Faculdades

O que quer dizer bolsa integral? Veja o significado e as formas de conseguir uma!

O que quer dizer bolsa integralO que quer dizer bolsa integral?
Kit Aprovação Enem 2022

Você já imaginou fazer todos os seus estudos na universidade sem precisar pagar um centavo? Essa possibilidade existe! O jeito tradicional é entrar numa vaga em uma instituição pública. Caso não consiga, você pode buscar uma bolsa de estudos em uma faculdade privada e ainda assim não ter custos. Descubra neste texto o que quer dizer bolsa integral de estudos e como obter uma!

Separamos o conteúdo mais completo para te ajudar. Então, se quiser ir diretamente para alguma parte, clique em um dos tópicos abaixo:

O curso superior é o sonho de muitos brasileiros. Todos os anos, inúmeras pessoas se dedicam aos estudos para conseguir uma vaga nas diversas universidades do país.

Este é o seu caso, não é?

Porém, muitas delas esbarram em duas dificuldades: a concorrência das instituições públicas e o valor das mensalidades nas particulares.

Se você está nessa situação, não desanime. É possível conquistar sua vaga numa faculdade particular usando uma bolsa de estudos, até mesmo sem pagar nada!

Vamos te explicar direitinho como isso funciona logo abaixo! Basta apenas você entender o que quer dizer bolsa integral.

O que é bolsa de estudos?

A bolsa de estudos é um dos recursos mais procurados por quem não pode pagar uma faculdade particular. Ela é um desconto que você ganha para abater ou diminuir o preço da mensalidade.

Devido à grande concorrência nas universidades públicas, existe uma alta dificuldade para ocupar uma vaga nos seus cursos. Por isso, 80% dos estudantes de ensino superior do Brasil estão no ensino privado.

Apesar do alto número de vagas oferecido pelas instituições particulares, nem todos conseguem ingressar nelas. O principal obstáculo é a situação econômica dos candidatos.

Como as faculdades cobram mensalidades (algumas bem caras!), nem todos podem arcar com isso. Assim, acabam desistindo do curso…

Se esse é o seu caso, não desanime! Existem modos de facilitar a sua matrícula e permanência no curso que você tanto deseja. 

As formas principais são o financiamento dos estudos e as bolsas. Vamos ver a diferença entre os dois.

Qual é a diferença entre financiamento e bolsa de estudos?

A diferença é bem simples. Enquanto a bolsa de estudos é um abatimento parcial ou integral das mensalidades, o financiamento é como um empréstimo onde uma instituição paga sua mensalidade para receber depois.

A bolsa de estudos é, portanto, uma via para estudar gratuitamente ou com algum tipo de desconto. O financiamento é um acordo: alguém paga seus estudos e futuramente você devolve o dinheiro.

O principal programa de financiamento no Brasil é o FIES. Por meio dele é possível financiar cursos com mensalidades de até R$ 7000,00 em qualquer faculdade privada do país. O critério de participação é ter feito o Enem e não ter zerado a redação.

Já para bolsas de estudo, o principal programa é o Prouni. Para participar dele é preciso ter feito o Enem e tirado acima de 450 pontos na redação.

Até 2021 só podiam participar alunos vindos de escola pública ou que fizeram o ensino médio em escolas particulares com bolsa integral. Mas, atualmente, essa discussão tem sido revisada para incluir mais pessoas.

O Prouni oferece bolsas parciais e integrais, mas cada uma exige uma renda específica.

Beduka Bolsas Direito

Os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos podem concorrer às bolsas parciais de 50% de desconto. Já os que têm renda de um salário mínimo e meio podem concorrer às bolsas integrais.

Mas o que quer dizer bolsa integral? Vamos ver no próximo tópico.

O que quer dizer bolsa integral de estudos?

Como vimos, as bolsas de estudo podem ser de dois tipos. As bolsas parciais custeiam parte da mensalidade, ficando a outra a cargo do estudante. Já a bolsa integral de estudos arca com tudo, então o aluno não vai pagar nada!

Elas são o recurso mais procurado pelos alunos que não podem pagar por uma mensalidade. Principalmente aqueles que optaram por cursos com média de investimento alta, como Medicina, Direito e Odontologia.

Caso você tenha entendido o que quer dizer bolsa integral, mas ainda tem dúvidas sobre qual profissão escolher, faça o Raio-X do Beduka. Ele é um teste vocacional gratuito pensado para você!

Como conseguir uma bolsa de estudos integral?

Existem diversas formas de conseguir uma bolsa de estudos integral. A principal é pelo Prouni que falamos lá em cima. Ele utiliza a nota do Enem e a comprovação de renda para conceder bolsas.

Outros modos de ganhar uma bolsa integral são os processos internos das próprias faculdades. Em geral as instituições de ensino particulares dão descontos altíssimos para os primeiros colocados nos seus vestibulares, podendo chegar a 100%.

Você também pode se inscrever em processos seletivos de fundações filantrópicas, como a Fundação Estudar, que pertence ao grupo Lemann.

E tem um jeito super simples, rápido e gratuito: com a prova do Vale Bolsa Beduka. Veja no próximo tópico!

Ganhe uma bolsa de estudos integral com o Vale-Bolsa Beduka!

Você já entendeu o que quer dizer bolsa integral. Agora que está por dentro do assunto, que tal concorrer a uma vaga gratuita no curso que você ama? É só usar o Vale-Bolsa Beduka!

Este é o nosso “processo seletivo”, mas muito mais simples e rápido. Ele funciona como uma espécie de vestibular em que os candidatos respondem a uma prova única de 100 questões. 

Qualquer um pode fazer a inscrição, mas só os mais bem classificados ficarão com os prêmios.

Os benefícios oferecidos nesta 3° Edição são:

  • Bolsas de 75% e 100% nas faculdades associadas;
  • Inscrição gratuita e on-line;
  • Prova on-line;
  • Diversos cursos em diversas cidades;
  • Uma prova só, com o mesmo conteúdo do Enem.

Inclusive, temos um Canal no Telegram para quem quer receber conteúdos diários e se preparar para a prova do Vale Bolsa!

Agora que você já viu o que quer dizer bolsa integral e as melhores formas de ganhar uma na faculdade, conheça as melhores faculdades de Direito em Belém do Pará. Uma delas faz parte do Grupo Ser Educacional e você pode usar o vale bolsa para uma vaga nela!

O Vale-bolsas do Beduka tem o mesmo conteúdo do Enem, então você pode se preparar para a prova com o nosso Simulado Gratuito Enem. Ele é composto de questões das edições antigas do exame e tem correção TRI.

O objetivo do Beduka é sempre te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Por isso deixamos uma caixinha logo abaixo, onde você pode fazer uma pesquisa por curso e cidade à sua escolha. Mostraremos todas as faculdades que podem te atender, nota de corte, valor de mensalidade e muito mais!

Instagram do Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador