ExercíciosPortuguês

Os 8 melhores exercícios de Gramática com Gabarito!

Os 8 melhores exercícios de Gramática com Gabarito!Os 8 melhores exercícios de Gramática com Gabarito!
Sala do Saber - melhor cursinho online

A gramática é uma espécie de manual da língua. Ela auxilia em relação ao seu uso. Nela encontramos não só todos os assuntos com os quais estamos habituados, como verbos, adjetivos e por aí vai, mas também a história, a análise comparativa e a descrição. Leia nosso resumo e teste seus conhecimentos com os 8 melhores exercícios de gramática com gabarito!

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios de gramática com gabarito, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é Gramática?

Gramática é uma espécie de manual no qual há registros e regras a respeito de uma determinada língua. Ela estabelece quais padrões de escrita e fala devem ser seguidos. Porém, isso é apenas o básico que descobrimos na escola.

Quando resolvemos nos aprofundar no estudo do idioma português, percebemos que outras questões são tão relevantes quanto a norma culta. Além disso, elas nos ajudam a entender melhor assuntos que já conhecemos. 

Temos as comparações, as análises históricas e as descrições que levam em consideração algum período vigente. 

Só não esqueça que as vírgulas também são cobradas nos exercícios de gramática com gabarito. 

A gramática é subdividida em 4 tipos: histórica, normativa, comparativa e descritiva. Cada uma segue uma corrente de prática e pesquisa. Fora isso, ainda temos outras divisões com intuito de organizar o conhecimento, são os níveis de análise da linguagem.

Quais são as divisões dos estudos gramaticais?

1- Gramática histórica

A gramática histórica é responsável pela evolução da língua no decorrer de milhares de anos.  Desde a origem até os diferentes contextos nos quais o idioma esteve inserido.

Trata- se de um processo diacrônico. Certo, mas o que seria diacronia? É o estudo da língua levando em consideração sua evolução no decorrer do tempo.

O objetivo da histórica não é que você saiba as regras e como empregá- las na hora de falar ou escrever, isso fica a cargo da gramática normativa. O seu intuito é entender os porquês.

Isso está muito presente quando nos deparamos com radicais gregos e latinos. É uma espécie de descendência, só que ao invés de humana, teremos a linguística. Ah, e olha que legal, temos vários artigos que podem te ajudar a resolver os exercícios de gramática com gabarito.

Veja abaixo:

2- Gramática Comparativa

A gramática comparativa é aquela que fará análises usando como base duas ou mais gramáticas de origem semelhante. No caso da língua portuguesa, as comparações serão feitas com as gramáticas pertencentes a idiomas de origem românica (originários do latim). 

Esse estudo é feito simultaneamente. Isso ocorre para que se possa estabelecer correspondências, como o grau de parentesco. Lembre – se disso, na hora de resolver os exercícios de gramática com gabarito. 

3 – Gramática Normativa

Essa é a queridinha dos estudantes (ou não). Brincadeiras à parte, a gramática normativa é aquela a que estamos habituados, a ensinada na sala de aula e cobrada nas provas de vestibulares.

Ela não se preocupa com o passado ou com aquilo que está sendo falado pela população.Trata-se da norma culta, portanto não valida nossas gírias, ainda que sejam de revolução e insatisfação social.

Pode até ser chatinha e cansativa, mas lembre-se que é fundamental. E, a maioria dos exercícios de gramática com gabarito serão sobre assuntos que fazem parte dela. Nossos temos diversos artigos que podem te ajudar bastante, veja alguns deles abaixo:

4 – Gramática Descritiva

A gramática descritiva segue uma corrente contrária a da histórica. Nela o que vale são as características presentes na língua no exato momento. 

Logo, no caso da gramática descritiva, ao invés de nos preocuparmos com a análise histórica, o foco será as estruturas linguísticas vigentes. 

Exemplo:

Se uma palavra foi anexada ao dicionário, não importa o período em que ela era inexistente ou usada aleatoriamente pela população.  O importante é a oficialidade presente.

Sendo assim, se hoje formos estudar a gramática descritiva da língua portuguesa, devemos levar em consideração somente os aspectos atuais do idioma. Portanto, desconsiderando a sua trajetória. 

Trata-se de uma parte bastante útil na resolução dos exercícios de gramática com gabarito, pois você deverá saber quais são as normas do padrão culto atual. Lembre-se que o Beduka tem matérias que podem te ajudar muito em relação a isso. Veja algumas abaixo:

Quais as áreas de estudo da gramática?

Não podemos iniciar a realização dos exercícios de gramática sem antes entendermos como o estudo gramatical é dividido. Ele é feito por meio dos níveis de análise da linguagem.

São informações que se completam mas que ficam mais fáceis de entender ao serem separadas. Assim, nossos pensamentos passam a ser estruturados para que haja a devida compreensão. 

São 5 os níveis de análise da linguagem, temos: 

Iremos conhecê-los agora.

Fonética-fonologia

A fonética-fonologia é a parte ligada ao estudo dos sons. Por meio delas iremos analisar o modo como são produzidos, como se modificam e como se originam. Sendo que a fonética irá descrever, enquanto a fonologia irá explicar. 

A seguir, você pode ter acesso a matérias inseridas nessa subdivisão. Ao estudá-las, sua chance de se deparar com um conteúdo que saiba responder, nos exercícios de gramática com gabarito, será bem mais elevada. 

Morfologia

A morfologia estuda as palavras de forma independente, ou seja, não as une estabelecendo relações. Nela estão presentes não só as classificações, isto é, adjetivos, substantivos e por aí vai, mas também os elementos mórficos.

Esses elementos ou unidades são constituintes da palavra, os responsáveis por sua formação. Entre eles temos:

Você pode se deparar com qualquer um desses assuntos nos exercícios de gramática com gabarito e nas provas de vestibulares. Vale a pena separar um tempo para estudá-los.

Sintaxe

Ao contrário da morfologia, a sintaxe não estuda as palavras de forma individual, suas unidades e classificações. Ela vai analisar a disposição que esses vocábulos ocupam nas orações, isto é, o modo que se unem e o sentido que desenvolvem entre si.

É nela que encontramos:

Semântica

A semântica é a parte da gramática que estuda palavras que apresentam algum tipo de semelhança. Leva em consideração o entendimento do sentido e do contexto de cada vocábulo. Bons exemplos são a sinonímia e a antonímia.

Sendo que a sinonímia é caracterizada por possuir significados semelhantes, como: casa, moradia, lar. Já a antonímia representa significados opostos, como: bem e mal, claro e escuro.

Palavras parecidas são muito utilizadas para criar pegadinhas nas provas de vestibular. Então, preste bastante atenção na hora de responder os exercícios de gramática com gabarito.

Pragmática

A  Pragmática é a parte da linguística que se preocupa com o que está por trás daquilo que  é dito, o significado das sentenças. Nela encontramos a denotação, quando as palavras são empregadas no sentido real ou literal, exemplo:

“O carro bateu no poste.”

E a conotação, quando as palavras são escritas ou faladas no sentido figurado. Exemplo:

“Aquele menino é um poste”.

Na análise pragmática abordamos o processo de comunicação, o objetivo com o qual as palavras são utilizadas em determinado contexto. A preocupação não é só com o explícito, mas também com o implícito (aquilo que fica subentendido).

Os 8 Melhores Exercícios de Gramática com gabarito!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (NEMESIS) Analise as afirmativas:

I- A Gramática (do grego: ypauuatlk´n, transl. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) é um grande conjunto de regras e estudos, classificados em diversos tipos. A que designa o caráter prescritivo da língua, que impõe as regras e o padrão a ser seguido, nós a chamamos de Gramática Normativa.

 II- Dentro da Gramática Normativa temos a Morfologia (morfo = forma, logia = estudo), parte que estuda as classes de palavras, ou seja, o estudo da forma da palavra.

 III- Na Morfologia, portanto, não estudamos as relações entre as palavras, o, contexto de comunicação em que estão inseridas ou outros fatores que podem influenciá-las, mas somente a forma da palavra, o que de fato ela é.

Está correto o que se afirma em: 

a) Apenas I e II 

b) Apenas II e III 

c) Apenas I e III 

d) Apenas I

e) Todas as alternativas

Questão 2 – (IMPARH)  Baseando-se em termos práticos, Veríssimo diz: “Não me interessa seu passado, suas origens” (l. 23); o autor refere-se às palavras por óbvio, referindo-se, muito possivelmente, aos seus dados etimológicos, metaplasmáticos; no entanto, há um tipo de gramática cujo objetivo é o “passado” de determinada língua, isto é, o “estudo das mudanças sucessivas dos sistemas (fonético, morfológico, gramatical) de uma língua” (HOUAISS, 2009), numa perspectiva diacrônica. Está-se falando da gramática:

Alternativas

a) histórica.

b) descritiva.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) normativa.

d) comparativa. 

Questão 3 – (UniFEISP) Assinale a alternativa em que o significado do radical esteja errado: 

a) hidro: água (exemplo: hidráulico) 

b) pisci: peixe (exemplo: piscicultura) 

c) bio: vida (exemplo biologia) 

d) agri: campo (exemplo: agricultura) 

e) antropo: antigo (exemplo: antropologia)

Questão 4 – (UFC) 

Assinale a alternativa em que a forma está destacada e classificada corretamente.

a) IN-venção: prefixo.

b) ESTUDIOSO-s: radical.

c) cifrad- A: vogal temática.

d) rapaziad- A: desinência de gênero.

e) pode- MOS: desinência número-pessoal.

Questão 5- (UFMG) Indique a alternativa em que a função não corresponde aos termo em destaque:

a) Comer demais é prejudicial à saúde. (complemento nominal)

b) Jamais me esquecerei de ti. (objeto indireto)

c) Ele foi cercado de amigos sinceros. (agente da passiva)

d) Não tens interesse pelos estudos.(complemento nominal)

e) Tinha grande amor à humanidade. (objeto indireto)

  • Nossa! Você já fez metade das questões de gramática. Vamos lá!

Questão 6- (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:

a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.

b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte da cana.

c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.

d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidades.

e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido. 

  • Ufa! Agora só faltam mais duas questões de gramática com gabarito!

Questão 7- (Vunesp – 2012 – Adaptada) Considere o texto a seguir.

Até muito recentemente, ainda _______ muitos pontos de vista sobre o tema do aquecimento global. Mesmo nos dias atuais, ainda _______ pesquisadores que não chegaram à conclusão de que a emissão de gases é a principal responsável pela elevação das temperaturas e nem têm certeza de que o homem seja o maior responsável por essa emissão.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

a) tinha… existe…

b) tinha… existem…

c) tinham… existem…

d) tinham… existe…n

Questão 8 – (SRF) Das redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente:

a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso.

b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.

c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso.

d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.

e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso.n

  • Parabéns, você fez todos os exercícios de gramática com gabarito. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões de gramática

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) Todas as alternativas.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) histórica.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e)  antropo: antigo (exemplo: antropologia)

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: e)  pode- MOS: desinência número-pessoal.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: e) Tinha grande amor à humanidade. (objeto indireto)

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidades.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta:b) tinha… existem…

 Exercício resolvido da questão 8 – 

Alternativa correta: b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.

Gostou dos nossos exercícios de gramática com gabarito? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários

  • “estudo das mudanças sucessivas dos sistemas (fonético, morfológico, gramatical) de uma língua” (HOUAISS, 2009), numa perspectiva diacrônica.
    Gabarito errado> Gramática Histórica- estudo diacrônico
    Gramática Descritiva – estudo sincrônico

  • Gabarito Errado!

    Questão 7- (Vunesp – 2012 – Adaptada) Considere o texto a seguir.

    Até muito recentemente, ainda _______ muitos pontos de vista sobre o tema do aquecimento global. Mesmo nos dias atuais, ainda _______

    TINHAM muitos pontos de vista.
    Seria, talvez, melhor optar pelo verbo haver ( aí a resposta seria
    HAVIA/EXISTEM
    com as opções
    havia … existe

    havia … existem

    haviam … existem

    haviam … existe

    havia … existe
    Correto Letra C

    • Oi, Larissa. Quando os verbos ter e haver estão no sentido de existir eles são impessoais e, por isso, só permitem a conjugação na terceira pessoa do singular. Logo, é “tinha” e “existem”, como se vê na letra b), que é a correta.