CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades públicas de medicina do Brasil?

melhores faculdades públicas de medicinaMelhores faculdades públicas de Medicina

Pretende fazer medicina mas ainda não se decidiu em relação à instituição de ensino? Nesse artigo listamos as melhores faculdades públicas para o curso de medicina, veja qual delas se encontra mais perto de você.

Você já decidiu que é nesta área que vai fazer a sua graduação, mas segue em dúvida sobre quais as instituições que apresentam as melhores condições? Nosso objetivo aqui hoje é apresentar a lista das melhores faculdades públicas de medicina para te ajudar a tomar uma decisão.

Saber em qual universidade estudar não é uma decisão fácil, certo? Sempre surgem dúvidas, indecisões e receios a cerca do lugar que pode definir sua carreira. Você precisa levar em conta diversos aspectos antes de tomar a sua decisão:

  • Localização
  • Infraestrutura
  • Opinião dos alunos
  • Avaliação do mercado de trabalho
  • Reputação acadêmica
  • Concorrência

Como detalhamos no artigo Como estudar para passar em medicina, o caminho a ser percorrido pelo estudante no ingresso da faculdade é bem difícil. Você precisa se dedicar bastante, principalmente por causa do último item apontado acima: concorrência.

A competição por uma vaga nas melhores faculdades públicas de medicina do Brasil é bem acirrada. No vestibular da Fuvest em 2017 este foi o segundo curso mais concorrido, com 105 candidatos disputando uma vaga.

Se engana quem pensa que decidir qual universidade seguir seja um caminho fácil. Claro que existem pessoas que já nascem com tudo planejado, mas não precisa ser necessariamente assim. Ao decidir vestir o jaleco branco e salvar vidas, surge uma enorme responsabilidade que você levará por toda a vida.

Conhecer as melhores faculdades públicas de medicina pode servir de auxílio na hora da indecisão, vale até checar os índices de candidato x vaga de cada uma delas para analisar suas oportunidades.

Não se esqueça de que todas as universidades federais participam do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O ingresso de novos estudantes das instituições federais é por este mecanismo e leva em conta a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Já algumas universidades estaduais, como são os casos de Unicamp e USP, mantiveram os seus vestibulares tradicionais.

Por isso, se você pretende cursar medicina em uma universidade pública, veja aqui alguns conteúdos que separamos para te ajudar a alcançar uma boa nota no ENEM:

Aqui no Beduka preparamos um ranking de acordo com a avaliação feita pela Quacquarelli Symonds (QS) em seu QS World University Rankings 2018. Esta consultoria inglesa faz o levantamento para indicar as melhores instituições superiores do mundo.

Quais são as 8 melhores faculdades públicas de medicina?

Vale destacar ainda que as universidades federais e estaduais são todas públicas. A única diferença entre elas é: enquanto as federais são mantidas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação, as estaduais são zeladas pelo estado onde estão situadas.

Melhores faculdades federais de medicina do Brasil:

Em nossa lista também constam as melhores faculdades estaduais de medicina.

melhores faculdades publicas de medicina
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de Brasília (UnB)

Veja abaixo os detalhes das 8 melhores faculdades públicas de medicina do Brasil.

1ª Universidade de São Paulo (USP) – Esta é a melhor faculdade de medicina do Brasil. Foi criada em 1934, a USP é um das mais importantes instituições de ensino superior do país. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo. O seu ingresso pode ser feito através do Fuvest e também pelo SISU.

2ª Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – O objetivo do curso da UNIFESP é formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social. A instituição foi classificada entre a 151ª e 200ª posição, a segunda melhor do Brasil. A universidade tem parte de suas vagas distribuída por meio do SISU.

3ª Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Medicina é o curso mais antigo oferecido pela UNICAMP, com ingresso de 120 novos alunos todos os anos. A avaliação da Quacquarelli Symonds classificou a instituição entre a 201ª e 250ª das melhores universidades de medicina do mundo.

4ª Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Considerada uma das melhores universidades públicas de medicina do Brasil, a UERJ se encontra entre as posições 401º e 450º das mais prestigiadas do mundo. A aprovação para entrar na instituição pode vir depois de duas etapas do vestibular e a concorrência é muito acirrada.

5ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) –  Criada em 1927, a faculdade oferece diversas formas de ingresso em seus cursos de graduação. A UFMG está atualmente entre a 251ª e 300ª posição das melhores instituições de ensino superior do mundo e sua nota de corte é uma das mais altas: 795,66.

6ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – A UFRGS, que surgiu em 1895 como Escola de Farmácia e Química, hoje se encontra entre a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

7ª Universidade Estadual Paulista (UNESP) – O grande diferencial do curso oferecido pela UNESP é a integração do aluno com uma efetiva participação multidisciplinar. A instituição mantém o Hospital das Clínicas, em Botucatu, possibilitando aos estudantes uma vivência sobre questões do cotidiano. Ela foi classificada entre a 301ª e 350ª posição, sendo a sétima melhor faculdade pública de medicina do levantamento.

8ª Universidade de Brasília (UnB) – O oitavo melhor curso de medicina do Brasil é da UnB. A instituição tem uma nota de corte muito alta, atualmente em 829 pontos. Ela foi classificada entre a 401ª e 450ª posição no QS World University Rankings.

Essas são as melhores universidades de medicina do Brasil, as faculdades públicas. Veja aqui as melhores faculdades particulares de medicina.

Sempre vamos destacar aqui que o conceito de melhor é relativo. Cada um tem suas aspirações pessoais e profissionais e precisa avaliar diversos fatores, como já citamos no início deste texto.

A consultoria inglesa Quacquarelli Symonds produziu o seu relatório QS World University Rankings, com dados levantados por analistas educacionais e consultores de carreira, avaliando os seguintes itens:

  • Reputação Acadêmica
  • Reputação entre Empregadores
  • Citações por artigo acadêmico
  • Citações por docente
  • Proporção Docente/Aluno
  • Proporção de Docentes Estrangeiros
  • Proporção de Estudantes Estrangeiros
  • Impacto na Web

Foi com base neste levantamento que produzimos a relação das melhores faculdades públicas de medicina do Brasil.

Você já deve ter percebido que para entrar em uma dessas faculdades, a concorrência é extremamente alta. Ou seja, necessitará de muita dedicação.

Veja aqui como se organizar para estudar e nossas dicas de como passar no vestibular.

Para entrar em uma das melhores faculdades públicas de medicina você precisará estudar bastante e fazer vários simulados. Aqui temos algumas questões sobre Platão que costumam cair nos exames, assim como atividades sobre a Semana de Arte Moderna.

Se ainda tem dúvidas sobre qual área seguir, fizemos aqui um post para te ajudar a escolher a profissão certa.

Aqui no Beduka, seu comparador gratuito de faculdades e cursos, você encontra uma relação completa de instituições de ensino superior particulares e públicas, que estão registradas no Ministério da Educação. É possível localizar informações como cursos oferecidos, endereços, avaliações e ainda verificar condições para conquistar uma bolsa de estudos em universidades parceiras.

Agora que você sabe as pontuações das melhores faculdades públicas de medicina, é hora de colocar na balança qual instituição escolher. É distante da sua casa? Tem possibilidade de alojamento ou repúblicas com valores acessíveis? Os profissionais formados nesta instituição são bem valorizados? Tudo isso também precisa ser levado em consideração.

Além da lista das melhores faculdades públicas de medicina, aproveite e leia também:

Veja o especial Beduka Profissões sobre a área de medicina

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador