Redação

Temas de redação do Enem para treinar e arrasar na prova!

temas-de-redacao-do-Enem-para-treinar-a-producao-de-textostemas de redação do Enem para treinar a produção de textos
Sala do Saber - melhor cursinho online

A  redação do Exame Nacional do Ensino Médio pode ocasionar eliminação, e notas baixas costumam ser frequentes, viu? Isso acontece porque ninguém aprende a escrever bem do dia para noite, mas sim praticando, e muito!

Além disso, a prova costuma trazer assuntos relacionados à sociedade e espera-se que você consiga argumentar sobre eles de forma escrita. As abordagens vão desde problemáticas relacionadas à educação até a ciência e a saúde. O caminho é muito semelhante todo ano.

Então, basta você colocar a mão na massa . Ou melhor, no lápis! Mas, para te guiar nesta jornada, separamos 20 temas de redação do Enem para treinar que estão de acordo com o que foi proposto nos últimos anos. Leia com atenção e já separe seu caderno para começar!

Há bastante conteúdo pela frente. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Como são escolhidos os temas da Redação do Enem?
  2. Por que alguns temas têm mais probabilidade de cair no Enem?
  3. Tema 1: Pobreza Menstrual
  4. Tema 2: Os Desafios da Educação Híbrida no Brasil
  5. Tema3: Superexposição aos meios digitais
  6. Tema 4: Crise Hídrica no Brasil
  7. Tema 5: O futuro das relações de trabalho no mundo pós-pandemia
  8. Tema 6: A polarização do pensamento político no Brasil
  9. Tema 7: Feminicídio e os 15 anos da lei Maria da Penha
  10. Tema 8: Importância da vacinação
  11. Tema 9: Doação de órgãos 
  12. Tema 10: Depressão e suicídio
  13. Tema 11: Sistema prisional brasileiro
  14. Tema 12: Mobilidade Urbana
  15. Tema 13: Porte de armas
  16. Tema 14: Fake news
  17. Tema 15: Consequência da pirataria
  18. Tema 16: Trabalho escravo contemporâneo
  19. Tema 17: Educação domiciliar
  20. Tema 18: Ensino a distância
  21. Tema 19: Violência Digital
  22. Tema 20: Adoção
  23. Como funciona a redação do Enem ? (Tipologia textual e competências)
  24. Quais os temas foram cobrados nas últimas edições do Enem?
  25. Quando será o Enem 2023?

Como são escolhidos os temas da Redação do Enem? 

Analisando os últimos 20 anos em que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio foram aplicadas, é possível chegar a um consenso em relação à escolha das temáticas que deverão ser abordas nas dissertações. Elas estarão sempre ligadas a questões que causam impactos na sociedade e no meio ambiente.

Por isso, na hora de decidir sobre os temas de redação do Enem para treinar, é necessário se ligar nesses dois fatores que podem desmembrar-se em vários outros.

Na sociedade, por exemplo, teremos questões ligadas à cidadania, direitos humanos, etc. No meio ambiente, poderemos ter uma pauta relacionada a crise hídrica ou ao crescimento econômico com priorização da preservação de recursos ambientais.

Ainda podemos ter tópicos que envolvem a saúde, os quais acabam abrangendo o social, o ambiental e a ciência. É o caso da pandemia que ocasionou o surgimento dos antivacinas, em pleno século XXI.

Lembra da  Revolta da Vacina? Dá uma bela alusão histórica! Somado a isso, tivemos a fabricação de imunizantes em tempo recorde. São avanços científicos em paralelo a conflitos sociais. 

Esse contexto, ainda trouxe à tona a discussão do possível surgimento de novas pandemias à medida que o homem provoca alterações no ecossistema. Fora a evasão escolar, muita coisa, não é?

Tudo que foi mencionado, faz parte de combates recentes da humanidade, nos quais o Brasil está diretamente envolvido. Então, são temas de redação do Enem para treinar que possuem grande probabilidade de nos depararmos no dia da prova.

Porém, o fator fundamental não é tentar adivinhar o tema, pois podemos errar e entrar em uma furada, concorda?

O importante é estar ligado nas questões que envolvem a sociedade em suas diferentes vertentes. Sejam elas culturais, educacionais, econômicas, ambientais, de saúde, entre outras. 

Assim como é citado na competência 2 cobrada na redação do Enem: 

“…demonstrar repertório sociocultural produtivo”.

Mais uma coisa, leve sempre em consideração os dois seguintes fatores, primeiro, o respeito aos direitos humanos. Segundo, se ater a temáticas que permearam os noticiários e a vida nos primeiros seis meses de 2023. 

Esses são os mecanismos pensados para a escolha do tema que constará na sua prova. Portanto, são os mesmos métodos que você deve se embasar na hora de selecionar os assuntos para treinar. Por sinal, estamos dando vários para você!!!

Por que determinados temas podem cair na Redação do Enem 2023?

Já vimos que os temas abordados estão diretamente ligados a conflitos atuais. Contudo, isso não quer dizer que outras temáticas deixaram de ser relevantes ou estão definitivamente solucionadas.

Então, diante de tantos assuntos que impactam a sociedade, como distinguir quais teriam maior probabilidade de caírem em 2023?

É simples, aqueles que mais estiveram em evidência no decorrer do ano tem mais chance de aparecer na prova. Isso quer dizer que matérias que ocuparam os noticiários e até mesmo viraram pauta de votação no senado, merecem nossa atenção e destaque. 

A pobreza menstrual, por exemplo, está entre nossos nove temas de redação do Enem para treinar. Pois, foi uma discussão que ganhou visibilidade recentemente, depois de ter permanecido abafada durante tanto tempo. 

Inclusive, virou pauta no senado, com um dos artigos do projeto propondo a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. Artigo este, vetado pelo presidente. Polêmico, não?

Ainda falando sobre os conflitos enfrentados pela população feminina na sociedade, você sabia que esse ano a Lei Maria da Penha completa 17 anos?

Após todo esse tempo, com a reclusão domiciliar resultante do coronavírus, os casos de agressão se tornaram mais frequentes e permaneceram após o fim da quarentena. Logo, vale ficar ligado!

Abaixo você verá temas com real possibilidade de constarem na hora da prova. Não esqueça de tirar um tempo para pesquisar sobre eles, ok? 

1- Pobreza Menstrual

Menstruação parece uma coisa tão simples e corriqueira, afinal, está presente em todos os meses do ano na vida das mulheres em idade fértil. Para muitas, realmente é, basta ir a drogaria ou ao supermercado comprar absorventes higiênicos e uns remédios.

Pena que não é bem assim, você se lembra daquela competência que exige repertório sociocultural? Pois bem, o mundo não se resume à nossa realidade socioeconômica

Pode parecer absurdo, mas muitas precisam usar miolos de pão durante a menstruação. É um assunto sério, que permaneceu intocável por um longo período. Esse ano, finalmente, nos deparamos com essa discussão.

Aposto que a maioria das pessoas ficaram boquiabertas. Imagina que você, sua namorada, amiga ou mesmo sua mãe estivesse nessa situação de não ter recurso para comprar algo relacionado a necessidade básica, o que faria? Sem dúvida, é bem complicado.

Recentemente, isso virou até projeto para votação no senado.  O presidente vetou o artigo que estava propondo a distribuição de absorvente higiênico. E aí, o que acha desse veto?

Esse assunto além de se referir à saúde, ao bem estar da mulher, à desigualdade social e econômica, ainda nos leva ao universo político da polarização. Um enredo riquíssimo para praticar e chegar mais perto dos 1000 pontos na hora de fazer sua dissertação.

Inclusive, é algo que pode ser cobrado este ano.

2 – Os desafios da educação híbrida no Brasil

Há algum tempo, a população brasileira vem se adaptando ao ensino a distância, mas em casos bastante específicos. Geralmente, uma escolha relacionada a cursos ou graduação.  

No entanto, com o surgimento da pandemia, fomos obrigados a conviver em um contexto de distanciamento físico. A quarentena, que duraria um mês, perdurou por quase dois anos.

Nesse cenário, as aulas remotas se tornaram o único meio de dar continuidade ao ensino, em todos os seus níveis. À medida que a vacinação foi avançando, os protocolos de saúde foram ficando menos rigorosos, isso possibilitou o início do ensino híbrido.

Em parte remoto, em parte presencial, ele entrou em funcionamento em diversas partes do mundo. Mas, quando falamos especificamente sobre o Brasil, nos deparamos com uma série de desafios extras que um país subdesenvolvido enfrenta. 

  • A precariedade do acesso a internet;
  • A dependência dos alunos em relação à aprendizagem; 
  • A sobrecarga da família brasileira que não estava habituada a auxiliar de forma tão intensa o ensino de seus filhos;
  • A preocupação em relação a alimentação, pois muitos alunos da rede pública tinham como única refeição, aquela que faziam na escola;
  • A evasão escolar.

Assim, somou-se aos problemas já existentes, novos conflitos que têm impactado o sistema educacional brasileiro. É uma problemática recente e super válida. Por isso, não podia faltar na nossa lista de temas de redação do Enem para treinar.

3- Superexposição aos recursos digitais

Os avanços tecnológicos vêm ocorrendo aceleradamente nos últimos anos, isso tem influenciado a população. Nessa circunstância, mais uma vez, temos consequências relacionadas à pandemia. 

A quarentena acelerou a globalização e a exposição a recursos digitais. Por pelo menos um ano, ambientes referentes à socialização permaneceram fechados. O contato passou a ser predominantemente virtual.

As aulas começaram a ser ministradas por meio de plataformas educacionais como o Teams. Com o “boom” do Tik Tok, nosso cotidiano virou vídeos curtos ou dancinhas produzidas compulsivamente. O contato visual foi embaçado por filtros.

A todo momento, estamos ligados a algum aparelho eletrônico com acesso a internet, e isso não tende a ser momentâneo. Esse bombardeio digital teve aspectos positivos, manter o contato com familiares em um período de calamidade está entre eles.

Por outro lado, houve aspectos negativos, bons exemplos disso são: a fadiga visual, o aumento dos índices relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão,   sedentarismo, entre outros. 

Todos os fatores mencionados fazem com que a superexposição aos recursos digitais esteja entre os assuntos com maior probabilidade de serem o tema deste ano.

4- Crise hídrica no Brasil

Sabemos que a água é um bem finito e não reutilizável, por isso o seu gerenciamento precisa ser feito com cautela. Ele depende de uma série de questões governamentais e sociais.

É notório que caminhamos para um contexto preocupante em relação a esse fator. Segundo a ONU, a água potável não está acessível para 2,2 bilhões de pessoas no mundo. Nos países subdesenvolvidos, isso representa 80% dos problemas de saúde. 

Por aqui, as principais atividades econômicas são a agricultura, a agropecuária e a pecuária, setores responsáveis pelo maior consumo desse recurso ao redor do globo. Na hora de passar para o papel os temas de redação do Enem para treinar, fique ligado nisso!

Outro quesito relevante é que possuímos 12% da água doce mundial, mas ela não chega a maior parte da população brasileira. Então, a crise hídrica está vinculada a escassez, a má distribuição e a uma gestão ineficiente.

Abaixo, listamos os pontos cruciais que você deverá inserir na sua produção textual. Veja:

  • Desperdício de água;
  • Aumento do consumo devido ao crescimento populacional;
  • Diminuição dos níveis de chuva;
  • Setor agrícola;
  • Setor industrial;

5- O futuro das relações de trabalho no mundo pós-pandemia

Os dois últimos anos, afetaram e modificaram diversos setores da sociedade, os ambientes de trabalho estão entre eles. Presenciamos um aumento significativo de indivíduos que trabalham em locais alternativos.

Estamos nos referindo ao home office, traduzindo, escritório em casa. Essa modalidade tem ocorrido das mais variadas formas, seja por vínculo empregatício ou autónomo.

Sendo assim, “o novo normal” trouxe novas tendências de mercado, a mão de obra foi ressignificada. Observe um trecho da entrevista concedida  por Elton Schneider (administrador e diretor da Escola Superior de Negócios da Uninter) , a Edição do Brasil:

“A mudança global no futuro do trabalho será definida por um grupo cada vez maior de novas tecnologias, setores e mercados, por sistemas econômicos globais que serão mais interconectados do que em qualquer outro ponto da história e por informações que viajam rápido e se espalham amplamente. As habilidades valorizadas em um profissional no futuro serão pensamento analítico e crítico, aprendizagem ativa, resolução de problemas complexos, criatividade, originalidade, resiliência, tolerância ao estresse, inteligência emocional, solução de problemas e experiência do usuário e outras. Portanto, ele deve combinar boa formação técnica e humana.”

6- A polarização do pensamento político no Brasil

A polarização política no Brasil, é uma questão que vem ocorrendo e sendo discutida há anos, principalmente, após as manifestações de 2013. Você deve estar pensando “Caramba, mas se faz tanto tempo, qual o motivo de falar sobre ela agora?”

Você tem razão, faz tempo pra caramba, mas os últimos acontecimentos colaboram para que esse assunto esteja entre os  com mais chance de cair. Na última década, os brasileiros estiveram ferrenhamente divididos entre direita e esquerda.

No entanto, com o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula, houve uma apaziguada nos ânimos. Só que foi aí que a roda girou e tudo mudou de novo. Então, isso deve estar entre os temas de redação do Enem para treinar.

Agora vamos entender o porquê…

Luís Inácio Lula da Silva poderá ser um dos candidatos à presidência da república, do outro lado, teremos o atual presidente do Brasil, Bolsonaro, disputando uma reeleição. A probabilidade de a polarização crescer tende a ser maior do que ela decrescer? Eis a questão…

Bom, sabemos que as questões políticas são muito mais complexas e vão além de partidarismos. Fora o fato que falar sobre direita e esquerda no Brasil se tornou um ato simplório, mas não é bem assim

A polarização é preocupante exatamente por esse motivo. Assuntos que precisam ser estudados cuidadosamente, agora, são bradados sem conhecimento. Essa trama está mais viva do que nunca! Sendo assim, há uma real possibilidade de ser o tema da redação deste ano.

7- Feminicídio e os 17 anos da lei Maria da Penha

Em 2023, a lei Maria da Penha completa 17 anos, e foi justamente nesses últimos anos que presenciamos índices crescentes de violência contra a mulher. O isolamento social as protegeu de um vírus, mas também as deixou mais vulneráveis à violência.

Isso reacendeu as discussões a respeito dos diversos tipos de violência contra a mulher, que muitas vezes resultam em morte, o chamado feminicídio. Portanto, deve ser pauta para estar entre os seus temas de redação do Enem para treinar.

Lembrando que, infelizmente as políticas públicas têm sido ineficientes, e as leis nem sempre são colocadas em prática. 

8 – Importância da vacinação

Nos últimos anos, algumas doenças que estavam erradicadas ou sob controle voltaram a aparecer no Brasil e no mundo. Além da volta de algumas doenças, a cobertura vacinal no Brasil também diminuiu. 

Essa redução é muito problemática, pois as campanhas de vacinação acabam não sendo efetivas se nem todas as pessoas se vacinaram. Essa redução vem acontecendo, principalmente, devido à alguns rumores de que as vacinas podem causar autismo nas crianças pelas altas concentrações de metais pesados.

Esse é um tema muito importante, pois o movimento antivacina cresceu muito nos últimos temas e a vacinação tem sido, constantemente, debatida pela sociedade em geral.

9 – Doação de órgãos 

Atualmente, mais de 40 mil pessoas no Brasil esperam na fila por um transplante de órgãos. Muitas dessas pessoas acabam falecendo antes de conseguirem um.

O principal motivo dessa longa espera é o fato de que as famílias dos potenciais doadores não autorizam a doação. Outro fator que acaba atrapalhando é a logística de transporte e conservação desses órgãos.

Esses fatores estão bem longe de serem solucionados e tornam o assunto um dos principais temas de redação do Enem para treinar. Para resolvê-lo, o mais necessário é conscientizar as pessoas sobre o impacto de ser um doador.

Até porque, pode ocorrer alguns conflitos caso a pessoa manifeste em vida a vontade de doar seus órgãos. E, quando ela vem a falecer, a família acaba não autorizando, principalmente devido à desinformação.

10 – Depressão e suicídio

Esse é um dos temas de redação do Enem para treinar que tem grandes chances de cair. Pois, a depressão é uma doença que afeta cerca de 320 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS.

No Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas apresentam quadros depressivos, ou seja, 5,8% da população. Nosso país é também o que possui maior prevalência do transtorno mental na América Latina.

Esses dados são extremamente preocupantes, ainda mais se formos considerar as estatísticas de morte por suicídio – normalmente, causada pela depressão.

Em 2015, 788 mil pessoas morreram tirando a própria vida. Isso representou quase 1,5% de todas as mortes no mundo, figurando entre as 20 maiores causas de falecimento daquele ano. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015.

11 – Sistema prisional brasileiro

Os problemas que ocorrem dentro dos presídios brasileiros têm grandes chances de se tornarem o assunto proposto para elaboração da dissertação do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Brasil é o terceiro país com mais números de pessoas encarceradas, contando com mais de 725 mil presos. Mais especificamente, o nosso país possui 306 pessoas presas para cada 100 mil cidadãos, sendo que a média mundial é de 144 para cada 100 mil.

Apesar disso, os índices de criminalidade só aumentam ano após ano e a reincidência de criminosos não baixou, o que indica que o sistema prisional não funciona como um agente de ressocialização. Essa superlotação também acaba causando brigas e rebeliões dentro dos presídios.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Hoje, é um sistema falido, que necessita de uma grande reforma na maneira de pensar e de agir dos agentes responsáveis por ele. Então, aposte nele na hora de praticar!

12 – Mobilidade Urbana

Esse é nosso sexto palpite dentre os possíveis temas de redação do Enem para treinar! Um assunto recorrente nos concursos realizados nos últimos anos. Além de ser sempre uma problemática atual no Brasil.

A precariedade do transporte público e o aumento de veículos particulares geram diversos impasses na locomoção urbana. Além disso, a introdução de soluções tecnológicas, como a Uber, também é relevante nesse contexto, tornando esse tema rico em possibilidades de desenvolvimento na sua dissertação.

13 – Porte de armas

Esse é um tema polêmico, mas cheio de pontos de vista para a argumentação. No Brasil, a discussão sobre o desarmamento sempre volta à tona em meio opiniões acaloradas O presidente eleito manifestou-se publicamente a favor de revogar o Estatuto do Desarmamento, o que pode ocorrer ainda em 2023.

Problemáticas como essa pedem um posicionamento do estudante, ou seja, é necessário que se fale se é a favor ou contra a essa revogação e ao porte de armas. Mais importante ainda é dar argumentos e exemplos coerentes que sirvam de embasamento para a sua escolha.

E, para te ajudar a dar um empurrãozinho, no seu treinamento:

14 – Fake news

As fake news são notícias que parecem verdadeiras, mas contêm apenas algumas informações verídicas, distorcendo o restante. 

O termo ganhou destaque durante as eleições dos EUA em 2016 e se disseminou principalmente pelas redes sociais. Uma pesquisa da Kantar revelou que a confiança nas notícias políticas nas redes sociais foi prejudicada devido às fake news. 

Diante da relevância desse problema, ele entra no nosso TOP 20 de temas de redação do Enem para treinar e pode ser debatido tanto atualmente quanto nos próximos anos. E, para te ajudar a finalizar seu texto com chave de ouro, conte com o artigo abaixo:

15 – Consequências da pirataria

A produção de produtos falsificados gera milhões em prejuízo e viola os direitos de compra e venda no comércio brasileiro. Essa espécie de corrupção vai desde as coisas mais básicas, como um filme ou uma música que você baixa, até réplicas de joias, relógios e sapatos de marca que podem, por exemplo, serem vendidos como originais.

Cerca de 2 milhões de empregos deixam de ser gerados por ano por conta dessa atividade. Por isso, esse é um assunto debatido pela sociedade e uma pauta tão relevante, que deve estar entre os temas de redação do Enem para treinar.

16 -Trabalho escravo contemporâneo

Apesar da abolição da escravatura em 1888, ainda existem indivíduos vivendo em condições análogas à escravidão. Entre 1996 e 2003, mais de 50 mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo, caracterizado por jornadas exaustivas, coerção, restrição de locomoção e servidão por dívida

Geralmente, as vítimas são analfabetas, têm pouca educação formal e escasso conhecimento das leis trabalhistas, incluindo muitos imigrantes. Devido ao fato desse problema ser tão preocupante e ter proporções grandes, é um tema que sempre tem uma alta probabilidade de ser abordado. 

17 – Educação domiciliar

Esse assunto nunca foi muito debatido no Brasil, afinal, nas última décadas nossa cultura sempre foi muito voltada para a educação como garantia do Estado.

Porém, a eleição do atual presidente e a realidade da pandemia possibilitou trazer esse debate à tona, e essa já era uma realidade oculta no Brasil. A educação domiciliar é mais antiga do que se imagina e tem mostrado resultados surpreendentes no país e fora dele.

Há toda uma polêmica em torno da formação dos tutores domiciliares, da opção e liberdade pelo método de ensino, das necessidades especiais e da socialização. Por isso, é importante pesquisar sobre famílias que já adotam esse modelo de ensino e usá-las como exemplo de argumentação.

Além disso, recentemente, uma brasileira que passou no vestibular da USP foi impedida de realizar matrícula por ter tido uma educação domiciliar. Ela acabou recebendo uma vaga em um universidade americana, associada ao Vale do Silício, um dos maiores polos tecnológicos do mundo!

Essa polêmica e outras recorrentes não eram tão conhecidas, mas após um longo período de quarentena ganhou um espaço definitivo nas discussões. Por isso, é um dos temas de redação do Enem para treinar!

18 – Ensino a distância

O ensino a distância já era uma realidade no Brasil, mas era bem recente e com foco nas graduações para estudantes que queriam conciliar com o trabalho.

Mas, devido a pandemia da Covid-19, esse modelo de ensino foi implantando obrigatoriamente e abruptamente em todo o país, para toda as idades escolares. E, apesar do período crítico ter passado há um tempinho, é uma modalidade que veio para ficar.

Há os que defendam os benefícios e os que apontam os malefícios, há os casos de necessidades e os de possibilidade. Aqui, é importante levar em conta o porquê desse modelo, sua utilidade, consequências e possibilidades de melhoria.

19 – Violência digital

Também conhecida como Cyberbulling, a violência digital já era debatida nos últimos anos mas ganhou mais destaque recentemente. Tanto pela pandemia quanto pelos problemas políticos. Além disso, há o fato de que as pessoas começaram a se expressar cada vez pelas redes sociais.

Neste campo que aparenta ser de “qualquer um”, há casos de censuras e fake news. Muitos acabam se sentindo à vontade pela facilidade do anonimato ou pela distância física, e começam a ofender e divulgar agressões sobre pessoas e grupos.

Ainda tem aqueles que usam da internet para manipular e aliciar pessoas para atividades ilegais, seja de qualquer idade. Esse é um tema muito amplo que pode abordar diversas visões e situações.

Você já parou para refletir sobre isso? As formas de comunicação e expressão humana se expandem no mundo digital, ao mesmo tempo em que a violência também encontra espaço neste ambiente fluido.

20 – Adoção

Esse é um assunto que sempre foi presente em alguns núcleos sociais ou profissões, mas tem chegado no público escolar pela facilidade de difusão de assuntos. Também pelas ideologias que trazem como uma de suas pautas, seja para grupos minoritários ou pela preocupação com os elementos necessários à uma completa formação humana.

Por tudo isso é um tema que sempre aparece como possibilidade. Ele mexe com com várias questões sociais e diversos pontos de vista: causas, necessidade, importância, consequências, direitos, etc.

O que é e como funciona a Redação do Enem? (Tipologia Textual e Competências)

Produções textuais costumam ser o calcanhar de Aquiles de muita gente, desde o ensino básico até a hora de enfrentar o vestibular. Infelizmente não há para onde correr. Afinal, são 1000 pontos que você poderá ganhar ou perder no Enem.

A verdade é que passamos tanto tempo alimentando essa crença de que escrever é um bicho de sete cabeças, que acabamos travando na hora de começar um texto. No entanto, fazemos isso diariamente sem perceber. Você duvida?

Mensagens de whatsapp, discussões em comentários de instagram e facebook, pensamentos políticos por meio do twitter… Aposto que na sua mente veio a resposta “é diferente”. Realmente, não é totalmente igual, mas nem totalmente diferente.

Afinal, a comunicação é inata ao ser humano, ou seja, já nascemos com a necessidade de entender e ser entendido. Então, é impossível que alguém passe pela vida sem a experiência da argumentação.

Com isso, eu quero provar a você que todos nós estamos sempre cheios de ideias, contra-argumentos, certezas e incertezas e expomos isso o tempo todo nas redes sociais. Só esquecemos de aproveitar e aplicar nos  temas de redação do Enem para treinar.

Logo, você sabe o que dizer, só precisa conhecer e entender os mecanismos que envolvem a tipologia textual dissertativa. Aquela exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio para fazer a redação.

É bem simples: é só construir o texto embasado no tema proposto e aplicar nele argumentos consistentes. 

No parágrafo introdutório, contextualize o assunto por meio de citações ou alusões históricos e apresente sua tese (a posição que você seguirá em relação ao tema). Os argumentos deverão constar nos parágrafos seguintes.

A última parte será a conclusão, e é importante ter em mente que o Enem exige que você apresente uma proposta de intervenção, ou seja, sugira uma solução. Não esqueça que ela deve respeitar os Direitos Humanos. 

No mais, também é importante ficar atento às competências, pois cada um equivale a 200 pontos. Vamos descobrir quais são?

Competência 1: apresentar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto, sendo importante demonstrar um conhecimento sociocultural amplo e domínio do texto dissertativo-argumentativo;

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5:  inserir na conclusão uma proposta de intervenção, ou seja, um possível método para a solução do problema abordado, é importante ter em mente que é primordial respeitar os direitos humanos.

Esses dados podem ser conferidos no Portal do Mec. Lá você também terá informações mais detalhadas a respeito dessas competências, lembrando que é importante tê-las em mente quando for utilizar os temas de redação do Enem para treinar.

Quais os temas foram cobrados nas últimas edições do Enem?

Você já deve ter ouvido falar que nada melhor para prever o futuro do que analisar a história. Desse modo, quando pensamos nos possíveis temas que podem constar na redação esse ano, inevitavelmente, examinaremos os assuntos abordados nos anos anteriores.

Ao ler cada conteúdo escolhido e seu respectivo ano para produção textual do Exame, você entenderá tudo que citamos nos tópicos anteriores. Não é ao acaso que os selecionamos para você praticar. Dê uma olhada! 

Antes de seguirmos em frente, saiba que produzimos um artigo só a respeito desse último tópico, trata-se da matéria: Temas de redação que já caíram no Enem!

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com a diferença

2008: Máquina de chuva da Amazônia

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016 – 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2016 – 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Quando será o Enem 2023?

Confira todas as datas importantes do Exame Nacional do Ensino Médio/ 2023:

  • Inscrições: 05 a 06 de junho
  • Realização das provas: 05 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos oficiais: 24 de novembro
  • Resultado: 16 de janeiro de 2024

Chegamos ao final e agora você tem bastantes temas de redação do Enem para treinar. Mas, antes, saiba que não criamos este artigo à toa!

A produção textual é uma parte fundamental de todo vestibular e é capaz de salvar o sonho de muita gente! Então, para te ajudar ainda mais na hora de praticar:

Agora, caso seu dilema seja a dúvida sobre qual curso fazer, o  Raio X do Beduka pode te ajudar a escolher a profissão certa, sem perder tempo! Ele é mais que um teste vocacional, através dele você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Lembre-se! Estamos aqui para te ajudar das mais variadas formas a entrar na universidade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.