Nesse artigo listamos os possíveis temas para a redação do Enem 2020! Saiba quais são os nossos palpites e se prepare para cada um deles. Dessa forma, se for um desses temas, você se sentirá mais seguro.
A redação do Enem é a parte da prova que mais assusta os estudantes, principalmente porque só é possível saber o tema dela na hora da prova. Mesmo que você já tenha treinado muito, é possível que você ainda sinta um pouco de angústia por não saber o tema.
Apesar dele só ser divulgado na hora da prova, se você analisar as edições anteriores do Exame, você conseguirá notar que a temática central se repete. Sempre se pede uma análise de um conteúdo com foco social, debatido pela sociedade.
Dessa forma, o Beduka preparou uma lista com alguns possíveis temas de redação para o Enem! Confira!
Também confira o novo edital pelo Inep apresentando diretrizes e procedimentos que deverão ser tomados em virtude do COVID-19. Dentre as medidas estão: o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre as pessoas e protocolos de proteção em procedimentos como vistorias de materiais e lanches, além de idas ao banheiro. O não cumprimento das medidas estabelecidas resultará na eliminação do candidato.
Você pode acompanhar as informações nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais. Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).
Se prepare para o Enem com o Simulado do Beduka. É grátis!
Temas de redação para o Enem 2020
A redação é uma parte muito importante do Enem, já que ela corresponde à um total de 20% da prova, ou seja, é uma matéria que o estudante precisa focar bastante para conseguir uma boa nota final.
É importante lembrar também que zerar a redação faz com que o candidato não possa participar de alguns programas como o Prouni e o Fies. Pensando nisso, o Beduka preparou 10 possíveis temas de redação para o Enem. Dessa forma, se algum deles for o real tema da redação, você se sentirá mais confiante na hora da prova.
Possíveis temas para a redação do Enem:
- Importância da vacinação
- Doação de órgãos
- Transtornos psicológicos e suicídio
- Sistema prisional brasileiro
- Mobilidade urbana
- Porte de armas
- Crise no sistema hídrico brasileiro
- Fake news
- Consequências da pirataria
- Trabalho escravo contemporâneo
Abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada um deles!
1. Tema de redação enem:
Importância da vacinação

Nos últimos anos, algumas doenças que estavam erradicadas ou sob controle voltaram a aparecer no Brasil e no mundo. Além da volta de algumas doenças, a cobertura vacinal no Brasil também diminuiu.
Essa redução é muito problemática, pois as campanhas de vacinação acabam não sendo efetivas se nem todas as pessoas se vacinaram. Essa redução vem acontecendo, principalmente, devido à alguns boatos espalhados que dizem que as vacinas podem causar autismo nas crianças.
Muitas doenças, graças à vacinação e outros fatores da saúde pública, foram erradicadas há muito tempo. Por mérito dessas campanhas, os pais da geração atual de crianças não tiveram contato com essas doenças.
É muito importante informar sobre a necessidade e importância da vacinação. Dessa forma, doenças que já estão sob controle não correm riscos de voltarem a se tornar uma epidemia. Esse é um tema muito importante, pois o movimento antivacina cresceu muito nos últimos temas e a vacinação tem sido, constantemente, debatida pela sociedade em geral.
Além disso, é importante levar em consideração que esse movimento foi colocado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em seu relatório sobre os dez maiores riscos à saúde global.
2. Tema de redação enem:
Doação de órgãos

Atualmente, mais de 40 mil pessoas no Brasil esperam na fila por um transplante de órgãos. Muitas dessas pessoas acabam falecendo antes de conseguirem um. Esse é um tema muito importante e que deve ser tratado na sociedade brasileira.
É importante mencionar alguns dos motivos para a dificuldade de se conseguir um transplante ou uma doação de órgão atualmente: o principal deles é o fato de que as famílias dos potenciais doadores não autorizam essa doação de órgãos.
Outro fator que acaba atrapalhando é a logística de transporte e conservação desses órgãos.
Esses fatores, fazem com que esse seja um problema social muito importante e que pode ser tema da redação do Enem 2020. Para resolvê-lo, o mais importante é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.
Até porque, pode ocorrer alguns conflitos como a pessoa em vida manifestar vontade de doar seus órgãos, mas quando ela vem a falecer a família acaba não autorizando, principalmente devido à desinformação.
3. Tema de redação enem:
Depressão e suicídio

Outro tema de redação de redação que tem grandes chances de cair no Enem é sobre depressão e suicídio. A depressão é uma doença que afeta cerca de 320 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS.
No Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas sofrem com essa doença, ou seja, 5,8% da população. Nosso país é também o que possui maior prevalência de depressão da América Latina.
Esses dados são extremamente preocupantes, ainda mais se formos considerar as estatísticas de morte por suicídio – normalmente, causada pela depressão.
Em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Isso representou quase 1,5% de todas as mortes no mundo, figurando entre as 20 maiores causas de morte daquele ano. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015.
4. Tema de redação enem:
Sistema prisional brasileiro

Os problemas que ocorrem dentro dos presídios brasileiros têm grandes chances de se tornarem tema da redação do Enem. O Brasil é o terceiro país com mais números de pessoas encarceradas, contando com mais de 725 mil presos.
Hoje, o nosso país possui 306 pessoas presas para cada 100 mil cidadãos, sendo que a média mundial é de 144 para cada 100 mil. Essa superlotação acaba causando brigas e rebeliões dentro dos presídios.
Os índices de criminalidade só aumentam ano após ano e a reincidência de criminosos não baixou, o que indica que o sistema prisional não funciona como um agente de ressocialização.
Hoje, é um sistema falido, que necessita de uma grande reforma na maneira de pensar e de agir dos agentes responsáveis por ele. E é por isso que esse é um tema que tem grandes chances de ser abordado na redação do exame.
5. Tema de redação enem:
Crise do sistema hídrico

A água é o elemento mais importante para a sobrevivência dos seres humanos. Apesar disso, ultimamente ocorre um desabastecimento cada vez maior de água potável. Alguns fatores que causam isso são a poluição e as mudanças climáticas.
Os frequentes racionamentos em São Paulo e o já antigo problema de falta d’água no Nordeste – mesmo o Brasil tendo a maior reserva de água doce do mundo – podem se tornar pauta da redação do ENEM.
Por isso, é importante que se fale sobre investir na infraestrutura para distribuição da água e na tecnologia para reutilização e despoluição de rios e lagoas. Assim, você sairá do óbvio e se dará bem na redação se esse for o tema.
6. Tema de redação enem:
Mobilidade Urbana

Nosso sexto palpite dentre os possíveis temas de redação do Enem 2020 é o da mobilidade urbana, que é um tema recorrente nos concursos nos últimos anos e é sempre um tema atual no Brasil.
Considerada como um dos principais desafios das grandes cidades do país, a malha de transportes públicos precária, aliada ao crescimento exponencial da quantidade de veículos particulares gera sempre grandes impasses na locomoção urbana.
É importante citar que há meios de transporte cada vez mais revolucionários e tecnológicos. Atualmente, há, inclusive, novas formas de transporte que podem ser solicitadas por aplicativos de telefone, como as bicicletas e patinetes da empresa Yellow.
Sem dúvidas, é um tema vasto, que tem o potencial de gerar vários desdobramentos para a redação do Enem.
7. Tema de redação enem:
Porte de armas

Esse é um tema polêmico, mas cheio de pontos de vista para a argumentação. No Brasil, a discussão sobre o desarmamento voltou à tona com tudo neste ano. O presidente eleito manifestou-se publicamente a favor de revogar o Estatuto do Desarmamento, o que pode ocorrer ainda em 2020.
Temas mais polêmicos como esse pedem um posicionamento do estudante, ou seja, é necessário que se fale se é a favor ou contra a revogação do Estatuto do Desarmamento e o porte de armas.
8. Fake news

Fake news são notícias falsas que aparentam ser verdadeiras. Elas não são coisas completamente absurdas. Na verdade, uma fake news apresenta 2 informações verdadeiras e o resto falsas, fazendo com que as pessoas acabem acreditando e tomando aquilo como verdade.
As notícias falsas existem desde sempre, porém o termo “fake news” se tornou mais comum em 2016, durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos.
As redes sociais foram o meio de informação cuja credibilidade mais foi afetada pelas “fake news” (notícias fabricadas e muitas vezes divulgadas sob falsas fachadas de veículos reais), mostra pesquisa da consultoria Kantar com 8.000 pessoas de quatro países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e França.
De cada 100 consumidores de notícias, 58 disseram ter menos confiança no noticiário político e eleitoral visto em redes sociais, por causa das “fake news”.
Levando em consideração a proporção que as fake news tomaram, inclusive no Brasil, esse é um possível tema a ser debatido na redação do Enem.
9. Consequências da pirataria

A produção de produtos falsificados gera milhões em prejuízo e viola os direitos de compra e venda no comércio brasileiro. Essa espécie de corrupção vai desde as coisas mais básicas, como um filme ou uma música que você baixa, até réplicas de joias, relógios e sapatos de marca que podem, por exemplo, serem vendidos como originais.
Cerca de 2 milhões de empregos deixam de ser gerados por ano por conta dessa atividade, por isso esse é um assunto debatido pela sociedade e uma pauta tão relevante, que pode se tornar tema de redação do Enem.
10. Trabalho escravo contemporâneo

O último possível tema de redação para o Enem é o trabalho escravo contemporâneo. Apesar da abolição da escravatura no Brasil ter ocorrido em 1888, atualmente ainda existem pessoas que vivem em condições análogas à escravidão.
De 1996 a 2003 mais de 50 mil pessoas foram libertadas de condições de trabalho escravo. O trabalho escravo contemporâneo é caracterizado por jornadas exaustivas de trabalho, trabalho forçado, restrição de locomoção e trabalho por dívida.
As pessoas que se encontram na situação de trabalho escravo são, normalmente, analfabetas, têm baixa escolaridade e desconhecem as leis trabalhistas. Além disso, muitos imigrantes também são submetidos à essa situação.
Devido ao fato desse problema ser tão preocupante e ter proporções grandes, esse pode ser o tema da redação do Enem.
Gostou da nossa lista de temas de redação para o Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
6 Comentários
Riquíssimo esse material
Laudemiro, obrigado pelo reconhecimento. Trabalhamos para entregar o material mais rico possível! 🙂
Muito bom ensina muito obrigado
De nada, Marivete! 🙂
material ótimo , parabens por desponibilizar esse conteúdo gratuitamente .
Disponha sempre!