Sisu 2024

Lista de Espera Sisu: Como funciona? Aprenda a usá-la a seu favor!

Lista de espera SisuComo funciona a Lista de Espera do Sisu?
Instagram Beduka

A primeira chamada do Sisu já aconteceu, mas ela não é o fim da linha caso você não tenha sido convocado. Existe uma lista de espera, da qual você pode participar e ter esperanças de uma aprovação em chamadas posteriores.

Como sabemos, as vagas nas universidades públicas são bem limitadas, por isso a concorrência acaba sendo alta. Então nem todo mundo consegue entrar. Mas pode ser que algumas pessoas aprovadas no Sisu percam a vaga por diversos motivos. Neste caso, quem estiver na lista de espera será chamado.

Para entender melhor isso continue lendo este artigo. Assim você entende como funciona a lista de espera Sisu e como fazer para participar dela.

Se você deseja ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante bolsas de estudos de até 65% e matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Como funciona a lista de espera do Sisu?

O Sisu é um sistema que unificou as vagas das instituições públicas de ensino superior. Sendo assim, o aluno que fez o último Enem (2023) e não tirou 0 (zero) na redação, pode se inscrever nele.

Esse sistema tem um prazo de inscrição e ocorre em apenas uma etapa, no primeiro semestre de cada ano.

Após a primeira chamada, o Sisu disponibiliza uma lista de espera para as instituições de ensino. Isso acontece porque nem todos os selecionados fazem a matrícula na vaga que conseguiram (desistiram do curso, passaram em outro, perderam o prazo de matrícula etc.), então elas “sobram”.

Os candidatos que não foram aprovados (ficaram abaixo da nota de corte) e demonstraram interesse na lista de espera são chamados da maior nota para a menor. Assim, assumem as vagas que não foram ocupadas na chamada regular. 

Portanto, se você não for aprovado em nenhuma das 2 opções do Sisu, terá um período para entrar na lista de espera de uma delas.

O processo da lista de espera não é automático, ou seja, o candidato precisa demonstrar interesse pela vaga para ser incluído na lista de espera. VAMOS TE EXPLICAR como fazer isso:

Como participar da lista de espera do Sisu?

Para participar da lista de espera do Sisu é bem simples.

  • Acesse o site oficial do SISU dentro do prazo (ainda não divulgado);
  • Vá no botão “boletim do candidato”;
  • Quando esta opção for selecionada, a tela exibirá a primeira escolha de curso feita pelo candidato ao fazer a inscrição no sistema;
  • Nesse mesmo local, está a opção “participar da lista de espera”. Clique nela.
  • Ao final, o sistema exibe uma mensagem de confirmação do pedido. 

As convocações começam em torno de uma semana depois de encerrado o prazo e terminam quando todas as vagas são preenchidas. Se a demanda for baixa, pode demorar até depois do início das aulas.

É importante ficar atento, pois algumas instituições pedem que os candidatos manifestem interesse por meio do próprio site da universidade. Informe-se sobre o funcionamento da instituição que você escolheu.

No Sisu 2024, você terá o período entre 30 de janeiro a 07 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Quem pode participar da Lista?

Qualquer candidato não aprovado na chamada regular (primeira ou segunda opção) pode participar da Lista de Espera Sisu. Ou seja, os aprovados na chamada regular não podem manifestar interesse pela Lista de Espera.

Cronograma de estudos

Para participar, acesse o site do Sisu, selecione UMA das opções de curso em “Boletim do Candidato” e clique em “manifestar interesse pela lista de espera”.

Como saber o resultado da lista de espera do Sisu?

É responsabilidade do candidato acompanhar os resultados da lista de espera do Sisu. O pedido tem prazo para ser efetuado, mas o resultado não. Como já havíamos informado, a convocação pode sair mesmo após o início das aulas. 

Isso acontece porque as próprias instituições são as responsáveis pela convocação da lista de espera e por divulgar os resultados. É importante que o candidato entre em contato com a universidade e se informe sobre os canais de divulgação dos convocados na lista de espera. 

O mesmo procedimento deve ser feito em relação à matrícula. O calendário para realizar o registro é disponibilizado pela própria instituição, assim como a documentação exigida.

Mesmo que cada universidade exija documentos específicos, é sempre bom “ter na mão” os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Histórico do Ensino Médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3×4 recente.

Como saber se há chances de ser aprovado na lista?

Agora que você já sabe os detalhes da lista de espera do Sisu, você pode utilizar as notas de corte como referência para saber se há possibilidade de conseguir a vaga ou não.

Quando o período de inscrição do Sisu está aberto, o sistema calcula diariamente a nota de corte. Durante esse mesmo período, fica disponível a classificação parcial do candidato no curso escolhido.

Ao fazer esse acompanhamento, o candidato consegue se programar para as próximas etapas: aguardar a lista de espera, iniciar as aulas na segunda opção, ou esperar o próximo ENEM, realizar o exame e esperar o próximo processo seletivo do sistema.

Gostou de saber sobre as chances de passar na lista de espera do Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Gostou do nosso artigo sobre como fazer balanceamento químico? Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler nosso artigo sobre as chances de passar na lista de espera do Sisu.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.