História

Exercícios sobre Renascimento

Exercícios sobre RenascimentoExercícios sobre Renascimento

O Renascimento foi um importante movimento artístico, cultural, econômico, político e científico, que ocorreu na Itália e se estendeu por toda a Europa. O movimento gerou consequências importantes para toda a sociedade. Faça a nossa lista de exercícios sobre Renascimento e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

Esta matéria é abordada nas perguntas de história dos mais variados processos seletivos e no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, separamos aqui alguns exercícios sobre renascimento para avaliar seu desempenho neste tema.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O Beduka também já preparou outros exercícios de história que podem te ajudar a se preparar para o vestibular. Veja exercícios sobre revolução francesa, exercícios sobre república velha, ou se preferir, pode conferir os exercícios sobre feudalismo.

Antes de treinar com os exercícios sobre renascimento, que tal relembrarmos o que foi esse movimento? Leia o nosso resumo abaixo e caso queira se aprofundar ainda, leia o nosso artigo completo sobre renascimento.

O que foi o Renascimento?

O que foi o Renascimento?

Renascimento foi considerado um importante movimento artístico, cultural, econômico, político e científico, que ocorreu durante a Idade Média para a Moderna, na Itália do século XIV a XVII e se estendeu por toda a Europa.

O Renascimento gerou consequências marcantes em toda a sociedade, pois mudou totalmente a vida medieval e deu início a Idade Moderna.

O surgimento das novas cidades na Itália, como Veneza e Roma, fizeram com que o desenvolvimento comercial no Mediterrâneo crescesse de modo a originar uma rica burguesia mercantil. Esta focava principalmente na arte, com o apoio de príncipes e papas.

Para entender melhor esse movimento e ir bem nos exercícios sobre renascimento, é importante saber as principais características culturais:

Principais Características do Renascimento

  • Antropocentrismo: acreditam que o homem é o centro de todo o universo e que é a suprema criação de Deus;
  • Individualismo: o seu surgimento se originou da necessidade do homem conhecer a si mesmo, a prioridade eram os prazeres e concepções individuais;
  • Experimentalismo: o conhecimento precisa ser demonstrado por meio de experiências científicas;
  • Racionalismo: a razão era considerada o único caminho para alcançar o verdadeiro conhecimento e tudo poderia ser explicado pela razão e ciência.

O Renascimento originou grandes autores literários, como:

  • Dante Alighieri, com o poema “Divina Comédia”;
  • Maquiavel com a obra “O príncipe”;
  • Shakespeare com “Romeu e Julieta”;
  • Miguel de Cervantes com “Dom Quixote”;
  • Luís de Camões com o poema “Os Lusíadas”.

Os artistas plásticos mais conhecidos no Renascimento foram:

  • Leonardo da Vinci;
  • Rafael Sanzio;
  • Michelangelo.

Quer saber mais sobre os artistas e as principais descobertas científicas do Renascimento? Clique aqui e fique por dentro de toda a matéria.

Exercícios sobre Renascimento

1 – (Enem)

(…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.

(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.

(VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

a) a fé como guia das descobertas.

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.

d) a importância da experiência e da observação.

e) o princípio da autoridade e da tradição.

2 – (Uneb-BA)Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

3 – (UEL)O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

4 – (PUC-MG)O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

a) a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.

b) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

c) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

e) o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

5 – UEL 2015Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

a) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

b) Formalismo, relativismo e misticismo.

c) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

e) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

6 – UPE 2015 Observe a imagem a seguir

Exercícios sobre Renascimento

Ela reproduz um detalhe dos afrescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.

a) Encomendados pelo papa Júlio II, os afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em especial sua rica mitologia.

b) Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.

c) Parte dos afrescos do teto da Capela Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.

d) Esses afrescos constituem a obra máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.

e) A pintura da abóbada da capela nunca foi finalizada por Michelangelo.

7 – UNICAMP 2012 De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.

b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens – como a magia e a ciência – levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.

c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

8 – (FUVEST-2008)Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

9 – (UFPR-2009)O Renascimento foi um período de alteração substancial no panorama da cultura européia. Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista.

a) O universo temático que marca a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal característica como intelectual: a vocação para tornar-se especialista de uma área em detrimento das demais.

b) Há o reconhecimento de que a qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das questões cotidianas e refletir sobre as implicações do conhecimento teórico puro.

c) Leonardo da Vinci possuía aversão em relação ao traçado do corpo humano, na medida em que este representava para ele a imperfeição e os limites da criação divina.

d) O talentoso italiano ganhou notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexão filosófica para dar vazão a sua criatividade no campo da arte.

e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

10 – (Vunesp-2003)Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento. I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas. II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo. III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano. IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes. V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte. Está correto apenas o contido em

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) II, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

Antes de conferir as respostas no gabarito, veja se respondeu todos os exercícios sobre renascimento.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Resposta dos Exercícios sobre Renascimento

Exercício resolvido da questão 1

d) a importância da experiência e da observação.

Exercício resolvido da questão 2

c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

Exercício resolvido da questão 3

e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Exercício resolvido da questão 4

d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

Exercício resolvido da questão 5

d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

Exercício resolvido da questão 6

b) Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.

Exercício resolvido da questão 7

c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

Exercício resolvido da questão 8

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

Exercício resolvido da questão 9

e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

Exercício resolvido da questão 10

d) II, III e V.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

O Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares ou públicas, que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).Experimente agora!

Agora que você conferiu alguns exercícios sobre renascimento aproveite e veja outros artigos que podem te ajudar no ENEM e em outros vestibulares. Veja exercícios de progressão geométrica, exercícios sobre gêneros literários e confira o resumo e exercícios sobre feudalismo.

Gostou dos nossos exercícios sobre renascimento? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador