Sisu

Descubra como funciona o Sisu 2021!

Como funciona o SisuComo funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema digital do MEC que facilita o acesso às instituições públicas de ensino superior. Qualquer estudante que fez o último Enem e não zerou a redação pode concorrer às vagas. Os candidatos com melhor pontuação são selecionados. Vamos ensinar como funciona o Sisu.

Ei! Você quer estudar numa FEDERAL ou ESTADUAL? Então entenda como o Sistema de Seleção Unificada funciona e se inscreva!

Pensando nos estudantes que querem concorrer à uma vaga pelo sistema, o Beduka preparou um artigo completo te explicando como funciona o Sisu.

Nesse artigo você encontrará informações como:

  • Como funciona o Sisu;
  • Como se inscrever no sistema;
  • Qual a nota mínima para concorrer;
  • O que é a nota de corte do Sisu;
  • Lista de Espera do Sisu.

Se você ainda não sabe o que é o Sisu, leia o nosso artigo que explica tudo sobre esse sistema! 

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital que não envolve provas ou cadastros presenciais. As inscrições no sistema ocorrem duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre.

Tudo é feito ONLINE e o Sisu é exclusivo para os participantes da última edição do Enem (QUEM FEZ O ENEM 2020) e não obtiveram nota zero na redação.

o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova que muitos brasileiros fazem para saber como está se saindo em cada área do conhecimento. Ele também funciona como vestibular.

Depois de fazer a prova do Enem, o estudante recebe seu resultado online. Então, deve abrir o site do Sisu e se cadastrar lá usando os mesmos dados.

IMPORTANTE: Quando abrem as inscrições do Sisu, o candidato deve selecionar 2 opções para disputar. Elas precisam conter as seguintes informações:

  • curso;
  • faculdade;
  • unidade;
  • turno;
  • modalidade de concorrência (se usará o sistema de cotas ou ampla concorrência).

Exemplo: o Bedukinha escolheu como primeira opção o curso de Administração na Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha, turno da manhã e em ampla concorrência (sem cotas). Agora poderá fazer outra escolha (diferente curso/turno/unidade) como segunda opção.

Ao confirmar a inscrição, sua nota vai para a lista de todos os confirmados daquela mesma opção. Então os candidatos só disputam com outras pessoas que fizeram as mesmas escolhas.

Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções de curso. Mas fique atento: para a seleção oficial só será considerada a última preferência confirmada no sistema.

Quando o prazo de inscrição acabar, automaticamente o sistema seleciona os candidatos mais bem colocados em cada opção, de acordo com o número de vagas disponíveis e as melhores notas.

Os selecionados serão informados do prazo e documentação necessários para fazer a matrícula na instituição de ensino em que conseguiram a vaga.

As chamadas regulares são o meio pelo qual o Sisu informa e convoca o selecionado a se matricular na sua opção. Esse ano, haverá apenas uma chamada. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto de 2021.

Se houver empate nas últimas vagas, os candidatos serão convocados e o desempate ocorrerá no momento da matrícula, seguindo alguns critérios do Edital Sisu 2021.

  • Se você for aprovado na primeira opção, a sua segunda será automaticamente descartada.
  • Se não for aprovado na primeira, poderá ser aprovado na segunda.
  • Quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções, poderá participar da lista de espera para apenas uma delas.

Como funciona para me inscrever no Sisu?

Como me inscrever no Sisu

De acordo com o Edital Sisu 2021, as datas para a inscrição do Sisu 2021:

“As inscrições para participação no Sisu segunda edição serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, o qual ficará disponível para inscrição dos CANDIDATOS no período de 3 de agosto de 2021 até as 23 horas e 59 minutos do dia 6 de agosto de 2021, observado o horário oficial de Brasília-DF.”

Para te ajudar, fizemos um artigo detalhado Como se inscrever no Sisu. Mas também preparamos um passo a passo prático:

Passo a passo da inscrição no Sisu 2021

  1. Acesse o site oficial do Sisu e faça o Login Único do Governo Federal. Se necessário, use número do Enem e senha.
  2. Ao fazer login, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e depois confirme os dados. Certifique-se de que o e-mail informado é válido.
  3. Em seguida, clique na aba de pesquisa da primeira opção e escolha seu curso por cidade e instituição de ensino.
  4. Selecione a modalidade de concorrência. A maior parte das instituições possui sistema de cotas. Veja em qual modalidade você se encaixa e clique em “Escolher esta modalidade”. Ainda é possível conferir a quantidade de vagas para cada modalidade.
  5. Veja os documentos necessários para matrícula. Cada modalidade de concorrência possui uma relação de documentos exigidos para matrícula. Providencie todos os documentos até o dia da matrícula.
  6. Repita o procedimento para escolher o curso de segunda opção.

É importante lembrar que, até o último dia do período de inscrição, o candidato pode alterar qualquer uma das opções a qualquer momento.

Qual a nota mínima para se inscrever no Sisu?

Para poder se inscrever no Sisu, basta não ter zerado a redação do Enem. Porém, para concorrer a determinadas vagas de cursos, pode ser que a instituição exija um desempenho mínimo no Exame.

Isso significa que não há uma nota mínima para realizar a inscrição no Sisu e participar do processo, mas algumas instituições podem definir notas mínimas para você selecionar determinado cursos.

Não se preocupe, essa informação aparece no sistema no momento da inscrição.

Caso escolha um curso que pede uma pontuação maior do que a sua, você pode trocar, dentro do período de inscrição, por outro curso ou faculdade que aceite a sua nota do Enem.

O que é a nota de corte do Sisu?

O que é a nota de corte do Sisu

As notas de corte do sisu indicam qual é a menor nota possível que alguém pode tirar para continuar concorrendo naquela opção.

Ao final de cada dia dentro do prazo de inscrição, o sistema calcula uma média e libera a nota de corte parcial. Ou seja, qual é o valor mínimo até o momento para se classificar.

Essa informação ajuda o candidato a avaliar se tem chances de ser selecionado. Caso tenha uma pontuação menor do que a nota de corte, é possível modificar as opções escolhidas (antes do encerramento dos 3 dias) e aumentar a probabilidade de conseguir uma vaga.

Após o encerramento do processo seletivo, o Sisu divulga as notas de corte finais. Elas correspondem à pontuação do Enem apresentada pelo último candidato classificado em determinado curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concorrência.

Gostou de saber como funciona o Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador