Enem

Qual é o dia do Enem? Quando serão as provas e os resultados?

dia-do-enemQual é o dia do ENEM?

Descubra qual o dia do ENEM, datas das provas e dos resultados. As datas das provas do Enem 2019 já foram divulgadas e as do Enem 2020 ainda não são conhecidas, mas já sabemos em qual mês será, afinal é tradicional. Há também a questão do Enem digital e isso pode alterar as coisas.

Como no último exame as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos em novembro. O dia do Enem varia pouco de ano para ano. Então sabemos que as datas do Enem 2020 serão muito próximas das do atual. Logo, as provas serão também em novembro.

As variações envolvem o Enem digital, com provas em Outubro. Mas esta é uma novidade apenas para o ano que vem e apenas envolverá 50.000 alunos que quiseram isso.

Datas do Enem 2019

Já sabemos qual é o dia do Enem, o Ministério da Educação (MEC) divulgou quase todas as datas. As que são fundamentais estão listadas logo abaixo. De qualquer forma, saiba, as provas serão nos dois primeiros domingos de novembro e o resultado será divulgado em janeiro do próximo ano.

Simulado Enem gratuito aqui.

MARÇO

25 de março de 2019: Publicação do Edital do Enem

ABRIL

01 de Abril: Início da solicitação de isenção de taxa de inscrição e também início do período para justificar ausência no Enem 2018

10 de Abril: Fim do período para solicitar a isenção de taxa de inscrição e fim do período para justificar a ausência no Enem 2018

17 de Abril: Divulgação do resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição e resultado da justificativa de ausência no Enem 2018.

22 de Abril: Período para pedir recurso em relação à solicitação da taxa de isenção e também para pedir recurso em relação à ausência no Enem 2018.

26 de Abril: Fim do período de recurso, tanto para solicitar isenção da taxa quanto justificar a ausência no Enem passado.

MAIO

02 de Maio: Resultado dos pedidos de recursos, tanto da isenção, quanto da justificativa da ausência.

06 de Maio: INÍCIO DA INSCRIÇÃO PARA O ENEM por volta das 08:00h. Também começa nessa data o período para pagar a taxa de inscrição (R$ 82,00) e o período para solicitar atendimento especializado e específico.

17 de Maio: FIM DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO. Também termina o tempo para solicitar atendimento especializado e específico. Depois dessa data do Enem também não será mais possível alterar os dados cadastrados na inscrição, como município para realizar as provas e opção de língua estrangeira: Espanhol ou Inglês.

22 de Maio: Resultado da solicitação de atendimento especializado ou específico.

23 de Maio: Fim do período para pagar a taxa de inscrição e início do período de recurso relacionado ao atendimento especializado ou específico.

29 de Maio: Fim do período de solicitação de recurso relacionado ao atendimento especializado e específico.

JUNHO

05 de Junho: Resultado do recurso para atendimento especializado e específico.

OUTUBRO: Divulgação do Local de Prova

16 de Outubro: Nesta data do Enem será divulgado o cartão de confirmação. Nele o estudante verá o local da prova.

Você precisará estar inscrito no Enem e do seu CPF.

Para acessar, basta clicar aqui para ser direcionado à página do participante e consultar seu local de prova.

NOVEMBRO

datas das provas

03 de Novembro: Nesta data do Enem, um DOMINGO, serão aplicadas as provas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

10 de Novembro: Nesta dia do Enem, também DOMINGO, serão aplicadas as provas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

13 de Novembro: Publicação dos gabaritos das provas do ENEM 2019 e dos cadernos de questões.

Guia completo da Redação Dissertativa Argumentativa

Como é a prova do Enem?

Como você viu acima, são 4 cadernos, ou seja, quatro áreas temáticas. Em cada uma há um conjunto de matérias. São 45 questões em cada um. Logo, são 90 questões por dia e 180 questões no total. Isso tudo, fora a redação.

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias temos Língua Português, alguma língua estrangeira (espanhol ou inglês), artes, educação física e atualidades em geral.

Em Ciências Humanas e suas Tecnologias temos História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias temos Física, Química e Biologia.

Em Matemática e suas Tecnologias temos Aritmética, Lógica e Geometria.

Para te ajudar, já temos uma lista com os conteúdos que mais caem de cada uma dessas matérias.

JANEIRO DE 2020

(DATA A CONFIRMAR): Divulgação dos resultados individuais pela correção TRI.

MARÇO DE 2020

(DATA A CONFIRMAR): Resultados individuais dos estudantes que realizaram o Exame como treineiros. Neste dia do Enem serão divulgados os espelhos das redações, ou seja. a vista pedagógica da redação.

Dicas para o dia da prova do Enem

atrasados no enem

Os portões se abrem para os estudantes exatamente meio dia, às 12:00 horas. 

As provas têm início às 13:00 horas. Tudo isso de acordo com o horário de Brasília. Não seja um meme, chegue antes para não ter que chorar no portão fechado e ser filmado enquanto uma galera assiste rindo.

Para isso não acontecer, assim que tiver em mãos o seu cartão confirmação com o local da prova do Enem, pesquise qual trajeto você usará para chegar lá, pesquise sobre o trânsito, e planeje chegar antes e não pontualmente. Há até quem aconselhe ir ao local da prova antes do dia certo, para conhecer o caminho.

É preferível ficar na fila um pouco do que fizer sem fazer a prova para qual você estudou por um ano inteiro. Não adianta saber o dia do Enem, e não fazer o exame.

Não deixe de ter consigo tudo isso no dia do Enem:

  1. Documento original com foto (Não leve xerox!)
  2. Caneta esferográfica preta feita em material transparente
  3. Cartão de confirmação da inscrição (Não é obrigatório, mas é recomendado)
  4. Lanche leve

O que levar para comer no Enem? O que pode e o que NÃO pode?

O que fazer com a nota do Enem 2019?

Três coisas, basicamente:

  1. Ingressar no ensino superior por meio de uma universidade pública participante do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
  2. Ingressar numa faculdade particular participante do Prouni (Programa Universidade para Todos) com 50% ou 100% de bolsa.
  3. Ingressar numa faculdade particular por meio do financiamento do Fies (Fundo de Investimento Estudantil). 

Agora que você tudo sobre o dia do Enem, queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador