Enem

Quem pode fazer o Enem 2020?

quem pode fazer enemQuem pode fazer ENEM?

Quem pode fazer o Enem?” Qualquer um! Qualquer pessoa pode tentar conseguir notas necessárias para bolsas no Prouni, vagas em universidades públicas participantes do Sisu ou financiamento pelo Fies. Leia esse artigo e descubra muito mais!

Observação Importante: O Enem é referente ao ano de 2020, mas por causa da pandemia, será aplicado em janeiro de 2021. Enem físico nos dias 17 e 24 de janeiro e Enem digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Também foi publicado um novo edital pelo Inep apresentando diretrizes e procedimentos que deverão ser tomados em virtude do COVID-19. Dentre as medidas estão: o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre as pessoas e protocolos de proteção em procedimentos como vistorias de materiais e lanches, além de idas ao banheiro. O não cumprimento das medidas estabelecidas resultará na eliminação do candidato.

Você pode acompanhar as informações nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais. Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).

Há casos muito específicos que podem necessitar de atendimento especializado para fazer a prova e neles é preciso solicitar atendimento especial no ato da inscrição para o Enem. Também existem situações em que os candidatos, mesmo inscritos, não poderão fazer a prova.

Em outras circunstâncias, podem ser exigidos documentos e/ou comprovantes extras, além dos que normalmente se pede na inscrição. Algumas pessoas, inclusive, podem precisar fazer as provas em lugares separados.

Vamos abordar de uma forma geral quem pode fazer o Enem 2020, quem não pode fazer o Enem e também explicaremos todos os casos específicos para que não fique nenhuma dúvida.

Já começou a fazer as questões do Enem dos anos anteriores? Faça isso no nosso simulado de graça.

Neste guia responderemos às seguintes questões:

  1. Quem pode fazer o Enem?
  2. Estudante de escola participar pode fazer o Enem?
  3. Presos podem fazer o Enem?
  4. Quem chegar atrasado pode fazer o Enem?
  5. Quem está amamentando pode fazer o Enem?
  6. Grávidas podem fazer o Enem?
  7. Deficientes podem fazer o Enem?
  8. Idosos podem fazer o Enem?
  9. Quem estiver hospitalizado pode fazer o Enem?
  10. Como solicitar atendimento especial?
  11. E se a documentação comprobatória for recusada?
  12. É possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Enem?

Quem pode fazer o Enem 2020?

De uma forma geral qualquer pessoa matriculada no Ensino Médio ou que já o tenha terminado pode fazer o Enem. Não há idade máxima. Apenas é válido ressaltar que os que não completaram 18 anos e não concluíram o Ensino Médio, não poderão usar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior, ou seja, farão a prova e não entrarão em nenhuma faculdade.

Esses são os famosos treineiros Enem.

Já temos um artigo com tudinho explicado sobre o treineiro Enem 2020. Se essa for sua dúvida, não deixe de conferir

Apesar de qualquer um poder fazer o Enem, para alguns casos há regras específicas, bem como modos diferentes de aplicação das provas. Isso veremos com detalhes logo abaixo deste nosso artigo sobre quem pode fazer o Enem.

Temos um guia completo sobre o Enem com todas as informações sobre o Exame.

Estudante de escola particular pode fazer o Enem?

Pode sim. O Exame Nacional do Ensino médio é para todo tipo de estudante, seja de escola pública ou particular. A diferença é que os alunos que cursaram todo o ensino médio na escola pública podem pedir a isenção da taxa de inscrição e ela será aceita automaticamente, ou seja, eles são os alunos que podem fazer o Enem de graça.

A prova dos estudantes da rede pública e privada, dos alunos que conseguiram a isenção e dos que não conseguiram, acontecem no mesmo dia e horário, com o mesmo conteúdo e grau de dificuldade.

Detentos podem fazer o Exame?

Estamos falando de presidiários, das pessoas privadas da liberdade (detentos).

Sim, os presos podem fazer o Enem, eles têm esse direito. Trata-se do Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade)

São duas situações diferentes:

  • Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e que estejam privados de liberdade (presos)
  • Adultos privados de liberdade (presos)

Para esses casos o edital do Enem é diferente, com outras regras, locais e datas para as provas. Contudo, as matérias da prova são as mesmas e o grau de dificuldade também é o mesmo. Elas acontecem em todos os estados e também no Distrito Federal.

Isso vai te ajudar muito: Lista dos assuntos que mais caem na prova.

Quem chegar atrasado poderá fazer o Enem 2020?

Não poderá. Não há segunda chance, nem a menor possibilidade de se esperar um tempinho a mais, mesmo que seja um único minuto.

Certamente você já deve ter visto muitas reportagens com alunos chorando frente a um portão fechado. Eles se atrasaram e não puderam fazer a prova. Não importa o motivo, se foi sua culpa ou se não foi, o atraso será fatal.

As regras são muito rígidas e não há jeitinho ou pedido que mude isso. Por isso, a dica é: chegue com antecedência no local da prova, pesquise sobre o trânsito, sobre os caminhos, etc. Assim que puder, cheque o local da prova e horários de deslocamento.

Saiba exatamente o que NÃO fazer na redação. Não perca seus preciosos pontos.

Quem está amamentando pode fazer o Enem?

Sim. As mulheres que estiverem com bebês e necessitarem de amamentá-los podem levá-los e realizar a prova normalmente.

Para isso, no momento da inscrição, é preciso solicitar atendimento específico e marcar a opção “Lactante”.

Outro quesito para ser atendido assim é levar um acompanhante. Isso é obrigatório! O bebê não ficará nos braços da mãe enquanto a prova é realizada. Ela deverá deixar a criança com uma pessoa adulta e que ficará numa sala especial cuidando da criança.

Em nenhum momento o acompanhante que estiver com o bebê poderá entrar no local da prova, onde haverá outros candidatos realizando o Exame. Inclusive o acompanhante estará sujeito às mesmas regras referentes à guarda de objetos e será submetido ao detector de metais.

A mãe é que deixará o local da prova, quando preciso, para amamentar e depois voltar.

Neste caso, as datas e horários das provas são os mesmos para quem pode fazer o Enem nessa situação e para os outros participantes. Não há diferença.

Quem está grávida pode?

grávida pode fazer o enem

Sim. As grávidas também podem fazer o Enem. Por que não?

Inclusive podem solicitar atendimento específico e realizar a prova no andar térreo para não terem de subir escadas. Para isso, no ato da inscrição, essas mulheres devem selecionar a opção “Gestante”.

As regras de data, horário e local para quem pode fazer o Enem como gestante são as mesmas dos demais participantes.

Deficientes podem fazer o Enem 2020?

Sim. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza atendimentos especiais para as pessoas com deficiência. Veja os casos:

  1. Baixa visão
  2. Cegueira
  3. Deficiência física
  4. Deficiência auditiva
  5. Surdez
  6. Deficiência mental (intelectual)
  7. Surdo cegueira
  8. Dislexia
  9. Déficit de atenção
  10. Autismo
  11. Discalculia
  12. Outras condições especiais

Obviamente o participante é obrigado a informar qual é a sua condição e qual é o tipo de atendimento especializado de que precisa no momento em que estiver realizando a inscrição, não antes e não depois.

Tipos de atendimento especializado no Enem 2020:

  1. Prova em braile
  2. Tradutor/intérprete da Libras (Língua Brasileira de Sinais)
  3. Videoprova em Libras (vídeo com tradução de itens em Libras)
  4. Prova com letras ampliadas (fonte tamanho 18 e figuras ampliadas também ou tamanho 24 e figuras ampliadas)
  5. Guia/intérprete para pessoas com surdocegueira
  6. Ledor (Auxílio para leitura)
  7. Transcritor (Auxílio para transcrição)
  8. Leitura labial
  9. Tempo adicional
  10. Sala de fácil acesso
  11. Mobiliário acessível

Redação nota 1000 comentada parte por parte.

Também é possível solicitar tempo adicional para fazer a prova por causa de alguma deficiência. A regra é a mesma, quem for fazer o Enem nessas condições deve informar a condição especial no momento da inscrição.

De acordo com o Edital do Enem, comprovada a situação, os alunos que necessitem dos seguintes equipamentos poderão solicitá-los:

  • Máquina Perkins
  • Reglete
  • Punção
  • Sorobã ou cubaritmo
  • Caneta de ponta grossa
  • Tiposcópio
  • Assinador
  • Óculos especiais
  • Lupa
  • Telelupa
  • Luminária
  • Tábuas de apoio

ATENÇÃO: Tudo é solicitado e informado antes. Se não for formalizado e você levar algum destes equipamentos poderá ser desclassificado.

Toda a documentação é enviada pela internet e se não for enviada nas datas prescritas, o benefício não será concedido.

Idosos podem fazer o Enem?

idoso pode fazer o enem

Sim! Não existe restrição de idade. Caso o idoso necessite de atendimento especial, sala no andar térreo, letra ampliada, etc, basta informar no ato da inscrição. As datas e horários para quem pode fazer o Enem como idoso são idênticos aos dos demais candidatos.

Aprenda a fazer a proposta de intervenção na redação.

Hospitalizados podem fazer o Enem?

Em alguns casos sim e em outros não. Por isso, a resposta é: depende.

No edital que explica quem pode fazer o Enem, ao se detalhar esta situação, vemos essa expressão:

“Participantes em situação de classe hospitalar”

O que isso significa? Apenas poderá solicitar a prova no hospital, aquele paciente que estiver passando por um processo formal de escolarização dentro do hospital. Já deve haver uma situação em que a pessoa, mesmo internada, já esteja tendo aulas e sendo escolarizada. Isso também abrange estudantes internados para fazer tratamento de saúde.

Será necessário que haja no hospital uma instalação adequada para a realização da prova e emita uma declaração contendo:

  • O nome completo do participante internado e o seu CPF
  • O diagnóstico, com a descrição da condição que motivou a solicitação
  • O nome e o endereço completo do hospital, com UF/município, bairro, logradouro e CEP
  • A assinatura e a identificação do médico e/ou profissional especializado responsável

Os documentos somente serão aceitos se enviados em formato PDF, PNG ou JPG de no máximo 2MB de tamanho. Isso é válido para todo tipo de documentação pedida e enviada pela internet no ato da inscrição.

Contudo, não poderão solicitar o Enem no hospital, os estudantes que, no dia da prova, estiverem internados para fazer cirurgia, parto e tratamento esporádico. Nesse caso, a pessoa está sendo escolarizada fora do hospital e por algum motivo, naquela data, teve de permanecer internada, e isso não categoriza uma escolarização formal dentro do hospital.

Pessoas que trabalham no hospital também não poderão solicitar atendimento especial nessa categoria.

Como solicitar o atendimento especial?

Lactantes, gestantes, deficientes, idosos, pessoas em situação de classe hospitalar, etc, podem solicitar o atendimento especial. Como vimos, deve ser feito no mesmo momento da inscrição, já que não há possibilidade de fazer isso antes ou depois.

Essa solicitação é feita pela internet e não são aceitas as solicitações feitas via correios, e-mails, fax ou telefone.

O Inep, órgão que organiza o Enem, pode solicitar desses participantes, algum tipo de documentação que comprove a necessidade de atendimento especial. Essa documentação pode ser exigida a qualquer momento.

E se a documentação comprobatória for reprovada?

Neste caso, o participante pode solicitar recurso e inserir novos documentos que realmente comprovem a necessidade do Atendimento Especializado.

Quem quer obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pode fazer o Enem?

Não para este fim. O Enem não é mais um meio válido para se concluir o Ensino Médio. A partir de 2017, todo os que desejarem esse certificado precisam se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

O que fazer com a nota do Enem 2020?

Veja para que serve a nota do Enem:

  1. Tentar conseguir uma vaga em alguma das universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
  2. Concorrer a bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos)
  3. Disputar vaga para obter financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
  4. Completar a nota do vestibular em algumas universidades (vestibular seriado)
  5. Ingressar em faculdades particulares sem precisar prestar o vestibular específico delas

Essas são as principais vantagens do Enem. Não deixe de tentar! Para se organizar melhor, baixe o nosso plano de estudos gratuito.

Gostou do nosso artigo sobre quem pode participar do Enem 2020? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! 

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador