Guia Completo

Tudo sobre o ENEM 2021: como funciona, sobre a prova e dicas de estudo!

TUDO o que você precisa saber para ir bem no ENEM!TUDO o que você precisa saber para ir bem no ENEM!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada em todo o país, usada para medir o conhecimento escolar e como vestibular para entrar em universidades públicas. A prova tem 180 questões fechadas divididas em áreas (Exatas, Humanas, Natureza e Linguagens), mais uma redação dissertativa argumentativa!

Neste artigo, vamos te contar TUDO o que você precisa saber para ir bem na prova e conquistar sua tão sonhada vaga!

Quer seguir diretamente para algum assunto? Clique nos tópicos abaixo:

  1. O que é o ENEM e para quê ele serve?
  2. Como é a prova do Enem?
  3. Datas importantes ENEM 2021
  4. Quem pode fazer o ENEM?
  5. Como se inscrever no ENEM 2021?
  6. Como se preparar para a prova?
  7. Quais são as matérias que mais caem no ENEM?
  8. Como é a redação do ENEM?
  9. Como acessar o resultado?
  10. Dicas para quem vai fazer o ENEM 2021
  • Nós também te ajudamos a se preparar para o ENEM com nosso Simulado gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

O que é o ENEM e para que ele serve?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada em todo o país. Essa prova é usada para medir o conhecimento escolar dos alunos e comparar com o ideal que foi projetado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão desse ministério que executa e organiza o Enem, então é importante ficar de olho no seu site oficial.

Além disso, desde o ano de 2010, serve como “vestibular” da maioria das universidades públicas.

Vestibular é uma prova que se aplica para saber se o estudante tem o mínimo necessário para começar um curso superior (uma graduação).

Antigamente, se um aluno queria prestar mais de um vestibular para tentar vários cursos e instituições, deveria pagar todas as taxas de inscrição. Ele também devia realizar cada uma das diferentes provas nos locais de cada universidade.

Porém, desde 2010, o Brasil adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Isso significa que agora só se deve fazer a prova do Enem e entrar no Sisu para ver virtualmente em quais universidades e cursos você poderá se matricular!

Além de servir como medidor e vestibular, a nota obtida no Enem pode ser usada para obter uma bolsa em universidades particulares ou financiamento do governo. Isso é possível quando a nota é aplicada no Prouni ou no Fies.

Como é a prova do ENEM?

A prova do Enem é composta por duas partes:

  • 180 questões objetivas (fechadas): são subdivididas em 45 de cada área do conhecimento (Exatas, Humanas, Linguagens e Natureza).
  • 1 produção de texto: do gênero redação dissertativa argumentativa.

Ela é realizada em 2 dias de prova, sendo que em 2009 era feita em um mesmo final de semana (sábado e domingo). Porém, a partir de 2017, tem sido realizada em dois domingos seguidos. Ou seja, com o intervalo de uma semana entre as provas.

Na edição de 2020, o primeiro dia de prova foi sobre Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. Já o segundo dia tratava sobre Ciências Exatas e da Natureza.

Sua duração máxima é de 5 horas por dia e é importante lembrar que ela só acontece uma vez por ano. Então é bom deixar o cronograma em dia e ficar de olho nas datas!

Datas importantes para o ENEM 2021

O Edital ENEM 2021 ainda não foi divulgado, porém, o Inep já tinha divulgado algumas informações que foram completadas pelo Ministro da Educação no dia 31 de maio, em suas redes sociais:

  • 17 a 28 de maio: período para justificar ausência e pedir isenção da taxa de 2021.
  • 9 de junho: resultado preliminar.
  • 14 a 18 de junho: período para apresentar recursos.
  • 25 de junho: resultado final com os pedidos aceitos.
  • 30 de junho a 14 de julho: primeiro período de inscrição para o Enem.
  • 14 de setembro a 26 de setembro: reabertura do prazo de inscrição e isenção para quem não havia conseguido na primeira vez.
  • 21 e 28 de novembro: datas das provas tanto impressa quanto presencial para quem se inscreveu no primeiro período.
  • 09 de janeiro e 16 de janeiro de 2022: datas da prova para quem se inscreveu no segundo prazo.

OBS: Não é comum que o Enem tenha dois prazos. Essa foi uma situação atípica que acontece no ano de 2021 por decisão judicial.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka!

Quem pode fazer o ENEM?

De uma forma geral, qualquer pessoa matriculada no Ensino Médio ou que já o tenha terminado pode fazer o Enem. Não há idade máxima!

Isso inclui todos os tipos de pessoas, inclusive grávidas, deficientes, lactentes, presos, etc. Porém, nesses casos regras específicas. Não deixe de ler nosso artigo completo sobre quem pode fazer o Enem. Nele explicamos tudo isso!

Importante:

Os que não completaram 18 anos e não concluíram o Ensino Médio não poderão usar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior. Em outras palavras, se você estiver no 1° ou 2° ano do EM poderá fazer a prova, mas será considerado o famoso treineiro do Enem.

Como se inscrever no ENEM 2021?

Para se inscrever no Enem é bem simples. Nós fizemos um artigo explicando detalhadamente o passo a passo da inscrição

Mas já te adiantamos um resumo por aqui:

  • Tenha um aparelho eletrônico por perto, pois a inscrição é online.
  • Documentos em mãos (Identidade, CPF, endereço completo, e-mail e número de telefone).
  • Acesse o site: portal oficial do ENEM, insira seus dados e crie sua senha.
  • Informe se você precisa de atendimento especializado na hora de realizar a prova.
  • Escolha um idioma para ser avaliado na sua prova de língua estrangeira.
  • Insira uma cidade para o dia em que for realizar a prova.
  • Responda ao questionário socioeconômico.
  • Finalize a inscrição e imprima o boleto que for gerado. Pague-o até o prazo determinado, caso contrário sua inscrição será cancelada.

Esse boleto é a única parte paga do ENEM, pois é preciso cobrir os custos de se organizar uma prova nacional, impressa e em instituições limpas e organizadas com profissionais treinados.

O valor dessa taxa varia a cada ano e é divulgado no Edital do Enem, disponibilizado anualmente no portal oficial do Exame. Em 2018 custou R$ 82,00 e em 2019 e 2020 custou R$ 85,00.

Para o Enem 2021 ainda não existe a informação de valor, mas deve ser algo próximo aos valores cobrados nos anos anteriores.

Como pedir a isenção de taxa de inscrição?

É sabido que existem pessoas que querem ingressar em uma universidade pública mas não tem condições de pagar a taxa, pois faria falta na renda mensal da família.

Por isso, é possível se isentar do pagamento da taxa de inscrição do Enem. Para isso, o estudante deve atender alguns critérios estabelecidos pelo MEC. São eles:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública (isenção automática, porém é necessário solicitar no site);
  • Ter cursado todo o nível médio em instituição privada com bolsa integral e comprovar renda familiar mensal igual ou menor do que um salário mínimo e meio por membro da família (de acordo com termos da lei 12.799);
  • Se encontrar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O pedido de isenção é feito antes mesmo das inscrições e, para o ENEM 2021, já está disponível. Veja aqui o passo a passo para pedir a isenção de taxa!

Como se preparar para a prova?

Nós já fizemos um artigo completo sobre as dicas para se preparar para a prova do Enem! Nele, citamos 10 conselhos gerais explicados com exemplos. Nós também já fizemos um artigo especial com 7 dicas para o Enem 2021.

Aqui, vamos te dar apenas um gostinho do que você pode descobrir:

  • O primeiro passo de qualquer prova na sua vida é, antes de tudo, ler o edital do evento e se manter atualizado.
  • Procure saber quais são os conteúdos e se organize para estudá-los a tempo. Por isso, nós te oferecemos um Plano de Estudos gratuito!
  • Treine muitas questões de edições anteriores para ir simulando o que você viverá. Aqui no Beduka também temos um Simulado gratuito e online que pode ser personalizado!

Também é importante saber que ele será um pouco diferente já que há regras especiais devido à pandemia do coronavírus. 

Sendo assim, já foi divulgado um Edital sobre os protocolos de segurança sanitária e o seu não cumprimento poderá gerar a desclassificação do candidato!

Quais são as matérias que mais caem no ENEM?

como é a prova do enem 2021

Como dissemos, o Enem é dividido em 4 grandes áreas: 

  • Natureza (Física, Biologia e Química);
  • Exatas (matemática);
  • Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
  • Linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira, literatura e produção textual).

Essa é uma prova bem extensa e isso gera muita insegurança nos alunos. São muitos os conteúdos que vemos ao longo de três anos. Como saber o que irá cair?

Temos uma notícia boa e outra mais ou menos…

A verdade é que ninguém sabe exatamente o que irá cair, até porque o Enem avalia habilidades e competências, não conteúdos em si. E ele é feito de forma secreta, só é revelado no momento da prova mesmo.

A boa notícia é que há um padrão e recorrência de certas matérias nas provas anteriores. Isso significa que há matérias que sempre caem ou que aparecem com mais frequência e chances de se repetir!

  • Nós temos um artigo completíssimo que detalha todos os assuntos que mais caem no Enem por cada matéria que vemos na vida escolar + resumos que te ajudarão a estudá-los!

Como é a redação do ENEM?

A redação do Enem é muito temida por alguns estudantes, mas nós só tememos aquilo que não conhecemos! Então conheça como ela é:

O primeiro passo é saber que a redação do Enem sempre tem sido no gênero dissertativo argumentativo, que é marcado por ter três partes com funções específicas (Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Além disso, ela precisa ter a argumentação bem feita em torno de um posicionamento de quem escreve. Ela costuma ser feita em 3 ou 4 parágrafos. Tome cuidado para não se empolgar demais! O tamanho mínimo é de 7 linhas e o máximo é de 30 linhas.

No final ou no meio do caderno de provas vem uma página com o tema da redação e alguns textos de apoio que são usados como inspiração de posicionamento. Não os copie e lembre-se de abordar a frase-tema inteira!

É preciso se conformar com a ideia de que o tema da redação só é conhecido na hora da prova, mas isso não significa que você deva ficar à mercê. Os possíveis temas apresentam um padrão de serem algo social e relacionado às atualidades.

Outro ponto importante é saber que não adianta ter as melhores ideias se não souber passar isso para a linguagem escrita formal. Portanto, é preciso ter conhecimentos prévios de gramática:

Enfim, além de tudo isso nós ainda fizemos um artigo sobre os segredos da redação e o Guia Completo da Redação Enem!

Como acessar o resultado do Enem?

Como estamos falando de uma prova a nível nacional, o resultado demora em torno de 2 a 3 meses para ser divulgado, após a data da prova. 

Além disso, os que realizam a prova como treineiro têm acesso somente depois dos que “fazem valendo”, então costuma demorar mais 2 meses.

Ainda não há datas sobre a previsão de resultados do Enem 2021, mas independente da edição, ele sempre será consultado na página do participante.

O espelho da redação também é mostrado, junto de um informativo sobre em quais critérios você perdeu pontos.

Lembre-se: depois de ter o resultado, você passará a utilizar a plataforma do Sisu, Prouni ou Fies se quiser ingressar em um curso superior!

Dicas para quem vai fazer o ENEM 2021

Nós do Beduka queremos muito te ajudar, então trouxemos outras dicas além das que já foram passadas ao longo deste artigo!

Fique conosco e confira ainda algumas dicas úteis para quem vai fazer o Enem:

Gostou de conhecer tudo sobre o Enem 21e como ele funciona? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador