História

O que foi a Segunda Guerra Mundial?

CapaSegundaGuerraMundialO que foi a Segunda Guerra Mundial? (REUSMO COMPLETO)

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, principalmente a Alemanha, Itália, Japão, França, Estados Unidos e União Soviética, que eram organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

Neste artigo vamos responder as seguintes dúvidas (basta clicar no link para ir direto à resposta):

Multidões de judeus andavam pelos campos com seus ossos expostos quase furando a pele. A tristeza e a melancolia regiam o clima do lugar.

Camponeses pobres viam suas famílias morrerem de fome nas regiões que ousavam entrar em confronto contra a poderosa URSS.

Você provavelmente conhece os crimes humanitários cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Além de revolucionar o mundo tecnologicamente, politicamente e economicamente, ela mostrou a gigantesca maldade humana.

Todos esses fatos ficaram muito conhecidos, pois, para além da sala de aula, nós entramos em contato o tempo todo com o que aconteceu durante a Guerra nas telas do cinema ou nos serviços de streamings (Netflix, Amazon Prime, HBO GO, Disney Plus e etc…).

Isso criou um imaginário em nossa mente que nos faz ficarmos totalmente encantados com uma história repleta de tristezas, de alegrias, sofrimento e felicidades.

Experimentamos os mais diferentes sentimentos em algo que é real. Não está nas páginas de um conto encantado, mas sim de fato aconteceu.

Por isso é tão incrível estudar a Segunda Guerra Mundial. Leia este artigo até o fim e esteja preparado para o ENEM e demais vestibulares que adoram esse tema.

O que foi a Segunda Guerra Mundial? (RESUMO)

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito com maior número de mortes da história humana. Ela envolveu países de todos os continentes e teve como principais palcos a Europa e a Ásia. Seu impacto foi profundo em todos os setores da vida em sociedade: cultural, intelectual, político, tecnológico, científico e em vários outros.

Ela começou no dia 01 de setembro de 1939 e terminou no dia 02 de setembro 1945.

Na Primeira Guerra Mundial, o mundo presenciou novas formas de combate. A tecnologia deixou tudo mais rápido e destrutivo. Tanques de Guerra e aviões militares surgindo mudando toda a dinâmica dos soldados.

Porém, entre 1914 e 1918, essas tecnologias eram precárias e só vieram a se desenvolver mais tarde. Assim sendo, a Segunda Guerra mundial foi antes de tudo uma guerra tecnológica.

Foram criadas máquinas com poderes de destruição nunca antes vistos. Mas calma, uma boa história tem que começar do começo e é isso que faremos.

Como começou a segunda Guerra Mundial? (CAUSAS)

Após o final da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), as potências vencedoras uniram-se para firmarem um trato a fim de culpar os culpados e preservar a paz na Europa. Porém, não foi bem esse o resultado…

O Tratado de Versalhes, assinado pelas grandes potências:

  • Proibia a Alemanha de ter navios e aviões de guerra;
  • Limitou ao número de 100 mil os soldados de infantaria;
  • Obrigou a Alemanha a pagar uma indenização altíssima;
  • Fez a Alemanha entregar suas colônias para aqueles que a derrotaram.
  • Instituiu a Alemanha como a única culpada pela guerra.

Na Alemanha, o Império foi deposto e deu lugar à chamada República de Weimar. Muitos jovens saudosistas e ufanistas do império, começaram a criticar a corrupta República de Weimar e colocar seus políticos como os culpados pelo fim da Alemanha.

A partir daí, um sentimento de vingança foi se tornando uma pauta cada vez mais forte em torno de movimento como o do Nacional Socialismo que mais tarde deu origem a partidos, como o Partido Nazista de Adolf Hitler.

Para além dessa vontade de se vingar da humilhação causada pelo Tratado de Versalhes, esses alemães objetivavam um projeto nacionalista para Alemanha, baseado também na identificação pela raça.

A ideia de raça tornou-se cada vez mais forte. Eles consideravam os arianos superiores aos negros ou asiáticos. Assim, o racialismo, junto ao nacionalismo, criou a base do Partido Nazista.

Junto a isso, na década de 1920 a Alemanha encarou uma forte crise econômica, que levou o país à falência. Essa crise foi agravada com a Crise de 1929, que reforçou a crise da democracia liberal e estabeleceu movimentos autoritários e fascistas pela Europa. O fascismo italiano e o nazismo alemão são os principais exemplos.

Os nazistas chegaram ao poder da Alemanha em 1933, e Adolf Hitler, o líder do partido nazista, iniciou uma ação de recuperação do país, de doutrinação da população e de perseguição às minorias.

Quando a economia alemã se recuperou, o país se empenhou no rearmamento – uma provocação clara às determinações do Tratado de Versalhes.

A França e a Inglaterra não se posicionaram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma nova guerra, que queria ser evitada ao máximo.

Quais países participaram da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial contou com o envolvimento de inúmeros de países. Os principais participantes da Segunda Guerra Mundial podem ser divididos em dois grupos.

AliadosEixo
InglaterraAlemanha
União SoviéticaJapão
Estados UnidosItália
FrançaBulgária
  • Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos;
  • Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Ao longo da guerra, vários outros países se juntaram a um dos dois lados que estavam na guerra. Ao lado dos Aliados, por exemplo, lutaram o Canadá, o Brasil, a Austrália, a China, a Holanda, etc. No Eixo, atuaram nações como Hungria, Romênia, Croácia, etc.

Quais foram as fases da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases para melhor entendimento dos acontecimentos do conflito, a saber:

  1. Supremacia do Eixo (1939-1941): tornaram-se notórios o uso da blitzkrieg e a conquista de diversos locais pelas tropas da Alemanha. Na Ásia, os japoneses conquistaram uma série de territórios dominados por britânicos, franceses e holandeses;
  2. Equilíbrio de forças (1942-1943): os Aliados conseguiram recuperar-se na guerra, tanto na Ásia quanto na Europa, e equilibraram forças com os alemães. Essa fase ficou marcada pela indefinição de quem ganharia o conflito;
  3. Derrota do Eixo (1944-1945): o Eixo estava em decadência. A Itália foi invadida e Mussolini foi deposto; os alemães e japoneses passaram a ser derrotados sucessivamente e ambos os países entraram em colapso.

A partir da invasão da Polônia, os alemães iniciaram a utilização de uma tática que se destacou no conflito: a blitzkrieg, que significa “guerra-relâmpago” e consistia, em uma tática em que artilharia e infantaria que faziam ataques coordenados contra as linhas adversárias com o objetivo de abri-las.

A partir da abertura das linhas, a infantaria e os blindados faziam rápidas movimentações no território para penetrar na brecha que foi aberta.

Como foi a Segunda Guerra Mundial?

Hitler invadiu a União Soviética em 22 de junho de 1941, e o plano era conquistar todo o país em oito semanas. A virada de chave da Segunda Guerra Mundial aconteceu na cidade de Stalingrado.

A conquista dessa cidade era crucial para os alemães garantirem o controle sobre os poços de petróleo do Cáucaso, além de ser simbólico conquistar a cidade que levava o nome do líder da União Soviética, Josef Stalin.

A batalha de Stalingrado se estendeu de julho de 1942 até 1943 e os alemães foram derrotados, iniciando a virada dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A batalha por Stalingrado resultou na morte de 1 a 2 milhões de pessoas. A cidade foi arrasada, e os alemães estiveram bem perto de conquistá-la, mas a resistência dos soviéticos garantiu a derrota dos alemães.

Também em 1943, os ingleses e americanos aumentaram seus esforços na luta contra os alemães. A partir desses esforços, as tropas alemãs foram expulsas do norte do continente africano e, depois disso, os americanos e britânicos invadiram a Sicília.

Com o desembarque de tropas aliadas na Sicília, a reconquista da Itália se iniciou, e os alemães foram obrigados a reforçar as defesas no norte italiano.

Foi na frente de batalha travada na Itália que as tropas brasileiras lutaram entre 1944 e 1945. A partir de 1944, a situação da Alemanha na guerra era caótica, e mais derrotas aconteceram.

A Segunda Guerra Mundial na Ásia

O conflito na Ásia foi caracterizado pela luta entre japoneses e americanos. O ataque dos japoneses a Pearl Harbor é entendido como marco da Guerra no Pacífico e aconteceu em dezembro de 1941. Por causa desse ataque, os americanos declararam guerra contra o Japão e o Eixo e iniciaram a sua luta contra o exército e marinha japoneses.

Você pode estudar mais sobre o que foi a Segunda Guerra Mundial e o ataque citado acima com o filme Pearl Harbor, dirigido por Michael Bay e lançado em 2001.

Após a rendição dos nazistas, os Aliados exigiram, em julho de 1945, a rendição incondicional dos japoneses. Caso não se rendessem, os japoneses seriam destruídos. Eles recusaram a se render e, em represália a isso, os americanos atacaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas.

Como acabou a Segunda Guerra Mundial?

No dia 6 junho de 1944, ingleses e americanos lideraram o desembarque de tropas conhecido como Dia D. Essa operação fazia parte dos planos de reconquista da França, que estava ocupada pelos alemães desde 1940.

No Dia D foram mobilizados aproximadamente 150 mil soldados, que desembarcaram em cinco praias da Normandia

A batalha final no cenário de guerra europeu foi travada em Berlim, onde foi organizada a resistência final dos nazistas em uma situação tão desesperadora que havia tropas compostas por velhos e crianças.

O ataque a Berlim foi realizado apenas pelos soviéticos e, logo após as tropas do Exército Vermelho entrarem no Parlamento alemão, Hitler e sua esposa Eva Braun cometeram suicídio.

O comando da Alemanha foi transferido para Karl Dönitz, e os alemães se renderam oficialmente no dia 8 de maio de 1945.

Na Ásia, a guerra teve fim oficialmente no dia 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram sua rendição incondicional aos americanos. A rendição japonesa foi resultado direto do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima, em 6 de agosto, e Nagasaki, em 9 de agosto.

O que foi o Holocausto?

O Holocausto, decorrido durante toda a Segunda Guerra, foi uma política de extermínio racial em que houve perseguição maciça aos Judeus. Estes eram enviados a campos de concentração onde, além de mortos, eram obrigados ao trabalho forçado, submetido a experiências macabras, a condições sub-humanas e à fome.

Além dos Judeus, ciganos, negros e comunistas foram também colocados nos campos de concentração (lugares para onde os inimigos do regime nazistas eram levados e submetidos a diversas barbáries). 

O que foram os “Gulags”?

Gulag era o nome dado a um sistema de campos de concentração qie vigoraram durante a ditadura do partido comunista na União Soviética. É muito comum o uso do termo “gulags” para se referir a esses campos.

Para esses campos foram enviados milhares de prisioneiros que, dentre os crimes que poderiam serem acusados, estava o de ser inimigo do Estado. O problema é que o Estado definia quem era seu inimigo.

Resultado: milhares de pessoas (principalmente opositores ao regime) foram presas e condenadas a trabalharem até a morte nas geladas terras do leste europeu.

Filmes e séries sobre a Segunda Guerra Mundial:

  • Dunkirk.
  • A Queda: as últimas horas de Hitler.
  • Corações de Ferro.
  • Invencível.
  • Pearl Harbor.
  • A Lista de Schindler.
  • A Conquista da Honra.
  • A Menina que Roubava Livros.
  • Até o Último Homem.
  • Círculo de Fogo.

Além de aprender o que foi a Segunda Guerra Mundial, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que foi a Segunda Guerra Mundial? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador