Blog do Beduka | Matérias resumidas, Dicas e Exercícios Enem
ProUni

Como funciona o Prouni? (2021)

Como funciona o ProuniSaiba como funciona o Prouni

O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas integrais e parciais para jovens que querem estudar em uma instituição privada. Ficou interessado? Veja como funciona o Prouni, quais são os requisitos para participar e tire as principais dúvidas!

Neste artigo você encontra todos os tópicos abaixo, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Como funciona o Prouni?
  2. Quem pode participar do Prouni?
  3. Quais são os tipos de bolsas oferecidas?
  4. Calendário do Prouni 2021!
  5. Como funciona a inscrição?
  6. Como funciona a nota de corte?
  7. E o resultado?

Está estudando para o Enem? Aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004 pelo governo federal, com o objetivo de possibilitar o acesso de mais pessoas ao ensino superior.

O programa oferece bolsas parciais e integrais em instituições privadas.

Ele funciona por meio de uma plataforma online que utiliza a nota do Enem para se cadastrar! Mas essas inscrições só são feitas semestralmente, dentro de um determinado prazo.

Nos próximos tópicos, vamos ver quais são essas datas, as pessoas que podem se candidatar e como fazê-lo!

Quem pode participar do Prouni 2021?

Para se candidatar à uma bolsa de estudos, o estudante deve ter feito a última edição do Enem!*, obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

*(Excepcionalmente na Primeira Edição do ano de 2021, o Prouni usará a nota do ENEM 2019).

Além disso, é necessário atender à alguns pré-requisitos socioeconômicos. Sendo assim, precisa atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou privada na condição de bolsista integral pela própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública ativo, concorrendo apenas a bolsas para os cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

Os tipos de Bolsas oferecidas

O Prouni oferece dois tipos de bolsas, cada uma com uma finalidade e requisito diferentes. Veja abaixo os tipos de bolsas:

Bolsa integral

A bolsa integral oferece 100% de benefício para o estudante, ou seja, não há custos para o contemplado.

Essa bolsa é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Bolsa parcial

A bolsa parcial oferece 50% de benefício para o estudante, ou seja, o estudante tem que arcar com a outra metade do valor da mensalidade.

Essa modalidade é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, três salários mínimos por pessoa em sua renda familiar. 

Datas do Prouni 2021 (atualizadas)

O edital da 1a edição do Prouni 2021 já foi publicado e você pode conferir clicando aqui! Mas essa já passou e se encerrou em fevereiro.

Agora o que nos importa é a 2a edição do Prouni 2021, a próxima a ocorrer! Confira as datas e não perca os prazos:

  • 13 a 16 de julho – Período de inscrição;
  • 20 de julho – Resultado da 1ª chamada;
  • 20 a 28 de julho – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;
  • 03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;
  • 03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.
  • 17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
  • 20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;
  • 23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Como funciona a inscrição do Prouni?

A inscrição do Prouni é feita exclusivamente pelo site oficial do programa. Para realizar o cadastro na plataforma, é necessário ter o número de inscrição e a senha da última edição do Enem.

Além disso, deve-se preencher os dados exigidos e fazer a escolha de duas opções de curso. Após realizar esses passos, é só ficar de olho na nota de corte e aguardar o resultado. 

  • Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação!

Como funciona a nota de corte do Prouni?

É estabelecido pelo Ministério da Educação que apenas os participantes do Enem que tiraram mais de 450 pontos e não zeraram a redação podem participar do Prouni.

Mas isso não significa que, ao atingir essa nota mínima, o candidato já está automaticamente classificado.

Com essa nota ele só entra para o programa, mas ainda terá que concorrer com outros candidatos que escolheram a mesma opção de curso. Isso porque o número de vagas costuma ser menor que o de interessados.

A nota de corte do Prouni é aquela que foi tirada pelo aluno que conquistou a última vaga. Por isso, ela é usada para se ter noção da sua chance de aprovação.

O cálculo é feito levando em consideração o número de vagas e o número de inscritos. Dessa forma, o sistema calcula a nota mínima que um candidato precisa para ser selecionado nesta fase, sendo o cálculo feito uma vez por dia.

Como funciona o resultado do Prouni?

Após o período de inscrições, inicia-se o processo de resultados. Os alunos que tiveram as notas mais altas são chamados para ocupar as vagas.

Quem for chamado na primeira opção de curso não pode concorrer mais na segunda opção. Essa possibilidade só será válida para quem não foi selecionado para a primeira.

A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes da primeira chamada. Após a finalização do prazo de matrícula da primeira chamada do Prouni é aberta a seleção, com um número reduzido. 

O resultado do Prouni é divulgado no site oficial do programa. Além disso, você pode conferir os resultados pelo telefone 0800-61-61-61 ou diretamente com a instituição em que se inscreveu. 

Gostou de saber como funciona o Prouni? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

10 Comentários

  • Boa tarfe .. Uma duvida …fiz o enem em 2018 como treineiro e fiz em 2019 quando conclui os estudos …agora quero me inscrever no prouni ..posso usar a nota de treineiro de 2018 ou so a nota de 2019 ano que conclui o terceiro colegial??

  • Olá equipe do Beduka, gostaria de informar-Los, que, nunca fiz o exame do enem, então, pode ser difícil para conseguir uma bolsa 100% para uma faculdade. Passei um período grande com doenças na familia, e, com perdas dos mesmos. Estive no quadro de depressões, e, outros tratamentos de saude.(….), Mas, tenho ensino médio completo, e tecnico em secretariado. E agora, quero voltar p os estudos, finalizando com grau superior. Devido às minhas dificuldades, recorro à uma bolsa, como disse acima. Mas, preciso também, me preparar.

    • Oi, Dani! Dá uma olhadinha em nosso site (beduka.com), lá você pode buscar pelo seu curso na sua cidade, escolher a faculdade e consultar a nota de corte, ok?

  • Fiz o primeiro ano do ensino médio em colégio particular como bolsista (mas não era 100%), o outros dois anos fiz em escola pública. Posso utilizar o Prouni?

    • Boa tarde Eduarda.
      Presumindo que você não é uma professora da rede pública e também não possui nenhuma deficiência, sentimos dizer que você não pode utilizar o Prouni.
      A sua bolsa não era integral, portanto o programa provavelmente não à aceitaria.
      Lamentamos, mas esperamos ter esclarecido a dúvida. Pode perguntar novamente caso não tenha entendido algo. Obrigado pela preferência.

  • O professor da rede pública pode concorrer a cirso de bacharelado? Ele pode ter uma bolsa 100% pra essa modalidade? É preciso ter feito o ensino médio em em escola pública?

    • Francisco, professores da rede pública podem sim concorrer, contanto que tenham feito o Enem e não passem de 3 salários mínimos, estejam em exercício do magistério e enquadrados como profissionais permanentes da instituição em que trabalham. A porcentagem da bolsa dependerá de sua renda. Quanto a precisar estudar em escola pública, não necessariamente. Se o professor estiver em exercício do magistério, no setor de educação básica, no quadro permanente de funcionários da escola e concorrendo ao curso de licenciatura, ele não precisará ter estudado em escola pública.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador