História

Questões ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial com gabarito

Questões do ENEM sobre a Segunda Guerra MundialQuestões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945. A guerra envolveu a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas.

As duas Grandes Guerras são temas recorrentes nos principais processos seletivos e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Já tratamos da Primeira Guerra em outro artigo, desta vez nós vamos testar os seus conhecimentos com algumas questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Aprenda mais detalhadamente sobre esse assunto com o artigo completo sobre a Segunda Guerra Mundial.

Quando começaram os conflitos?

A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939 e durou até 1945. Os principais motivos que levaram a este grande conflito têm origem no fim da Primeira Guerra. A assinatura do Tratado de Versalhes em 1919 encerrou a guerra, mas deixou a Alemanha totalmente arrasada.

Os termos do acordo fizeram a Alemanha perder parte do seu território e também todas as colônias, além da perda de exército e obrigação de indenizar os demais países por causa dos prejuízos dos conflitos. Isso fez despertar um sentimento nacionalista que facilitou a ascensão nazista.

A Liga das Nações, organização criada em 1919 e que contava com a participação de diversos países, não conseguiu credibilidade para assegurar a paz mundial.

Algumas das imposições do Tratado de Versalhes

artigos 45 e 51 das imposições do tratado de Versalles

  • Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França
  • Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses

Artigos 102, 119 e 160 das imposições do Tratado de Versalles

  • Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações
  • Art.119  – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados
  • Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários

Na Alemanha, o período de assinatura do tratado ficou conhecido como a República de Weimar.

Com a população alemã se sentindo humilhada e obrigada a pagar um total de 33 milhões de dólares aos aliados, em 1933 houve a queda da República de Weimar e a abertura para a política militarista de Hitler, teve ainda os acordos firmados entre alemães, italianos e japoneses (Eixo) e, por fim, o Pacto Germano-Soviético, pelo qual a Polônia foi dividida.

A soma destes fatores que apresentamos acima é o que levou ao conflito armado mais potente do nosso planeta. Aconselhamos você a ver documentários e também ler os livros que detalham o conflito, isso vai te ajudar a se preparar para responder às questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial.

Veja também outros testes que preparamos para você:

Questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial com gabarito

Separe um caderno, lápis, borracha e caneta para responder às questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial. No final, você poderá conferir as respostas para avaliar os seus acertos. Vamos lá?!

1 – Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial – ENEM 2015 – A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político…”. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

a) Comunismo / rejeição da democracia liberal

b) Capitalismo / devastação do ambiente natural

c) Fascismo / adoção do determinismo biológico

d) Socialismo / planificação da economia nacional

e) Colonialismo / imposição da missão civilizatória

Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial
Foto de Jovens em protesto contra a Guerra do Vietnã. Disponível em: http://goldenyears66to69.blogspot.com. Acesso em: 10 out. 2011.

2 – Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial – ENEM 2012 – Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

a) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais

b) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado

c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo

d) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.

e) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes

Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial
Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br.
Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

3 – Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial – ENEM 2012 – A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial

b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial

c) o poder soviético, durante a Guerra Fria

d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã

e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001

4 – Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial – ENEM 2009 – O ataque japonês a Pearl Harbore a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

Sobre a expansão japonesa, infere-se que:

a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe

b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coréia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam

c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia

d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois

e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países

5 – Questão do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial – ENEM 2008 – Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:

“Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Internet: (com adaptações)

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia

Gabarito das questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial

Agora que você já fez a lista de exercícios confira o quanto acertou.

  • Exercício resolvido da questão 1 – c) Fascismo / adoção do determinismo biológico
  • Exercício resolvido da questão 2 – c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo
  • Exercício resolvido da questão 3 – b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial
  • Exercício resolvido da questão 4 – a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe
  • Exercício resolvido da questão 5 – a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos

Neste artigo apresentamos algumas questões de ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial que apareceram em provas passadas. Compreender o contexto deste grande evento mundial é importante para a realização do Exame e também para a vida.

O que achou das perguntas, foi fácil encontrar as respostas corretas das questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial?

Aprenda muito mais com o Beduka

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

Se preferir, use o nosso simulador gratuito com todas as questões do ENEM e monte seu próprio caderno de perguntas ou segmente por área do conhecimento.

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Você acabou de conferir uma série de questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de Fortaleza e o que faz um engenheiro florestal.

Assim como fizemos aqui com estas cinco questões do ENEM sobre a Segunda Guerra Mundial, sempre preparamos materiais inéditos para você. Quer sempre receber nossos conteúdos? Acesse e curta a nossa página no Facebook.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador