História

Os 16 Melhores Exercícios sobre a Idade Média com Gabarito

Questões sobre a Idade MédiaQuestões sobre a Idade Média
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Idade Média foi o período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi caracterizado pela queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e seu fim, pela tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453. Leia nosso resumo e faça os exercícios sobre Idade Média.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre Idade Média,  que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

Este foi um período bem polêmico e complexo da história mundial e até hoje pode causar dor de cabeça aos estudantes. Ao analisar as questões sobre a Idade Média e fazer exercícios resolvidos, você tem a possibilidade de relembrar ou conhecer mais detalhes sobre este período, sempre presente nos vestibulares e ENEM.

Preparamos aqui um pequeno resumo das principais características da idade média e depois selecionamos alguns exercícios sobre a idade média para você treinar.

Complemente o seu estudo sobre o período medieval aprendendo sobre as principais características do feudalismo.

O que foi a Idade Média?

É importante fazer uma revisão do conteúdo e lembrar que a Idade Média foi o período que ocorreu entre a queda do Império Romano (476 d.c) e a queda de Constantinopla (em 1453 d.c).

Este período da história pode ser separado em dois:

  • Alta Idade Média (séculos V a XI)
  • Baixa Idade Média (séculos XII a XV).

Confira a seguir algumas das principais características desta época com relação aos tópicos mais exigidos nos vestibulares e ENEM.

Após relembrar estes conteúdos, faça exercícios resolvidos sobre a Idade Média.

Como era a sociedade medieval?

Basicamente, a Idade Média era constituída de três estamentos sociais: o clero, que era pertencente à Igreja Católica; a nobreza, que englobava os senhores feudais, cavaleiros, duques, etc. e os servos ou vassalos, que trocavam seu trabalho por proteção e/ou moradia.

Contudo, na Baixa Idade Média foi surgindo um novo grupo muito importante: os burgueses. Estes eram comerciantes e mercadores, que saíram do campo e começaram a formar os burgos, que viriam a ser cidades, também responsáveis pela queda do feudalismo.

Como era a política medieval?

A Igreja Católica era uma grande influenciadora da época, pois não havendo unidade política (o Estado não era absoluto) e não havendo ainda a unidade linguística, o que garantia a unidade social era a fé cristã. (Porém, observando pontualmente, em cada feudo, o senhor feudal tinha o poder econômico, jurídico e político da época.)

Sendo assim, cada senhor dizia suas leis, aquelas a serem obedecidas dentro de seu território. Contudo, a influência da Igreja era forte sustentando principalmente os mandamentos, como por exemplo, não roubar, não matar, etc.

Assim a fé e a lei garantiam o mínimo do que se pode chamar de convivência harmoniosa, sendo uma barreira contra a barbárie.

Como era a economia medieval?

Novamente é importante mencionar o Feudalismo, pois foi a principal característica deste período. Sua base era a agricultura, por mais rudimentar que fosse. Além disso, as moedas não eram populares.

Na Baixa Idade Média, o sistema econômico se desenvolveu graças ao comércio dentro dos burgos, que eram lugares de troca de mercadoria e viriam a ser cidades, apoiado pelo desenvolvimento tecnológico (tais como a invenção da charrua, da ferradura, a difusão dos moinhos de vento) e pelo maior número de indivíduos nas nações.

Como era a religião na idade média?

Sem sombra de dúvidas, a Igreja Católica foi o maior poder religioso da época. Ela influenciava toda a população, nobres ou servos, sobre como agir, se vestir, pensar, etc.

A Igreja também detinha os poderes econômicos e militares.

A religião cristã apresentou aos povos a noção de caridade, da dignidade do trabalho, do valor da palavra de honra e muito mais.

Contudo, muitos reis interfiriam na organização da igreja, nomeando pessoas de seus agrados para ocuparem cargos no clero. Isso prejudicou muito a organização religiosa da igreja.

Ordem dos Templários – Cavaleiros de Cristo 

Essa ordem militar foi formada para proteger os peregrinos que em suas viagens aos lugares santos sofriam ataques dos muçulmanos. As guerras de defesa dos lugares santos e dos peregrinos cristãos eram chamadas de Cruzadas.

A pior doença do período medieval

A Peste Negra com certeza merece ser lembrada, afinal, ela matou ⅓ de toda a população europeia! A falta de higiene e a ausência de recursos colaboraram para a proliferação dos ratos contaminados vindos das caravanas asiáticas. Posteriormente, por meio de pulgas e por via aérea, a doença também se alastrou.

Dentre os exercícios sobre idade média, os que abordam o assunto da peste são comuns.

Guerras medievais

Além das já citadas Cruzadas, houve outra guerra que foi muito importante e costuma ser lembrada nas questões sobre a Idade Média nos vestibulares: a Guerra dos Cem Anos, que foi um embate entre a França e a Inglaterra. Não deixe de ler muito sobre ela!

A Idade Média foi a Idade das Trevas?

A idade média teve uma duração aproximada de dez séculos, ou seja, mil anos. Será mesmo que neste longo período não houve nenhum tipo de progresso?

Este é o típico conteúdo que aparece em questões sobre a Igreja Medieval.

Primeiro: A Igreja e a Terra Plana

Os medievais não acreditavam que a Terra fosse plana. Os gregos antigos afirmavam que a terra era redonda. Este conhecimento chegou aos medievais.

Além disso, os intelectuais da época viam no eclipse, a sombra redonda da Terra na Lua. Também viam que os navios, no horizonte, curvavam para baixo ao invés de sempre seguirem reto.

O estudo da astronomia era muito desenvolvido já entre os gregos, com os medievais ficou mais desenvolvido ainda. De forma que até hoje muitas considerações elaboradas por eles permanecem intocadas.

Segundo: A alegria medieval

Os medievais não eram tristes. Tudo era cheio de cores, cheio de celebrações envolvendo toda a cidade. As coisas não era mórbidas e sérias como retratado no famoso filme “O nome da Rosa”.

Inventaram o carnaval e resgataram o drama popular. É desta época o gênero teatral conhecido como Farsa, que consiste em criar situações exageradas e caricaturas com o intuito de divertir o público.

Terceiro: As universidades medievais

As universidades foram criadas na idade média. Pela primeira vez na história você poderia ir a Paris, Bolonha, Pádua, Oxford, Praga ou Colônia para começar estudos em Direito, Medicina, Filosofia e Teologia. Completar esses estudos te tornavam um Mestre ou um Doutor.

O diploma tinha autoridade em qualquer lugar, pois as universidades já eram uma comunidade internacional.

Quarto: A ciência na idade média

A ciência moderna progrediu. Os medievais acreditavam que Deus havia feito o mundo de maneira ordenada e que por isso poderiam encontrar leis fixas que explicassem a natureza.

Isso permitiu os estudos de física, astronomia e de biologia, fundamentalmente. Nicolau Copérnico era padre e astrônomo de uma universidade polonesa fundada na Idade Média.

Inclusive ele não foi o primeiro a sugerir que a terra orbitava o Sol. Antes dele Nicolau de Cusa, que era filósofo, astrônomo e cardeal da igreja, já havia feito tal consideração.

Quinto: A arquitetura na idade média

As construções mais belas e majestosas ainda de pé hoje são construções medievais. Pessoas comuns, como pedreiros, carpinteiros, pintores, escultores e vidraceiros, elevaram as obras de arquiteturas a níveis muitas vezes nem vistos atualmente.

As principais obras de arquitetura eram as catedrais góticas, até hoje estudadas e usadas como referência das melhores faculdades nacionais e internacionais.

Ao pensar em catedral gótica coisas obscuras surgem a mente? Pois o interior delas é absolutamente inundado de cores e luzes, porque cada vitral, cada janela e cada fresta foi calculada, para que tudo permanecesse naturalmente iluminado pelo sol. Isso considerando o movimento solar.

Sexto: A arte na idade média

As obras de arte mais renomadas que ainda estão preservadas, são consideravelmente do período medieval.

Por exemplo: Na literatura, a Divina Comédia de Dante; na pintura, as telas de Giotto; na música, a harmonia ocidental.

Sétimo: A política na Idade Média

Defendiam um governo autônomo, criaram cidades por toda a Europa, associavam-se pensando no bem da profissão e do trabalho, criaram escolas, orfanatos e hospitais.

Leia, faça anotações para depois revisar todo o conteúdo estudado. Veja aqui nossas dicas de como se organizar para estudar e como montar o seu plano de estudos.

Depois de estudar bem as questões sobre a Idade Média, que tal conferir as respostas? Depois dos exercícios sobre a Idade Média e da revisão, volte para consultar as respostas que você já tinha marcado. Refaça!

Exercícios sobre a Idade Média

Estes exercícios sobre a idade média servem para alunos do ensino fundamental (desde o 7º ano) e do ensino médio. Elas são de vestibulares e do Enem, mas ajudam em todas as etapas de estudo.

Questão 1 (Universidade Federal do Pará) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial

b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades

c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre

d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano

e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental

Questão 2 (Cescem-SP) As corporações de ofício eram organizadas com o objetivo de:

a) defender os interesses dos artesãos diante dos patrões

b) proporcionar formação profissional aos jovens fidalgos

c) aplicar os princípios religiosos às atividades cotidianas

d) combater os senhores feudais

e) proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção

Questão 3 – (Fatec-SP) – Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

a) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas

b) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos

c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas o pagamento anual de capitação, talha e banalidades

d) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos

e) As relações de produção eram escravocratas

Questão 4 – (Fuvest) – As feiras na Idade Média constituíram-se:

a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano dos seus habitantes

b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas europeias

c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época

d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos

e) instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo

Questão 5 – (Enem/1999) Considere os textos abaixo.

“(…) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.”

(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)

“As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.”

(Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)

Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que:

a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.

b) a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.

c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.

d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.

e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

Agora que você já testou o seu conhecimento com as nossas cinco questões sobre a Idade Média, vamos avaliar os acertos? Confira aqui o gabarito.

Questão 6 – (UEL-PR) “[…] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, permitiu a multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho […]”.

O texto descreve uma das causas, na Europa, da:

a) formação do modo de produção asiático.

b) consolidação do despotismo esclarecido.

c) decadência do comércio que produziu a ruralização.

d) crise que levou à desintegração do feudalismo.

e) prosperidade que provocou o processo de industrialização.

  • Você está indo muito bem! Chegou à metade dos Exercícios sobre a Idade Média.

Questão 7 – (UFRGS)

Leia o texto abaixo:

“Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro […].

Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios […].”

BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981.

O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.

Assinale, entre as alternativas abaixo, o fator ao qual essa crise pode ser relacionada.

a) Nos séculos XIV e XV, a economia europeia tornou-se predominantemente urbana, o que acarretou a falta de trabalhadores no campo para a produção agrícola. Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças.

b) O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.

c) As técnicas de produção eram muito desenvolvidas para a época, a ponto de provocarem uma superprodução que gerou o desequilíbrio do sistema.

d) A servidão, instaurada como forma predominante de trabalho na Europa ocidental a partir do século XV, enfraqueceu a população e levou à mortalidade endêmica.

e) Como resultado da mortalidade provocada pela Peste Negra, os nobres decretaram leis para auxiliar a população camponesa.

Questão 8 – (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.

b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.

c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.

d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.

  • Maravilha! Você já chegou na metade dos exercícios sobre Idade Média, continue!

Questão 9 – (Fuvest) Do Grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:

a) o estabelecimento dos tribunais da Inquisição pela Igreja católica.

b) a Reforma protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja católica na Europa Ocidental.

c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II.

d) a divisão da Igreja em católica romana e ortodoxa grega.

e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

Questão 10 – (Osec-SP)

“(…) Durante o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em país de tecelões e batedores. O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentra-se nas aglomerações mercantis que se fundam por toda a parte e anima um comércio, cujo progresso é incessante. Formam-se, assim, a incipiente Bruges, Ipres, Lile, Duai e Arras.” (Henri Pirenne)

Podemos relacionar o conteúdo desse texto:

a) às mudanças econômicas que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal.

b) às ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no mar do Norte, a exemplo da Liga Hanseática.

c) ao renascimento comercial que atingiu o interior da Europa, a partir do século XI.

d) às feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa.

e) às invasões bárbaras que aceleraram a formação de vilas durante o Baixo Império Romano.

Questão 11 – (Vunesp)

A partir do século XII, em algumas regiões européias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma “poética da luz”, abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado

a) renascentista

b) bizantino

c) românico

d) gótico

e) barroco

Questão 12 – (Vunesp)

Sobre as associações de importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu:

“Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano”. (Jacques Le Goff, A civilização do Ocidente medieval.)

O texto caracteriza de maneira típica

a) as universidades medievais

b) a atuação das ordens mendicantes

c) as corporações de ofício

d) o domínio dos senhores feudais

e) as seitas heréticas

Questão 13 – (PUC-SP)

Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI:

a) a crise do modo de produção feudal provocada pela superexploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção.

b) a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.

c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao “justo preço” das mercadorias.

d) a aquisição das “cartas de franquias”, que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias dos senhores feudais.

e) o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.

  • Ufa, estamos quase no fim. Faça os 3 últimos Exercícios sobre a Idade Média.

Questão 14 – (URCA 2017/1) Foi durante a Renascença que surgiu o costume de dividir a história do mundo em três grandes épocas. Antiga, Medieval e Moderna. Sobre o conceito de Idade Média, assinale a alternativa correta:

a) A definição de Idade Média, durante a Renascença, se coaduna com a crença de que a humanidade passou por um processo contínuo de progresso desde seus primórdios até à Idade Moderna.

b) Para os Renascentistas, a Idade Média fora um interregno de profunda ignorância e superstição, no qual o homem viveu com os olhos vendados, esquecido das maravilhas do conhecimento e interessado somente em fugir às misérias deste mundo e aos tormentos do inferno.

c) O problema em conceituar a Idade Média, como período de obscurantismo é porque os historiadores não consideram que desde a queda Romana até a Renascença Italiana os europeus vivenciaram uma unidade cultural entre seus povos.

d) Durante toda a Idade Média a cultura europeia representou uma volta ao barbarismo cultural, com a estagnação do intelecto e o mergulho profundo na ignorância e na credulidade.

e) Com o Império Carolíngio, século IX, a Europa mergulhou definitivamente no ruralismo econômico, no ascetismo mórbido e no desprezo por este mundo.

Questão 15 – (Enem 2015) A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. ln: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

b) Subverter a hierarquia social/ centralização monárquica.

c) Impedir a igualdade jurídica/ revoluções burguesas.

d) Controlar a exploração econômica / unificação monetária.

e) Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

Questão 16 – (Enem 2011)Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com:

a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.

b) a migração de camponeses e artesãos.

c) a expansão dos parques industriais e fabris.

d) o aumento do número de castelos e feudos.

e) a contenção das epidemias e doenças.

  • Parabéns, você fez todos os Exercícios sobre a Idade Média, Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Idade Média

Foram exercícios sobre a baixa idade média e exercícios sobre a alta idade média. Agora confira as respostas. Tomara que tenha ido muito bem!

Exercício resolvido da questão 1:

Alternativa correta: letra d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

Exercício resolvido da questão 2:

Alternativa correta: letra e) proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.

Exercício resolvido da questão 3:

Alternativa correta: letra c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

Exercício resolvido da questão 4:  

Alternativa correta: c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.

Exercício resolvido da questão 5:

Alternativa correta: letra e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

Exercício resolvido da questão 6: 

Alternativa correta: letra d) crise que levou à desintegração do feudalismo.

Exercício resolvido da questão 7: 

Alternativa correta: letra b) O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.

Exercício resolvido da questão 8:

Alternativa correta: letra d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

Exercício resolvido da questão 9:

Alternativa correta: letra d) a divisão da Igreja em católica romana e ortodoxa grega.

Exercício resolvido da questão 10:

Alternativa correta: letra a) às mudanças econômicas que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal.

Exercício resolvido da questão 11:

Alternativa correta: letra d) gótico.

Exercício resolvido da questão 12:

Alternativa correta: letra c) as corporações de ofício.

Exercício resolvido da questão 13:

Alternativa coreta: letra c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao “justo preço” das mercadorias.

Exercício resolvido da questão 14:

Alternativa correta: letra b) Para os Renascentistas, a Idade Média fora um interregno de profunda ignorância e superstição, no qual o homem viveu com os olhos vendados, esquecido das maravilhas do conhecimento e interessado somente em fugir às misérias deste mundo e aos tormentos do inferno.

Exercício resolvido da questão 15:

Alternativa correta: letra a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

Exercício resolvido da questão 16:

Alternativa correta: letra a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

7 Comentários