Enem

Como saber onde vou fazer a prova do Enem? Descubra em 4 passos simples

Como saber onde vou fazer a prova do EnemComo saber onde vou fazer a prova do Enem?
Cronograma do que estudar

Estudo, revisão e treino são coisas que estão na mente dos estudantes quando o assunto é se preparar para o Enem. Só que outras coisas também devem ser levadas em conta, como saber a escola que será o local de prova.

Para você se programar bem e não ficar se perguntando “como saber onde vou fazer a prova do Enem?”, escrevemos este texto para te informar direitinho.

Nele vamos te apresentar o passo a passo para que você não fique perdido e encontre com facilidade a escola em que fará o exame.

É tudo bem simples e bastam apenas alguns cliques para que você tenha acesso a essa informação. Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está em dúvidas sobre qual carreira seguir? Faça o Raio-X Beduka e veja qual profissão é a sua cara!

Como saber onde vou fazer a prova do Enem?

Além dos conteúdos que têm de estudar para a prova do Enem, se programar para os dias de prova faz parte da preparação dos participantes.

Isso inclui saber em qual instituição de ensino vai fazê-la.

Essa informação pode ser consultada no cartão de confirmação que geralmente sai com cerca de 3 semanas antes da realização do exame.

Confira o cronograma do Enem 2023:

  • Período de inscrição: 08 a 19 de maio de 2023.
  • Isenção da taxa de inscrição: 17 a 28 de abril de 2023.
  • Pagamento das inscrições: 05 a 21 de junho de 2023.
  • Pedido de atendimento especializado: 05 a 16 de junho de 2023.
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 05 a 16 de junho de 2023.
  • Divulgação do local de prova: 24 de outubro de 2023.
  • Realização das provas: 05 e 12 de novembro de 2023.
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023.
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024.

O cartão do participante já está disponível!

Vamos ver o passo a passo da consulta ao cartão para você não ficar se perguntando: “como saber onde vou fazer a prova do Enem?”

Passo a passo para saber onde vai fazer a prova do Enem

O cartão de confirmação da inscrição do Enem é disponibilizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação que elabora e aplica o Enem.

Cronograma de estudos

O passo a passo para acessá-lo é o seguinte:

  1. Acesse a Página do Participante.
  2. Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
  3. Insira seu CPF e a senha que cadastrou na inscrição.
  4. No menu lateral, clique em “Aplicação”.
  5. Em seguida, em “Local de Prova”.
  6. Dentro do chat, clique no botão azul “Local de Prova”.

O cartão se abrirá mostrando todas as informações, incluindo o local de prova do Enem que estará à esquerda, em baixo.

É possível mudar o local de prova no Enem?

Agora que a pergunta: “como saber onde vou fazer prova do Enem” já foi respondida, pode ser que você não goste do local que caiu para você. Nesse caso, não há muito o que fazer.

A mudança de local só pode ocorrer dentro do período de inscrição do Enem. E a única informação que pode ser alterada é a cidade onde você fará a prova.

É o próprio sistema do Inep que faz a distribuição dos candidatos entre as escolas e outras instituições de ensino. Após o término do prazo de inscrição, o local não pode ser modificado.

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.

É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

O cartão de confirmação do Enem ainda não foi postado. Sabemos que você quer mesmo parar de pensar “como saber onde vou fazer a prova do Enem?” 

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação ficar disponível.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.