Dicas

8 dicas infalíveis de como estudar interpretação de texto

8 dicas infalíveis de como estudar interpretação de texto8 dicas infalíveis de como estudar interpretação de texto

Em toda a prova do ENEM ou de outros vestibulares a interpretação de texto está presente. É necessário usar a interpretação até mesmo nas provas de exatas. Por isso, veja algumas dicas de como estudar a interpretação e se dar bem na prova.

Quantas vezes você leu uma questão mais de uma vez e não entendeu nada do que estava sendo pedido? Se a resposta for “várias vezes”, este texto será bastante útil para você, já que vamos te ensinar como estudar interpretação de texto.

Mais essencial do que aprender a ler, é ter a compreensão do que está à sua frente. Ou seja, não basta apenas “passar os olhos” sobre algumas frases para absorver o que se está lendo, é necessário interpretar.

Para algumas pessoas isso pode se tornar um verdadeiro desafio. Pensando nisso, separamos alguns conselhos importantes de como estudar interpretação de texto.

Para testar os seus conhecimentos sobre o assunto, preparamos alguns exercícios sobre interpretação de texto para você, clique aqui para saber mais.

Interpretar se torna essencial para nossa rotina ao dar vida e significado a qualquer texto, seja ele literário, informativo, persuasivo ou narrativo. Para isso acontecer, é preciso mais do que uma boa leitura, é necessário uma série de práticas fundamentais que vamos te ensinar para você virar um craque da interpretação de textos.

Sabemos o quão difícil pode parecer o ato de interpretar algo, especialmente quando nos deparamos com produções longas ou que exigem muita concentração. Mas não se preocupe, separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar de maneira simples e efetiva.

Aqui no Beduka já temos uma série de textos com conteúdos de apoio para os seus estudos. Você encontra um artigo que ensina como estudar redação para o ENEM e também descobre as palavras que enriquecem uma redação dissertativa.

8 dicas de como estudar interpretação de texto

8 dicas de como estudar interpretação de texto

1ª dica – Crie o hábito de ler diariamente – Além de diminuir suas chances de ter algumas doenças, como o Alzheimer, praticar a leitura todos os dias ajuda a sua mente durante o processo de amadurecimento, como revelam alguns estudos já publicados nos EUA.

Ler desde quadrinhos, HQ’s, livros de sua escolha, até mesmo tirinhas (consideradas fundamentais em provas como o ENEM), transformam o hábito de interpretação de texto em algo comum e até mesmo fácil depois de um tempo.

2ª dica – Fique atento aos detalhes – Saber interpretar um artigo inclui não só o fato de compreender as orações, mas sim identificar os pequenos detalhes. Algo que pode se tornar importante durante uma prova de vestibular, concurso ou admissão, por exemplo.

Assim, durante uma leitura é sempre recomendável analisar o material que possuímos em mãos, como dados, gráficos, informações sobre o autor e até mesmo curiosidades.

3ª dica – Seja curioso! – Procure o significado das palavras – Uma das dicas mais valiosas que podemos te ensinar sobre como estudar interpretação de texto é ter um dicionário ao seu lado durante uma leitura.

Anote, de preferência em um caderno, aquelas expressões mais complicadas. Procure o significado de cada uma e depois tente adicioná-las em outras ocasiões, como redações e simulados.

No começo pode parecer trabalhoso e demorado o processo de leitura, mas é preciso conhecer novas palavras e assim evitar repetições dentro de uma oração, por exemplo.

4ª dica – Leia quantas vezes achar necessário – O conhecimento não é uma corrida e cada pessoa possui um ritmo diferente. Existem aqueles que não sentem dificuldade em interpretar produções, enquanto outros precisam interromper a leitura e voltar algumas páginas para compreender melhor.

Ambas as situações são formas válidas de aprendizado. Desta forma, se achar que mesmo finalizando um livro você não o entendeu completamente, leia mais uma vez, pare e reflita. Não avance os capítulos de um livro só para terminá-lo, só siga para o próximo se tiver entendido o anterior. Volte a ler do início, se necessário.

5ª dica – Concentre-se no texto – Um dos conselhos mais relevantes para saber como estudar interpretação de texto é dominar a sua concentração. Muitas pessoas se distraem naturalmente durante uma leitura. Se isso é comum para você, fique atento! É algo que precisa ser trabalhado para não te atrapalhar mais.

Já se sentiu desorientado durante uma prova? Está em dúvida sobre a resposta correta? Volte mais uma vez ao texto e leia atentamente, circule as ideias principais de cada parágrafo para facilitar esse entendimento.

Depois deste tipo de exercício, você terá mais facilidade em apontar a resposta correta ao questionamento apresentado.

6ª dica – Aprenda gramática aplicada ao texto – Ainda que possa parecer um desafio enorme, aprender gramática é mais interessante do que se parece. Saber identificar o sujeito, advérbio e outros, te salvará de muitas perguntas que, a princípio, pareciam complicadas.

Para isso, recomendamos conhecer as regras básicas de gramática, saber como aplicá-las durante outros exercícios e aprender o significado destes usos por detrás de obras literárias.

7ª dica – Pratique com frases de motivação – Pode parecer um pouco incomum dentre as dicas de como estudar interpretação de texto, mas acredite, é vantajoso. As frases de motivação não só funcionam para inspirar, mas são ótimas como exercícios para provas futuras.

Um exemplo disso seria a frase de Mark Twain: “Coragem é a resistência ao medo, e não a ausência do medo.”

Ou seja, é perfeitamente comum sentir receio diante de uma decisão difícil, mas isso pode servir de combustível para suas ações.

8ª dica – Parafrasear é vital para seu aprendizado – Antes de tudo, paráfrase é uma explicação ou produção de um texto baseado em outro, mas sem copiar as frases originais do autor. Existem três tipos que são valiosas para quem deseja saber como estudar interpretação e texto.

Uma das técnicas é a paráfrase-resumo, que tem como objetivo sublinhar as ideias principais de uma composição e só então dar continuidade ao resumo. Em seguida, temos a paráfrase-esquema, que consiste em encontrar os tópicos principais, como um “esqueleto” de pequenas frases.

Por último, a paráfrase-resenha inclui não só os tópicos e o resumo, como também os seus comentários sobre a produção. Aqui você deve separar os prós e contras do texto, segundo a sua opinião e justificando o porquê.

Explicamos aqui algumas técnicas para quem está buscando como estudar interpretação de texto. Este é um tema muito importante, principalmente para estudantes que pretendem fazer as provas do ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio apresenta questões complexas, gráficos e gravuras que exigem do aluno uma grande capacidade de interpretação dos conteúdos. Ao aplicar estas dicas que acabamos de ensinar, você terá maior facilidade nos dias das provas.

Para facilitar os seus estudos, separamos também algumas questões de vestibular sobre o filósofo Platão e exercícios sobre a Semana de Arte Moderna e a Idade Média.

Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que surgiu em 2017. Nós preparamos vários materiais para auxiliar estudantes que vão prestar os mais disputados vestibulares e o ENEM.

Além de aprender como estudar interpretação de texto, aqui você também descobre:

Gostou do artigo acima? Qual a sua maior dificuldade em interpretação de texto? Comente sua experiência conosco, sua história pode incentivar outros alunos que passam pela mesma dificuldade. Se o conteúdo foi útil para você e pode interessar aos seus amigos, compartilhe com eles através das redes sociais.

Baixe o nosso Plano de Estudos. É gratuito!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador