Geografia

Os 14 Melhores Exercícios sobre Movimentos Migratórios

exercícios sobre movimentos migratóriosExercícios sobre Movimentos Migratórios
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os movimentos migratórios são a mudança de indivíduos de um lugar para outro, seja a mudança dentro do próprio território ou para outro país. Leia o resumo e faça os exercícios sobre movimentos migratórios.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM, o tema movimentos migratórios é bastante exigido, por isso preparamos um resumo para revisar toda a matéria e separamos alguns Exercícios sobre Movimentos Migratórios que caíram nos principais vestibulares.

O que são Movimentos Migratórios?

Os movimentos migratórios são fenômenos que demonstram a transição de grupos de pessoas de um lugar para outro. Esses movimentos auxiliam na expansão de várias culturas, o que beneficia quem recebe e quem vai para um novo local; ou que prejudica, no caso de culturas bárbaras ou conflitantes em relação ao local onde se chega.

Há vários tipos de migração, vamos entender cada uma delas.

O que são migrações forçadas e espontâneas?

As migrações forçadas, normalmente ocorrem devido a guerra, fome, extermínio, entre outros, o que faz os seus habitantes buscarem novas terras para morar. Vários imigrantes buscam por lugares com melhores condições de vida, por isso a maioria deles são de países mais pobres.

Porém, existem também aqueles que migram de um lugar para outro dentro do próprio país, como por exemplo as pessoas que migram por causa de catástrofes naturais, para edificação de novas construções, etc. 

A migrações espontâneas são aquelas planejadas e que são originadas por motivos pessoais, seja por insatisfação, sonhos, desejo, economia ou religião.

Quais são os tipos de movimentos migratórios?

Os principais tipos de movimentos migratórios são: 

  • Migrações internacionais;
  • Migrações internas ou nacionais.

Vamos entender quais são as principais características de cada migração.

Migrações internacionais

As migrações internacionais são aquelas em que as pessoas se deslocam para outros países e são denominadas imigrantes. O país que recebe os imigrantes é chamado  emigrante.

Migrações internas

As migrações internas são o deslocamento de indivíduos dentro do próprio país ou região. Veja alguns exemplos: 

  • Êxodo rural: Mudança de um conjunto de pessoas (normalmente são famílias) da área rural para os grandes centros urbanos. Os principais objetivos são: novas oportunidades de trabalho, melhoria de vida e a insatisfação de morar no campo;
  • Êxodo urbano: Deslocamento de um conjunto de pessoas que saem dos grandes centros urbanos e vão para áreas rurais. Normalmente essas pessoas são motivadas pelo desejo de tranquilidade, segurança, conforto, etc.
  • Transumância: No Brasil a transumância é conhecida como invernada, que é a migração de rebanhos governada pelos donos. Normalmente acontece quando um local sofre alagamento e os animais precisam ser transferidos para outro local até que a situação se estabilize.
  • Migrações pendulares: São as pessoas que saem de cidades pequenas e vão até os centros urbanos. A maior parte dos indivíduos que fazem esse tipo de migração são estudantes e trabalhadores que se deslocam para trabalhar e estudar. 

Sobre os imigrantes

Os imigrantes são conquistados por outros países principalmente pela economia estável, proteção e seguimento dos direitos humanos, segurança, melhor qualidade de vida, oportunidade de trabalho, auxílio para estudo, entre outros. 

Porém, há também aqueles países que não são os mais desejados pelos imigrantes. Isso ocorre principalmente pela presença de problemas econômicos, conflitos sociais e preconceitos, violência, ausência de segurança, emprego ou até guerras, etc. 

Quais são os principais movimentos migratórios mundiais?

Estados Unidos e Canadá

O Canadá e os Estados Unidos são alguns dos lugares favoritos dos imigrantes que possuem esperança de melhorar de vida. Porém, aqueles que tentam viver ou entrar ilegalmente, sofrem alta repressão, principalmente pela implementação da política de imigração.

Europa Ocidental

Normalmente, os principais povos que formam a Europa Ocidental e que possuem vontade de imigrar são da África, Europa Oriental e Oriente Médio; porém, há os países que chamam a atenção daqueles que estão imigrando que são Suíça, Suécia, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

Japão

O Japão está sendo alvo de muitos imigrantes, pois há uma grande oferta de trabalho. Vários cidadãos brasileiros estão deixando o país para tentar uma melhor qualidade de vida no Japão.

Agora faça os Exercícios sobre Movimentos Migratórios para fixar a matéria.

Exercícios sobre Movimentos Migratórios

Questão 1 – (UCB- adaptada)No que se refere às migrações brasileiras, julgue os itens a seguir:

( ) A desconcentração industrial é uma das principais causas da freada na migração interna do Brasil.

( ) Atualmente o Centro-Oeste é a região brasileira que mais retém migrantes.

( ) A melhoria dos sistemas de transporte e de comunicação aumentou a concentração industrial nos grandes centros urbanos brasileiros, que continuam atraindo grandes contingentes migratórios.

( ) A transumância é o movimento migratório invertido, ou seja, as pessoas abandonam os grandes centros e buscam fixar-se em cidades pequenas ou médias.

( ) No movimento pendular, uma determinada população deixa o seu domicílio pela manhã para trabalhar em outra cidade ou região e retorna ao término do dia.

a) V, V, V, F, V.

b) V, V, F, V, V.

c) V, V, F ,F, V.

d) V, V, F, F, F.

e) V, F, F, F, V.

Questão 2 – (UFF-2008) “Os fatores de conservação transformaram o semiárido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antônio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).

Com base no trecho acima, é possível concluir que:

a) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultou no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;

b) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;

c) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;

d) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;

e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseado na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Questão 3 – (FEI) Migrações pendulares são:

a) movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos.

b) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao campo.

c) movimentos ligados a atividades pastoris.

d) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.

e) troca de imigrantes entre as grandes regiões.

Questão 4 – (UNIFOR) A região que forneceu o maior contingente de colos-imigrantes para a ocupação da fronteira agrícola, no Mato Grosso, Rondônia e Acre, durante os anos 70 e 80, foi a:

a) Norte

b) Nordeste

c) Centro-Oeste

d) Sul

e) Sudeste 

Questão 5 – (UFRN/2014) – 

“O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em Bolivianos no Brasil. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

b) corresponde a um processo de migração pendular.

c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.

d) configura um processo de migração sazonal.

Questão 6 – (MED. ABC)“Muitos colonos gaúchos e catarinenses estão ajudando na conquista de uma nova fronteira agrícola: a região de Dourados, responsável por 50% da produção de soja de Mato Grosso do Sul. Rondônia, nossa última fronteira, recebeu, nos últimos três anos, cerca de 200.000 migrantes. Só 10% de sua população economicamente ativa nasceu ali.” (Jornal da Tarde,de 16/5/81)

Identifique, no mapa abaixo, a seta que corresponde à direção do fluxo populacional descrito no texto anterior.

Exercícios sobre Movimentos Migratórios

a) 5

b) 3

c) 3

d) 1

e) 4

Questão 7 – (UNOPAR)Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional populacional foi dada pelos:

a) portugueses e japoneses

b) italianos e alemães

c) alemães e espanhóis

d) japoneses e espanhóis

e) portugueses e italianos

  • Muito bem! Você já fez metade dos exercícios sobre movimentos migratórios. Continue!

Questão 8 – (PUC)Entre os fatores que impulsionaram a migração europeia para o Brasil entre 1870 – 1930, podemos excluir:

a) o desenvolvimento da cafeicultura;

b) as iniciativas dos fazendeiros de auxiliar colonos;

c) a abolição da escravatura e a consequente liberação da mão-de-obra;

d) a unificação política e industrialização tardia da Itália;

e) a Primeira Guerra Mundial.

Questão 9 – (UNIUBE)Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) italianos

b) franceses

c) alemães

d) espanhóis

e) portugueses

Questão 10 – (UNIUBE)Na história da imigração para o Brasil, no século XX, há de se destacar a Lei de Cotas, de 1934. Por essa lei, só poderiam ingressar, anualmente, até 2% do total de imigrantes de uma mesma nacionalidade já estabelecidos no país nos 50 anos anteriores. 

Com isso, o Governo Federal visava a diminuir a importância política da mão-de-obra operária de origem:

a) italiana

b) portuguesa

c) japonesa

d) sírio-libanesa

e) coreana

Questão 11 – (Fuvest 2019) Com base no texto e nos fatos que envolveram a política imigratória dos EUA em junho de 2018, é correto afirmar:

a) O presidente Donald Trump, por pressão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), flexibilizou a punição aos imigrantes ilegais, passando a tratar os casos em cortes de imigração e não mais por meio de indiciamento criminal.

b) O presidente Donald Trump finalizou a construção do muro na fronteira México-EUA, desde a costa leste até a oeste, com o objetivo de conter a nova onda imigratória de venezuelanos e hondurenhos.

c) Imigrantes mexicanos que seguiram as regras oficiais para imigração nos EUA obtiveram concessão de asilo político em curto prazo, especialmente nas cortes da Califórnia, tradicional reduto conservador e base eleitoral do presidente Donald Trump.

d) A construção de uma barreira física entre México e EUA visa, segundo o presidente Donald Trump, consolidar um estado fronteiriço, no qual os imigrantes deverão permanecer algum tempo antes de ingressarem em outras partes do país.

e) As barreiras construídas entre México e EUA são, além de físicas, também psicológicas, como pôde ser visto no caso em que milhares de crianças imigrantes foram separadas de suas famílias.

Questão 12 – (Enem 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado:

a)  sedentarismo.

b) transumância.

c) êxodo rural.

d) nomadismo.

e) pendularismo.

Questão 13 – (Enem 2017) O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de

a) descapitalização do setor primário.

b) ampliação da economia informal.

c) tributação da área residencial citadina.

d) desconcentração da atividade industrial.

e) saturação da empregabilidade no setor terciário.

Questão 14 – (Enem 2016) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a):

a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.

b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.

c) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.

d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.

e) cultura de localização itinerante no espaço.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre movimentos migratórios. Continue!

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Gabarito dos Exercícios sobre Movimentos Migratórios

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) V, V, F ,F, V.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseado na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) Sul

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) 5

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) portugueses e italianos

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) a Primeira Guerra Mundial.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: c) alemães

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: a) italiana

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: e) As barreiras construídas entre México e EUA são, além de físicas, também psicológicas, como pôde ser visto no caso em que milhares de crianças imigrantes foram separadas de suas famílias.

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: d) desconcentração da atividade industrial.

Exercício resolvido da questão 13 –

Alternativa correta: d) nomadismo.

Exercício resolvido da questão 14 –

Alternativa correta: b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Movimentos Migratórios? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.