História

O que foi a Segunda Guerra Mundial?

O que foi a Segunda Guerra MundialO que foi a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, principalmente a Alemanha, Itália, Japão, França, Estados Unidos e União Soviética, que eram organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

Você já deve ter ouvido falar sobre o que foi a Segunda Guerra Mundial, mas você conhece os principais acontecimentos dela? Essa matéria é frequente nas questões de história do ENEM e de outros vestibulares.

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando o que foi a Segunda Guerra Mundial para você estudar e se preparar para as questões de história.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que foi a Segunda Guerra Mundial;
  • Principais acontecimentos;
  • Fases da Segunda Guerra.

Confira como aconteceu a Independência do Brasil e outros conteúdos frequentes nas provas de História do ENEM e outros vestibulares.

Causas

A principal causa da Segunda Guerra Mundial foi o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. A postura do país representava a ideologia nazista, que surgiu com a insatisfação de uma parte radical da Alemanha com o fim da Primeira Guerra Mundial.

Após o final da Primeira Guerra, a ideia de que a derrota havia sido injusta se implantou vigorosamente na sociedade alemã. Junto a isso, a humilhação que a Alemanha sofreu com o Tratado de Versalhes, que pôs fim a Primeira Guerra.

Esse Tratado:

  • Proibia a Alemanha de ter navios e aviões de guerra;
  • Limitou ao número de 100 mil os soldados de infantaria;
  • Obrigou a Alemanha a pagar uma indenização altíssima;
  • Fez a Alemanha entregar suas colônias para aqueles que a derrotaram.

Junto a isso, na década de 1920 a Alemanha encarou uma forte crise econômica, que levou o país à falência. Essa crise foi agravada com a Crise de 1929, que reforçou a crise da democracia liberal e estabeleceu movimentos autoritários e fascistas pela Europa. O fascismo italiano e o nazismo alemão são os principais exemplos.

Os nazistas chegaram ao poder da Alemanha em 1933, e Adolf Hitler, o líder do partido nazista, iniciou uma ação de recuperação do país, de doutrinação da população e de perseguição às minorias.

Quando a economia alemã se recuperou, o país se empenhou no rearmamento – uma provocação clara às determinações do Tratado de Versalhes. A França e a Inglaterra não se posicionaram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma nova guerra, que queria ser evitada ao máximo.

hitler

Hitler deu início ao expansionismo territorial conforme a Alemanha ia se fortalecendo militarmente. A ideia de Hitler era formar um império para a Alemanha em territórios que historicamente haviam sido ocupados por germânicos e que seria dedicado exclusivamente para os arianos (ideal de raça pura dos nazistas) e que sobreviveria à custa da exploração dos eslavos – o Terceiro Reich.

suástica nazista

Hitler invadiu países como a Áustria, quase toda a Tchecoslováquia e a Polônia. A invasão desta última, no entanto, não foi aceita pelos ingleses e franceses, que haviam exigido de Hitler em uma conferência, chamada Conferência de Munique, que as ambições territoriais se encerrassem na Tchecoslováquia.

Entretanto, Hitler não esperava que ingleses e franceses reagissem aos seus movimentos e em 1º de setembro ordenou a invasão da Polônia utilizando como justificativa um suposto ataque polonês na fronteira com a Alemanha, que foi forjado pelos nazistas. Dois dias depois, ingleses e franceses declararam guerra à Alemanha, em resposta à agressão alemã contra a Polônia. Esse foi o início da Segunda Guerra Mundial.

Países Envolvidos

A Segunda Guerra Mundial contou com o envolvimento de inúmeros de países. Os principais participantes da Segunda Guerra Mundial podem ser divididos em dois grupos.

  • Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos;
  • Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Ao longo da guerra, vários outros países se juntaram a um dos dois lados que estavam na guerra. Ao lado dos Aliados, por exemplo, lutaram o Canadá, o Brasil, a Austrália, a China, a Holanda, etc. No Eixo, atuaram nações como Hungria, Romênia, Croácia, etc.

Fases da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases para melhor entendimento dos acontecimentos do conflito, a saber:

  1. Supremacia do Eixo (1939-1941): tornaram-se notórios o uso da blitzkrieg e a conquista de diversos locais pelas tropas da Alemanha. Na Ásia, os japoneses conquistaram uma série de territórios dominados por britânicos, franceses e holandeses;
  2. Equilíbrio de forças (1942-1943): os Aliados conseguiram recuperar-se na guerra, tanto na Ásia quanto na Europa, e equilibraram forças com os alemães. Essa fase ficou marcada pela indefinição de quem ganharia o conflito;
  3. Derrota do Eixo (1944-1945): o Eixo estava em decadência. A Itália foi invadida e Mussolini foi deposto; os alemães e japoneses passaram a ser derrotados sucessivamente e ambos os países entraram em colapso.

A partir da invasão da Polônia, os alemães iniciaram a utilização de uma tática que se destacou no conflito: a blitzkrieg, que significa “guerra-relâmpago” e consistia, em uma tática em que artilharia e infantaria que faziam ataques coordenados contra as linhas adversárias com o objetivo de abri-las. A partir da abertura das linhas, a infantaria e os blindados faziam rápidas movimentações no território para penetrar na brecha que foi aberta.

A Guerra

tanques de guerra

Hitler invadiu a União Soviética em 22 de junho de 1941, e o plano era conquistar todo o país em oito semanas. A virada de chave da Segunda Guerra Mundial aconteceu na cidade de Stalingrado.

A conquista dessa cidade era crucial para os alemães garantirem o controle sobre os poços de petróleo do Cáucaso, além de ser simbólico conquistar a cidade que levava o nome do líder da União Soviética, Josef Stalin.

A batalha de Stalingrado se estendeu de julho de 1942 até 1943 e os alemães foram derrotados, iniciando a virada dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. A batalha por Stalingrado resultou na morte de 1 a 2 milhões de pessoas. A cidade foi arrasada, e os alemães estiveram bem perto de conquistá-la, mas a resistência dos soviéticos garantiu a derrota dos alemães.

Também em 1943, os ingleses e americanos aumentaram seus esforços na luta contra os alemães. A partir desses esforços, as tropas alemãs foram expulsas do norte do continente africano e, depois disso, os americanos e britânicos invadiram a Sicília.

Com o desembarque de tropas aliadas na Sicília, a reconquista da Itália se iniciou, e os alemães foram obrigados a reforçar as defesas no norte italiano. Foi na frente de batalha travada na Itália que as tropas brasileiras lutaram entre 1944 e 1945. A partir de 1944, a situação da Alemanha na guerra era caótica, e mais derrotas aconteceram.

Veja mais sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial no Resumo da Era Vargas.

A Segunda Guerra na Ásia

O conflito na Ásia foi caracterizado pela luta entre japoneses e americanos. O ataque dos japoneses a Pearl Harbor é entendido como marco da Guerra no Pacífico e aconteceu em dezembro de 1941. Por causa desse ataque, os americanos declararam guerra contra o Japão e o Eixo e iniciaram a sua luta contra o exército e marinha japoneses.

Você pode estudar mais sobre o que foi a Segunda Guerra Mundial e o ataque citado acima com o filme Pearl Harbor, dirigido por Michael Bay e lançado em 2001.

Após a rendição dos nazistas, os Aliados exigiram, em julho de 1945, a rendição incondicional dos japoneses. Caso não se rendessem, os japoneses seriam destruídos. Eles recusaram a se render e, em represália a isso, os americanos atacaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas.

Fim da Segunda Guerra Mundial

No dia 6 junho de 1944, ingleses e americanos lideraram o desembarque de tropas conhecido como Dia D. Essa operação fazia parte dos planos de reconquista da França, que estava ocupada pelos alemães desde 1940. No Dia D foram mobilizados aproximadamente 150 mil soldados, que desembarcaram em cinco praias da Normandia

A batalha final no cenário de guerra europeu foi travada em Berlim, onde foi organizada a resistência final dos nazistas em uma situação tão desesperadora que havia tropas compostas por velhos e crianças.

O ataque a Berlim foi realizado apenas pelos soviéticos e, logo após as tropas do Exército Vermelho entrarem no Parlamento alemão, Hitler e sua esposa Eva Braun cometeram suicídio. O comando da Alemanha foi transferido para Karl Dönitz, e os alemães se renderam oficialmente no dia 8 de maio de 1945.

Na Ásia, a guerra teve fim oficialmente no dia 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram sua rendição incondicional aos americanos. A rendição japonesa foi resultado direto do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima, em 6 de agosto, e Nagasaki, em 9 de agosto.

bomba atomica

Além de aprender o que foi a Segunda Guerra Mundial, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que foi a Segunda Guerra Mundial? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador