História

Os 10 Melhores Exercícios sobre Renascimento com Gabarito

Exercícios sobre RenascimentoExercícios sobre Renascimento

O Renascimento foi um importante movimento artístico, cultural, econômico, político e científico, que ocorreu na Itália e se estendeu por toda a Europa. O movimento gerou consequências importantes para toda a sociedade. Faça a nossa lista de exercícios sobre Renascimento e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre Renascimento, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

O que foi o Renascimento?

O que foi o Renascimento?

Antes de treinar com os exercícios sobre renascimento, que tal relembrarmos o que foi esse movimento? Leia o nosso resumo abaixo e, caso queira se aprofundar mais ainda, leia o nosso artigo completo sobre renascimento.

Renascimento foi considerado um importante movimento artístico, cultural, econômico, político e científico, que ocorreu durante a passagem da Idade Média para a Moderna, na Itália do século XIV a XVII e se estendeu por toda a Europa.

O Renascimento gerou consequências marcantes em toda a sociedade, pois mudou totalmente a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

O surgimento das novas cidades na Itália, como Veneza e Roma, fizeram com que o desenvolvimento comercial no Mediterrâneo crescesse de modo a originar uma rica burguesia mercantil. Esta focava principalmente na arte, com o apoio de príncipes e papas.

Para entender melhor esse movimento e ir bem nos exercícios sobre renascimento, é importante saber as principais características culturais:

Quais são as principais características do Renascimento?

  • Antropocentrismo: acreditam que o homem é o centro de todo o universo e que é a suprema criação de Deus.
  • Individualismo: o seu surgimento se originou da necessidade do homem conhecer a si mesmo, a prioridade eram os prazeres e concepções individuais.
  • Experimentalismo: o conhecimento precisa ser demonstrado por meio de experiências científicas.
  • Racionalismo: a razão era considerada o único caminho para alcançar o verdadeiro conhecimento e tudo poderia ser explicado por ela pela e ciência.

O Renascimento originou grandes autores literários, como:

  • Dante Alighieri, com o poema “Divina Comédia”;
  • Maquiavel com a obra “O príncipe”;
  • Shakespeare com “Romeu e Julieta”;
  • Miguel de Cervantes com “Dom Quixote”;
  • Luís de Camões com o poema “Os Lusíadas”.

Os artistas plásticos mais conhecidos no Renascimento foram:

  • Leonardo da Vinci;
  • Rafael Sanzio;
  • Michelangelo.

Agora que você já revisou o tema, responda os exercícios sobre renascimento que selecionamos!

Exercícios sobre Renascimento

Questão 1 – (Enem) (…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.

(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.

(VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

a) a fé como guia das descobertas.

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.

d) a importância da experiência e da observação.

e) o princípio da autoridade e da tradição.

Questão 2 – (Uneb-BA)Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

Questão 3 – (UEL)O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Questão 4 – (PUC-MG)O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

a) a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.

b) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

c) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

e) o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

Questão 5 – (UEL 2015) – Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

a) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

b) Formalismo, relativismo e misticismo.

c) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

e) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

  • Boa! você chegou à metade dos exercícios sobre Renascimento. Continue!

Questão 6 – (UPE 2015) – Observe a imagem a seguir

Exercícios sobre Renascimento

Ela reproduz um detalhe dos afrescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.

a) Encomendados pelo papa Júlio II, os afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em especial sua rica mitologia.

b) Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.

c) Parte dos afrescos do teto da Capela Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.

d) Esses afrescos constituem a obra máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.

e) A pintura da abóbada da capela nunca foi finalizada por Michelangelo.

Questão 7 – (UNICAMP 2012) – De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.

b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens – como a magia e a ciência – levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.

c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

Questão 8 – (FUVEST-2008)Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

Questão 9 – (UFPR-2009)O Renascimento foi um período de alteração substancial no panorama da cultura européia. Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista.

a) O universo temático que marca a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal característica como intelectual: a vocação para tornar-se especialista de uma área em detrimento das demais.

b) Há o reconhecimento de que a qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das questões cotidianas e refletir sobre as implicações do conhecimento teórico puro.

c) Leonardo da Vinci possuía aversão em relação ao traçado do corpo humano, na medida em que este representava para ele a imperfeição e os limites da criação divina.

d) O talentoso italiano ganhou notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexão filosófica para dar vazão a sua criatividade no campo da arte.

e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

Questão 10 – (Vunesp-2003) – Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento.

I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.

II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo.

III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano.

IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes.

V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte.

Está correto apenas o contido em

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) II, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

  • Parabéns! Você respondeu todos os exercícios sobre Renascimento. Agora confira o gabarito.

Gabarito dos Exercícios sobre Renascimento

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta letra: d) a importância da experiência e da observação.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta letra: c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta letra: e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta letra: d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta letra: d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta letra: b) Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta letra: c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta letra: e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta letra: e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta letra: d) II, III e V.

Gostou dos nossos exercícios sobre Renascimento? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador