Geografia

Agricultura no Brasil Atual- TUDO o que você precisa saber!

Agricultura no BrasilAgricultura no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O termo Agricultura significa “arte de cultivar a terra”. Ela pode ser definida como o conjunto de técnicas desenvolvidas para cultivar a terra, a fim de obter produtos dela. Os principais produtos da Agricultura no Brasil são: soja, cana-de-açúcar, café, milho, laranja, algodão, mandioca, arroz, cacau e tabaco.

Se você quiser ir para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

História da Agricultura no Brasil – Trajetória

A Agricultura no Brasil passou por diversas mudanças ao longo de sua história. Vamos conferi-las?

Cana de Açúcar e Café

A Agricultura já existia no Brasil antes de os portugueses chegarem aqui, começou so século XVI. Mas ela só foi exeercida de maneira mais intensa depois disso, na região nordeste do Brasil, através da criação das “capitanias Hereditárias” e do início do cultivo da cana-de-açúcar.

A agricultura era restrita à cana, tendo alguns cultivos diferentes para o sustento e manutenção de vida da população da região, mas eram pouco expressivos. Além da monocultura, a agricultura se baseava na mão de obra escrava e em latifúndios.

café

A partir do século XVIII as plantações de café foram iniciadas, dando abertura para o cultivo de outros vegetais, fazendo com que eles ganhassem mais expressão.

Após o século XIX o café se tornaria o principal produto brasileiro, fazendo com que a atividade canavieira se estagnasse e os grandes engenhos fossem abandonados para a mineração e o cultivo do café.

  • Questões sobre agricultura são bastante recorrentes no ENEM. Por esse motivo é importante que você se prepare com esse artigo sobre a Agricultura no Brasil.

Agricultura brasileira, Desenvolvimento Nacional e Crise

Pode-se dizer que a história da agricultura no Brasil está diretamente relacionada com a história do desenvolvimento do país. Pois o auge do cultivo do café representou também uma nova fase econômica no Brasil, principalmente após o século XIX quando o café se tornou o principal produto exportado do país, logo após o declínio da mineração.

No entanto, depois da grande influência na política do país e das grandes fortunas geradas, o cultivo do café começou a declinar em meados de 1902.

No ápice da crise, o Brasil produzia mais de 16 milhões de sacas de café enquanto o consumo mundial não chegava nos 15 milhões. O preço do café chegou a custar 33 francos, quase 3 vezes menos que o preço em 1885.

Por conta disso, surgiu a necessidade de diversificar a economia. Além das indústrias, que eram as grandes novidades, outras culturas começaram a ser valorizadas.

O aumento da urbanização também exigia o aumento do cultivo de matérias-primas. No entanto, tal mudança se consolidou somente após a década de 1940.

Segundo dados do último levantamento realizado pelo IBGE em novembro de 2007, no Brasil são cultivados 58.033,075 ha (hectares) de terra atualmente.

A cana-de-açúcar ainda predomina: são produzidos 514.079,729 de toneladas por ano contra 58.197,297 toneladas da soja em grão. Já o café em grão, são produzidos cerca de 2.178,246 de toneladas ao ano.

Agricultura no Brasil Atual

A agricultura é uma das mais importantes atividades da economia brasileira. Ela é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações, juntamente com a pecuária. Esses são dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa).

Portanto, a prática da agricultura no Brasil é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país.

O processo de industrialização ocorrido no Brasil reconfigurou o espaço geográfico e a divisão territorial. Ele também está diretamente associado à modernização da agricultura brasileira.

O avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade, tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.).

A principal marca da agricultura – também da pecuária – atual é a formação de complexos agrícolas, desenvolvidos nas regiões que abrangem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As produções que mais se destacam são: soja, carne para exportação e cana-de-açúcar (grandemente utilizada por causa da necessidade nacional e internacional de etanol).

Agricultura no Brasil – Região Sul

A agricultura na Região Sul é caracterizada pela expansão da soja voltada para a exportação e pela modernização agrícola intensiva. O milho, a cana-de-açúcar e o algodão também são cultivados em larga escala na região.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Essa configuração é predominante no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves.

agricultura de soja no brasil

Agricultura no Brasil – Região Sudeste

A agricultura da região Sudeste é a que se encontra mais subordinada à indústria. Devido à maior presença de máquinas, e também é a região onde a geração de empregos é limitada.

As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura, principalmente as laranjas. Assim como na região Sul, a mecanização e a produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são preponderantes.

Agricultura no Brasil – Região Nordeste

A agricultura da região Nordeste possui uma alta diversidade de cultivos. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo da cana, voltada atualmente para a produção de álcool e também de açúcar.

agricultura de cana de açúcar no brasil

Nas zonas mais semiáridas, pode-se ressaltar a presença da agricultura familiar e de algumas zonas que possuem uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. A agricultura de subsistência também possui um importante papel na região Nordeste.

Agricultura no Brasil – Região Centro-Oeste

A agricultura na região Centro-Oeste é caracterizada pela expansão do cultivo através da produção mecanizada, que se expande rumo à Amazônia, pressionando a amplificação da fronteira agrícola para o norte do Brasil.

A Revolução Verde, ocorrida no século passado, foi a principal responsável pela ocupação do Cerrado na região, permitindo o cultivo de diversas culturas em seus solos que possuem muita acidez. O principal produto de cultivo é a soja, também voltada para a exportação.

Agricultura no Brasil – Região Norte

A agricultura na região Norte é caracterizada por possuir atividades de caráter extensivo e de baixa tecnologia. Possui ênfase na pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos que competem com o extrativismo vegetal existente.

A região é caracterizada por receber, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do Centro-Oeste, tornando a região Norte o futuro centro de crescimento do agronegócio brasileiro.

Gostou de aprender sobre a Agricultura no Brasil? Queremos te ajudar também a entrar na FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, veja nosso programa de bolsas e faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.

O Beduka te conecta à faculdade!

Esperamos que esse texto sobre a agricultura no Brasil tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.