Redação

Como começar uma redação e garantir nota máxima no Enem e outros vestibulares?

Como começar uma redação Aprenda com bons exemplos do ENEMComo começar uma redação? Aprenda com bons exemplos do ENEM!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Para começar uma redação, primeiro você deve deve decidir como vai abordar o assunto: criar uma tese. Essa tese nada mais é que a posição que você vai seguir em relação ao tema proposto, ou seja, qual linha argumentativa vai ser seguida.

A introdução não dará todos os detalhes, mas irá reger o resto do seu texto. Por isso, nela, é tão importante que você deixe claro qual será a posição defendida. Não vale ficar em cima do muro. Decida e siga ela até o final do seu texto.

Seu primeiro parágrafo é o momento em que você vai conseguir impressionar ou não o avaliador em relação ao que ele verá pela frente. Por isso, criamos esse guia para que você aprenda como iniciar uma redação nota 1000. Ele fará toda diferença na sua preparação.

Este artigo vai te dar todos os passos sobre como começar uma redação. Caso você queira seguir diretamente para alguma parte específica, clique em algum dos itens abaixo:

  1. Como começar uma redação?
  2. Aprenda 7 frases para começar uma redação de qualquer tema.
  3. O que fazer antes de começar?
  4. As regras da introdução ideal.
  5. 8 tipos de introdução do Enem que sempre tiram nota 1000.

Além desse artigo sobre como começar uma redação, nós temos um material exclusivo para você que quer aprender a fazer uma redação digna de 1000 pontos: o Curso de Redação do Beduka. Ele vai te dar cada passo para alcançar seu objetivo.

Como começar uma redação?

Para começar uma redação, o primeiro passo é criar uma tese ( a parte da introdução que unifica o tema proposto e a posição que você vai seguir em relação a ele). Ela geralmente tem uma ou duas linhas no máximo e representa uma síntese do texto e pensamento de quem escreve.

Também é nela que se apresenta a problemática ou o motivo gerador do problema (ambos relacionados ao tema proposto)

Leia nosso artigo sobre tese e aprenda como fazer um início de redação perfeito!

Mas como começar uma redação também passa por outras informações que devem constar na sua introdução: a contextualização e a apresentação do tema proposto. Ambas geralmente aparecem antes da tese, mas não é regra.

Elas representam o momento no qual quem escreve a dissertação insere o leitor no universo do que será exposto. Para isso, usa-se citações, enredos de filmes e alusões históricas.

7 frases para começar uma redação de qualquer tema

“A primeira impressão é a que fica.” Você faz um bom texto, mas acha que a abertura deixa a desejar? Então precisa aperfeiçoar isso. Saber como começar uma redação vai te ajudar a ter uma excelente introdução e se diferenciar sempre que tiver que produzir um novo texto.

E que tal começar aprendendo algumas frases para dar o ponta pé inicial no seu texto? Memorize e use essas frases para iniciar uma redação:

  1. “Debate-se muito, correntemente, que…”
  2. “Com frequência, comenta-se que…”
  3. “Segundo a historiografia, nota-se que…”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de fundamental importância…”
  6. “A historiografia ensina que…”
  7. “Ao contrário do que se pensa…”

Para conferir as melhores palavras para iniciar uma redação, veja também este artigo dedicado somente a isto:

Palavras para usar em uma redação.

Se seu tempo estiver apertado, também vale recorrer uma introdução padrão, o importante é não ficar de fora da universidade.

Você pode usá-lo para começar qualquer redação e acrescentar suas próprias variações. Veja abaixo:

Discute-se sobre (colocar o tema), devido sua relevância na sociedade atual (ou na sociedade brasileira). Há que se considerar os efeitos deste problema na vida das pessoas envolvidas e saná-lo. Os problemas são (elencar os problemas que serão tratados no desenvolvimento do texto), e uma solução possível é (escrever uma proposta de solução, que será explicada detalhadamente na conclusão).

O que fazer antes de iniciar uma redação?

A primeira coisa a fazer é avaliar bem o tema proposto. Seja na redação do ENEM, na FUVEST ou demais vestibulares, você receberá uma proposta de tema e deverá desenvolver a sua redação a partir daquele ponto.

Tire todas as suas dúvidas e faça um planejamento para todo o texto, não apenas para o começo da redação.

É sempre bom lembrar que, no ENEM, fugir do tema é um dos motivos que mais zeram uma redação. Então fique atento. Na dúvida, leia novamente a proposta e os textos de apoio.

Antes de te mostrar exemplos de como começar uma redação, aproveite para saber mais sobre as principais figuras de linguagem e sobre os elementos do texto narrativo.

Você sabe como fazer a introdução da redação? Veja 9 regras da introdução ideal

Algumas coisas parecem óbvias, mas não custa lembrar. Afinal, todo ano, muita gente perde pontos ou zera a redação por motivos , muitas vezes, até bobos. Não deixe esse ser seu caso!

Sabendo disso, não poderíamos deixar de te dar algumas dicas essenciais neste artigo sobre como começar uma redação. Já anote aí no seu caderno e coloque-as em prática no dia da prova.

  1. Escreva o seu rascunho com os argumentos que utilizará na redação
  2. Primeiro desenvolva seu texto;
  3. Tenha atenção ao português, às normas gramaticais;
  4. Já sabendo o que o seu texto possui, será mais fácil elaborar uma introdução adequada;
  5. Seja simples e objetivo;
  6. Faça indagações sobre o problema proposto;
  7. Deixe seu ponto de vista bem claro, mas sem dizer “Eu acho”, “Eu penso” e demais expressões que usem EU ou NÓS;
  8. Use estatísticas caso saiba alguma;
  9. Não use GÍRIAS OU CLICHÊS de forma alguma.

Como começar uma redação? Veja 8 geniais introduções de redações do Enem

Selecionamos 8 introduções que brilharam nas últimas redações do ENEM. São várias formas para começar uma redação.

Na sua introdução você também pode usar algumas dessas 8 técnicas:

  1. Apresente sua tese
  2. Faça um questionamento
  3. Use dados históricos ou personalidades influentes
  4. Use contexto histórico e social
  5. Use dados da estatística
  6. Faça citações ou alusões históricas
  7. Apresente uma visão crítica
  8. Antecipe a proposta de intervenção

As redações escolhidas para usarmos como exemplo tiveram notas superior a 960 pontos. Aprenda na prática como começar uma redação com aqueles que conseguiram ótima pontuação. Vamos lá?!

1 – Apresente sua tese para começar uma redação Enem

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão”, escreveu Isadora P.F. em sua redação do ENEM.

2 – Como iniciar uma redação do Enem independente do tema? Faça um questionamento

“É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?”, escreveu Carlos Eduardo L. M. em sua redação do ENEM.

3 – Como iniciar uma redação? Use dados históricos e/ou cite personalidades influentes

“Historicamente, o papel feminino nas sociedades ocidentais foi subjugado aos interesses masculinos e tal paradigma só começou a ser contestado em meados do século XX, tendo a francesa Simone de Beauvoir como expoente”, escreveu Cecília Maria L. L. em sua redação do ENEM.

Aprenda como fazer alusão histórica e citação filosófica na redação.

4 – Como começar uma redação? Use um contexto histórico e social

“Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo”, escreveu João Pedro M. S. em sua redação no ENEM.

5 – Como começar uma redação Enem? Use dados estatísticos

“A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas”, escreveu Amanda Carvalho M. C. na redação do ENEM.

6 – Veja como começar uma redação com citação

“Não serei livre enquanto não houver mulheres que não o são, ainda que minhas algemas sejam bastante diferentes das delas.” Audré Lorde escreveu essa frase para demonstrar que é a favor da igualdade de gênero e que se preocupa com a violência contra a mulher. Desde o século XIX, as mulheres conquistaram muitos direitos, entre eles o de votar e o de entrar no mercado de trabalho”, escreveu isso Arianne C. em sua redação do ENEM.

7 – Apresente uma visão crítica sobre um evento histórico para iniciar sua redação

“No Brasil, o início do processo de educação de surdos remonta ao Segundo Reinado. No entanto, esse ato não se configurou como inclusivo, já que se caracterizou pelo estabelecimento de um “apartheid” educacional, ou seja, uma escola exclusiva para tal público, segregando-o dos que seriam considerados “normais” pela população,” escreveu Marcus Vinícius M. O. na redação do ENEM.

8 – Como iniciar uma redação? Antecipe a proposta de intervenção

“Apesar de destacar enquanto potência econômica mundial, o Brasil ainda vivencia problemas sociais arcaicos, como a persistência da violência contra a mulher. Diante da gravidade desta questão urge a mobilização conjunta do Estado e da sociedade para seu efetivo combate,” destacou a participante Tainá R. J. no começo de sua redação do ENEM.

Veja o passo a passo de como elaborar a proposta de intervenção na redação.

Extra: Use seus conhecimentos a seu favor

“Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa”.), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes,” escreveu Isabella B. C. B. em sua redação do ENEM.

Prepare-se para brilhar e encantar o leitor

Como você pode perceber, existem várias formas de começar uma redação do Enem. A forma ideal depende do tema e dos conhecimentos que você tiver sobre o assunto.

Atualmente, muitos alunos buscam pela perfeição da nota mil na redação do ENEM, o que não é algo impossível. Temos aqui uma explicação de todos os temas que já surgiram no Exame.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Saber como iniciar uma redação é importante, mas ter coerência é fundamental. Então se prepare, treine e explore temas atuais. É fundamental também que você esteja sempre bem informado.

Para te ajudar, o Beduka tem um Guia das melhores palavras para usar na redação completo e exclusivo. Ele será um diferencial para que você seja aprovado!

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre como começar uma redação tenha te ajudado.

Qualquer dúvida ou pedido sobre algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram. Estamos prontos para te ajudar! 

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

30 Comentários

    • Que legal Norma!
      Temos uma montanha de textos sobre dicas de redação e como fazer redações perfeitas! Esperamos que goste do conteúdo!

    • Olá Beduka ,eu mim esforço muito para fazer uma boa redação mais não consigo .O que eu faço para iniciar uma redação com o tema “O ensino remoto em tempos de pandemia?Eu só tenho 15 anos mais eu quero ir muito além em saber redação ,como se inicia e termina !Com as suas dicas eu posso adquiri os meus conhecimentos sobre isso .

      • Olá, Antonia. É muito bom ver que você está começando tão cedo, com certeza chegará lá. A melhor maneira de treinar redação é com a leitura, quem lê muito e lê bem, escreve bem. Então comece por aí, aumentando o seu hábito de leitura e praticando a escrita.

        Para iniciar uma redação sobre o Ensino Remoto o ideal é que você apresente ao leitor o tema que você irá debater e justifique a importância dele ser debatido. A introdução irá sugar a atenção do leitor para o restante do texto e contará para ele o que é que você discutirá.

        Neste artigo demos alguns exemplos de como iniciar uma redação que podem ser úteis para você. Use-os se necessário!

    • Olá, você pode começar lendo nosso texto de dicas para melhorar a interpretação de textos e fazendo exercícios que deixamos disponíveis no blog. Boa sorte!

  • Olá estou confusa de como começar uma redação discursiva sobre a liguagens e meios de comunicação em ead e o que eu acho qual é o meu ponto de vista.alguem pode me ajudar?

    • Tente fazer uma boa pesquisa sobre o tema.

      Use uma das nossas frases prontas para iniciar.

      Não cometa os erros que listados ao decorrer do texto.

      Escreva, mesmo que não saia tão bom, tente, tente e tente de novo. Assim você conseguirá fazer uma redação cada vez melhor.

      Ache uma boa pessoa para corrigir seus textos.

  • muito boa as dicas de como começar uma redação, eu ainda tenho 15 anos mais já procuro estudar para poder tirar uma nota boa.

  • Muito bom as dicas,adorei!!Porém,as vezes fico sem saber como fazer uma boa redação,embora eu leia o material de apoio várias vezes.Eu já fiquei em terceiro lugar numa redação que eu fiz quando estava no ensino fundamental,estou no ensino médio agora e não consigo melhorar…Por favor,me dê dicas🙏🙏

    • Ficamos felizes que tenha gostado Dina! A melhor dica que podemos dar a você é continuar acompanhando nossos conteúdos sobre redação e escrever todos os dias. Fazer uma monitoria de redação também pode te ajudar. Esperamos poder ajudá-la muito mais.

    • Olá, Raissa. Esse texto em que você comentou é justamente para isso. Tente aplicar as dicas no tema que você quer escrever.

    • Esse título é um pouco genérico Kauan. Um bom título é o que consegue resumir em uma frase o assunto do texto. Agora, se estiver falando da redação dissertativa-argumentativa, recomendamos não perder tempo com o título. É um risco desnecessário.

  • Olá, Beduka!
    Me Chamo Crislane, tenho 26 anos.
    E gostaria muito de passar no Enem e ter a sorte de ganhar uma bolsa. Pois sonho em me formar em medicina veterinária, com fé em Deus. E pude avaliar aqui que você ensina passo a passo para uma boa redação, gostaria de saber fazer uma ótima redação idependente só tema.
    Não sou muito de assistir televisão, ou ler jornais. Sou mais de escrever sobre algumas coisas sobre mim, pessoal. Sabe?. Rs’ isso atrapalha na nota do Enem ? Para ter uma boa redação seria, está atualizado nos assunto dos jornais e tvs? Obrigado!!!

    • Olá, Cris. Se deseja uma bolsa de estudos veio ao lugar certo. Entre em contato conosco via whats app: (81) 98958-3016.

      Agora, respondendo sua pergunta. Não é uma regra que você precisa assistir jornais e TV para fazer uma boa redação, mas é importante que você se atente para temas importantes que estão ocorrendo na sociedade para chegar informada e com bons argumentos. Quanto a escrever sobre si mesma, isso não atrapalha em nada. Qualquer tipo de prática de escrita é válida, mas recomendamos que dedique um tempo a escrever uma redação nos moldes do enem por semana para praticar. Ficamos felizes que nosso conteúdo te ajudou.

  • Bom dia,eu já sou um idoso,estou quarenta anos sem estudar,pois tive que trabalhar para o meu sustento e não priorizando a continuidade dos estudos. O que devo fazer pra melhorar o vocabulário e fazer uma faculdade? Muito obrigado.

    • José, para melhorar o vocabulário não tem nada melhor que leitura. Leia o máximo que puder sobre os mais variados temas. Sobre fazer uma faculdade, o Beduka oferece várias ferramentas que ajudam os estudantes a fazerem ensino superior sem precisar se preocupar com custos altos. Siga nossas redes sociais @beduka_oficial. Lá nós avisamos sobre tudo que fazemos para facilitar a vida de nossos alunos.

  • Olá Beduka,me chamo Andriel,tenho 16 anos de idade,e eu queria lhe perguntar se poderia me dar uma dica sobre o que fazer um dia antes de uma prova avaliativa cujo os pontos em objetivas é 900 e redação 100?Estou muito nervoso e ansioso,pois será minha primeira avaliação que contará pontos e a redação é meu ponto fraco…

    • Ei Adriel, fique tranquilo! Temos um artigo super completo sobre Redação nota 1000 e Redação Dissertativa . Também temos um Curso de Redação caso você queira comprar. Se quiser bater uma papo mais direto com a gente é só chamar no direct do Instagram. Conte conosco e com nossos artigos para te ajudar! Você também pode ir na lupa na barra superior direita e pesquisas pelos temas que tiver dificuldade. Boa sorte!

  • Queria ajuda para uma redacao,com o tema ” DESCUPE-ME,MAS ESSA HISTORIA EU TENHO QUE CONTAR” nao sei como começar.

  • Por mais que não conferi outros blogs da “beduka”, o vasto número de especificações no detalhamento durante a correção e a explicação do conteúdo, gerou confiança em min, já que são poucas as redes confiáveis para edificar com abrangência, o conhecimento de redação.
    SHOW DE BOLA!!!
    Muito obrigado pelo conteúdo!