História

Os 10 Melhores Exercícios sobre Renascimento com Gabarito

Exercícios sobre RenascimentoExercícios sobre Renascimento
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Renascimento foi um importante movimento artístico, cultural, econômico, político e científico. Ele surgiu na Itália e se estendeu por toda a Europa. Devido aos novos ideais que pregava, gerou consequências importantes para toda a sociedade. Para saber mais, leia nosso resumo. Depois, é só testar o seu conhecimento com os exercícios sobre Renascimento. O gabarito está no final.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja praticar através de exercícios sobre Renascimento. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Renascimento?
  2. Qual o contexto histórico do renascimento?
  3. Quais são as principais características do Renascimento?
  4. Quais os principais artistas do renascimento?
  5. Os 10 melhores Exercícios sobre Renascimento
  6. Gabarito dos exercícios sobre Renascimento
  7. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Quando você terminar de responder os exercícios sobre Renascimento, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka? Ele é 100% gratuito e vai fazer você aprender mais em menos tempo.

O que foi o Renascimento?

O que foi o Renascimento?

Renascimento foi um importante movimento artístico, cultural, econômico, político e científico. Ele marcou a passagem da Idade Média para a Moderna, tanto no sentido temporal quanto em em termos de pensamento.

Os ideais renascentistas surgiram na Itália, por volta do século XIV e não tardou para que alcançasse os demais países da Europa.

Por suas ideias contrárias ao que vinha sendo acreditado até então, ele gerou consequências marcantes em toda a sociedade. Representou uma total mudança em relação a vida medieval.

Se antes o homem estava totalmente voltado a religiosidade e sendo regido por ela, no renascimento, ele passou a ser responsável por suas escolhas e conhecimentos. Foi uma época regida pela ciência, pelo humanismo e pelo racionalismo.

Antes de começar a resolver os exercícios sobre renascimento, é fundamental que você conheça também um pouco do contexto histórico que resultou nesse movimento. Veja no próximo tópico.

Qual o contexto histórico do renascimento?

O renascimento nasceu em meio ao crescimento de novas cidades italianas, como Veneza e Roma. Isso ocasionou um significativo desenvolvimento comercial no Mediterrâneo, originando uma rica burguesia mercantil. Esta focava principalmente na arte, com o apoio de príncipes e papas.

Antes de terminar de ler nosso resumo e treinar com os exercícios sobre renascimento, você ainda pode estudar com um artigo completo que temos sobre o assunto:

Quais são as principais características do Renascimento?

As características do renascimento costumam ser muito cobradas em diversos vestibulares e no Enem. Por isso, é importante que você as conheça antes de chegar na parte dos exercícios sobre renascimento.

A seguir, veja quais são essas características e o que elas representam:

  • Antropocentrismo: acreditam que o homem é o centro de todo o universo e que é a suprema criação de Deus.
  • Individualismo: o seu surgimento se originou da necessidade do homem conhecer a si mesmo, a prioridade eram os prazeres e concepções individuais.
  • Experimentalismo: o conhecimento precisa ser demonstrado por meio de experiências científicas.
  • Racionalismo: a razão era considerada o único caminho para alcançar o verdadeiro conhecimento e tudo poderia ser explicado por ela pela e ciência.

Quais os principais artistas do renascimento?

Para resolver os exercícios sobre renascimento, também é importante que você conheça os principais nomes desse período. Por isso, fizemos duas listas fundamentais para você que vai prestar vestibular. Veja a seguir:

Principais nomes da literatura renascentista:

  • Dante Alighieri, com o poema “Divina Comédia”;
  • Maquiavel com a obra “O príncipe”;
  • Shakespeare com “Romeu e Julieta”;
  • Luís de Camões com o poema “Os Lusíadas”.

Principais nomes das artes plásticas renascentista:

  • Leonardo da Vinci;
  • Rafael Sanzio;
  • Michelangelo.
  • Quer ter acesso exclusivo a outros conteúdos importantes? Então, segue a gente la no Instagram. São mais de 200 resumos gratuitos para você!

Agora que você já revisou o tema, responda os exercícios sobre renascimento que selecionamos!

Os 10 melhores exercícios sobre Renascimento

Questão 1 – (Enem) (…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.

(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.

(VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

a) a fé como guia das descobertas.

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.

d) a importância da experiência e da observação.

e) o princípio da autoridade e da tradição.

Questão 2 – (Uneb-BA)Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

Questão 3 – (UEL)O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Questão 4 – (PUC-MG)O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

a) a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.

b) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

c) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

e) o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

Questão 5 – (UEL 2015) – Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

a) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

b) Formalismo, relativismo e misticismo.

c) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

e) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

  • Boa! você chegou à metade dos exercícios sobre Renascimento. Continue!

Questão 6 – (UPE 2015) – Observe a imagem a seguir

Exercícios sobre Renascimento

Ela reproduz um detalhe dos afrescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.

a) Encomendados pelo papa Júlio II, os afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em especial sua rica mitologia.

b) Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.

c) Parte dos afrescos do teto da Capela Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.

d) Esses afrescos constituem a obra máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) A pintura da abóbada da capela nunca foi finalizada por Michelangelo.

Questão 7 – (UNICAMP 2012) – De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.

b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens – como a magia e a ciência – levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.

c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

Questão 8 – (FUVEST-2008)Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

Questão 9 – (UFPR-2009)O Renascimento foi um período de alteração substancial no panorama da cultura européia. Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista.

a) O universo temático que marca a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal característica como intelectual: a vocação para tornar-se especialista de uma área em detrimento das demais.

b) Há o reconhecimento de que a qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das questões cotidianas e refletir sobre as implicações do conhecimento teórico puro.

c) Leonardo da Vinci possuía aversão em relação ao traçado do corpo humano, na medida em que este representava para ele a imperfeição e os limites da criação divina.

d) O talentoso italiano ganhou notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexão filosófica para dar vazão a sua criatividade no campo da arte.

e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

Questão 10 – (Vunesp-2003) – Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento.

I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.

II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo.

III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano.

IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes.

V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte.

Está correto apenas o contido em

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) II, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

  • Parabéns! Você respondeu todos os exercícios sobre Renascimento. Agora confira o gabarito.

Gabarito dos Exercícios sobre Renascimento

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta letra: d) a importância da experiência e da observação.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta letra: c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta letra: e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta letra: d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta letra: d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta letra: b) Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta letra: c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta letra: e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta letra: e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta letra: d) II, III e V.

Gostou dos nossos exercícios sobre Renascimento? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Aposto que esses exercícios sobre renascimento são só mais um dos muitos que você precisa responder para prestar vestibular. Mas e se eu te disser que dá para entrar na faculdade sem fazer prova?

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka.

Você ainda ganha 100% de desconto na matrícula e pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.