ProUni

Lista de espera do Prouni

Lista de Espera do ProuniLista de Espera do Prouni

 

A lista de espera do Prouni é uma das últimas chances do candidato conseguir uma bolsa naquela edição. Saiba como participar dela e como ela funciona.

Se você faz parte das pessoas que vão concorrer à uma bolsa de estudos em uma faculdade privada através dos programas do governo, então deve se informar sobre a lista de espera do Prouni, programa que concede essas bolsas. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre esse assunto. Nele você verá:

  1. Como funciona a lista de espera do Prouni;
  2. Quem pode participar da lista de espera;
  3. Como é o resultado;
  4. O que são bolsas remanescentes.

Está estudando para o Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Como funciona a lista de espera do Prouni

Após o período de inscrições do Prouni, o sistema classifica os estudantes e realiza a primeira chamada com os candidatos classificados. Após a primeira chamada, o Prouni realiza uma segunda chamada com os candidatos restantes. 

Mesmo após as duas chamadas, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas. Dessa forma, o Prouni abre a lista de espera, utilizada pelas instituições de ensino participantes do programa, com o objetivo de preencher todas as vagas.

A lista de espera é uma das últimas chances que o participante vai ter de conseguir uma bolsa de estudos naquela edição. Ela comporta todas as vagas não preenchidas depois da primeira e segunda chamadas do Prouni e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo.

Os candidatos que tiverem interesse em participar da lista podem se inscrever ao final da segunda chamada.

Como participar do lista de espera do Prouni?

Para participar da lista de espera do Prouni, você precisa acessar a página oficial do programa, fazer login na área do candidato e clicar na opção de manifestar interesse em participar da lista de espera da vaga em que você se candidatou.

Quem pode participar da lista de espera do Prouni?

Para fazer da lista de espera do Prouni para a primeira opção de curso é necessário preencher um dos requisitos abaixo:

  • Não ter sido selecionado em nenhuma das opções em que se inscreveu;
  • Ter sido selecionado na primeira ou na segunda chamada, mas não ter se matriculado devido à falta de turmas.

Para fazer da lista de espera do Prouni para a segunda opção de curso é necessário preencher um dos requisitos abaixo:

  • Não ter sido chamado na primeira e segunda chamada devido a não formação de turma;
  • Não ter sido chamado para a primeira opção de curso por falta de bolsas;
  • Ter sido chamado para a primeira opção de curso, mas não ter feito a matrícula por causa da não formação de turma.

Cotas na lista de espera do Prouni

Existe um número específico de vagas reservadas para cotistas no Prouni. Caso esse número de vagas não seja preenchido na primeira e na segunda chamada em algum curso, o programa cria uma lista de espera apenas com cotistas.

Acesse o site do Beduka e veja as notas de corte do Prouni, segundo o critério das cotas!

Resultado da lista de espera do Prouni

Resultado da lista de espera do Prouni

Depois que o período de manifestação de interesse na lista de espera se encerrar, o Prouni irá divulgar a relação dos candidatos participantes. É necessário que o candidato fique atento ao cronograma e ao site do Prouni para acompanhar a divulgação.

Os candidatos selecionados para a lista deverão comparecer às respectivas instituições para comprovar as informações fornecidas na inscrição.

Bolsas remanescentes

As duas chamadas e a lista de espera fazem parte do processo regular do Prouni. Mas se depois dessas etapas ainda restarem vagas, é feito o processo das bolsas remanescentes. As inscrições para as bolsas remanescentes acontecem após o encerramento da lista de espera. Você deve se inscrever pelo site do Prouni.

Para concorrer a uma bolsa remanescente do Prouni, é necessário se encaixar em uma das situações abaixo:

  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Ter participado da última edição do ENEM, tendo obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação;
  • Não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no primeiro semestre do ano vigente.

Gostou de saber sobre a lista de espera do Prouni? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador