Sisu

Como se inscrever no Sisu? DATAS DO SISU 2020/1 e 2020/2.

Como se inscrever no SisuComo se inscrever no Sisu?

O Sisu é um programa criado pelo governo federal que oferta vagas em universidades estaduais e federais. Se interessou? Confira nosso passo a passo completo de como se inscrever no Sisu. Veja todas as datas do Sisu 2020/1 e 2020/2

Se você pretende concorrer à uma vaga em uma instituição de ensino superior pública utilizando a nota do Enem, é importante saber como se inscrever no Sisu. Por isso, o Beduka preparou esse artigo para te explicar tudo sobre a inscrição no Sisu!

Nesse artigo você encontrará um passo a passo completo para realizar a inscrição no sistema, o que fazer se não conseguir se inscrever, documentos necessários para a matrícula e informações sobre a lista de espera. 

Está estudando para o Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Calendário do Sisu 2020/1 e 2020/2

Janeiro e Fevereiro de 2020/1

  • Período de inscrição: 21 de janeiro de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de janeiro de 2020.
  • Divulgação do resultado: 28 de janeiro de 2020.
  • Período de matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes do Sisu: 29 de janeiro de 2020 a 4 de fevereiro de 2020.
  • Período de lançamento da ocupação das vagas no Sisu pelas instituições participantes: 29 de janeiro de 2020 a 7 de fevereiro de 2020.
  • Período de manifestação de interesse para constar na lista de espera do Sisu: 29 de janeiro de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro de 2020.

Julho de 2020/2

  • Período das inscrições: 7 de julho de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de julho.
  • Divulgação dos resultados: 14 de julho
  • Período de Matrículas ou registro acadêmico nas instituições participantes do Sisu: 16 de julho a 21 de julho
  • Períoso de lançamento da ocupação das vagas no Sisu pelas instituições participantes: 16 de julho de 2020 a 28 de julho de 2020.
  • Período de manifestação de interesse para constar na lista de espera do Sisu: de 14 julho de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 21 de julho.

EI! Escolher o curso que vai fazer é uma coisa muito séria, não se faz de qualquer jeito. Faça o nosso teste de personalidade e vocacional pra ver o que mais combina com sua PERSONALIDADE.

Para mais informações, a íntegra do edital está disponível aqui!

Como se inscrever no Sisu?

Como se inscrever no Sisu

Preparamos um passo a passo completo para que você não tenha nenhuma dúvida na hora em que for realizar a sua inscrição. Confira:

1. Acesse o site oficial do Sisu

As inscrições são realizadas através do site oficial do Sisu. Por isso, é importante que durante o período de inscrições o estudante tenha acesso à internet. Na primeira edição, 2020/1, o período de inscrição será do dia 21 de janeiro de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de janeiro de 2020.

Na segunda edição, 2020/2, o período será do dia 7 de julho de 2020 até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de julho de 2020, por isso fique atento ao período de inscrições.

2. Faça o login

Após ter acessado o site do Sisu, você precisará utilizar o seu número de inscrição e senha do Enem para conseguir realizar o login. Basta preencher os campos com os seus dados que você terá acesso ao Sisu.

3. Selecione o curso

Acesse a janela “minha inscrição” e, finalmente, escolha quais são os cursos de seu interesse. Você deve escolher os cursos por prioridade, ou seja, o primeiro e segundo que você tem mais interesse.

4. Selecione o tipo de concorrência

Existem três modalidades de concorrência para quem quer se candidatar a uma vaga através do Sisu, além da ampla concorrência: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda ou cotas por ações afirmativas. 

Selecione a modalidade que se enquadra ao seu perfil e que esteja disponível na faculdade do seu interesse.

No site do Beduka você pode conferir a variação das notas de corte do ano anterior segundo o critério das cotas.

5. Confirmação

Para concluir a sua inscrição você deve confirmar os dados na tela de confirmação, clicando em “Confirmar minha inscrição”. Agora é só acompanhar as inscrições e aguardar o resultado – que deve sair pouco depois do encerramento das inscrições. Acompanhe o calendário Sisu.

Não consigo me inscrever no Sisu, e agora?

Alguns estudantes realmente encontram dificuldades na hora de realizar a inscrição do Sisu. Isso é normal, até porque quando abrem as inscrições, milhares de estudantes acessam a plataforma ao mesmo tempo, e com isso pode ocorrer um congestionamento do sistema.

Quando o sistema começa a apresentar alguns problemas, é normal que o estudante não consiga finalizar a inscrição ou que as páginas do site comecem a não carregar corretamente.

Por isso, se você tiver algum problema, sugerimos que siga o passo a passo a seguir:

  1. Certifique-se que você tem uma boa conexão de internet;
  2. Troque de navegador e tente a inscrição novamente;
  3. Tente realizar a inscrição através de um dispositivo diferente;
  4. Tente realizar sua inscrição eu um horário diferente;
  5. Em último caso, entre em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161

Se você encontrou problemas para se inscrever no Sisu por conta de sua senha, você só precisa acessar a página do participante do Enem, inserir os dados solicitados e recuperar a senha através de seu e-mail ou telefone cadastrados.

Caso você faça isso várias vezes e o sistema continue informando que sua senha está errada, siga o passo a passo mencionado acima.

Quem pode se inscrever no Sisu?

Quem pode se inscrever no Sisu

Todas as pessoas que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e não zeraram a redação podem se inscrever no Sisu e tentar uma vaga em uma universidade pública. 

E para não zerar a redação, o Beduka pode te ajudar. Acesse o nosso Guia Completo da redação dissertativa argumentativa e saiba tudo sobre o modelo de redação do Enem.

Documentos necessários para a matrícula

O resultado dos selecionados será divulgado no dia 28 de janeiro de 2020 para a primeira edição. Já para a segunda, os resultados serão divulgados 14 de julho.

Foi selecionado para uma vaga? Parabéns! Agora chegou a hora de se apresentar pessoalmente na instituição de ensino em que você foi aprovado e realizar a sua matrícula.

O período para a realização de matrícula ou do registro acadêmico nas instituições participantes do Sisu é entre o dia 29 de janeiro de 2020 a 4 de fevereiro de 2020, na primeira edição.

Na segunda, o período vai de 16 de julho de 2020 a 21 de julho de 2020. É importante ficar atento as datas para não perder o prazo de inscrição.

Há alguns documentos que devem ser apresentados, são eles:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Histórico do Ensino Médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3×4 recente.

Vale lembrar que essa é uma lista dos documentos mais pedidos, mas as instituições de ensino podem solicitar outros documentos também. Além disso, se você se inscreveu com alguma cota, é necessário comprovar a condição econômica a qual foi aceito.

Lista de espera do Sisu 2020/1

Lista de espera do Sisu

Após a chamada regular, o Sisu libera para as universidades uma lista com os alunos que deverão ocupar as vagas que acabaram não sendo ocupadas na chamada regular. Essa é a lista de espera do Sisu.

A lista da ocupação das vagas, será lançada pelas instituições participantes entre o dia 29 de janeiro de 2020 a 7 de fevereiro de 2020 na primeira edição.

Na segunda, a lista será lançada entre 16 de Julho de 2020 e 28 de julho de 2020.

Podem participar da lista de espera os estudantes que não foram convocados em nenhuma das opções selecionadas. O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou para a segunda opção de curso que selecionou no momento da inscrição. 

Para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar seu interesse, acessando o sistema durante o período especificado no cronograma, que será entre o dia 29 de janeiro de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro de 2020 na primeira edição.

Na segunda edição será de 14 de julho de 2020 até às 23 horas e 50 minutos 21 de julho de 2020.

Gostou de saber como se inscrever no Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

  • Olá equipe do Beduka, venho através deste, dizer que, não fiz o enem. Pois, faz muito anos que conclui o ensino médio, e, tenho vontade nesse momento, fazer um curso técnico. E não estou trabalhando há muito tempo, então, como faço para conseguir uma bolsa do governo 100%. Não tenho condições financeiras nem para me sustentar, sei que é muito constrangedor dizer isso,mas é realidade. Gostaria de uma orientação, por parte de vocês,se possível .

    • Olá, Christina! Obrigado pelo contato e pela partilha. Esperamos todos que sua situação melhore.
      Para que qualquer coisa seja feita é primeiro necessário fazer o Enem. Passando numa universidade federal, não haverá mensalidade. Outra opção é conseguir 100% de bolsa pelo Prouni para estudar em universidades privadas. Leia os artigos relacionados ao Prouni para entender melhor. O Enem 2020 será em novembro ainda, mas as inscrições acontecem nos próximos meses e é possível pedir isenção de taxa, já que cobram a inscrição. Para isso deve-se ter documentos que comprovem que você sempre estudou em escola pública.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador