Enem

Como saber onde vou fazer a prova do Enem? Descubra em 4 passos simples

Como saber onde vou fazer a prova do EnemComo saber onde vou fazer a prova do Enem?
Instagram do Beduka

Estudo, revisão e treino são coisas que estão na mente dos estudantes quando o assunto é se preparar para o Enem. Só que outras coisas fazem parte da preparação, como saber o local de provas. Para você se programar bem e não ficar se perguntando “como saber onde vou fazer a prova do Enem?”, escrevemos este texto para te informar direitinho.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está em dúvidas sobre qual carreira seguir? Faça o Raio-X Beduka e veja qual profissão é a sua cara!

Como saber onde vou fazer a prova do Enem?

Além dos conteúdos que têm de estudar para a prova do Enem, se programar para os dias de prova faz parte da preparação dos participantes.

Isso inclui saber em qual instituição de ensino vai fazê-la.

Essa informação pode ser consultada no cartão de confirmação que geralmente sai com cerca de 3 semanas antes da realização do exame.

Em 2022 estas são as datas confirmadas para o Enem:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da taxa: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Realização das provas: 13 e 20 de novembro

Portanto, o cartão de confirmação deve ficar disponível nas últimas semanas de outubro.

Vamos ver o passo a passo da consulta ao cartão para você não ficar se perguntando: “como saber onde vou fazer a prova do Enem?”

Passo a passo para saber onde vai fazer a prova do Enem

O cartão de confirmação da inscrição do Enem é disponibilizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação que elabora e aplica o Enem.

O passo a passo para acessá-lo é o seguinte:

  1. Acesse a Página do Participante.
  2. Clique em “Página do Participante – Entrar com go.br”.
  3. Insira seu CPF e a senha que cadastrou na inscrição.
  4. Após esse processo, você será levado para a Página do Participante. Nela você poderá ver todas as suas informações e consultar o local onde vai fazer a prova.

É possível mudar o local de prova no Enem?

Agora que a pergunta: “como saber onde vou fazer prova do Enem” já foi respondida, pode ser que você não goste do local que caiu para você. Nesse caso, pode pedir mudança de local.

Beduka Bolsas Direito

A mudança de local só pode ocorrer no período de inscrição do Enem. E a única informação que pode ser alterada é a cidade onde você fará a prova.

É o próprio sistema do Inep que faz a distribuição dos candidatos entre as escolas e outras instituições de ensino. Isso não pode ser modificado.

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.

É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

O cartão de confirmação do Enem ainda não foi postado. Sabemos que você quer mesmo parar de pensar “como saber onde vou fazer a prova do Enem?” 

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador