Redação

O que é a tese na redação? Aprenda como começar uma redação perfeita

o-que-e-a-tese-na-redacaoo que é a tese na redação
Sala do Saber - melhor cursinho online

Provavelmente você já ouviu falar que o início do texto encanta ou afasta o leitor. Não é muito diferente quando falamos da dissertação do Enem. É na introdução que o avaliador vai ter uma noção da sua habilidade de escrita e vai simpatizar ou não com sua produção textual.

Mas o que é a tese na redação e o que ela tem a ver com isso? Tudo! Ela é o seu posicionamento em relação ao tema proposto. Um item obrigatório e um dos mais importantes que devem constar no seu primeiro parágrafo. Ou seja, não tem como deixá-la de lado.

Porém, apenas isso não basta, é preciso saber desenvolvê-la da forma correta. Aqui, vamos te contar como fazer isso. Depois, você vai ver que vai ficar bem mais fácil arrasar na elaboração de uma redação em qualquer vestibular.

Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é a tese na redação?
  2. Em que parte a tese deve aparecer?
  3. Como desenvolver uma tese para redação do Enem?
  4. Quais são os tipos de tese?
  5. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Sabia que há uma forma de você conhecer e aprender a aplicar tudo que tem em uma redação nota 1000 do Enem? Basta acessar nosso Guia de Redação Beduka! Ele será seu diferencial.

O que é a tese na redação?

A tese é a parte do texto no qual você vai apresentar a síntese dos seus pensamentos, ou seja, a parte central que vai comandar tudo que será dito na redação: tanto nos parágrafos argumentativos quanto na conclusão

É um mecanismo de estruturação textual. Através dele, o avaliador vai entender a opinião do candidato em relação ao tema proposto.

E porque estruturação? Porque a tese também faz uma promessa ao leitor: que ela será sustentada até a última linha de uma redação do tipo dissertativa argumentativa

Mas não basta apenas saber o que é tese na redação, você precisa praticar! Para isso, temos artigos para te ajudar: 

Em que parte a tese deve aparecer?

A tese vai estruturar toda a sua redação e, para que isso ocorra, ela deve aparecer logo no início: na introdução.

No próximo tópico deste artigo sobre o que é a tese na redação, você vai entender melhor o porquê ela deve estar no primeiro parágrafo e como deve ser estruturada.

Além de saber o que é tese na redação e em que parte ela aparece, você também pode ter mais detalhes sobre como elaborar uma introdução por meio de um artigo completo que escrevemos sobre o assunto:

Como desenvolver uma tese para redação do Enem?

Primeiro de tudo, você deve pensar em qual é a sua opinião em relação ao tema proposto. Também é preciso entender que apesar de a tese ser o alicerce da sua redação, ela é dependente dos demais constituintes (que você conhecerá a seguir) do parágrafo introdutório. 

Quando o avaliador ler o primeiro parágrafo do seu texto, ele espera três coisas: que você faça uma contextualização. Em seguida, apresente o tema que foi contextualizado. Por fim, deixe claro como você vai se colocar em relação ao mesmo.

A contextualização pode ser ser feita de várias formas. As principais são através de alusões históricas, narrativas ficcionais ou citações.

Ultimamente, a maioria dos estudantes que alcançam pontuação máxima têm optado por fazer isso através de narrativas ficcionais. 

Outro fator importante é que seu posicionamento está diretamente ligado a uma problematização. Ou seja, sua tese traz aquilo que você vai sustentar (defender) nos seus parágrafos argumentativos.

Quer saber o que é a tese na redação perfeita? Veja um exemplo presente em redação nota 1000 e observe como a tese costuma aparecer na última parte da introdução:

Em “Vidas secas”, obra literária do modernista Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação degradante marcada pela miséria. Na trama, os filhos do protagonista não recebem nomes, sendo chamados apenas como o “mais velho” e o “mais novo”, recurso usado pelo autor para evidenciar a desumanização do indivíduo. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil. A partir desse contexto, não se pode hesitar – é imprescindível compreender os impactos gerados pela falta de identificação oficial da população.

Essa redação pertence à aluna Fernanda Quaresma (PE).

Antes de continuarmos, observe aquelas 3 partes que mencionamos sobre o que avaliador espera:

1- Contextualização através de uma narrativa ficcional: Em “Vidas secas”, obra literária do modernista Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação degradante marcada pela miséria. Na trama, os filhos do protagonista não recebem nomes, sendo chamados apenas como o “mais velho” e o “mais novo”, recurso usado pelo autor para evidenciar a desumanização do indivíduo. 

2 – Apresentação do tema proposto: Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil.

3 – Tese: A partir desse contexto, não se pode hesitar – é imprescindível compreender os impactos gerados pela falta de identificação oficial da população

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ao falar sobre “os impactos gerados”, é natural nos perguntarmos se são positivos ou negativos. Mas a composição completa da introdução é capaz de nos tirar qualquer dúvida em relação a isso.

Logo, é importante destacar que nenhuma parte do texto é auto suficiente, nem mesmo a tese, que apesar de nortear os parágrafos seguintes, precisa da contextualização e da apresentação do tema para o perfeito entendimento do sentido que apresenta.

Por isso, para construir uma tese, é primordial que você siga os dois primeiros passos. Para, depois, dar um desfecho a eles de modo a apresentar a linha que você seguirá e a problemática que será abordada nas argumentações.

Agora que você já sabe o que é a tese na redação e como elaborar uma, descubra quais são os tipos que você pode usar.

Quais são os tipos de tese?

Não necessariamente todas as teses vão seguir o mesmo padrão, e você pode verificar isso ao ler vários textos. No entanto, há dois tipos principais que você deve ter em mente na hora de entender o que é a tese na redação: a síntese, a causa e a consequência.

A primeira é a mais comum e fácil de fazer. Trata-se daquela na qual o vestibulando apresenta duas ou três problemáticas que serão defendidas nos parágrafos argumentativos. Exemplo: 

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis.  Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem”.

Redação de Isadora Peter Furtado, do Rio Grande do Sul.

Veja que a candidata apresenta dois problemas (duas causas) relacionadas a persistência da violência contra a mulher. E, no desenvolvimento, esses aspectos serão explicados e reafirmados por meio da argumentação.

Já a causa e consequência traz um motivo gerador do problema e um impacto ocasionado por ele.  

Agora, ficou bem mais fácil entender o que é a tese na redação, né? E se você quiser ter acesso a resumos exclusivos de vários assuntos que caem no Enem, siga a gente no Instagram

Beduka pode te conectar a faculdade

Você já sabe o que é tese na redação. Logo tenho certeza que vai arrasar na produção textual. Mas existem outras formas de entrar na faculdade. E o Beduka tem uma perfeita para você.

Sem precisar fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas: nossa plataforma de bolsa de estudos! Nesse site, é possível ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Além disso, é possível fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre o que é redação no Enem  tenha te ajudado.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.