Faculdades

Conheça as melhores faculdades de Jornalismo do Brasil

FACULDADES-DE-JORNALISMO-DO-BRASILMelhores faculdades de Jornalismo do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. Conheça as melhores faculdades do Brasil para esse curso.

Você se considera uma pessoa comunicativa e antenada? Deseja trabalhar com produção de notícias? Se a resposta para essas perguntas for “sim” então esse artigo é para você. Nele explicaremos como é a profissão de jornalista e apresentaremos um ranking com as melhores faculdades de jornalismo do Brasil.

Se você ainda não tem tanta certeza sobre qual curso escolher, o Beduka pode te ajudar. Veja aqui como escolher a profissão certa e como saber qual a sua vocação. Dessa forma, você conseguirá fazer a escolha certa em relação à faculdade.

Se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso de jornalismo, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

Se você pretende fazer esse curso em São Paulo, clique aqui e confira as melhores faculdades dessa cidade.

O que faz um Jornalista?

O que faz um jornalista?

O jornalista trabalha com a busca e divulgação de informações por meio dos veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e internet. O jornalista é considerado o profissional da notícia.

O dia a dia do jornalista é caracterizado pela rotina de:

  • Investigar e divulgar fatos e informações de interesse público;
  • Redigir e editar reportagens;
  • Fazer entrevistas;
  • Escrever artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.

Com a criação da internet e das redes sociais, o papel do jornalista mudou muito. Antes, este profissional era quase um guardião. Por meio dele, as pessoas sabiam o que estava acontecendo no mundo. Agora, não, as informações estão por todo lado e a sua função é selecionar o que há de mais importante e trazer novas informações sobre o tema escolhido.

O jornalista pode trabalhar em editoras de revistas, sites, jornais. Também pode ser assessor de imprensa em empresas ou órgãos públicos. Caso decida trabalhar na televisão, você pode ser repórter, produtor ou roteirista.

Quer saber mais sobre as funções do jornalista? Leia nosso artigo completo sobre o tema.

Como saber quais as melhores faculdades de Jornalismo do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de jornalismo do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Jornalismo

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

4. Universidade de São Paulo (USP)

5. Faculdade Cásper Líbero (FCL)

6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

7. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

9. Universidade de Brasília (UnB)

10. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Veja agora os detalhes das 10 melhores faculdades de jornalismo do Brasil:

1ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de jornalismo da faculdade visa graduar jornalistas com formação teórica, técnica e ética, capacitados para o exercício profissional como agentes da democracia e comprometidos com o interesse público.

A principal forma de ingresso é pelo próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja Aa nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Belo Horizonte. É a maior universidade do estado, possuindo campi nas cidades de Belo Horizonte, Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de jornalismo da UFMG valoriza a reflexão em torno da área da Comunicação Social, formando profissionais capazes de atuar no processo de produção da notícia, de maneira a dominar o processo de construção da informação jornalística, da pesquisa e da reportagem.

Nos períodos iniciais, o estudante tem contato com disciplinas introdutórias e, a partir do terceiro período, além das disciplinas de seu percurso, pode transitar pelas de outros cursos da área de comunicação.

O ingresso ocorre pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de jornalismo oferece formação para atuar como repórter, fotógrafo, diagramador, redator ou editor de jornais, revistas, rádio, TV, Internet, agências de notícias e assessorias de imprensa, como contratado, como autônomo e como empreendedor.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso dispõe ainda de estúdios profissionais de TV e rádio, laboratório de fotografia, infografia, internet, e redação, além do Laboratório de Novas Mídias, onde são produzidos sites de internet e feitas experiências com novos recursos tecnológicos de comunicação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Além disso, possui campus nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

Os alunos do curso de jornalismo contam com laboratórios próprios, funcionando durante 16 horas diariamente, para a execução de projetos de prática jornalística: o tabloide “Notícias do Jardim São Remo”, a “Agência Universitária de Notícias” (AUN), o “Jornal do Campus” (JC), e a revista Babel, o local de prática para a grande reportagem.

A faculdade tem como principal forma de ingresso o vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas ao ingresso pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade Cásper Líbero (FCL)

Fundada em 1947, foi a primeira instituição da América Latina a possuir um curso de jornalismo. A Faculdade Cásper Líbero ocupa quatro andares do prédio onde funciona a Fundação Cásper Líbero. Além das salas de aula, há a biblioteca Prof. José Geraldo Vieira – que conta com um acervo de 48.000 livros, 500 periódicos, 3.800 filmes -, ilhas de edição, laboratórios de Rádio, TV e Internet, laboratórios de informática equipados com computadores das linhas PC e Apple, quadra poliesportiva e o Teatro Cásper Líbero.

É uma faculdade privada que tem como forma de ingresso o seu próprio vestibular. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo e com um campus em Sorocaba. Em 2018, foi considerada pelo QS World University Rankings como a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de jornalismo da PUC-SP forma profissionais capazes de atuar em diversos campos, que contemplam, entre outros, radiojornalismo, telejornalismo, fotografia e assessoria de imprensa.

O estágio pode ser realizado nas redes Cultura, ESPN, Record, Bandeirantes, no jornal O Estado de S. Paulo e na TV PUC. As parcerias estendem-se, ainda, a festivais de teatro e cinema, nos quais os alunos podem cobrir a programação cultural.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível concorrer a uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Fundada em 1931, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Porto Alegre. É uma das maiores e mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior. A PUCRS foi considerada a melhor universidade privada do sul do país, em 2019 pela avaliação do Times Higher Education.

O curso de jornalismo da faculdade forma profissionais da comunicação com uma visão ética, humanística, histórica e crítica e, que ao mesmo tempo, atendem às características do mercado de trabalho acompanhando a evolução social, econômica e política da realidade nacional e internacional, com o apoio das novas tecnologias.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível concorrer a uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo, de acordo com a avaliação da Quacquarelli Symonds.

O curso de jornalismo tem como objetivo dar conhecimentos teóricos e metodológicos da comunicação ao aluno, relacionando-os à práxis jornalística, investindo na formação sócio-cultural e política do estudante com a expectativa de que venha a aplicar este conhecimento na atividade jornalística.

O ingresso na universidade é feito através do Sisu. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

Na habilitação Jornalismo, do curso de Comunicação da UnB, os alunos são estimulados a trabalhar com diferentes mídias e a pensar como elaborar produtos de comunicação para diversos suportes tecnológicos, a fim de integrar-se de forma competitiva ao mercado de trabalho.Além das disciplinas comuns às demais habilitações da Comunicação, a partir do segundo semestre os alunos de Jornalismo começam a trabalhar conteúdos específicos.

O ingresso na universidade é feito através do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.

O curso tem como compromisso fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e para o desenvolvimento humano.

O ingresso é feito pelo vestibular da própria faculdade e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além dessa lista com as melhores faculdades de jornalismo, o Beduka possui diversos conteúdos que podem te ajudar a estudar para o ENEM e outros diversos vestibulares. Saiba o que é Isomeria, leia nosso artigo sobre as Camadas da Atmosfera Terrestre e aprenda a fazer uma Proposta de Intervenção para a redação do ENEM.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de jornalismo do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.