ExercíciosGeografia

Os 10 Melhores Exercícios Sobre a Região Norte com Gabarito

Exercícios Sobre a Região NorteExercícios Sobre a Região Norte
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Região Norte do Brasil é a maior do país, detendo 45% do território nacional. Sua economia é bastante diversificada, o que é diferente do seu clima, que tende a ser homogêneo. Descubra as características mais importantes e depois faça os exercícios sobre a Região Norte que separamos.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre a região norte, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

História da Região Norte

A região norte do Brasil é a maior das regiões brasileiras e é constituída por sete estados. São eles:

  • Acre
  • Amapá
  • Amazonas
  • Pará;
  • Rondônia;
  • Roraima
  • Tocantins

A colonização portuguesa no Brasil se concentrou, principalmente, no litoral. O sistema de capitanias criou populações na costa com alguns capitães donatários, como Duarte Coelho, evitando adentrar o interior do país.

Por isso, somente mais tarde o território da região Norte foi ocupado por portugueses, incentivados pela construção de um forte militar na cidade de Belém, no Pará.

Ao longo do século XVIII a ocupação foi de dois tipos: a religiosa e a militar. A primeira visava a catequização dos nativos e a segunda a defesa do território.

Com a exploração do látex (matéria-prima da borracha) a população cresceu a partir do século XIX. Este produto se tornou muito importante para a economia brasileira neste período, chegando a rivalizar com o café. Assim, atraiu muita gente, principalmente nordestinos buscando melhorar de vida.

Clima e vegetação da Região Norte

A Região Norte fica muito próxima da linha do Equador. Por isso, seu clima é basicamente o equatorial, tendo presença também do clima tropical continental.

O clima equatorial está presente em todos os estados e é quente e úmido. Já o tropical continental está presente onde o clima equatorial não alcança, tendo como características um inverno seco e um verão chuvoso.

A Região Norte é a mais chuvosa do país. Devido a sua proximidade com o Equador, a presença da Floresta Amazônica e os rios extensos que há nela.

O destaque da vegetação da Região Norte é a Floresta Amazônica. Devido a quantidade de chuvas, esta floresta tem uma diversidade muito rica, além de árvores densas e sempre verdes.

Relevo e Hidrografia da Região Norte

A Região Norte apresenta a maior parte do seu terreno com altitudes baixas. Porém, na fronteira com a Venezuela e com as Guianas, há grandes elevações, que ultrapassam os 3000 metros.

As planícies são o relevo predominante na Região Norte, com elevações que não ultrapassam os 300 metros acima do nível do mar.

A planície do rio Amazonas alonga-se de seu leito até o fim de seu percurso, além de alguns afluentes.

Este rio é o principal da bacia hidrográfica que leva seu nome: a Bacia Amazônica. Ela não é a única bacia da região, mas faz companhia à Bacia do Tocantins-Araguaia.

A Bacia Amazônica detém 45% do território brasileiro e está presente nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

Economia da Região Norte

A contribuição da Região Norte para a economia nacional é de 5,3% do Produto Interno Bruto brasileiro. Suas principais atividades econômicas são o extrativismo, a agropecuária e a indústria.

No extrativismo mineral, o destaque é para a exploração de ouro, ferro, diamante, estanho, alumínio, manganês e níquel. O estado que mais tem esse tipo de atividade é o Pará. No Amapá há zonas de extração de Petróleo e gás natural.

O extrativismo vegetal já foi a principal atividade da região, mas perdeu espaço para a agricultura. Atualmente, o produto mais explorado é a madeira.

As antigas áreas de seringal deram lugar à agropecuária que avança na região, muitas vezes a custos de prejuízo ambiental. Os produtos que se destacam são soja, café, cacau, arroz e mandioca.

Os maiores parques industriais do norte do Brasil estão em Manaus e Belém. Na Zona Franca de Manaus há cerca de 500 indústrias de diversos ramos. 

  • Que tal testar os conhecimentos sobre biomas brasileiros depois de responder os exercícios sobre a Região Norte?

Exercícios sobre a Região Norte

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características da região. Vamos agora aos exercícios sobre a Região Norte!

Questão 1- (Ifal 2019) Sobre as características econômicas do território brasileiro, marque a alternativa correta sobre as características pertinentes à região Norte do Brasil.

a) Nos últimos anos, a economia dessa região vem apresentando crescimento. Com a guerra fiscal (concessão de benefícios fiscais), uma série de indústrias se instalou nos estados dessa região para fugir da carga tributária no Sul e no Sudeste.

b) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.

c) O crescimento econômico dessa região deve-se sobretudo ao bom desempenho do setor agropecuário. Na agricultura, os produtos mais importantes são o algodão, o milho e, principalmente a soja. O rebanho de gado bovino dessa região responde por um terço do total do país.

d) Essa região responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Nessa região, estão instaladas as maiores montadoras siderúrgicas do país, e ela conta com uma significativa produção industrial de ponta.

e) A agropecuária é uma atividade de grande relevância nessa região, onde a principal atividade econômica é a criação de bovinos. O setor industrial também tem grande importância, com destaque para os setores automobilístico e têxtil. Essa região conta também com um grande potencial hidrelétrico.

Questão 2 – (Unicentro 2019) Embora represente a metade do território brasileiro, a região Norte pode ser considerada uma área de exploração limitada. Apesar disso, a fronteira agrícola avança sobre essa região, podendo comprometer todo o seu ecossistema.

Sobre esse avanço da agricultura, é correto afirmar:

a) A região apresenta a maior produção de celulose do país.

b) O maior rebanho bovino do país encontra-se nessa região.

c) O cultivo da soja é o que mais tem incorporado áreas da Amazônia.

d) As culturas irrigadas de fruticultura têm registrado uma forte expansão.

e) A atual expansão da cultura de cana-de-açúcar é um fator preocupante, no que se refere à manutenção da floresta.

Questão 3-  (Unifesp 2017) Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais preveem aumento da temperatura na região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

a) dessedentação animal e diminuição do cultivo do trigo.

b) perda de biodiversidade e prejuízos ao cultivo de soja.

c) desertificação e alagamentos em metrópoles nacionais.

d) elevação dos caudais por degelo e subsidência.

e) ilhas de calor e inversão térmica.

Questão 4- (Farmerp 2014) A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam. Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na região Norte do país, pode-se afirmar corretamente que constitui uma herança ao local

a) o crescimento populacional acelerado, resultando no aumento do número de desempregados, maior criminalidade e construção de habitações precárias.

b) a mudança no perfil econômico, promovendo altos salários para a construção civil, desvalorização do setor de serviços e recolocação profissional forçada.

c) o desequilíbrio na pirâmide etária, ocasionando a expulsão das pessoas fora da idade economicamente ativa, redução nas taxas de natalidade e desequilíbrio de gênero.

d) a implantação de infraestruturas básicas, levando à plena superação de casos de doenças infectocontagiosas, dificuldades de locomoção e falta de energia elétrica.

e) a consolidação de uma nova centralidade, acarretando a instalação de novas indústrias, empresas multinacionais intensivas em tecnologia e sedes de grupos financeiros.

Questão 5 – (Unimontes/2015) – Para Coelho (1995), a bacia Amazônica drena cerca de 47% do território brasileiro, compreendendo uma área aproximada de 4 milhões de km². A navegação é facilitada, considerando o relevo predominantemente favorável, daí sua importância como via de circulação e organização do espaço amazônico. Toda a drenagem da bacia é coletada pela calha do rio Amazonas. Nesse imenso sistema de drenagem, há de se destacar a importância do igarapé, que consiste em:

a) Canal que contorna ilha fluvial, favorecendo o deslocamento do caboclo de uma comunidade para outra.

b) Banco de areia que aparece no leito do rio Amazonas, diminuindo a distância de uma margem à outra.

c) Rio estreito, longo, mais usado pela população ribeirinha como verdadeiras estradas.

d) Canal estreito que liga uma lagoa ou um afluente ao rio principal, interligando pequenos portos.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a região norte. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (Cesgranrio) O potencial de crescimento do mercado de automóveis, associado a outros fatores, como os incentivos fiscais, vem atraindo, para o Brasil, investimentos por parte das grandes montadoras, algumas delas já aqui instaladas. Repercussões e impactos desses novos investimentos já vêm sendo observados na organização da produção e do mercado de trabalho. Isto pode ser constatado pela tendência à:

a) substituição da mão de obra brasileira de baixa qualificação por trabalhadores do Mercosul.

b) atuação mais combativa dos sindicatos localizados próximo das grandes montadoras de São Paulo e de Minas Gerais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) implantação das novas fábricas nas Zonas Francas existentes nas Regiões Norte e Nordeste do país.

d) diminuição do número de empregos pela robotização de linhas de montagem.

e) eliminação de práticas de terceirização entre os fornecedores de autopeças e as grandes montadoras.

Questão 7- (Mackenzie) Na região __________, a industrialização, inicialmente voltada para o mercado regional, beneficiou-se da imigração estrangeira, enquanto, na região _________, nasceu voltada para o mercado nacional e foi beneficiada com a isenção de impostos para a importação de componentes industriais.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o texto acima referente à industrialização do Brasil.

a) Sudeste e Sul

b) Nordeste e Sudeste

c) Centro-Oeste e Norte

d) Sul e Norte

e) Norte e Nordeste

Questão 8- (UFMG) Durante o período de inverno, a Massa de Ar Frio do Polar Atlântico (mPa) chega até a região Norte do Brasil. Assinale a alternativa que contém corretamente a denominação local desse fenômeno.

a) Estiagem.

b) Geada.

c) Granizo.

d) Friagem.

e) “El Niño”.

  • Ufa! Faltam só dois exercícios sobre região norte para concluir as atividades. Avante!

Questão 9-  (UNESP 2012) Leia o texto.

A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; […] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração […] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.

Fonte: SOUZA, Maria Adélia de (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003. 

O texto faz referência a

a) cidades globais. 

b) metrópoles nacionais. 

c) cidades de agronegócio.

d) cidades planejadas. 

e) metrópoles conurbadas.

Questão 10 –  (UFT 2014) O governo brasileiro atribuiu um nome a uma área que corresponde a 59 % do território nacional, que engloba nove estados (AC, AP, AM, MA, MT, PA, RO, RR e TO) e parte do território de oito países vizinhos.

Essa área, instituída em 1953, com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico da região, é denominada

 a) Amazônia Legal  

 b) Amazônia Verde

 c) Amazônia Brasileira

 d) Domínio Amazônico

 e) Bacia Hidrográfica Amazônica

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a região norte. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das exercícios sobre a região norte

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra b) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra b) O maior rebanho bovino do país encontra-se nessa região. 

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) perda de biodiversidade e prejuízos ao cultivo de soja.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) o crescimento populacional acelerado, resultando no aumento do número de desempregados, maior criminalidade e construção de habitações precárias.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) diminuição do número de empregos pela robotização de linhas de montagem.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) Sul e Norte.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra d) Friagem.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra c) cidades de agronegócio.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra  a) Amazônia Legal  

  • Você já definiu qual carreira vai seguir na faculdade? Se ainda não sabe, faça já o Raio-x do Beduka e descubra profissões que combinam contigo!

Gostou dos nossos exercícios sobre a região norte? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários