Redação

8 segredos da redação do ENEM. Aprenda fazer uma redação perfeita!

8 segredos da redação do ENEM Aprenda fazer uma redação perfeita8 segredos da redação do ENEM Aprenda fazer uma redação perfeita

Quais são os segredos da redação do Enem? O segredo está no método para fazê-la: dissertativa e argumentativa. Além disso ela pode elevar sua nota ou diminuí-la, já que sozinha vale 1000 pontos. 

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Como é a redação do Enem?
  2. Segredos da redação perfeita do Enem

A prova mais conhecida do Brasil também é famosa por despertar nos alunos o medo de não conseguir escrever. Dos milhares que fazem o Enem, nem mesmo 100 alunos conseguem 1.000 pontos. Para te ajudar no objetivo de ter uma boa nota na avaliação apresentaremos a seguir uma série de segredos da redação do ENEM. Vamos lá?!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

A redação do Enem

A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das partes mais importantes da prova e pode fazer toda a diferença na pontuação final do participante. Além disso, a nota conquistada pode ter um peso diferente em algumas universidades que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Se a redação pode garantir sua vaga naquela faculdade que você tanto sonha, é bom ficar atento e preparar-se para o momento de colocar as suas ideias no papel. Mas quais são os segredos da redação perfeita do ENEM para garantir boas notas?

Fique calmo, vamos passar uma série de dicas para você treinar e aperfeiçoar. Aqui no Beduka temos um texto que explica como começar uma redaçãopalavras para enriquecer o seu texto.

Segredos da redação perfeita do ENEM

Mesmo se você não saiba escrever ou nunca teve muita intimidade nessa área, ainda dá tempo de se preparar. Uma redação perfeita no ENEM não se consegue apenas com talento, mas principalmente com muito treino e leitura.

1 – Treine antes da prova!

Quanto mais escrever, mais chances terá de fazer uma redação perfeita. Por meio da prática pode-se chegar a perfeição. Para isso, você pode ler e escrever sobre temas dos anos anteriores, corrigir sua escrita e pedir que alguém lhe ajude, dando uma opinião sobre seu trabalho. Vale dedicar um tempo diário para escrever.

É importante que você saiba que o texto do ENEM é argumentativo, com linguagem impessoal e deve ter no mínimo 7 e no máximo 30 linhas.

Seu texto teve ter 4 parágrafos. O primeiro serve para introduzir e contextualizar o tema. Nos dois seguintes, você precisa argumentar a favor do seu posicionamento e no último precisa concluir o texto com uma proposta de intervenção.

Escrever duas redações por semana e sobre vários temas e eixos diferentes irá minimizar os seus erros. Você irá para a prova muito mais preparado.

2 – Ler e atualizar-se sobre questões importantes do momento

As pessoas escrevem sobre o que elas conhecem. Quanto mais você lê e se informa, mais saberá e entenderá diversos assuntos. Sua bagagem cultural é um ponto importante para criar uma redação perfeita no ENEM.

Leia o máximo que puder, consulte sites de conteúdo e jornais para ficar sempre atualizado. Além de agregar conhecimento, a leitura ainda vai te ajudar a se familiarizar com a norma culta da escrita.

Além disso, o ENEM é uma prova que tenta relacionar o conteúdo com situações reais, portanto, manter-se atualizado é uma estratégia muito eficaz.

Sabe o que poucos falam?

A redação tem o tema escolhido até metade do ano. De julho pra frente não muda mais. Então, as atualidades da segunda metade do ano não vão influenciar a prova – que já está pronta.

3 – Chegou a hora da prova. Como devo escrever?

Na hora da prova não deixe a redação do ENEM para o final. Organize seu tempo e se concentre naquilo que se preparou para fazer. Uma boa dica é fazer a redação antes das questões de múltipla escolha.

No início da prova você ainda está descansado, então coloque energia na redação. Feito isso, concentre-se nas múltiplas escolhas.

Use a folha de rascunho para fazer anotações sobre o tema proposto e também escreva sobre tudo o que você conhece sobre o assunto.

Estes rascunhos vão servir para que você mantenha uma coerência na hora de elaborar o seu texto final e colocar em prática tudo o que aprendeu sobre como criar uma redação perfeita do ENEM.

4 – Fique atento ao tema e aos textos de apoio

Leia o tema com cuidado e entenda sua ideia principal. Releia se for preciso. Olhe com atenção também os textos de apoio. Nesse momento, a interpretação correta do texto fará a grande diferença para escrever uma boa redação.

Lembre-se de interpretar a proposta da redação corretamente pois fugir ou tangenciar o tema te tirará muitos pontos. Veja outras coisas que não se deve fazer na redação do Enem.

Na folha de rascunho mesmo, se quiser, tente responder às questões abaixo:

  1. Qual a ideia principal?
  2. O que eu entendo no contexto?
  3. O que querem que eu entenda aqui?

Faça essa reflexão para ser bem objetivo na elaboração da sua redação perfeita no ENEM.

Você deve seguir o tema e explorar suas próprias ideias sobre ele. A partir delas que criará sua base teórica e argumentativa para a redação perfeita no ENEM. Coloque todas em um rascunho e escolha a abordagem que identificar como ideal.

Lembre-se de nunca copiar os textos motivadores! Apenas use-os para se guiar pelo tema.

5 – Atenção às normas escritas e ao bom português

Um dos segredos da redação perfeita do ENEM é a estrutura: ela deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Deve estar escrita com um português correto, sem gírias, clichês ou expressões informais. Esse não é o momento de brincar.

É a hora de mostrar ao avaliador que você tem conhecimento de gramática, escreve de acordo com a norma culta, possui repertório vocabular e sabe exportar suas ideias para o papel.

Por isso, estude bastante gramática e procure sinônimos para as palavras que você costuma usar. Depois de terminar seus texto de treino, faça uma pausa para tomar um ar e resolver outras questões. Depois releia todo o seu texto e corrija os erros sem estar com o olhar viciado.

A introdução é a porta de acesso à sua redação perfeita. É aqui que você faz ou não o avaliador se interessar pelo que vai ler.

No desenvolvimento, não esqueça de ser coeso, ou seja, todo o seu texto deve estar entrelaçado com as suas ideias. Você deve escrever de maneira com que o outro entenda o que quer dizer.

Segredo da redação do Enem: Na conclusão é recomendado concentrar as ideias da proposta de intervenção.

6 – Argumente de acordo com sua visão sobre o assunto

Durante a elaboração da sua redação perfeita no ENEM, em seu desenvolvimento, você deve argumentar sobre o tema proposto. Aqui você fará uso de tudo aquilo que leu e aprendeu.

Qual é sua posição sobre esse assunto? Nesse momento deixe seu conhecimento prevalecer, usando-o sempre de forma coesa com o tema. Não fuja da questão ou seja disperso. Trace um caminho que o leve até a conclusão.

Embase seus argumentos com fatos, exemplos, comentários de autoridades, dados, alusões, citações, entre outros recursos. Essas estratégias fortalecem a sua redação, mas apenas se elas estiverem alinhadas com a temática.

7 – Conclusão com solução

Para concluir sua redação perfeita do ENEM você deve apresentar propostas de solução ao tema apresentado. Porém, não somente propostas aleatórias ou conselhos superficiais. Mostre ao avaliador que você é capaz de contribuir com reflexões bem elaboradas.

Para isso, responda na conclusão:

  1. O que deve ser feito para solucionar o problema?
  2. Quem vai fazer?
  3. Como será feito?
  4. Qual será o resultado obtido se isso tudo acontecer?

 8 – Mostre seu talento e respeito

Além de escrever bem, você deve mostrar seu respeito aos Direitos Humanos. Mantenha-se atento a esses princípios e ajude com uma postura de cidadão, capaz de melhorar o mundo.

Ferir os Direitos Humanos pode lhe penalizar com um zero na Competência V. Portanto, não proponha nada que envolva agredir ou machucar uma pessoa como solução para qualquer problema.

Com essas dicas você pode escrever melhor e ser o próximo a tirar a nota máxima ao elaborar uma redação perfeita no ENEM.

Dica extra: Estude para o ENEM com o Beduka

Beduka é um buscador de faculdades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Temos ainda vários textos que ajudam a se preparar para o ENEM. Por exemplo:

Você leu aqui os principais segredos da redação perfeita do ENEM, ideais para buscar os 1.000 pontos e garantir uma vaga nas universidades que participam do Sisu. Veja aqui quais são as melhores faculdades de Manaus e as melhores universidades do Rio de Janeiro, entenda o que faz um bacharel em direito ou fique por dentro de quando será a prova do Encceja e também dos cursos oferecidos pelo Pronatec.

Baixe para baixar o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador