Enem

Qual é o dia do Enem 2022? Veja também ao que fazer com o Enem 2022!

Qual é o dia do EnemQual é o dia do Enem 2022? Descubra isso e os detalhes da prova passada, elas te ajudarão a ter uma ideia do futuro!
Simulado Beduka

O dia da prova do Enem 2022 será 13 e 20 de novembro. Mas é preciso aprender com o resultado do Enem 2021 para se preparar para o futuro. São muitos prazos, mas a oportunidade é única. Vou te mostrar o que você precisa saber para aproveitar o Enem que passou e as dicas para se preparar para o Enem que virá em 2022!

Tenho tanta coisa para te contar…

Vou deixar a lista de temas que trataremos neste artigo para você já ficar ciente. Se quiser ir diretamente para algum deles, é só clicar no nome:

Qual é o dia do Enem 2022?

De acordo com o Inep, as datas de realização das provas do Enem 2022 (impresso e digital) são os dias 13 e 20 de Novembro.

Além de saber os dias em que acontece o Enem 2022, é preciso ficar atento em relação a outras datas importantes sobre a prova, confira a seguir!

Quais são as datas importantes do Enem 2022?

Bom, é muito comum que todo mundo se preocupe com os prazos da inscrição e do dia da prova. Essas datas são muito importantes mesmo, mas não para por aí!

Acompanhar todas as etapas do cronograma é essencial para saber o que fazer, qual é o ritmo das coisas e as etapas em que você pode recorrer se tiver imprevistos.

Confira as datas importantes do Enem 2022:

  • Inscrições: 10 a 21 de Maio
  • Pagamento das inscrições: 10 a 27 de Maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável)
  • Realização das provas: 13 e 20 de novembro
  • Resultado do Enem: janeiro de 2023

Ufa, quanta coisa! Mas agora você notou que tudo segue uma lógica, então é bom estar atento às etapas do Enem para saber o que buscar em cada época.

E sabe o que mais? Todos os programas que vem depois do Enem tem um estrutura muito parecida. Vou te contar sobre eles mais a frente!

E a Divulgação do Local de Prova do Enem, quando acontece?

Na realidade, não existe uma data certa. Principalmente nos últimos anos, devido aos transtornos e incertezas da pandemia, as datas não tem seguido um padrão muito rígido.

Só da pra confiar no que é divulgado pelo Ministério da Educação e ficar atento aos padrões básicos:

  • As inscrições são sempre no primeiro semestre;
  • A prova é sempre no fim do ano;
  • O local de prova só é divulgado algumas semanas antes da prova.

Você só precisa saber que é no cartão de confirmação que o estudante vê o local da prova. Mas isso só é possível para quem já está inscrito, porque os locais são sorteados depois da inscrição.

Enfim, para acessar o seu local, basta clicar aqui e você será direcionado à página do participante para consultar seu local de prova no período certo!

Como foi a prova do Enem 2021?

A última Edição do Enem que aconteceu foi a do ano de 2021. Seja a digital ou a presencial, a primeira aplicação ou a segunda, elas seguem o mesmo esquema de prova clássica do Enem:

  • Feita em dois domingos seguidos (21/10 e 28/10 ou 02/01 e 09/01)
  • Divida em 4 áreas do conhecimento sendo que caem 2 em cada dia.
  • 45 questões por área, totalizando 90 questões por dia e 180 ao final.
  • Uma redação dissertativa-argumentativa.

Seja qual for a sua escolha de modalidade, lembre-se que você pode usar o Simulado Enem Gratuito para treinar!

Ah, vou deixar um resumo sobre as 4 áreas do conhecimento, caso você tenha se esquecido:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias se refere à Língua Portuguêsa, alguma língua estrangeira (espanhol ou inglês), artes, educação física e atualidades em geral.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias se refere à História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias se refere à Física, Química e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias se refere à Aritmética, Lógica e Geometria.

Para te ajudar a entender melhor o que é cobrado dentro de cada área, já temos até uma lista com os conteúdos que mais caem!

Mas o sucesso entre os estudantes é o nosso Plano de Estudos! Ele é um cronograma personalizável para você organizar suas datas e matérias. E o melhor: é gratuito!

Beduka Bolsas Direito

Como foi a Redação do ENEM Digital?

Neste edição de 2021 o Enem Digital aconteceu no mesmo dia do presencial, então eles tiveram o mesmo tema. A Redação foi feita no primeiro dia das provas, e teve de ser escrita em papel físico entregue pelo fiscal.

Isso significa que o Enem digital pode ter as questões objetivas respondidas pelo computador, mas a redação permanece sendo no local, presencial e no papel!

Além disso, os temas das redações foram surpresas como de costume: ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’ para a aplicação regular e “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil’ para a reaplicação.

Agora que o resultado saiu, o que fazer com a nota do Enem 2021?

Há três formas principais de usar a nota do Enem 2021:

  • Entrar na faculdade usando a nota do Enem 2021 no Sisu 2022, para estudar numa universidade pública;
  • Ingressar na universidade pelo Prouni 2022, que concede bolsas de 50% ou 100% nas faculdades particulares;
  • Obter um financiamento pelo Fies (Fundo de Investimento Estudantil). 

Além disso, há outras faculdades com processos seletivos próprios que podem usar a nota do Enem para te dar algum desconto. Mas esse tipo de informação você só consegue direto na instituição, porque varia de cada uma!

Mas caso tudo dê errado e você queira entrar na faculdade sem o Enem… é só ficar de olho no Beduka Bolsas e no Vale Bolsas.

Dicas para o dia da prova do Enem 2022

atrasados no enem

Os portões sempre abrem para os estudantes exatamente ao meio dia, às 12:00 horas do Horário de Brasília! Já as provas têm início às 13:00 horas.

Não seja um meme! Chegue antes para não ter que chorar no portão fechado e ser filmado enquanto uma galera assiste rindo.

Para isso não acontecer, assim que tiver em mãos o seu cartão confirmação com o local da prova do Enem, pesquise qual trajeto você usará para chegar lá….

Pesquise ainda sobre o trânsito e planeje chegar com antecedência. Há quem aconselhe ir ao local da prova antes do dia, para conhecer o caminho.

É preferível ficar esperando na fila do que ficar sem fazer a prova para qual você estudou o ano inteiro. Não adianta saber o dia do Enem e não fazer o exame!

Ah, antes que eu me esqueça, não deixe de ter consigo tudo isso no dia do Enem:

  • Documento original com foto (Não leve xerox!);
  • Caneta esferográfica preta feita em material transparente;
  • Cartão de confirmação da inscrição (Não é obrigatório, mas é recomendado);
  • Lanche leve e água;
  • Máscara.

Mas também ´já escrevi um artigo contando o que levar para comer no Enem. Assim você saberá o que pode e o que NÃO pode!

Atenção: os estudantes que contraírem a covid-19 ou sofrerem algum tipo de acidente podem se inscrever para a reaplicação. Para isso, basta ir ao Site do ENEM e enviar um documento que comprove o ocorrido.

Agora que sabe você tudo sobre o dia do Enem 2021, queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL!

Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades disponíveis. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, avaliação dos alunos, modalidades e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

4 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador