápidos, autocríticos, seguros de si e dispostos a correr riscos calculados.

I – INFLUÊNCIA

Esta é uma das características mais marcantes em comunicadores natos. Esse aspecto descreve pessoas que buscam fundamentalmente por relações com outras. São geralmente indivíduos inspiradores, influenciadores, interativos, sociáveis, extrovertidos, entusiastas, amigáveis, persuasivos, impulsivos, emotivos e que gostam de ajudar.

S – ESTABILIDADE

Esta é uma das características mais marcantes em pensadores natos. Esse aspecto descreve pessoas que são excelentes ouvintes. Geralmente são estáveis, atenciosas, persistentes, dão suporte aos outros e buscam ser especialistas em suas áreas.

C – CAUTELA

Essa é uma das características mais marcantes em calculistas e analistas natos. Esse aspecto descreve pessoas introspectivas, que preferem lidar com resultados e não com outras pessoas. Geralmente são cuidadosas, contemplativas, cautelosas, competentes, desobedientes, diretas, obstinadas, maduras e sarcásticas.

Como funciona a metodologia DISC?

Agora explicaremos como o Raio-X do Beduka chega ao resultado da personalidade de cada pessoa para indicar profissões e carreiras.

Essas 4 tendências do comportamento que foram descritas estão presentes em todas as pessoas, em maior ou menor intensidade. Geralmente, ocorre a predominância de um ou dois em cada perfil.

Como é o resultado do Raio-X do Beduka?

Como você já percebeu, trata-se de um teste vocacional e também de um teste de personalidade. Para chegar ao seu resultado é necessário responder 28 grupos de questões com seus pontos mais marcantes e com os menos marcantes também. Leva entre 05 e 15 minutos.

Feito isso, descobriremos qual é o seu perfil.

Os perfis são o resultado das 4 tendências combinadas. 

No Raio-X do Beduka, faz parte do teste de personalidade descrever como é cada um desses perfis e elencar ainda outras características. No resultado do teste você verá:

  • Emoções típicas
  • Objetivo
  • Forma de considerar os outros
  • Forma de influenciar os outros
  • Importância de uma pessoa com o seu tipo de perfil
  • Características marcantes
  • Forma de agir sob pressão
  • Seus medos
  • Formas de melhorar seu desempenho

Lembra-se das 4 características básicas que compõem o perfil? As que forem mais marcantes em você serão explicadas detalhadamente.

Apresentaremos um detalhamento completo sobre elas, que chamamos também de tendências predominantes e influenciam muito nas profissões. Só um teste vocacional com base científica como o Raio-X do Beduka possui essa qualidade e real preocupação com o futuro dos estudantes.

Você verá:

  1. A explicação completa e detalhada das suas dominâncias
  2. Principais características
  3. Talentos naturais
  4. Pontos fracos a serem melhorados
  5. Dicas de como se relacionar melhor com determinados perfis
  6. Exemplos do dia a dia
  7. Frases típicas
  8. Curiosidade: E se a sua personalidade fosse como a de um animal? Qual seria?
  9. Curiosidade: Quais artistas e personagens da ficção possuem o mesmo perfil que você?

O que esperar desse teste?

Autoconhecimento: Entenda como aprimorar aspectos da sua vida pessoal, estudantil e profissional.

Cronograma de estudos

Melhor relacionamento: Entenda como trabalhar melhor em equipe, se comunicar e minimizar conflitos.

Insights sobre carreiras: Descubra carreiras profissionais que mais combinam com o seu perfil.

Além disso, conheça melhor:

  • Seu estilo comportamental e o que isso significa na prática
  • Seus pontos fortes a serem potencializados e os fracos a serem minimizados ou melhorados
  • Suas principais motivações e medos
  • Seu comportamento sob pressão e como melhorar isso
  • Formas de se comunicar com mais eficiência
  • Formas de aumentar o seu rendimento em determinadas situações

Conheça as melhores faculdades do Brasil, dos mais diversos cursos.

Teste vocacional: Sugestão das profissões

É bastante coisa, mas não para por aí. Além de toda essa análise que descrevemos, apresentamos também o resultado do seu teste vocacional.

Ao final do Raio-X do Beduka, você encontrará a indicação das principais profissões ou carreiras a serem seguidas. São insights para te ajudar em suas decisões. São um conjunto de profissões alinhadas ao seu perfil específico. É claro que nada disso te define absolutamente, mas com certeza fornece ideias muito bem pontuadas e baseadas no seu comportamento.

A equipe do Beduka fez um profundo estudo de mapeamento dos requisitos e características, necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, em cada profissão. Fez também o mapeamento das características e habilidades mais predominantes em cada perfil. Dessa forma, identificamos para cada perfil quais são as profissões com mais afinidade.

Qual profissão mais combina com você?

Perfil e Carreira Profissional

É importante lembrar que todas as pessoas têm potencial para o sucesso e que não existe um perfil melhor ou pior. De acordo com a Metodologia DISC, as pessoas têm mais chances de alcançar o sucesso pessoal e profissional em atividades que estejam adequadas ao seu perfil comportamental. 

Indivíduos que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais realizados e felizes. 

Sabemos que alguns tipos de personalidades são mais “atraídas” por certas profissões e carreiras. E não apenas isso, são também mais satisfeitos, produtivos e criativos em áreas adequadas aos seus estilos de personalidade. 

Por exemplo: alguém que tenha o estilo predominante “I” pode ser muito mais feliz e bem-sucedido trabalhando como Jornalista do que trabalhando como Contador. Tenha em mente que as pessoas são capazes de trabalhar em diversas áreas, mas alguns estilos combinam e se adaptam melhor com algumas profissões e carreiras específicas.

Depoimentos

Selecionamos alguns depoimentos para que você entenda melhor a importância de se fazer um teste vocacional e de personalidade como o Raio-X.

Alguns estudantes já tiveram a oportunidade de conhecerem o Raio-X do Beduka elaborado por meio da metodologia DISC e o consideraram melhor que os outros testes vocacionais que já tinham feito. Este é o depoimento deles:

Agora é a sua vez!

Entenda porque o Raio-X do Beduka é muito mais poderoso que Testes Vocacionais que você encontra por aí

  • Ele é um teste vocacional? SIM!
  • Ele indica os salários médios das profissões? SIM!
  • Ele faz uma análise completa do seu perfil? SIM!
  • Ele liga o seu perfil às diversas profissões? SIM!

FAÇA O TESTE AGORA e saiba seus resultados imediatamente!

O Beduka ajuda mais de 600 mil alunos todos os meses

Além do nosso teste vocacional e de personalidade completo, o RAIO-X do Beduka, ajudamos os estudantes a se prepararem para o ENEM e para ingressarem em uma faculdade de várias outras formas, conforme abaixo:

Conheça também:

Simulado Enem

Ele é online e gratuito e continuará sendo assim. Faça sempre que quiser. Há várias modalidades para treinar e todas as questões são dos anos anteriores do próprio Enem. Conheça o Simulado do Beduka.

Buscador de faculdades

Esta ferramenta te ajuda a encontrar a faculdade ideal para você. Basta pesquisar por um curso e digitar em qual cidade você está. Todas as faculdades do Brasil que oferecem o seu curso vão aparecer, tanto privadas quanto públicas.

Você verá nota de corte Sisu e Prouni, distância da sua casa, valores das mensalidades e muito mais.

Blog

Diariamente matérias são publicadas, com conteúdos das disciplinas cobradas, dicas de estudo, dicas para o Enem e para os vestibulares, tudo sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies, exercícios resolvidos, resumos e muito mais. Não deixe de estudar por meio dos nossos artigos.

Plano de estudos

Para se preparar e organizar sua rotina temos um excelente e gratuito plano de estudos. Basta acessar aqui para ter acesso a ele imediatamente.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.