Faculdades

Qual é o melhor financiamento estudantil? Conheça as 5 melhores opções

melhor financiamento estudantilMelhor financiamento estudantil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ter um curso superior é um sonho de muitos brasileiros, mas nem todos conseguem vagas nas universidades públicas e gratuitas ou bolsas integrais. O financiamento acaba sendo a solução para arcar com as mensalidades. Mas qual será o melhor financiamento estudantil? Vamos ver as opções que existem e qual se encaixa melhor na sua realidade.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está indeciso com relação à carreira? Faça o Raio-X Beduka e descubra as profissões que mais combinam com você. Corre, é de graça!

O que é financiamento estudantil?

O financiamento estudantil é uma das formas de garantir uma vaga no ensino superior.

Infelizmente, os cursos das universidades públicas não abrem espaço para todos que querem ingressar neles. A concorrência é imensa e muita gente fica de fora.

As outras opções para quem não pode pagar uma mensalidade muito cara são as bolsas de estudo. Mas conseguir uma bolsa integral para estudar sem pagar nada é muito difícil.

Só que ainda há uma possibilidade: fazer um financiamento. Ou seja, contratar uma instituição para pagar seus estudos, com a expectativa de que no futuro você devolva o dinheiro com juros.

Mas qual será o melhor financiamento estudantil? Vamos descobrir.

Qual é o melhor financiamento estudantil?

Bom, existem diversos modos de financiar seus estudos. Mas o melhor financiamento estudantil é aquele que cabe no seu bolso.

Por isso, é preciso estar atento a tudo que envolve o serviço a ser contratado. Por exemplo, a taxa de juros ao ano e os prazos dados.

Lembre-se que você terá de pagar pelo empréstimo ao fim do seu curso, ou num prazo determinado pela contratada. Algumas pagam a mensalidade com o prazo de 9 meses de reembolso com juros.

Vamos te mostrar algumas formas de fazer o financiamento estudantil e você vê qual é a melhor para sua situação.

Quais são os tipos de financiamento estudantil?

A forma de financiamento estudantil mais procurada é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do governo federal.

Ele é visto como muito vantajoso, pois apresenta juros baixos e você só começa a pagar depois de concluir sua graduação. Além disso, as parcelas não podem exceder 10% da renda do aluno e ao longo do curso são pagas taxas simbólicas de no máximo R$150,00 por trimestre.

Para participar, o governo exige comprovação de renda e a participação no Enem. Também não pode ter zerado a redação, nem ter nota menor que 450 na prova.

Mas ele não é a única opção de financiamento. Alguns bancos oferecem esse tipo de serviço também, veja alguns.

1- Bradesco

O Banco Bradesco oferece crédito universitário de 100% do valor do semestre, que pode ser pago em até 12 meses. Para adquirir o financiamento, é preciso abrir uma conta-corrente no banco, de onde o valor da parcela é debitado automaticamente.

A cada semestre você pode contratar esta opção de crédito. Mas não se preocupe, um contrato só entra em vigor quando o anterior for liquidado. Portanto, as parcelas não se sobrepõem nem se acumulam.

2- Santander

Não há possibilidade de financiamento pelo Banco Santander para graduações, mas ele oferece crédito ao estudante além de outros serviços que incluem:

  • cartão de crédito Play Universitário;
  • bolsas para programas de mobilidade internacional
  • Credi-Universidade, que fornece empréstimos de até R$ 2000 para despesas com materiais, livros e computador;

Além disso, para os estudantes de pós-graduação e MBA há o Crédito Educação Continuada que financia seus estudos.

3- Banco do Brasil

O BB é um dos bancos que financiam o Fies, mas ele tem sua própria linha de crédito. Com ela, arca com os custos de cursos de graduação, pós e até cursinhos. O estudante paga em 96 meses.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

As parcelas são descontadas da conta do estudante ou do fiador apresentado no ato.

4- Pravaler Itaú

O Banco Itaú adquiriu um dos mais conhecidos financiamentos estudantis: o Pravaler.

Para contratar este financiamento é necessário apresentar uma renda de pelo menos 2 vezes mais o valor da mensalidade. Além disso, o estudante precisa de um fiador com renda 2,5 vezes maior que a mensalidade.

O financiamento pode chegar até 50% do valor total do curso e tem taxa de juros de 2,19% ao mês. Deve ser pago durante o curso e após a formatura.

Agora que você já viu várias opções, já deve saber qual é o melhor financiamento estudantil para o momento que você vive.

Não se esqueça de que é possível também obter descontos na própria faculdade. Algumas concedem até bolsas integrais caso você fique bem colocado no vestibular tradicional.

Como se organizar para pagar o financiamento estudantil?

Como dissemos mais acima, o melhor financiamento estudantil que existe é aquele que cabe no seu bolso.

Infelizmente, entrar numa faculdade não é sinônimo de sair dela com um alto salário que vai poder cobrir dívidas muito grandes. Apesar de as chances de emprego aumentarem com o diploma, nada garante uma renda muito acima dos padrões.

Por isso, organize-se para ter condições de cumprir com os compromissos e evitar a inadimplência. Ela só faria sua dívida aumentar e sua possibilidade de conseguir créditos diminuir.

Saiba qual é o custo total do financiamento

A primeira coisa que você deve fazer para não tornar o melhor financiamento estudantil em um problema, é saber qual é o valor total do empréstimo recebido.

Além do valor das mensalidades e dos juros, é possível haver outros encargos que são contabilizados no CET, o Custo Efetivo Total. Eles também devem estar no planejamento.

Organize suas finanças e corte gastos

Tenha na ponta do lápis todas as entradas e saídas do seu orçamento, inclusive os gastos com transportes, alimentação, livros etc. Dessa forma você poderá ver formas de cortar gastos e poupar dinheiro para o futuro.

Estude de graça com a ajuda do Beduka!

O melhor financiamento estudantil é aquele que te permite conseguir uma vaga no curso que você tanto gosta sem problemas financeiros.

Caso você tenha entendido como funciona o financiamento estudantil, mas não o veja como a melhor opção, temos um vestibular de graça para você.

Ele se chama: Vale-bolsa Beduka!

Ele é uma prova de 100 questões de múltipla-escolha, que abre a possibilidade de entrar numa faculdade com um desconto nas mensalidades de 75% a 100%!

O melhor de tudo: você não paga nada para participar!

É mais uma chance de conquistar uma bolsa para o curso que você ama e estudar de graça!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.