História

Aprenda o que foi a Idade Média

O que foi a Idade MédiaO que foi a Idade Média

A Idade Média foi o período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi caracterizado pela queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e seu fim, pela tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.

Por ser um tema bastante frequente no ENEM e em outros vestibulares, o Beduka preparou um artigo explicando o que foi a Idade Média para você se preparar para as questões de história.

Comumente se diz que foi um período de trevas. Isto está errado. Houve avanços na arte, arquitetura, técnicas científicas e muito mais durante a Idade Média.

Não deixe de conferir os exercícios sobre a Idade Média.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • A queda do Império Romano e o início da Idade Média; 
  • Características da Idade Média;
  • As Cruzadas.

Início da Idade Média

A Idade Média foi o período da história que se iniciou no século V, após a queda do Império Romano do Ocidente, e se estendeu até o século XV. Uma das principais causas da queda foram as invasões bárbaras protagonizadas pelos germânicos, que habitavam ao leste das fronteiras do Império Romano. Outros motivos que levaram à queda do Império Romano foram a decadência da economia escravista e a desestruturação militar.

Aprenda mais sobre a queda do Império Romano no resumo sobre a Roma Antiga.

Os bárbaros germânicos começaram a invadir e saquear as cidades romanas, levando as famílias a procurar o campo, que era considerado mais seguro. Isso tudo levou ao início de um processo de ruralização em toda a Europa ocidental.

No lugar do Império Romano, surgiram inúmeros reinos independentes ao longo do tempo. Mais tarde, eles formariam a sociedade feudal, onde a ruralização, o poder fragmentado e a religião seriam aspectos fortes. 

Aprenda mais sobre o que foi o Feudalismo.

Como era a Idade Média

Durante a Idade Média, a sociedade vivia de maneira hierarquizada e a mobilidade social quase não existia. A posição social dos indivíduos era determinada pela posse de terras, que era a principal demonstração de poder aquisitivo na época. 

O Senhor Feudal detinha a posse da terra, o poder político, militar e até religioso, caso ele fosse um padre, bispo ou abade. O clero era responsável por tomar conta da salvação espiritual de todos. Os guerreiros eram incumbidos de zelar pela segurança e os servos tinham a responsabilidade de executar o trabalho nos feudos.

Os servos não eram proprietários da terra, mas estavam presos a ela por conta de inúmeras obrigações impostas pelo senhor. Mesmo não podendo ser vendidos, como os escravos antigamente, os servos não podiam deixar a terra sem a liberação do senhor feudal.

A Igreja Católica na Idade Média

A Igreja Católica surgiu antes do Império Romano, mas durante esse período ainda era perseguida. Ser católico cristão era proibido. Quando Constantino permitiu o culto cristão, a Igreja Católica se consolidou como a mais importante instituição da Europa ocidental durante a Idade Média.

Durante aquele período, a maior parte da sociedade acreditava na existência de Deus e, de uma forma geral, as pessoas não se importavam em obedecer às leis divinas, basicamente os dez mandamentos. A autoridade da Igreja Católica mantinha a sociedade unida.

Naquele período, não havia unidade social ou política, tudo era descentralizado. O único vínculo de unidade que existia era o da fé cristã. A Igreja possuía praticamente todo o conhecimento da época em suas bibliotecas e monastérios. 

Apesar das invasões bárbaras, a Igreja preservou livros importantes como os de filosofia, literatura, entre outros. Ela também incentivou o ensino da aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e lógica.

A mobilidade social não era entendida como hoje se pensa em mudança de classes. Era comum cada indivíduo permanecer no seu grupo e se desenvolver, porém era possível a mudança. Alguns camponeses tornavam-se religiosos ou capitães, assim como também nobres se tornavam membros do clero.

As Cruzadas

Cruzadas

Durante a Idade Média, um movimento que ficou bastante conhecido foram as chamadas Cruzadas. Os muçulmanos e árabes haviam conquistado a cidade sagrada de Jerusalém e, frente a isso, o papa Urbano II convocou a primeira Cruzada que tinha como objetivo a retomada da Terra Santa

Os cruzados, como ficaram conhecidos os expedidores, foram assim chamados por carregarem uma grande cruz estampada nas vestimentas.

As cruzadas foram guerras de defesa. Os muçulmanos estavam matando os peregrinos cristãos que caminhavam rumo a Jerusalém. Eles precisavam ser defendidos dos ataques. Assim, surgiram os cavaleiros de Cristo, que sequer recebiam para lutar, o faziam pela fé.

Peste Negra

peste negra

Durante o século XIV, a peste negra devastou cerca de um terço dos habitantes da Europa morreu por conta da doença. A peste era transmitida através da picada de pulgas que estavam em ratos infectados. Esses ratos chegaram à Europa nos porões de navios que vinham do Oriente.

As cidades durante o período medieval não possuíam condições sanitárias adequadas, por esse motivo, os ratos se espalharam rapidamente pela Europa. Os doentes apresentavam febre, mal estar e bolhas de sangue por todo o corpo. Após infectadas, as pessoas não resistiam por muitos dias.

Características da Idade Média

idade media

Para entender o que foi a Idade Média, devemos saber que ela é dividida em dois grandes períodos: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. 

Alta Idade Média

A Alta Idade Média foi um período de muita instabilidade e insegurança, que se estendeu do século V ao século IX. Alguns aspectos desse período podem ser destacados, entre eles: 

  • Reinos Germânicos: os germânicos, também conhecido como bárbaros, se estabeleceram ao longo das fronteiras do Império Romano. Os germanos invadiam e saqueavam as cidades romanas, e formaram vários Reinos Germânicos dentro do território romano;
  • O Sistema Feudal: o feudalismo se iniciou no século V, na Europa Ocidental, devido a crise do Império Romano;
  • A Igreja e o Sacro Império: A Igreja Medieval teve um papel essencial na sociedade. O grande objetivo era zelar pela uniformidade dos princípios do cristianismo e promover a conversão dos pagãos. Inclusive um dos maiores reis da época, que foi rei da França, foi um bárbaro. Mas sua esposa, convertida católica, conseguiu mudar o coração do marido com o tempo e ele também se converteu;
  • Império Bizantino: estabelecido em Constantinopla, o Império Bizantino sobreviveu à invasões bárbaras e perdurou por todo o período medieval;
  • Os Árabes e o Islamismo: Como resultado das guerras empreendidas por Maomé, nascem no Oriente Médio em 630, o Islão nasceu na península arábica. Aos poucos, o Islamismo se expandiu por um grande território, conquistando terras da Ásia, África e Europa.

Baixa Idade Média

A Baixa Idade Média é o período que vai do século X ao século XV. Podemos destacar alguns aspectos desse período, entre eles:

  • Crise do feudalismo;
  • As cruzadas e a expansão das sociedades cristãs;
  • O ressurgimento urbano na Europa;
  • O renascimento comercial europeu;
  • A formação das monarquias nacionais europeias;
  • A cultura medieval.

A Idade Média teve seu fim na queda do Império Bizantino, que aconteceu na tomada de Constantinopla pelo Império turco-otomano em 1453.

Além de aprender o que foi a Idade Média, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que foi a Idade Média? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Nara Silva
Nara Silva
Nara é Estudante de Jornalismo, apaixonada pela análise de esportes e por livros. Faz parte da equipe de Marketing e Conteúdo do Beduka, adora sair com os amigos, sempre está disposta a ajudar o próximo e não dispensa uma boa xícara de café.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador