O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa criado pelo governo federal para ofertar vagas em universidades públicas estaduais e federais.
Está interessado em uma das vagas? Confira o passo a passo simplificado de como se inscrever no Sisu 2023.2 e o calendário com as datas oficiais.
Se você quiser diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- Calendário do Sisu
- Como se inscrever no Sisu? (Passo a passo)
- Não consigo me inscrever no Sisu, e agora?
- Quem pode se inscrever no Sisu?
- Quais são os documentos necessários para a matrícula?
- Informações sobre a lista de espera.
- Nós conectamos você à faculdade!
Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!
Calendário do Sisu 2023.2
Nós temos um artigo completo explicando o que é e como funciona o Sisu. Talvez seja uma boa dar uma lida neles antes de entender como se inscrever no Sisu!
Confira agora o cronograma oficial do Sisu 2023:
- Inscrições: de 19 a 22 de junho de 2023
- Resultado: 27 de junho de 2023
- Matrículas da chamada regular: de 29 de junho a 04 de julho de 2023
- Lista de espera: de 27 de junho a 04 de julho de 2023
- Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: 10 de julho de 2023
Para mais informações, consulte o site oficial do Sisu.
A divulgação dos classificados pela lista de espera é de responsabilidade da insitituição de ensino. Por isso, acompanhe o portal delas para evitar a perda de prazos.
Faça o nosso teste de personalidade e vocacional pra ver qual curso mais combina com sua PERSONALIDADE.
Como se inscrever no Sisu 2023?

Preparamos um passo a passo completo para que você não tenha nenhuma dúvida na hora em que for realizar a sua inscrição. Confira:
1. Acesse o site oficial do Sisu
As inscrições são realizadas por meio do site oficial do Sisu, exclusivamente pela internet. Por isso, é importante que o estudante tenha acesso à internet durante o período de inscrições.
2. Faça o login
Após ter acessado o site do Sisu, antigamente só era preciso o número de inscrição e senha do Enem . Mas houve uma alteração:
Hoje, é preciso efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma.
Se já tiver a conta, basta inserir o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.
Após realizar o procedimento, o candidato será retornado ao endereço eletrônico do Sisu para continuar sua inscrição. Basta preencher os campos com os seus dados e você terá acesso ao Sisu.
3. Selecione o curso
Acesse a janela “minha inscrição” e, finalmente, escolha quais são os cursos de seu interesse.
Você deve escolher os cursos por prioridade, ou seja, o primeiro e segundo que você tem mais interesse. Lembre-se: se for aprovado no primeiro, automaticamente estará fora do segundo!
4. Selecione a modalidade de concorrência
Existem quatro modalidades de concorrência para quem quer se candidatar a uma vaga através do Sisu:
- Ampla concorrência (sem cotas)
- Alunos de escola pública
- Pessoas de baixa renda
- Cotas por ações afirmativas (cor)
Selecione a modalidade que se enquadra ao seu perfil e que esteja disponível na faculdade do seu interesse.
Não minta! Se selecionado, você precisará comprovar as características que te levaram a usar a cota.
No site do Beduka você pode conferir a variação das notas de corte do ano anterior segundo o critério das cotas.
5. Confirmação
Para concluir a sua inscrição, você deve confirmar os dados na tela de confirmação clicando em “Confirmar minha inscrição”.
Agora é só acompanhar as inscrições e aguardar o resultado. Esteja sempre de olho na nota de corte parcial e acompanhe o calendário no site do Sisu!
Não consigo me inscrever no Sisu, e agora?
Alguns estudantes realmente encontram dificuldades na hora de realizar a inscrição do Sisu. Isso é normal, pois milhares de estudantes acessam a plataforma ao mesmo tempo e, com isso, pode ocorrer um congestionamento do sistema.
Quando o sistema começa a apresentar alguns problemas, é normal que o estudante não consiga finalizar a inscrição ou que as páginas do site comecem a não carregar corretamente.
Por isso, se você tiver algum problema, sugerimos que siga o passo a passo a seguir:
- Certifique-se que você tem uma boa conexão de internet;
- Troque de navegador e tente a inscrição novamente;
- Tente realizar a inscrição através de um dispositivo diferente;
- Tente realizar sua inscrição eu um horário diferente (dê preferência para madrugadas);
- Em último caso, entre em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161
Se você encontrou problemas para se inscrever no Sisu por conta de sua senha, você só precisa acessar a página do participante do Enem, inserir os dados solicitados e recuperar a senha através de seu e-mail ou telefone cadastrados.
Caso você faça isso várias vezes e o sistema continue informando que sua senha está errada, siga o passo a passo mencionado acima.
Quem pode se inscrever no Sisu?

Todas as pessoas que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e não zeraram a redação podem se inscrever no Sisu e tentar uma vaga em uma universidade pública.
Para não zerar a redação, o Beduka pode te ajudar. Acesse o nosso Guia Completo da redação dissertativa argumentativa.
Aqui você pode saber mais sobre as outras partes do Exame e aproveite para se preparar com o Simulado Gratuito do Beduka.
Documentos necessários para a matrícula
Foi selecionado para uma vaga? Parabéns! Agora chegou a hora de se apresentar na instituição de ensino em que você foi aprovado e realizar a sua matrícula
É importante ficar atento as datas para não perder o prazo de inscrição. Essa apresentação pode ser pessoalmente ou não, isso será indicado nos próprios editais da instituição que você foi aprovado.
Há alguns documentos que devem ser sempre apresentados, são eles:
- CPF;
- Documento de Identificação com foto;
- Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
- Histórico do Ensino Médio;
- Comprovante de quitação eleitoral;
- Foto 3×4 recente.
Vale lembrar que essa é uma lista dos documentos mais pedidos, mas as instituições de ensino podem solicitar outros documentos também.
Além disso, se você se inscreveu com alguma cota, é necessário comprovar a condição econômica a qual foi aceito.
Lista de espera do Sisu 2023

Após a chamada regular, o Sisu libera para as universidades uma lista com os alunos que deverão ocupar as vagas que acabaram não sendo ocupadas na chamada regular. Essa é a lista de espera do Sisu.
Podem participar da lista de espera os estudantes que não foram convocados em nenhuma das opções selecionadas. O estudante apto poderá manifestar interesse somente para a primeira ou para a segunda opção de curso que selecionou na inscrição.
Para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar seu interesse, acessando o sistema durante o período especificado no cronograma.
Gostou de saber como se inscrever no Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!
Nós conectamos você à faculdade!
Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular?
É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.
O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades!
São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!
Você não pode perder essa oportunidade.
Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!
Obrigada por ler nosso artigo sobre como se inscrever no Sisu.
4 Comentários
Olá equipe do Beduka, venho através deste, dizer que, não fiz o enem. Pois, faz muito anos que conclui o ensino médio, e, tenho vontade nesse momento, fazer um curso técnico. E não estou trabalhando há muito tempo, então, como faço para conseguir uma bolsa do governo 100%. Não tenho condições financeiras nem para me sustentar, sei que é muito constrangedor dizer isso,mas é realidade. Gostaria de uma orientação, por parte de vocês,se possível .
Olá, Christina! Obrigado pelo contato e pela partilha. Esperamos todos que sua situação melhore.
Para que qualquer coisa seja feita é primeiro necessário fazer o Enem. Passando numa universidade federal, não haverá mensalidade. Outra opção é conseguir 100% de bolsa pelo Prouni para estudar em universidades privadas. Leia os artigos relacionados ao Prouni para entender melhor. O Enem 2020 será em novembro ainda, mas as inscrições acontecem nos próximos meses e é possível pedir isenção de taxa, já que cobram a inscrição. Para isso deve-se ter documentos que comprovem que você sempre estudou em escola pública.
Olá, bom dia! Infelizmente,não vou poder prosseguir com a tão sonhada faculdade.Pois faz muito tempo que não fiz o enem,e terminei o ensino médio em 1998,e desde 2015 que estou desempregada por isso,não poderei continuar com os procedimentos beduka.Mas,agradeço por ter tido conhecimento sobre o beduka.
Olá, Francisca. Tudo bem? Eu sei que a situação deve estar muito difícil, mas saiba que é possível. Teremos outros ENEM’s, PROUNI, SISU, FIES e ainda tem as bolsas maravilhosas que o Beduka oferece. Temos diversas universidades parceiras com preços realmente incríveis. Entre em contato com a gente @beduka_oficial