Profissões

Como escolher a profissão certa? TOP 7 dicas e muitos bônus

Como escolher a profissão certaComo escolher a profissão certa?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A melhor maneira de saber como escolher a profissão certa para você é primeiro se conhecendo. Um teste vocacional pode te ajudar bastante neste processo. Entenda como sua personalidade influencia na escolha do curso e da profissão, considerando seu jeito de se relacionar e o melhor tipo de ambiente de trabalho para você.

Respondendo algumas perguntas você saberá como escolher uma profissão, a certa.

Se você está passando por este confuso momento, separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir em qual área desenvolver uma carreira profissional.

CUIDADO: É claro que ouvir os pais, familiares e amigos é bom. Principalmente é bom ouvir quem tem experiência de vida ao pensar na carreira profissional. Contudo, não faça o que eles querem se você não perceber que vai ser bom pra você. No final das contas quem vai arcar com o peso da decisão é você mesmo.

Mais uma coisa, talvez seja cedo ainda para saber qual é a melhor profissão para você. Não tenha pressa. Trabalhe com o que for possível para amadurecer e aos poucos vá tomando seu rumo. Mas não PARE!

Queremos te ensinar a descobrir suas vocações, as áreas em que tem interesse e suas aptidões, para definir o curso no qual deverá fazer sua formação acadêmica.

Já fez um teste vocacional bom de verdade?

Como escolher uma profissão?

1 – Faça uma lista das principais profissões/carreiras e pesquise sobre elas ao máximo

Algumas universidades promovem encontros entre estudantes e profissionais permitindo um primeiro contato com várias áreas para facilitar a futura escolha sobre qual curso seguir. Isso te ajuda a saber como escolher uma profissão.

Procure saber como é o dia a dia do profissional que você quer se tornar. Não fique fantasiando ou idealizando.

Outra opção é comparecer à Feira do Estudante, evento que acontece em São Paulo há 21 anos, promovido pelo CIEE. Lá, os estudantes participam de palestras, conhecem cursos e faculdades, têm contato com agências de intercâmbio e com profissionais de diversas áreas.

Talvez haja encontros assim em alguma universidade na sua cidade.

2 – Faça um TESTE VOCACIONAL

Teste vocacionais são muito bons, desde que muito bem fundamentados. Muitos deles são apenas fajutos e não revelam realmente qual a melhor profissão para você.

Um teste vocacional online e realmente eficaz tem que considerar o maior número possível de características suas. Não basta ser um teste vocacional, tem que ser também um teste de personalidade.

O Raio-X do Beduka é assim. Ele é um teste que vai te ajudar a escolher a profissão certa, baseado num relatório de aproximadamente 50 páginas sobre o seu perfil comportamental. Essa é a melhor forma de descobrir sua afinidade com alguma profissão.

A metodologia utilizada chama-se DISC, e já foi testada no mundo todo. Ela mapeia suas principais características e revela as profissões que mais se encaixam no seu perfil.

Faça agora o melhor teste vocacional e de personalidade da internet!

3 – Converse com profissionais formados

Quer ser médico? Ouça um médico.

Quer ser engenheiro? Ouça um engenheiro.

Quer ser psicólogo, veterinário ou dentista? Converse com um psicólogo, veterinário ou dentista.

E assim vai. Pergunte qual é a parte estressante da profissão. Pergunte também em quê esse profissional se frustrou por pensar que seria de um jeito e não foi. Saiba também se ele está conseguindo sustentar a família com sua remuneração.

Claro, pergunte todas as coisas boas também. Enfim, saiba tudo que puder.

4 – Tenha calma para pensar o curso e a profissão certa: a importância do autoconhecimento

Pense sobre você mesmo antes de marcar as opções dos vestibulares.

Você é inquieto, gosta de falar, é extrovertido, gosta de estar com pessoas e…escolhe ser programador ou escolhe áreas da engenharia. Sério isso?

Ou, você é do tipo quieto, gostar de ficar na sua, não é muito de lidar com público e escolhe ser professor ou psicólogo, por exemplo. Poxa vida!

Isso é um tiro no pé. Tenha calma para se perceber e pesquise por profissões que precisam de pessoas com o seu perfil.

5 – Liste suas áreas de interesse – Escolhendo a profissão certa passo a passo

Antes de pensar na profissão, pense em blocos, em áreas profissionais, ou seja, em possíveis carreiras.

Primeiro: Humanas ou Exatas? Natureza ou Linguagem? As matérias que você mais gosta no colégio já podem te direcionar na escolha da profissão certa.

Segundo: Trabalhar com pessoas ou com coisas (como computadores, objetos)

Terceiro: Pense em grupos profissionais menores. Por exemplo:

  • Saúde
  • Engenharia
  • Educação
  • Tecnologia
  • Comércio

Se você escolher saúde, terá a medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, nutrição. Se você escolher engenharia, terá a civil, mecânica, mecatrônica, química, elétrica, etc.

Assim, como num funil, você vai entendendo qual é a melhor profissão para você e fica muito mais fácil escolher. Você conseguirá enxergar compatibilidade entre a sua personalidade e o curso e a profissão escolhidos.

6 – Não dependa unicamente do vestibular

Sabia que ter diploma não é tudo? Já viu a quantidade de gente que passou boa parte da vida numa faculdade pra formar e…trabalhar com coisas absolutamente não relacionadas e que, no entanto, estão dando retorno.

Talvez a sua vocação não seja um faculdade ou um curso específico. Tem gente comprando carro e construindo casa com o trabalho como padeiro. Outros estão progredindo porque sabem cortar bem o cabelo dos outros.

Há ainda quem tenha mãos talentosas na cozinha e também se deu muito bem. Você não precisa ter diploma para ser bom ou para sustentar sua possível família. Pense nisto também.

De qualquer forma é bom fazer testes vocacionais validados, realmente bons. Não é qualquer bobagem na internet que te diz coisas aleatórias. Faça um teste vocacional sério.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

7 – A decisão tem que ser sua

Sonho de infância x Vida adulta ( Não seja um pato astronauta)

As pessoas não podem escolher seu curso e sua profissão por você. Quem vai fazer o curso? Quem vai ter que aguentar o dia a dia com aquilo? Não quem te aconselhou, mas você.

Isso significa que você não deve dar ouvidos aos outros, aos que se importam com você? NÃO! Ouça eles sim, ou você corre o risco de ser um PATO ASTRONAUTA.

Um pato disse para a mãe: “Mãe, quero ser astronauta.

A mãe pata olhou e respondeu: “Não!”

Talvez você precisa de ajuda para não ser um iludido ou iludida e ninguém melhor que os pais para nos ajudar a colocar os pés no chão.

Porém, a decisão última é sua. Ouça. considere, filtre e DECIDA.

8 – Escolha bons cursos e boas faculdades

Quem quer saber como escolher uma profissão, precisa entender que não vai adiantar nada se formar e ser um profissional ruim.

Uma parte depende da sua dedicação. A outra depende de onde você estuda. Então procure saber bem onde estudar. Saiba qual é a nota que a faculdade recebe do MEC, o que os alunos falam do curso, as possibilidades profissionais que ela permite, etc.

Procure também conhecer os salários dos profissionais.

Essa parte está fácil. No nosso site, BEDUKA.COM já temos tudo isso e muito mais para te informar. Temos a distância da faculdade até a sua casa, as notas de corte e mais um monte de coisa. Então confira.

PROFISSÃO VS DINHEIRO

“O importante é fazer o que ama.”

“O importante é fazer o que gosta.”

Aham! E as contas, quem paga? Se der pra unir as coisas, beleza. Mas se não der, seja forte, trabalhe, sirva, seja útil. Trabalhar mesmo com o que você ama vai te cansar. Cuidado ao usar os sentimentos como termômetro.

O outro extremo também é uma ilusão. Não embarque em uma profissão que não tem absolutamente nada a ver com a sua personalidade só por causa do dinheiro. Você não vai dar conta e pode ser que o dinheiro não compense sua frustração de cada dia.

Faça pesquisas sobre salários e sobre o mercado de trabalho para sua profissão. Você será um profissional requisitado ou já haverá tantos fazendo o mesmo que você vai sobrar? Pense nisto.

como escolher a profissão certa

Aprofundando na escolha da profissão

Entendendo os seus interesses

Você gosta de esportes? Se interessa pela história da Grécia Antiga? Adora a evolução tecnológica? Adora viajar? Ponha tudo no papel.

  • Cozinhar te agrada? Talvez Gastronomia.
  • É um prazer conversar com pessoas? Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Relações Públicas são algumas possibilidades.
  • Gosta do mar? Biologia, Oceanografia ou Gestão Ambiental.
  • Que tal viagens? Com um pouco de conhecimento de outras línguas, Comércio Exterior, Relações Internacionais ou Turismo são boas indicações.
  • Você é doida com bebês? Que tal Pediatria? Ou Pedagogia?
  • Gosta de vídeo games? Tem curso de Jogos Digitais, de Programação, etc.
  • Quer entender como as coisas funcionam? Engenharia!
  • Gosta de cuidar de dinheiro? Tem Gestão Financeira ou Ciências Contábeis pra escolher.

Procure anotar também aquilo que mais detesta. Por que isso é importante? Bom, saber o que não te agrada é importante para já detalhar as áreas que não vão te trazer satisfação. Logo, são caminhos que não devem ser seguidos.

Depois de descobrir qual área mais desperta o seu interesse, o próximo passo é entender por qual razão você se sente atraído. Por exemplo, você gosta muito de esportes. Mas, este apego pode ser por conta do alto desempenho dos atletas, pode ser por causa da gestão da modalidade ou ainda pela parte publicitária envolvida nos eventos esportivos.

Veja como as oportunidades vão se ampliando mesmo dentro de uma única área de interesse. É assim que você saberá qual profissão escolher.

Avalie suas vocações

Muitas pessoas acabam escolhendo uma profissão por perceber uma aptidão para determinada área. Veja o caso dos vendedores. Existe criança que já nasce com a habilidade refinada da comunicação e que consegue convencer os demais sobre algo que ela gosta.

Como descobrir meus talentos para saber qual profissão seguir? Através de um teste vocacional e comportamental. Sugerimos que você busque um acompanhamento profissional para analisar quais são suas aptidões, prioridades, pontos fortes, pontos fracos e habilidades. Tudo isso servirá para construir um ponto de partida que vai te ajudar a escolher a profissão certa.

Depois, o profissional vai querer entender como você reage em determinadas situações, se gosta de ter um contato com muitas pessoas ou se é mais reservado. Ele vai identificar situações comportamentais para te ajudar no processo de escolher uma área de atuação que combine com a sua personalidade.

Pesquise profissões existentes

Você já acessou sites de agências de emprego? A Catho, principal consultoria neste setor, tem um guia de cargos e funções quase que infinito. Verdade! A relação está organizada em ordem alfabética e só na letra A são quase mil áreas de atuação.

Ao escolher um curso, ele te dará várias oportunidades profissionais para construir sua carreira. Por exemplo, estudante que opta por uma formação em jornalismo poderá atuar na área de assessoria de imprensa, em relações públicas, redação de jornais, revistas, rádio ou TV, poderá ainda optar por gerenciamento do departamento de comunicação das empresas.

Pegue os seus interesses e pesquise na internet tudo sobre aquela área, quais são as profissões ligadas a ela, quais as médias salariais e também quais as possibilidades para o futuro. Este último ponto é muito importante viu!? Veja se é uma área que está em expansão ou retração antes de fazer sua escolha por esta profissão.

Veja no nosso canal no Youtube, vários profissionais contando como está o mercado de trabalho e como é sua profissão no dia a dia. Confira a playlist de entrevistas:

Apresentamos a você várias dicas para ajudar neste difícil processo de como escolher a profissão certa. Vá com calma! Se a área escolhida não atender o que você tanto deseja, sempre será tempo de mudar a direção da sua carreira. Além disso, a tecnologia está aí sempre abrindo novas possibilidades.

Depois de escolher a profissão, o próximo passo é passar no vestibular.

Aqui no Beduka nós preparamos alguns materiais com dicas de palavras que você precisa usar para enriquecer sua redação, detalhamos algumas questões de vestibular sobre Platão e também destacamos as melhores faculdades particulares de direito.

Trazemos também a relação de todas as instituições particulares e públicas de ensino superior registradas no MEC para você avaliar qual atende às suas necessidades.

Agora que já explicamos como escolher uma profissão, aproveite para ler também:

Faça o download do nosso Simulado com as questões dos últimos anos do ENEM. É gratuito!

Gostou de aprender como escolher uma profissão?

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.