MatériasPortuguês

O que são radicais na língua portuguesa? Origem, definição e exemplos.

O que são radicais na língua portuguesaO que são radicais na língua portuguesa

Radical é um morfema, ou seja, unidade mínima da palavra com função específica. No caso dos radicais, eles carregam consigo a raiz, o significado básico e principal da palavra. A maioria das palavras da língua portuguesa são de origem latina e grega, portanto seus radicais também. Leia nosso artigo e entenda melhor o que são radicais, suas características e exemplos.

Neste texto sobre o que são radicais, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que são radicais?
  2. Exemplo detalhado de um radical com sua família de vocábulos.
  3. Lista de radicais latinos no início da palavra.
  4. Lista de radicais latinos no final da palavra.
  5. Lista de radicais gregos no início da palavra.
  6. Lista de radicais gregos no final da palavra.
  • Após estudar sobre o que é estrofe, você pode praticar com o Simulado Beduka! O melhor do Brasil!

O que são radicais?

Já parou para pensar em como as palavras são formadas? Geralmente, apenas falamos, falamos e falamos. Nosso foco está apenas no processo comunicativo Em entender e ser entendido.

Ao pararmos para analisar uma palavra, constatamos sua complexidade. Não são apenas letras aglomeradas aleatoriamente, há uma função e há um porquê.

Todas as palavras são formadas por morfemas: unidades mínimas de significação. Temos as desinências, os sufixos, a vogal temática, entre outros. 

Ao retirarmos um morfema, ou estamos alterando a significação ou a palavra ficará perceptivelmente incorreta. 

Já deu pra sentir um pouco a importância de uma análise morfológica, não é mesmo? É fundamental compreender esse processo para chegar a resposta da indagação “o que são radicais?”.

Poderíamos falar que radical é a parte mais importante da palavra, por carregar a raiz, ou seja, a significação. Porém, seria um erro. Como já foi dito, cada unidade mínima da palavra possui uma função específica e fundamental.

Os radicais levam consigo a diacronia, que nada mais é que a história, a origem. Você tem uma carga genética, não é mesmo? Fruto de seus antepassados. Talvez seja descendente de portugueses, italianos, índios…

Digamos que os radicais da língua portuguesa são descendentes (principalmente do latim e do grego). Essa carga genética essencial é o que os permeiam por meio da raiz. 

Por que há uma divergência na classificação de raiz e radical? Não seria a mesma coisa? A resposta é não. O radical contém a raiz, a base da significação, mas ele muitas vezes também carrega consigo um afixo derivacional.

Afixo derivacional é um morfema, elemento que se une a palavra modificando o sentido do radical, devido a isso forma-se um novo vocábulo. Ex: o -in de infeliz. 

Derivacional vem do fato de derivar um outro sentido à palavra. Se antes era feliz, agora há uma falta de felicidade. Uma infelicidade.

Já a raiz é única e exclusivamente a base de significação Nunca carregará nem afixos flexionais e nem derivacionais.

Outro aspecto relevante que vale a pena destacar, é que o radical funciona como base estrutural, e faz surgir várias outras palavras. Isso representa uma sincronia. A coexistência numa mesma época de palavras de uma mesma família.

Recapitulando…

Agora, você já sabe responder o que são radicais.

São morfemas básicos, pois carregam consigo o significado primordial da palavra. Podem conter só a raiz, ou serem acrescidos de afixos derivacionais. Os radicais da língua portuguesa são principalmente de origem latina e grega.

Exemplo detalhado de um radical com sua família de vocábulos.

No tópico “o que são radicais?”, você pôde perceber que o radical é uma espécie de base estrutural da significação. Por conter o significado principal, essa base termina originando várias outras palavras que pertencem à uma mesma família.

Essas palavras coexistem em contextos diferentes, mas o significado principal não se altera. Ou seja, o radical tem significado invariável.

Para estudar esse processo que envolve a constituição de uma família de vocábulos com radical em comum, utilizaremos a palavra Invitrescível. Nesse caso, o radical não possui afixo, coincidindo raiz e radical (- vitr).

O – vitr é um radical latino ( (vitr = do latim – vitrum), isto é, vidro é a base de significação.

Todas as palavras com esse radical irão se referir a vidro, seja de forma “negacional”, como no caso de invitrescível, algo que não pode ser convertido em vidro. Seja de forma “afirmativa” como em vitrificável, algo que pode ser convertido em vidro.  

Veja as palavras originadas desse radical:

  • Vitral
  • Vitrine
  • Vitrificar

Em contextos diferentes, todas são relacionadas a vidro. Uma vitrine é um ambiente com peças ou objetos expostos atrás de portas envidraçadas transparentes. Um vitral é um aglomerado de fragmentos de vidros transparentes com o intuito de formar um desenho, uma arte.

Vitrificar é converter ou cobrir algo de vidro, por exemplo, uma pintura pode ser vitrificada. Pode até parecer repetitivo, mas o fato é que são situações diferentes com a mesma base de significado.

Vitrines geralmente ficam em lojas, e vitrais em catedrais. Lugares totalmente divergentes com objetos oriundos de uma composição em comum

Esse exemplo nos traz uma outra informação explicativa super importante sobre “o que são radicais”. A raiz é invariável, ela nunca irá se modificar, já o radical pode sofrer modificações, como no exemplo citado.

O radical da palavra vidro é – vidr. Sendo – vitr, portanto,  uma variação alomorfe  (variação que um morfema pode sofrer sem mudança de significado) do radical.

Veja uma lista de Radicais de origem Latina que aparecem no início das palavras.

No tópico “O que são radicais?”, você constatou que os radicais são principalmente de origem latina e grega. Conhecê-los e conseguir identificá-los no vocábulo também é fundamental.

Observe os radicais de origem Latina que constam no início das palavras.

  • Essa tabela é sensacional, não é mesmo? Que tal salvá-la? Foi pensando em deixar um material exclusivo para você, que o Beduka criou neste artigo sobre “O que são radicais?” esse detalhamento das palavras em forma de imagem.

Veja uma lista de Radicais de origem Latina que aparecem no fim das palavras.

Agora que você já sabe “O que são radicais?”. É hora de conhecê-los por meio das palavras.

Observe os radicais de origem Latina que constam no final das palavras.

  • Neste artigo sobre “ o que são radicais”, optamos por criar essas tabelas para que você tenha opção de salvar e consultar sempre que necessário.

Veja uma lista de Radicais de origem Grega que aparecem no início das palavras.

Agora, vamos ver os radicais de origem Grega que constam no início das palavras? Isso será importantíssimo na compreensão do artigo sobre “o que são radicais?”

  • Identificar o radical e sua origem nos vocábulos é fundamental. Por isso, resolvemos deixar disponível  neste artigo sobre “o que são radicais?” essas tabelas incríveis para consultar sempre que preciso for.

Lista de Radicais de origem Grega que aparecem no fim das palavras.

Chegou a hora de conhecer os radicais de origem grega que aparecem no final da palavra!

Pensando em deixar disponível um material que você possa ter salvo em seus arquivos , o Beduka criou essas tabelas super funcionais para esse artigo sobre “O que são radicais?”.

Veja a tabela a seguir:

O Beduka faz de tudo para criar conteúdos que facilitem sua assimilação. Foi exatamente isto que foi feito nesse artigo sobre “o que são radicais”. Ficou bem mais fácil, não é mesmo?

Gostou do nosso artigo sobre o que são radicais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador