ExercíciosGeografia

Os 8 Melhores Exercícios Sobre Extrativismo Vegetal com Gabarito

Exercícios Sobre Extrativismo VegetalExercícios Sobre Extrativismo Vegetal
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já deve ter ouvido falar nos três setores da economia: primário, secundário e terciário. O setor primário é o que lida com os produtos extraídos diretamente da natureza, como vegetais e minérios. Uma das suas atividades é o extrativismo vegetal. Você conhecerá melhor por meio deste resumo e poderá testar seus conhecimentos com os exercícios sobre extrativismo vegetal.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de resolver os exercícios sobre extrativismo vegetal, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é extrativismo?

Nós ouvimos nas aulas de história que a primeira atividade econômica realizada no Brasil, depois do contato entre europeus e índios, foi a exploração do pau-brasil. Desta árvore, era retirado um pigmento vermelho, utilizado na fabricação de tintas para tecido.

A exploração do pau-brasil é um exemplo de extrativismo: uma atividade econômica que consiste na retirada, ou extração, de recursos da natureza.

O extrativismo é a atividade econômica mais antiga realizada pelo ser humano. Os povos nômades, coletores e caçadores da pré-história, já o realizavam. Só depois passamos a organizar a produção por meio da agricultura e da criação de animais.

O extrativismo pode ser feito de três maneiras: mineral, vegetal e animal. Nosso interesse aqui é compreender o tipo vegetal.

O que é extrativismo vegetal?

O extrativismo vegetal é a retirada de frutos, madeira e raízes da natureza realizada pelo ser humano. É também característico do extrativismo vegetal a exploração de seivas, como látex, usado na produção de borracha.

O extrativismo vegetal não deve ser confundido com a agricultura. Isto porque as plantas exploradas não são fruto de cultivo humano, mas crescem de forma espontânea.

Um exemplo de produto que chega para nós por meio do extrativismo é o açaí.

Quais são os principais produtos do extrativismo vegetal no Brasil?

O extrativismo vegetal não é uma atividade econômica tão forte na economia brasileira como um todo. Contudo, existem localidades (partes do Norte e do Nordeste, por exemplo) cujo sustento é dependente da extração de alguns produtos vegetais.

Abaixo, apresentamos os principais produtos explorados.

Madeira

A madeira é o principal produto do extrativismo vegetal. É geralmente retirada da Amazônia, onde existem muitas madeiras de lei, usadas na fabricação de móveis. 

Também é retirada da mata atlântica, apesar da proibição legal e da mata de araucária ou da floresta subtropical para produção de papel.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é a semente da Bertholletia excelsa, uma planta comum em toda a região Amazônica. Sendo comestível, 80% de sua produção é destinada à exportação.

Látex

O látex é uma seiva extraída da seringueira, que serve como matéria-prima de produtos emborrachados, como pneus e luvas cirúrgicas. 

Ele já teve uma importância maior na economia nacional, mas perdeu espaço com o avanço da tecnologia na produção de borracha.

Palmito

O palmito é um alimento extraído do miolo de palmeiras da região amazônica, sendo destinado tanto para o mercado interno quanto para o externo. Seus maiores produtores são Amapá e Pará.

Babaçu

O babaçu é uma espécie de palmeira cujo fruto contém sementes oleaginosas. Delas, é extraído um óleo utilizado na alimentação, fabricação de remédios e biocombustíveis.

  • Agora que você já revisou o que é extrativismo vegetal, responda os exercícios que separamos.

Exercícios sobre extrativismo vegetal

Questão 1 –  (Cftmg 2012) “As atividades extrativistas que ocupam a maioria da população da região de mata da ilha de Marajó apresentam como fundamental característica a sazonalidade, isto é, dependem da estação do ano em que se tornam economicamente viáveis, seja pelo período de amadurecimento dos frutos da(o) ___________, seja pelas condições climáticas que permitem o acesso mais fácil às zonas de extração da____________ ou que propiciam a produção da(o) ____________”. 

BRASIL, Marília Carvalho. As estratégias de sobrevivência da população ribeirinha da Ilha do Marajó. In: TORRES, Haroldo. et al (Org.). População e meio ambiente: debates e desafios. São Paulo: Senac, 2000. p. 113. (Adaptado) 

Relacionando as condições socioambientais e as atividades econômicas desenvolvidas na região amazônica, a sequência correta que completa as lacunas é

a) açaí, madeira, seringa. 

b) mamona, soja, algodão. 

c) cacau, carnaúba, mineral. 

d) babaçu, cana de açúcar, palmito.

Questão 2 –  (Uerj 2013) O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas. 

Adaptado de revistaepoca.globo.com, 18/04/2011. 

A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator: 

a) escassez de mão de obra qualificada 

b) precariedade das condições de trabalho 

c) insuficiência dos sistemas de transporte 

d) insalubridade da infraestrutura habitacional

Questão 3 – (Ifal 2019) Sobre as características econômicas do território brasileiro, marque a alternativa correta sobre as características pertinentes à região Norte do Brasil.

a) Nos últimos anos, a economia dessa região vem apresentando crescimento. Com a guerra fiscal (concessão de benefícios fiscais), uma série de indústrias se instalou nos estados dessa região para fugir da carga tributária no Sul e no Sudeste.

b) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.

c) O crescimento econômico dessa região deve-se sobretudo ao bom desempenho do setor agropecuário. Na agricultura, os produtos mais importantes são o algodão, o milho e, principalmente a soja. O rebanho de gado bovino dessa região responde por um terço do total do país.

d) Essa região responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Nessa região, estão instaladas as maiores montadoras siderúrgicas do país, e ela conta com uma significativa produção industrial de ponta.

e) A agropecuária é uma atividade de grande relevância nessa região, onde a principal atividade econômica é a criação de bovinos. O setor industrial também tem grande importância, com destaque para os setores automobilístico e têxtil. Essa região conta também com um grande potencial hidrelétrico.

Questão 4 –  (Puccamp 95) Considere o texto apresentado a seguir.

“Na Amazônia, as madeireiras abrem brechas enormes na vegetação. Espaços de pastagens homogêneas substituem a mata. Culturas agrícolas de mercado se espalham extensivamente sobre antigas áreas florestadas. A vegetação original não se regenera e a erosão pluvial age de forma destruidora.”

Assinale a alternativa que exprime o conteúdo do texto.

a) A coexistência da floresta com as atividades produtivas tem representado um dos obstáculos ao desenvolvimento da Amazônia.

b) O ecossistema amazônico, muito resistente, tem impedido a ocupação efetiva de seu espaço e tornado a região pouco atraente aos investimentos.

c) A rápida ocupação empresarial e capitalista, na Amazônia, tem provocado interferências profundas e irreversíveis no meio Amazônico.

d) As condições ambientais ligadas ao clima quente e muito úmido têm acentuado a dificuldade de ocupação permanente da Amazônia.

e) O aumento do número de pequenas e médias propriedades para o desenvolvimento de atividades produtivas na Amazônia tem representado verdadeiros desastres ecológicos.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre extrativismo vegetal. Continue fazendo o restante.

Questão 5 –  (Fatec 97) Considere os textos a seguir sobre a seringueira e a produção da borracha.

I – A produção de látex, fonte de grande enriquecimento da Amazônia, estava associada muito mais ao grande número de extrativistas envolvidos no trabalho do que ao método de produção, que é extremamente primitivo e, por isso, de baixa produtividade.

II – Atualmente, os maiores produtores nacionais são os estados do Amazonas e Rondônia e atendem ao total do consumo nacional.

III – Os maiores produtores mundiais de borracha estão atualmente no Sudeste Asiático.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

IV – A seringueira, no Brasil, expandiu-se para vários estados e atualmente temos plantações produtivas, nas regiões oeste e noroeste do estado de São

Paulo.

Estão corretas apenas as informações constantes dos textos

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) I e IV

d) II, III e IV

e) II e IV

Questão 6 – (Ufmg 99) A respeito da exploração madeireira na Amazônia, é INCORRETO afirmar que ela

a) tem atraído empresas que se dedicam à extração e ao beneficiamento da madeira, visando à sua exportação para outras regiões brasileiras e para o exterior.

b) vem adquirindo, desde a década de 70, importância crescente na economia florestal da região e do País.

c) é mais expressiva nas florestas plantadas com espécies nativas, destinadas ao abastecimento da indústria moveleira da região.

d) tem contribuído, entre outros fatores, para o declínio das atividades extrativas na floresta

amazônica, como as da borracha, da castanha-do-pará e do palmito.

Questão 7 – (Unesp 2003) Dentre as principais atividades extrativistas brasileiras, destacam-se as praticadas nos seringais e castanhais.

Assinale a alternativa que contém estados produtores, a região onde estão localizados e os

respectivos produtos derivados.

a) Acre e Pará, região Norte; borracha e óleo.

b) Alagoas e Sergipe, região Nordeste; sisal e óleo.

c) Maranhão e Piauí, região Norte; borracha e cereais.

d) Mato Grosso e Goiás, região Centro-Oeste; leguminosas e tanino.

e) Ceará e Rio Grande do Norte, região Nordeste; tanino e borracha.

Questão 8 – (Ufv 2004) A partir dos anos 80 do século XX, principalmente após o assassinato do sindicalista Chico Mendes, ampliou-se o debate em torno das reservas extrativistas, como alternativa para preservação da Amazônia. Em homenagem ao sindicalista, foi criada a Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri, no estado do Acre.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que expressa CORRETAMENTE o conceito de reserva extrativista:

a) Utilização racional dos recursos naturais, pelo extrativismo, pelo manejo sustentado e pela baixa antropização.

b) Utilização dos recursos naturais de forma intensiva, com grande incorporação de máquinas modernas e consumo de combustíveis fósseis.

c) Formação de áreas intocadas como forma de proteção da biodiversidade e de preservação das espécies.

d) Utilização dos recursos naturais como insumos de produção para a indústria madeireira e para a cadeia produtora de carnes.

e) Utilização dos recursos naturais a partir da extração comercial do ouro, do minério de ferro e do gás natural.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre extrativismo vegetal. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre extrativismo vegetal

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) açaí, madeira, seringa. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra b) precariedade das condições de trabalho 

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.   

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra c) A rápida ocupação empresarial e capitalista, na Amazônia, tem provocado interferências profundas e irreversíveis no meio Amazônico.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b) I, III e IV

Exercício Resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra c) é mais expressiva nas florestas plantadas com espécies nativas, destinadas ao abastecimento da indústria moveleira da região.

Exercício Resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) Acre e Pará, região Norte; borracha e óleo.

Exercício Resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) Utilização racional dos recursos naturais, pelo extrativismo, pelo manejo sustentado e pela baixa antropização.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre extrativismo vegetal? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.