CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades públicas de medicina do Brasil? Top 10 de acordo com o Scimago 2023

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-PÚBLICAS-DE-MEDICINA-DO-BRASIL-Melhores faculdades públicas de Medicina do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Pretende fazer medicina mas ainda não se decidiu em qual instituição de ensino? Saiba que isso é um diferencial socialmente falando, e aqueles que estudam nas faculdades mais bem ranqueadas se destacam no mercado. Por isso é importante conehcer as melhores faculdades públicas de medicina do Brasil.

Nesse artigo listamos as melhores faculdades públicas para o curso de medicina. O objetivo é te mostrar quais são elas e as que estão mais próximas de você, assim você evita ter de se deslocar para muito longe de casa.

Sabemos que tomar a decisão de em qual universidade estudar não é fácil, certo? Sempre surgem dúvidas, indecisões e receios acerca do lugar que pode definir sua carreira. Você precisa levar em conta diversos aspectos antes de tomar a sua decisão:

  • Localização
  • Infraestrutura
  • Opinião dos alunos
  • Avaliação do mercado de trabalho
  • Reputação acadêmica
  • Concorrência

Como detalhamos no artigo Como estudar para passar em medicina, o caminho a ser percorrido pelo estudante no ingresso da faculdade é bem difícil. Você precisa se dedicar bastante, principalmente por causa do último item apontado acima: concorrência.

A competição por uma vaga nas melhores faculdades públicas de medicina do Brasil é bem acirrada. No vestibular da Fuvest em 2023 este foi o curso mais concorrido, com 118 candidatos disputando uma vaga.

Como escolher a faculdade ideal?

Engana-se quem pensa que decidir em qual universidade estudar seja um caminho fácil. Claro que existem pessoas que já têm desde cedo tudo planejado, mas não precisa ser necessariamente assim. Ao decidir vestir o jaleco branco e salvar vidas, surge uma enorme responsabilidade que você levará por toda a vida.

Conhecer as melhores faculdades públicas de medicina pode servir de auxílio na hora da indecisão, vale até checar os índices de candidato x vaga de cada uma delas para analisar suas oportunidades.

Não se esqueça de que todas as universidades federais participam do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O ingresso de novos estudantes em muitas instituições federais é por este mecanismo e leva em conta a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Já algumas universidades estaduais, como são os casos de Unicamp e USP, mantiveram os seus vestibulares tradicionais.

Por isso, se você pretende cursar medicina em uma universidade pública, veja aqui alguns conteúdos que separamos para te ajudar a alcançar uma boa nota no ENEM:

Aqui no Beduka preparamos um ranking de acordo com a avaliação feita pela Quacquarelli Symonds (QS) em seu QS World University Rankings 2018. Esta consultoria inglesa faz o levantamento para indicar as melhores instituições superiores do mundo.

Quais são as 10 melhores faculdades públicas de medicina?

Vale destacar ainda que as universidades federais e estaduais são todas públicas. A única diferença entre elas é: enquanto as federais são mantidas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação, as estaduais são zeladas pelo estado onde estão situadas.

Melhores faculdades federais de medicina do Brasil:

Em nossa lista também constam as melhores faculdades estaduais de medicina.

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  3. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  4. Universidade Federal do Riode Janeiro (UFRJ)
  5. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  9. Universidade de Brasília (UNB)
  10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Veja abaixo os detalhes das 10 melhores faculdades públicas de medicina do Brasil.

1ª Universidade de São Paulo (USP)

Esta é a melhor faculdade de medicina do Brasil. Foi criada em 1934, a USP é um das mais importantes instituições de ensino superior do país. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo. O seu ingresso pode ser feito através do Fuvest e também pelo SISU.

2ª Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Medicina é o curso mais antigo oferecido pela UNICAMP, com ingresso de 120 novos alunos todos os anos. A avaliação da Quacquarelli Symonds classificou a instituição entre a 201ª e 250ª das melhores universidades de medicina do mundo.

3ª Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

O objetivo do curso da UNIFESP é formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social. A instituição foi classificada entre a 151ª e 200ª posição, a segunda melhor do Brasil. A universidade tem parte de suas vagas distribuída por meio do SISU.

4ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, está sediada na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, possui campi nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país e a quinta entre as instituições da América Latina.

Além dos 179 cursos de Graduação e 345 de Pós-graduação, compreende e mantém sete museus, com destaque para o Palácio de São Cristóvão, nove unidades hospitalares, uma editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas.

5ª Universidade Estadual Paulista (UNESP)

O grande diferencial do curso oferecido pela UNESP é a integração do aluno com uma efetiva participação multidisciplinar. A instituição mantém o Hospital das Clínicas, em Botucatu, possibilitando aos estudantes uma vivência sobre questões do cotidiano. Ela foi classificada entre a 301ª e 350ª posição, sendo a sétima melhor faculdade pública de medicina do levantamento.

6ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Criada em 1927, a faculdade oferece diversas formas de ingresso em seus cursos de graduação. A UFMG está atualmente entre a 251ª e 300ª posição das melhores instituições de ensino superior do mundo e sua nota de corte é uma das mais altas: 795,66.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

7ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS, que surgiu em 1895 como Escola de Farmácia e Química, hoje se encontra entre a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

8ª Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR, que é a sigla para Universidade Federal do Paraná, é uma renomada instituição pública de ensino localizada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, Brasil.

Atualmente, seus campi estão distribuídos tanto na capital, Curitiba, quanto em outras localidades pelo estado do Paraná.

A UFPR destaca-se em âmbito internacional, sendo classificada entre as 651-700 melhores universidades globais e ocupando a 37ª posição na América Latina de acordo com o QS World University Rankings. No mais recente “Ranking Universitário Folha (RUF)”, promovido pelo principal periódico do país, a UFPR ocupa a 9ª posição no cenário nacional.

8ª Universidade de Brasília (UnB)

Fundada com a visão de Darcy Ribeiro, a UnB se destaca como uma das instituições acadêmicas mais destacadas no cenário brasileiro e latino-americano. Firmemente empenhada na busca pela excelência na geração de conhecimento e na promoção da agenda internacional do país. Sua localização estratégica favorece seu processo de internacionalização.

A UnB figura entre as principais universidades do Brasil e da América Latina. Seu compromisso reside na promoção da excelência na produção de conhecimento e na defesa da agenda internacional do país. A privilegiada localização da universidade contribui significativamente para seu processo de internacionalização.

Saiba como ingressar na UNB.

10ª Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) floresceu ao longo do tempo, estabelecendo-se como uma das principais referências no ensino superior do Brasil. Sua influência no âmbito acadêmico tanto nacional quanto internacional é amplamente evidenciada pela excelência do ensino superior oferecido, pela sua pesquisa científica de alta qualidade e pela realização de inúmeros projetos de extensão voltados para a promoção da cultura.

Essas são as melhores universidades de medicina do Brasil, as faculdades públicas. Veja aqui as melhores faculdades particulares de medicina.

Sempre vamos destacar aqui que o conceito de melhor é relativo. Cada um tem suas aspirações pessoais e profissionais e precisa avaliar diversos fatores, como já citamos no início deste texto.

Melhores faculdades públicas de medicina- Ranking Universitário Folha

O ranking da QS World não é o único a ser realizado. Aqui mesmo no Brasil temos o Ranking Universiátio Folha. Desde 2012, o jornal Folha de São Paulo avalia as melhores universidades do Brasil, e lá podemos encontrar as faculdades públicas de medicina mais destacadas.

Para esta análise, cada universidade recebeu uma pontuação conforme os critérios abaixo. Esses pontos foram somados e o ranking estabelecido.

  • Pesquisa científica: 42 pontos
  • Qualidade do ensino: 32 pontos
  • Internacionalização: 4 pontos
  • Mercado de trabalho: 18 pontos
  • Inovação: 4 pontos

O Ranking foi o seguinte:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade de Campinas (UNICAMP)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  5. Universidade FEderal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  8. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Vamos te ajudar a entrar na faculdade de Medicina

Você já deve ter percebido que para entrar em uma dessas faculdades, a concorrência é extremamente alta. Ou seja, necessitará de muita dedicação.

Veja aqui como se organizar para estudar e nossas dicas de como passar no vestibular.

Para entrar em uma das melhores faculdades públicas de medicina você precisará estudar bastante e fazer vários simulados. Queremos te ajudar nisso.

Com o nosso Simulado do Enem você tem acesso a diversas questões de edições antigas do exame. Ele pode ser feito a qualquer momento do ano de maneira gratuita! Além disso, pode ser personalizado, para que você dê atenção às áreas de sua preferência ou que tem mais dificuldades.

Simulado Enem Beduka.

Se ainda tem dúvidas sobre qual área seguir, fizemos aqui um post para te ajudar a escolher a profissão certa.

Agora que você sabe as pontuações das melhores faculdades públicas de medicina, é hora de colocar na balança qual instituição escolher. É distante da sua casa? Tem possibilidade de alojamento ou repúblicas com valores acessíveis? Os profissionais formados nesta instituição são bem valorizados? Tudo isso também precisa ser levado em consideração.

Além da lista das melhores faculdades públicas de medicina, aproveite e leia também:

Veja o especial Beduka Profissões sobre a área de medicina

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários

  • Graças e Paz irmãos, tudo bem por aí?
    Irmãos eu preciso de vossas ajuda. O que eu faço para solicitar uma bolsa de estudos, para estudar em Brasil?

    • Olá, Domingos! Você precisa entrar em contato com a universidade para a qual você deseja ir. E, de qualquer forma, faça o Enem. A nota dele será necessária.

  • Olá !
    Eu sou Miguelson ROMÉLUS, sou haitiano, moro no Haiti desde a infância, tenho 27 anos, sou aluno da Universidade Estadual do Haiti, estou cursando a área de ciências humanas e sociais (Sociologia e Linguística), não tive a chance de continuar meus estudos por causa dos conflitos de gangues rivais que estão desenfreadas na área metropolitana e consequentemente obstruindo a estrada principal que leva ao centro da cidade onde se acumulam quase todos os prédios estatais do país. Na verdade, tenho sido repetidamente vítima de suas emboscadas visando nossos ônibus de embarque, então sou forçado a abandonar meus estudos e me encontro em desolação, sinto-me abandonado com o sonho de ser linguista e sociólogo. Estou batendo em suas portas com a única intenção de poder encontrar um território de acolhimento com uma bolsa concedida (não tenho nenhum problema se houver bolsas disponíveis em outras áreas), onde poderei continuar meus estudos ou recomeçar sem minha vida sendo colocada em risco diariamente enquanto sobrevivi no Haiti.

    Enquanto aguardo notícias suas. Queira aceitar minhas sinceras e respeitosas saudações.