Como saber qual profissão escolher? Confira 7 passos simples

É normal, antes de qualquer decisão importante surgir aquela dúvida sobre o que você está fazendo e se é a escolha correta. O mesmo ocorre quando terminamos o ensino médio e ainda não sabemos ao certo qual caminho seguir na vida profissional. Designer? Professor? Advogado? Para você que está procurando como saber qual profissão escolher, sugerimos sete passos simples para se encontrar de uma vez por todas!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

A importância de escolher uma profissão

Quem nunca ouviu as frases; “Faça o que você gosta” ou “Faça o que te garante mais dinheiro”, que atire a primeira pedra. Durante nossas inseguranças em como saber qual profissão escolher, recorremos a amigos e familiares para ajudar nessa importante decisão.

É aí que encontramos nosso porto seguro… ou não! Já que várias opiniões, despejadas de uma só vez, ao invés de ajudar, podem causar ainda mais confusão. Entretanto, por mais difícil que pareça ser, decidir qual profissão seguir é possível e pode se tornar algo divertido de se fazer.

Como saber qual profissão escolher? Definindo alguns passos

como saber qual profissão escolher

Pesquise mais sobre o que dizem os profissionais da área –  Pode parecer até clichê, mas saber como está o mercado para os especialistas da área em que você pretende seguir é essencial. Você não só terá uma noção do que fazer ao ingressar nesse mercado profissional, mas também conhecerá todos os obstáculos no caminho e como se portar diante dessas exigências.

Outro meio prático é conhecer a grade curricular do curso. A maioria das universidades disponibiliza essa informação no próprio site, evitando possíveis surpresas e estranhamento das matérias.

Conheça suas habilidades mais a fundo – Sim! Muito essencial no processo de pesquisa de como saber qual profissão seguir, é entender no que você é bom. Pense em todos esses anos em que esteve estudando, com certeza existe alguma matéria favorita ou algo em que você era muito bom. Matemática ou letras? Artes ou educação física?

No geral, ao identificar suas capacidades você terá mais ou menos uma ideia do que gosta e algo com que jamais trabalharia. Por exemplo, alguém que detesta matemática se negaria a trabalhar em um banco como contador. Não é?

O que você está disposto a fazer pela sua vida profissional? – Digamos que o seu sonho é ter uma rotina estável e similar às propagandas de margarina: todos sorrindo, curtindo um café da manhã em família, cercados de uma padrão amigável. Neste caso, o mais interessante seria investir em profissões que tragam alguma segurança para você. Áreas como medicina, direito e psicologia são as mais tradicionais.

Já para o caso dos aventureiros e curiosos, investir no setor turístico pode ser uma boa ideia. Assim, você estará sempre conhecendo coisas novas, noticiando curiosidades e fatos interessantes sobre o seu dia a dia.

Esqueça os mitos sobre dinheiro, geração e obrigação – Todos nós almejamos uma profissão bem remunerada, não é verdade? Mas essa não deve ser a única razão. Ao nos dedicarmos mais a um trabalho que gostamos, todo o resto é apenas um resultado positivo do nosso esforço diário.

Além disso, é comum em alguns casos, os “negócios de família” se tornarem o tema principal ao procurar a profissão correta. Mas atenção: por mais que as profissões dos seus pais pareçam mais parecidas com você, a decisão de qual carreira seguir deve ser apenas e exclusivamente sua. Combinado?

Quais as suas motivações e limites? Durante o processo de como saber qual profissão escolher, surge outra questão importante: até onde você estaria disposto pelo seu trabalho? Como listamos acima, existem algumas carreiras que exigem uma vivência exterior, talvez uma rede de contatos ampla ou mesmo serviço home office. Por esses motivos, é preciso conhecer as suas motivações e limitações.

Por exemplo, pessoas com dificuldade de falar em público são menos indicadas a trabalhar como apresentadores de TV. O mesmo ocorre com estudantes que sonham em ser cirurgiões, mas sentem mal estar ao ver sangue.

Monte uma lista de prós e contras – Isso irá te ajudar! Acredite. Primeiro faça uma pequena lista das profissões que você escolheu, mas ainda tem dúvidas. Depois, comece a listar os prós e contras, levando em consideração alguns aspectos, como:

  • Sua afinidade com a profissão
  • O tempo de duração do curso
  • O tipo de curso que precisará realizar (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo)
  • Provas que você prestará após se formar (OAB, por exemplo)
  • Algumas universidades que oferecem essa formação

Faça um teste vocacional – Se você chegou até aqui e ainda se sente em dúvida com relação a qual profissão escolher, tudo bem! O teste vocacional é uma forma de entender seus gostos e abrir possibilidades sobre o universo profissional.

Muitas universidades e faculdades oferecem o teste vocacional de forma gratuita. Você também pode fazê-lo com auxílio de profissionais de clínicas de psicologia.

Como saber qual profissão escolher? Que tal entender melhor o que faz profissionais de algumas áreas:

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você descobre informações sobre diversas áreas. Por exemplo, que tal entender as principais atividades de um veterinário? Ou saber o que faz um zootecnista?

Outra alternativa para você que busca como saber qual profissão escolher é acessar o especial Beduka Profissões em nosso canal no Youtube!

Clique no banner abaixo para baixar o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *