Enem

Qual é o dia do Enem 2023? Descubra como se preparar para a prova da melhor forma!

Qual é o dia do EnemQual é o dia do Enem?
Cronograma do que estudar

Uma boa preparação para o vestibular não envolve apenas ler as matérias e responder exercícios. É necessário também se organizar com relação ao cronograma e por isso é preciso estar atento a qual é o dia do Enem, o maior vestibular do país.

Falamos isso pois muitas pessoas, mesmo estudando tanto, acabam esquecendo os dias de provas importantes. É o que queremos evitar.

Continue lendo e descubra a resposta pra essa e outras dúvidas importantes a respeito do exame. Ah, também traremos dicas valiosas de como se preparar para a prova. Boa leitura!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Plataforma de Bolsas de estudos do Beduka você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo o Beduka Bolsas!

Qual é o dia do Enem 2023?

De acordo com o Inep, as datas de realização das provas do Enem 2023 são os dias 05 e 12 de novembro.

Além de saber os dias em que acontece o Enem 2023, é preciso ficar atento em relação a outras datas importantes sobre a prova, confira a seguir!

Quais são as datas importantes do Enem 2023?

Além de querer saber qual é o dia do Enem, é muito comum que todo mundo se preocupe com os prazos da inscrição e do dia da prova. Essas datas são muito importantes mesmo, mas não para por aí!

Acompanhar todas as etapas do cronograma é essencial para saber o que fazer, qual é o ritmo das coisas e as etapas em que você pode recorrer se tiver imprevistos.

Confira as datas importantes do Enem 2023:

  • Inscrições: de 5 a 16 de junho de 2023
  • Provas: 05 e 12 de novembro de 2023
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024

Ufa, quanta coisa! Mas agora você notou que tudo segue uma lógica, então é bom estar atento às etapas do Enem para saber o que buscar em cada época.

E sabe o que mais? Todos os programas que vêm depois do Enem têm um estrutura muito parecida. Vou te contar sobre eles mais a frente!

E a Divulgação do Local de Prova do Enem, quando acontece?

Na realidade, não existe uma data certa. Mas o padrão é que ela ocorra três semanas antes da aplicação da primeira prova, quando o cartão de confirmação fica disponibilizado.

Só da pra confiar no que é divulgado pelo Ministério da Educação e ficar atento aos padrões básicos:

  • As inscrições são sempre no primeiro semestre;
  • A prova é sempre no fim do ano;
  • O local de prova só é divulgado algumas semanas antes da prova.

Você só precisa saber que é no cartão de confirmação que o estudante vê o local da prova. Mas isso só é possível para quem já está inscrito, porque os locais são sorteados depois da inscrição.

Enfim, para acessar o seu local, basta acessar a página do participante e você poderá consultar seu local de prova no período certo!

Como foi a prova do Enem 2022?

A última Edição do Enem que aconteceu foi a do ano de 2022. Seja a digital ou a presencial, a primeira aplicação ou a segunda, elas seguiram o mesmo esquema de prova clássica do Enem:

  • Feita em dois domingos seguidos.
  • Divida em 4 áreas do conhecimento, sendo 2 em cada dia.
  • 45 questões por área, totalizando 90 questões por dia e 180 ao final.
  • Uma redação dissertativa-argumentativa.

Em 2023 o Inep decidiu não fazer mais a prova digital, então teremos apenas a prova impressa nessa edição.

Lembre-se que você pode usar o Simulado Enem Gratuito para treinar!

Ah, vou deixar um resumo sobre as 4 áreas do conhecimento, caso você tenha se esquecido:

Cronograma de estudos
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias se referem à Língua Portuguesa, alguma língua estrangeira (espanhol ou inglês), artes, educação física e atualidades em geral.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias se referem à História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias se referem à Física, Química e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias se referem à Aritmética, Lógica e Geometria.

Para te ajudar a entender melhor o que é cobrado dentro de cada área, já temos até uma lista com os conteúdos que mais caem!

Mas o sucesso entre os estudantes é o nosso Plano de Estudos! Ele é um cronograma personalizável para você organizar suas datas e matérias.

Agora que o resultado saiu, o que fazer com a nota do Enem 2022?

Há três formas principais de usar a nota do Enem 2022:

  • Entrar na faculdade usando a nota do Enem 2022 no Sisu 2023, para estudar numa universidade pública;
  • Ingressar na universidade pelo Prouni 2023, que concede bolsas de 50% ou 100% nas faculdades particulares;
  • Obter um financiamento pelo Fies (Fundo de Investimento Estudantil). 

Além disso, há outras faculdades com processos seletivos próprios que podem usar a nota do Enem para te dar algum desconto. Mas esse tipo de informação você só consegue direto na instituição, porque varia de uma para outra!

Mas caso tudo dê errado e você queira entrar na faculdade sem o Enem… é só ficar de olho no Beduka Bolsas: nossa plataforma de bolsas de estudos.

Dicas para o dia da prova do Enem 2023

Os portões sempre abrem para os estudantes exatamente ao meio dia, às 12:00 horas do Horário de Brasília! Já as provas têm início às 13:00 horas.

Não seja um meme! Chegue antes para não ter que chorar no portão fechado e ser filmado enquanto uma galera assiste rindo.

Para isso não acontecer, assim que tiver em mãos o seu cartão confirmação com o local da prova do Enem, pesquise qual trajeto você usará para chegar lá….

Pesquise ainda sobre o trânsito e planeje chegar com antecedência. Há quem aconselhe ir ao local da prova antes do dia, para conhecer o caminho.

É preferível ficar esperando na fila do que ficar sem fazer a prova para qual você estudou o ano inteiro. Não adianta saber o dia do Enem e não fazer o exame!

Ah, antes que eu me esqueça, não deixe de ter consigo tudo isso no dia do Enem:

  • Documento original com foto (Não leve xerox!);
  • Caneta esferográfica preta feita em material transparente;
  • Cartão de confirmação da inscrição (Não é obrigatório, mas é recomendado);
  • Lanche leve e água.

Também já escrevi um artigo contando o que levar para comer no Enem. Assim você saberá o que pode e o que NÃO pode!

Atenção: os estudantes que contraírem a covid-19 ou sofrerem algum tipo de acidente podem se inscrever para a reaplicação. Para isso, basta ir ao site do Enem e enviar um documento que comprove o ocorrido.

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Agradecemos por ter lido nosso resumo sobre qual é o dia do Enem 2023.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários