ExercíciosGeografia

Os 8 Melhores Exercícios Sobre Indústria com Gabarito

exercícios sobre indústriaExercícios Sobre Indústria
Sala do Saber - melhor cursinho online

A indústria é um dos grandes ramos da economia. Seus produtos estão ao nosso redor e muitas vezes nem nos damos conta de como eles são fabricados! Computadores, celulares, carros e até nossos alimentos passam por processos industriais. Por isso, esse ramo é tão cobrado em vestibulares. Faça os exercícios sobre indústria e fique preparado para as provas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre indústria, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Melhor Simulado Enem do Brasil? É gratuito! Não perca esta chance!

O que é indústria?

As indústrias fazem parte da nossa vida, pois são uma parte essencial da economia atual. Além disso, muitos produtos que consumimos passam por processos industriais.

Elas compõem uma atividade econômica que tem como objetivo transformar matéria-prima em produtos comercializáveis. O que se dá pelo uso de máquinas.

Por exemplo, você sabe como o computador ou o celular em que você está lendo este texto passou a existir? Tem a ver com as indústrias.

Para o computador e o celular existirem, os produtores precisam da extração de recursos da natureza como o lítio e outros minerais. Eles foram transformados nas peças que compõem os aparelhos.

Isso não se dá apenas com eletrônicos. Atualmente, até mesmo os alimentos consumidos pelos humanos passam por algum tipo de processamento industrial.

  • Você quer entrar numa universidade com desconto na mensalidade? O Vale Bolsas Beduka é o programa para você!

Como as indústrias surgiram?

As indústrias surgiram na Inglaterra, no final do século XVIII. O surgimento das indústrias levou ao que se chamou Primeira Revolução Industrial. Os trabalhos que eram feitos manualmente, passaram a ser realizados por máquinas movidas a vapor.

As primeiras grandes indústrias eram do ramo têxtil, ou seja, destinadas à fabricação de tecidos e vestimentas.

As indústrias se espalharam pela Europa no século XIX, o que deu início à Segunda Revolução Industrial. Neste momento os produtos foram diversificados e a fonte de energia também. Usava-se, além do vapor, a eletricidade e o petróleo.

A partir de 1970, a indústria entrou numa nova fase, graças à informatização dos seus processos. Este momento ficou conhecido como Terceira Revolução Industrial.

Quais são os tipos de indústrias?

Normalmente, as indústrias são categorizadas em 3 tipos. São eles:

  • Indústria de base: é aquela que faz a transformação da matéria-prima bruta em matéria-prima processada, que será utilizada por outras indústrias. Por exemplo, siderúrgicas e petrolíferas.
  • Indústria de bens intermediários: produz a partir da matéria-prima processada os bens utilizados pelas indústrias de bens de consumo. Por exemplo, as indústrias de papel, borracha e componentes eletrônicos.
  • Indústrias de bens de consumo: produz os bens destinados ao consumidor final, divididos em bens duráveis, semi-duráveis e não-duráveis. Por exemplo, as de produtos têxteis, alimentos e móveis.

Exercícios sobre indústria

Esperamos que o resumo  tenha ajudado a lembrar da matéria. Agora, vamos aos exercícios sobre indústria.

Caso você queira ainda mais conteúdo, entre para o nosso canal do Telegram. Estamos todos os dias postando lá!

Questão 1 dos exercícios sobre indústrias – (UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:

Anúncio de uma marca de eletrodomésticos

Anúncio de uma marca de eletrodomésticos

Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente nesse anúncio é:

a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril.

b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens.

c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.

d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas.

Questão 2 dos exercícios sobre indústria – (UNIOESTE)

É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.

b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.

c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.

d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.

e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Questão 3 dos exercícios sobre indústria – (UESPI – adaptada)

O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:

a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.

b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.

c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.

d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.

e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.

Questão 4 dos exercícios sobre indústria- (Ufam)

O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:

a) Juscelino Kubistchek

b) João Goulart

c) Getúlio Vargas

d) Eurico Gaspar Dutra

e) Jânio da Silva Quadros

  • Boa! Já chegamos à metade das questões sobre indústria. Continue com esse bom trabalho.

Questão 5 dos exercícios sobre indústria – (Fuvest SP/2017

O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil.

Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo – 1880-1990. Campinas: Unicamp, 1996.

Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que

a) se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.

b) ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo.

d) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital.

e) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais.

Questão 6 dos exercícios sobre indústria (UESB BA/2019

Trata-se de uma medida característica de governos protecionistas. No Brasil, foi implantado após a crise de 1929, com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro. De fato, foi um período de crescimento econômico que durou até a crise da dívida externa, ocorrida a partir da moratória de 1982, do México, quando, então, o Brasil e outros países latino-americanos abandonaram essa prática.

O texto refere-se a uma medida para proteger a indústria, conhecida por

a) austeridade fiscal.

b) manipulação cambial.

c) neoliberalismo econômico.

d) substituição de importações.

e) privatização de estatais.

Questão 7 dos exercícios sobre indústria (Unesp SP/2021)

Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.

(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)

O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências

a) o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos.

b) o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas.

c) o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial.

d) a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico.

e) a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural.

Questão 8 dos exercícios sobre indústria (ENEM MEC/2014)

Ao deflagra-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantaçõe4s de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evacuação das reservas.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

a) desenvolvimento de política industrial.

b) atração de empresas estrangeiras.

c) reformulação do sistema fundiário.

d) incremento da mão de obra imigrante.

e) financiamento de pequenos agricultores.

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre indústria. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre indústria

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) Juscelino Kubistchek

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) substituição de importações.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra e) a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) desenvolvimento de política industrial.

Gostou dos nossos exercícios sobre indústria? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.