Geografia

Agricultura no Brasil – TUDO o que você precisa saber!

Agricultura no BrasilAgricultura no Brasil

O termo Agricultura significa “arte de cultivar a terra”. Ela pode ser definida como o conjunto de técnicas desenvolvidas para cultivar a terra, a fim de obter produtos dela. Os principais produtos da Agricultura no Brasil são: soja, cana-de-açúcar, café, milho, laranja, algodão, mandioca, arroz, cacau e tabaco.

Questões sobre agricultura são bastante recorrentes no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Por esse motivo é importante que você se prepare com esse artigo sobre a Agricultura no Brasil.

Confira nossa lista de exercícios sobre agricultura!

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

História da Agricultura no Brasil

A Agricultura no Brasil passou por diversas mudanças ao longo de sua história. Vamos conferi-las?

Da Cana de Açúcar ao Café

A Agricultura no Brasil começou so século XVI, na região nordeste do Brasil, através da criação das “capitanias Hereditárias” e do início do cultivo da cana-de-açúcar.

A agricultura era restrita à cana, tendo alguns cultivos diferentes para o sustento e manutenção de vida da população da região, mas eram pouco expressivos. Além da monocultura, a agricultura se baseava na mão de obra escrava e em latifúndios.

café

A partir do século XVIII as plantações de café foram iniciadas, dando abertura para o cultivo de outros vegetais, fazendo com que eles ganhassem mais expressão.

Após o século XIX o café se tornaria o principal produto brasileiro, fazendo com que a atividade canavieira se estagnasse e os grandes engenhos fossem abandonados para a mineração e o cultivo do café.

Agricultura, Desenvolvimento Nacional e Crise

Pode-se dizer que a história da agricultura no Brasil está diretamente relacionada com a história do desenvolvimento do país. Pois o auge do cultivo do café representou também uma nova fase econômica no Brasil, principalmente após o século XIX quando o café se tornou o principal produto exportado do país, logo após o declínio da mineração.

No entanto, depois da grande influência na política do país e das grandes fortunas geradas, o cultivo do café começou a declinar em meados de 1902.

No ápice da crise, o Brasil produzia mais de 16 milhões de sacas de café enquanto o consumo mundial não chegava nos 15 milhões. O preço do café chegou a custar 33 francos, quase 3 vezes menos que o preço em 1885.

Por conta disso, surgiu a necessidade de diversificar a economia. Além das indústrias que eram as grandes novidades, outras culturas começaram a ser valorizadas.

O aumento da urbanização também exigia o aumento do cultivo de matérias-primas. No entanto, tal mudança se consolidou somente após a década de 1940.

Segundo dados do último levantamento realizado pelo IBGE em novembro de 2007, no Brasil são cultivados 58.033,075 ha (hectares) de terra atualmente.

A cana-de-açúcar ainda predomina: são produzidos 514.079,729 toneladas por ano contra 58.197,297 toneladas da soja em grão. Já o café em grão, são produzidos cerca de 2.178,246 toneladas ao ano.

Agricultura no Brasil

A agricultura é uma das mais importantes atividades da economia brasileira. Ela é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações, juntamente com a pecuária. Esses são dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa).

Portanto, a prática da agricultura no Brasil é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país.

O processo de industrialização ocorrido no Brasil reconfigurou o espaço geográfico e a divisão territorial. Ele também está diretamente associado à modernização da agricultura brasileira.

O avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade, tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.).

A principal marca da agricultura – também da pecuária – atual é a formação de complexos agrícolas, desenvolvidos nas regiões que abrangem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As produções que mais se destacam são: soja, carne para exportação e cana-de-açúcar (grandemente utilizada por causa da necessidade nacional e internacional de etanol).

Agricultura no Brasil – Região Sul

A agricultura na Região Sul é caracterizada pela expansão da soja voltada para a exportação e pela modernização agrícola intensiva. O milho, a cana-de-açúcar e o algodão também são cultivados em larga escala na região.

Essa configuração é predominante no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves.

Agricultura no Brasil – Região Sudeste

A agricultura da região Sudeste é a que se encontra mais subordinada à indústria. Devido à maior presença de máquinas, e também é a região onde a geração de empregos é limitada.

As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura, principalmente as laranjas. Assim como na região Sul, a mecanização e a produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são preponderantes.

Agricultura no Brasil – Região Nordeste

A agricultura da região Nordeste possui uma alta diversidade de cultivos. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo da cana, voltada atualmente para a produção de álcool e também de açúcar.

Nas zonas mais semiáridas, pode-se ressaltar a presença da agricultura familiar e de algumas zonas que possuem uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. A agricultura de subsistência também possui um importante papel na região Nordeste.

Agricultura no Brasil – Região Centro-Oeste

A agricultura na região Centro-Oeste é caracterizada pela expansão do cultivo através da produção mecanizada, que se expande rumo à Amazônia, pressionando a amplificação da fronteira agrícola para o norte do Brasil.

A Revolução Verde, ocorrida no século passado, foi a principal responsável pela ocupação do Cerrado na região, permitindo o cultivo de diversas culturas em seus solos que possuem muita acidez. O principal produto de cultivo é a soja, também voltada para a exportação.

Agricultura no Brasil – Região Norte

A agricultura na região Norte é caracterizada por possuir atividades de caráter extensivo e de baixa tecnologia. Possui ênfase na pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos que competem com o extrativismo vegetal existente.

A região é caracterizada por receber, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do Centro-Oeste, tornando a região Norte o futuro centro de crescimento do agronegócio brasileiro.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Você acabou de conferir uma explicação sobre a Agricultura no Brasil. Prepare-se para o vestibular com outros conteúdos que o Beduka já disponibilizou. Aproveite para descobrir o que é o pampa, aprender as principais características da mata atlântica ou até mesmo conferir a importância da ecologia e meio ambiente.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre a Agricultura no Brasil? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador