Faculdades

Melhores faculdades do Rio de Janeiro

MELHORES-FACULDADES-DO-RIO-DE-JANEIROMelhores faculdades do Rio de Janeiro
Sala do Saber - melhor cursinho online

Morar na cidade maravilhosa é um sonho para muitas pessoas. Afinal, ser abençoado pelo Cristo Redentor todos os dias é um privilégio para poucos. Você já pensou em estudar nessa metrópole dos sonhos enquanto se prepara para sua vida profissional? Saiba quais são as melhores faculdades do Rio de Janeiro e escolha a que fica melhor para você.

  • O Beduka pode te ajudar a estudar para o Enem! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades do Rio de Janeiro?

Para saber quais as melhores faculdades do Rio de Janeiro, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Não houve atualizações no ranking desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades.

Melhores faculdades do Rio de Janeiro

  1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  3. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  4. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
  5. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  6. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  7. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  8. Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  9. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)
  10. Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Veja agora os detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país e a quinta entre as instituições da América Latina.

Além dos 179 cursos de graduação e 345 de pós-graduação, compreende e mantém sete museus, com destaque para o Palácio de São Cristóvão, nove unidades hospitalares, uma editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas.

2ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus em São Gonçalo, Duque de Caxias, Petrópolis, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende e Teresópolis.

Os cursos de Medicina e Direito da Universidade figuram entre os melhores do país, segundo o ranking do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente.

Além disso, os cursos de Biologia, Engenharia, História, Geografia, Jornalismo, Letras e Economia e também são referência no país, segundo o Guia do Estudante.

3ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Niterói, a cerca de 19 km do Rio de Janeiro. Além de Niterói, a instituição possui unidades acadêmicas em diversos municípios do interior do Rio de Janeiro, sendo a universidade federal mais interiorizada do país.

É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 17º lugar no ranking das melhores universidades do país segundo o Center for World University Rankings (CWUR). Além disso,  figura entre as 15 melhores universidades da América Latina, segundo pesquisa publicada pelo “Webometrics Ranking of World Universities”, o maior instituto público de pesquisas da Espanha.

4ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade do Rio de Janeiro. A faculdade é reconhecida como uma das melhores e mais prestigiadas universidades da América Latina.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O Times Higher Education classificou a PUC-Rio entre as 10 melhores universidades da América Latina, tendo alcançado a 7ª posição no ranking geral. O mesmo instituto a classificou como a 4ª melhor universidade do Brasil, e a melhor universidade privada do país, em 2018.

5ª – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Fundada em 1943, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Seropédica, a cerca de 90 km da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus em Nova Iguaçu, Três Rios, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro.

A universidade oferece mais de 40 cursos de graduação, mais de 35 cursos de pós-graduação e quatro cursos técnicos no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR).

No resultado de 2014 do Enade (Exame nacional de desempenho dos estudantes), a UFRRJ se consagrou como uma das melhores universidades do país, figurando no 36° lugar entre todas instituições avaliadas no Brasil, e em 4° lugar no estado do Rio de Janeiro ficando a frente de outras importantes instituições como a UERJ, UFF e UNIRIO.

6ª – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Fundada em 1993, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Campos dos Goytacazes, a cerca de 280 km da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus na cidade de Macaé, também no norte do estado.

Em 2012, a UENF foi reconhecida pelo Ministério da Educação, através do Índice Geral de Cursos (IGC), como a melhor universidade do estado do Rio de Janeiro e a 11ª no país. A UENF também é a melhor universidade fluminense pelo resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia os cursos de graduação. No ranking do Enade, a UENF ocupa a 6ª colocação entre todas as Universidades do país.

7ª – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Fundada em 1979, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade do Rio de Janeiro. A universidade foi avaliada com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) em 2017. na cidade do Rio de Janeiro.

A instituição oferece mais de 30 cursos de graduação, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, oferece programas de Mestrado, Doutorado e especializações.

8ª – Universidade Estácio de Sá (UNESA)

A instituição destaca-se por oferecer a melhor graduação em medicina entre as universidades privadas do Rio. Ela foi fundada em 1988 e tem o processo seletivo acontecendo por meio da nota do ENEM e de vestibular próprio. São 86 cursos de graduação presencial, além de opções online, pós-graduação e cursos livres.

9ª – Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Duque de Caxias. Além disso, possui campus no Rio de Janeiro, nos bairros da Barra da Tijuca e da Lapa.

A faculdade oferece 45 cursos de graduação, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, oferece 45 cursos de graduação nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância.

10ª – Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Fundada em 1971, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Cabo Frio. Além disso, possui campus na cidade do Rio de Janeiro.  A UVA oferece cursos de graduação, graduação tecnológica, mestrado, doutorado, extensão em língua inglesa e espanhola.

Além disso, mantém o Colégio Veiga de Almeida para o ensino médio. A universidade possui quatro campi no município do Rio de Janeiro e um no município de Cabo Frio, e conta com um centro de pesquisa na área da saúde na Praça da Bandeira e um teatro no Maracanã.

Gostou de saber quais as melhores faculdades do Rio de Janeiro? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet.

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.