CotasSisu 2024

Cotas Sisu 2024: quais são os tipos, quem tem o direito e como funcionam?

Cotas SisuCotas Sisu
Instagram Beduka

Desde que passou a dar vagas em faculdades públicas de todo o Brasil, o Sisu se tornou a maior porta de entrada no ensino superior. Mas pelas disparidades sociais que influenciam na concorrência, algumas pessoas possuem direito a cotas neste programa.

Pessoas que estudaram a vida toda na rede pública de ensino, de baixa renda, com deficiência (PcD), Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) possuem o direito de entrar em universidades públicas com vagas reservadas.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são os tipos de cotas do Sisu, como elas funcionam, quem tem direito a elas e outras informações importantes!

Esse artigo sobre as cotas Sisu é tão completo que dividimos em tópicos! Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Afinal, o que são as cotas do Sisu?

As cotas são uma política pública que reserva um número de vagas para pessoas de um determinado grupo social. Elas podem existir em instituições de ensino ou trabalho, e o Sisu já aderiu a essa prática, com diversos tipos de cotas para quem fez o Enem.

Os principais exemplos de grupos cotistas são:

  • estudantes da rede pública de ensino,
  • pessoas com baixa renda,
  • pessoas com deficiência (PcD) e
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Na prática, as cotas do Sisu podem funcionar assim:

A instituição B oferta 100 vagas para o curso K. 50 vagas serão para ampla concorrência (sem cotas) e as outras 50 vagas serão para as cotas.

Dessas 50 vagas de cotas, 30% será para negros (15 vagas), 50% será para pessoas de baixa renda (25 vagas) e 20% para pardos (10 vagas).

Mas a quantidade de vagas para cada grupo depende das características demográficas da região em que está a universidade. Então os números variam de lugar para lugar, de universidade para universidade.

Isso não significa que uma pessoa de baixa renda, escola pública, negra, parda ou amarela só deve competir nessa modalidade. Na verdade, elas podem competir nas cotas do Sisu e/ou na ampla concorrência. Usá-las ou não fica a seu critério!

Por que as cotas existem no Sisu?

A criação das cotas do Enem tem como objetivo diminuir a desigualdade social no acesso à educação. Para isso, as instituições são obrigadas por lei a destinar parte de suas vagas a determinado grupo social.

No Brasil, as cotas foram consolidadas principalmente com a lei nº 12.711 de agosto de 2012, conhecida como Lei de Cotas.

Agora você precisa saber que há 4 tipos de cotas do Sisu que você pode selecionar e que cada uma tem suas próprias condições. 

Vamos lá!

Você ainda está se preparando para fazer o Enem e usar essa nota no Sisu? Treine agora mesmo com o melhor Simulado Enem Online e Gratuito da internet!

Quais são as modalidades das cotas no Sisu 2024?

Quando você está confirmando seu cadastro no sistema do Sisu, você pode selecionar 5 modalidades. Entre essas cinco, há 4 tipos de cotas no Sisu.

São elas:

  • Cotas para alunos de escola pública;
  • Cotas para pessoas de baixa renda;
  • Cotas para ações afirmativas;
  • Cotas para pessoas com deficiências;
  • Ampla Concorrência (sem cotas).

Agora que você já sabe quais são elas, é importante entender suas condições específicas. Olha só:

Como funciona a cota para alunos de escola pública no Sisu?

Todos os tipos de cotas do Sisu exigem que você tenha completado o Ensino Médio em escolas públicas. Essa condição é o denominador comum. O que vai mudar nas outras categorias é o acréscimo de alguma característica.

Sendo assim, aqui se enquadram pessoas de qualquer cor ou renda, desde que tenham completado o Ensino Médio na rede pública de educação.

Algumas instituições aceitam os que concluíram em escolas particulares com bolsa de 100%, mas é preciso conferir se existe essa opção.

Cronograma de estudos

Já sabe como funcionam as cotas do Sisu? Descubra como funciona o Fies e como utilizar as cotas do Enem neste programa.

Como funciona a cota de pessoas de baixa renda no Sisu?

Como dissemos, nesta modalidade não apenas é necessário ser estudante da rede pública, mas também alguns requisitos de renda. 

Funciona assim, as vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão divididas da seguinte forma:

  • Metade é para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. 
  • A outra metade é para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Para calcular a renda brutal da sua família, você deve somar os rendimentos brutos (sem descontos) que cada pessoa recebeu nos 3 meses que antencederam o Sisu. Depois, dividir a soma por 3. Assim, você obtém a média mensal. Para chegar ao resultado final, divida a média pelo número de pessoas da casa.

Você pode utilizar as cotas com o Enem no Prouni também. Saiba como funciona o Prouni e entenda como fazer isso.

Como funciona a cota de ações afirmativas (pretos, pardos, amarelos, indígenas e quilombolas) no Sisu?

Como foi dito, a lei e as cotas do Sisu também levam em conta critérios de cor e etnia nessas vagas reservadas. Nesse caso, estamos falando dos estudantes autodeclarados pretos, pardos, amarelos ou indígenas. 

A quantidade de vagas disponíveis para essas cotas é proporcional à população de pessoas pretas, pardas e indígenas naquele estado. Essa medição é feita de acordo com o último censo do IBGE.

Já sabe quais são os tipos de cotas do Sisu? Veja como se inscrever nesse programa e conquiste sua vaga na faculdade.

Como funcionam as cotas para deficientes no Sisu?

As pessoas com deficiência também podem concorrer em reserva de vagas, mas vai ser preciso atestar a condição da mesma forma que os cotistas por renda fazem. A forma exigida é a entrega de um atestado médico com validade de um ano, especificando a deficiência.

Como provar que me enquadro nas condições de cotas do Sisu?

Para saber como provar que você é cotista, vai depender da modalidade de cotas do Sisu que você escolheu! Em alguns casos serão precisos documentos, enquanto em outras não. 

Veja só:

A comprovação pode ser pedida quando fizer a matrícula ou até mesmo em outro momento que for solicitado. A lista de documentos que deve ser apresentada será informada no boletim do candidato, na página do Sisu.

Além disso, de acordo com a Lei de Cotas, os critérios de cor e etnia são auto declaratórios. Isso significa que o candidato que se declarar preto, pardo ou indígena tem que apresentar documentos ou poderá ser avaliado por uma banca posteriormente.

Já para o critério de renda, cada instituição de ensino exige uma relação própria de documentos. Inclusive, essa informação é mostrada para o candidato quando ele se inscreve no Sisu. 

Curtiu saber quais são os tipos de cotas do Sisu? Acompanhe o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro! Por lá, nós sempre atualizamos os estudantes sobre as novidades do universo vestibulístico e com dicas fresquinhas!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Agradecemos por ter lido nosso resumo sobre como funcionam as cotas do Sisu.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.