Dicas

Como descobrir minha vocação – Isso é fácil ou difícil?

Como descobrir minha vocação profissionalComo descobrir minha vocação profissional?

Para descobrir qual é a sua vocação profissional avalie em si mesmo qual é o seu dom ou talento, a quê você se sente chamado e qual a circunstância da sua vida que te permitirá realizar o que deseja. Neste artigo explicaremos isso com detalhes e muito mais.

Muitas pessoas, principalmente os jovens, sempre fazem essa pergunta: “como descobrir minha vocação?” São tantas opções de carreiras que fica difícil saber aquela mais adequada para o perfil de cada um.

Ainda neste artigo mostraremos passo a passo como discernir a vocação

Há pessoas que acreditam ter vocação para muita coisa, mas não conseguem definir o futuro profissional. Já outras encontram uma dificuldade tremenda, são inseguras e ficam com medo de arriscar. Alguns gostam de rotinas, são extremamente organizados, outros são incapazes de fazer a mesma coisa mais de uma vez.

Como observado acima, o comportamento humano é diverso. E o mercado de trabalho reage da mesma forma. Será muito difícil para um profissional administrativo trabalhar na área de criação de uma agência de publicidade. Da mesma forma, colocar um músico para fazer conferência de documentos será algo estressante.

Qual minha verdadeira vocação?

Vários fatores devem ser levados em conta no processo de descoberta da vocação. Você pode, inicialmente, analisar o comportamento e inspirações no grupo familiar. Qual profissão dos seus pais, dos seus tios, avós e amigos mais próximos? Veja o que eles dizem e perceba se existe algo que provoca sua admiração.

Você pode ainda conversar com professores, com vizinhos, tudo isso vai te dar inspiração no processo para descobrir sua vocação.

Vale destacar ainda que não é uma área exclusiva, mas um grupo de atividades que você poderá atuar e ter uma carreira de sucesso, reconhecimento pessoal e financeiro. Grande exemplo disso é a área de comunicação.

Você pode ter habilidades para se tornar um fotógrafo, caso goste de optar entre um olhar mais pessoal e um mais técnico e goste de tecnologia. Se tiver habilidade com a escrita, poderá explorar a redação publicitária, roteiros para cinema ou atuar em revistas, sites e jornais na produção de conteúdo. Se seu forte for a fala, o rádio seria uma boa opção.

“E agora, vocês deram várias dicas, mas não sei como descobrir minha vocação!” Calma, temos aqui uma série de dicas valiosas que vão te ajudar neste grande desafio sobre o seu futuro profissional.

Veja a nossa seleção de profissionais falando sobre suas profissões

São muitas áreas diferentes. Ouça quem já tem experiência no dia a dia. Mas não pense que paramos por aqui. O melhor está por vir.

Não deixe de curtir e comentar! 🙂

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Como descobrir minha vocação? Descubra agora

Muitos estudantes e até adultos meio perdidos ficam se perguntando como descobrir a vocação profissional ou a vocação para faculdade. Contudo se esquecem que ela não é tudo, mas apenas parte de um conjunto.

Dom, vocação e circunstância

PRIMEIRO você precisa perceber qual talento você tem, qual é o seu dom, qual é sua habilidade. É uma facilidade com algum conteúdo? Há pessoas que naturalmente possuem facilidade para aprender matemática, outras para desenhar, outras para discursar, outras ainda para ouvir os problemas dos outros.

  • Qual é o seu dom? Qual é o seu talento? Você tem alguma disposição natural, facilidade para alguma coisa? Descubra isso.

Em SEGUNDO lugar está a vocação. Ela é um chamado. Você se sente atraído a fazer algo, a usar seu dom de alguma forma, em algum tipo de trabalho. Nesta parte há um elemento subjetivo, uma presença mais forte do sentimento, do coração.

  • Onde você quer colocar seu coração, em qual atividade? Para descobrir sua vocação de trabalho não basta só se sentir chamado, é preciso pensar como enquadrar seu dom nisto.

Por último, em TERCEIRO lugar temos a circunstância. Como está o mercado? A circunstância envolve a demanda da sociedade, a sua realidade física, mental, familiar e social dentre outras. Não adianta absolutamente nada ter dom para desenho e vocação a ser quadrinista num meio onde não há nenhuma demanda de contratação. Pode ser seu hobby, mas não sua profissão.

  • Qual é sua realidade? Qual é sua circunstância? Já estudou o mercado de trabalho?

EXEMPLO: Suponha alguém que tenha facilidade para ensinar. Ela tem o dom da didática. Essa mesma pessoa se sente chamada a ensinar os outros sendo um professor. Essa é sua vocação. Mas, como está o mercado? Se há demanda por professores, ótimo, tudo certo. Se não, há que se procurar outra coisa para fazer.

TOP 10 dicas para descobrir sua vocação profissional ou universitária

Como descobrir minha vocação profissional, para faculdade ou de trabalho?

1 – Análise individual

Não existe uma fórmula mágica que te indicará qual carreira seguir. Isso porque, é preciso entender que as profissões oferecem várias facetas, assim, como o perfil de cada pessoa. Logo, não é porque um amigo ou familiar atua em determinada área que você seguirá o mesmo caminho. A definição de vocação é feita de forma individual.

Entenda-se melhor e escolha uma profissão que use suas melhores habilidades.

  1. Qual o seu perfil?
  2. Extrovertido ou introvertido?
  3. Gosta de lidar com pessoas ou com coisas?
  4. Quer lidar com o público ou trabalhar reservadamente?
  5. Quer lidar com cálculos ou com humanidades?

2 – Busque autoconhecimento

Como descobrir minha vocação? Antes de buscar esta resposta, que tal melhorar o autoconhecimento? Apenas sabendo as suas próprias preferências e tendências você conseguirá traçar um plano para eleger a sua carreira.

Tente anotar as coisas que você mais gosta, quais delas desejaria repetir diariamente ao longo dos anos. É importante também analisar aquilo que mais odeia. Depois reflita sobre estas anotações e tente encontrar áreas profissionais que atuam em conjunto com o que você mais gosta, aproveite para riscar profissões relacionadas aquilo que mais odeia.

3 – Visite feiras e eventos sobre profissões

Várias instituições promovem feiras com palestras e testes vocacionais. O contato com especialistas de várias áreas vai permitir conhecer melhor cada profissão. Aproveite para fazer muitas perguntas. Assista a palestras e veja os prós e contras de cada área abordada.

Alguns destes eventos permitem ainda que você viva experiências nas áreas escolhidas. Isso é muito rico, já que te dará uma prévia da profissão e você terá algumas referências para decidir se é aquilo que te agrada.

4 – Quais os seus planos?

Tenha em mente que descobrir a sua vocação é apenas o primeiro passo de uma grande jornada. Logo, é muito importante criar um plano. Estabeleça metas a serem atingidas e determine cada passo da sua trajetória.

5 – Busque orientação profissional

Já conversou com um terapeuta ou um psicólogo? Estes profissionais são extremamente habilidosos em tirar de nós assuntos que jamais abordamos. Se você segue em dúvida sobre qual carreira seguir, uma de nossas dicas é que procure uma orientação profissional.

Eles vão conversar com você, anotar suas características positivas e negativas, realizar alguns testes e traçar o seu perfil profissional. Além disso, eles vão avaliar suas competências emocionais para os desafios da área que escolher. Essa visão externa pode ser a solução para sua indecisão.

6 – Estude o mercado

Bom, aqui a dica é, você sabe o que está acontecendo no mundo? Sim, é importante avaliar o mercado profissional já que atividades robóticas e repetitivas estão em fase de extinção. Por exemplo, no passado existia ascensoristas de elevadores, hoje essa é uma atividade que não tem mais tanta oportunidade.

Por outro lado, profissões que envolvem tecnologia estão em ampla explosão. Cada dia surge uma nova especialização. Você sabe o que faz um profissional de análises de riscos em ecommerce? Designer de embalagens? Ou ainda um analista de banco de dados para load balance? Estas atividades parecem estranhas? Pois é, todas elas estão em franca expansão e com ótimos salários.

A área que você tem vocação pode não ser tão conhecida do público geral. Não se limite!

7 – Mantenha os pés no chão

Ok, ser jogador profissional de videogames com certeza deve ser maravilhoso, mas é viável? Tenha em mente que a sua carreira precisa se adequar as oportunidades e necessidades. Ou ainda, saber se você está disposto a mudar de bairro, cidade ou mesmo país para seguir a área desejada.

Será que sua escolha te dará um sustento financeiro por várias décadas ou é uma profissão que vem sumindo? Avalie também a capacidade do mercado de trabalho. Um grande exemplo é a função de jornalistas. Na virada do século, mais de 5 mil novos estudantes se formavam na área, mas o mercado não absorvia tanta mão de obra.

Por fim, tenha em mente também a situação financeira do local em que vive e tente fazer análises sobre o futuro. Será que terá investimentos em transporte, educação, saúde ou tecnológicos na região? Se existe a previsão de uma estação de metrô/trem, por exemplo, será que vale se aprofundar em áreas que podem atuar em conjunto com essa evolução?

8 – Conhecimento nunca é demais

Não pense que sua dúvida será esclarecida em uma única palestra, um único livro. Você se pergunta o tempo todo: “como descobrir minha vocação”. A resposta para esta questão é ampla e pode ter vários desdobramentos.

Além das já citadas palestras, conversas profissionais, busque aperfeiçoamento constante. Faça cursos online, participe de programas de voluntários. Amplie seu leque para conhecer várias opções profissionais. Quanto maior for seu nível de descoberta de áreas, maior a possibilidade de se identificar com algo.

9 – Tenha paciência

Você ainda não faz ideia de que carreira seguir? Não se desespere, provavelmente você não achou algo que se enquadre no seu perfil ou não conheceu a fundo as profissões que existem.

Além disso, saiba que a área na qual você vai se desenvolver pode ainda não estar contemplada em sua vida. Sim, ao ingressar em uma empresa para uma atividade x, internamente você terá contato com outros profissionais e então encontrar sua vocação em um universo bem distinto.

Porém, isso só será possível se você souber abrir a mente e entender as necessidades das diversas áreas e souber como superar desafios que possam surgir.

10 – Dica Beduka

Uma última sugestão que pode te guiar é o salário. Afinal, o dinheiro recebido por sua atividade profissional possibilitará a realização de vários sonhos. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mantém no ar uma ferramenta chamada Salariômetro. Nela é possível analisar o salário médio de diversas atividades nos últimos seis meses.

Veja também:

Sobre o Beduka

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você encontra a relação de instituições privadas e públicas. Além disso, é possível acompanhar o indicador de salário médio por profissões ligadas aos cursos escolhidos.

Por exemplo, ao buscar por um curso de administração, o aluno poderá ver a média salarial de profissões como diretor administrativo, administrador de empresas ou diretor administrativo financeiro.

Nossa ideia neste artigo é te indicar um norte para avançar em suas pesquisas para descobrir sua vocação. Se tiver oportunidade, faça viagens para locais que jamais teve contato. Estas novas experiências vão ampliar seu campo de visão e surgir várias oportunidades.

Depois que descobrir sua vocação, você pode aproveitar dos serviços oferecidos pelo Beduka para encontrar a faculdade que atenderá suas necessidades.

Gostou deste conteúdo? Ele foi útil para você? Aproveite os comentários abaixo e nos diga como descobriu sua vocação. Ajude outras pessoas que passam pela mesma dificuldade que você!

Faça o download do nosso Plano de Estudos. É gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador